SóProvas


ID
1682290
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
STJ
Ano
2015
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Acerca da institucionalização do serviço social e do movimento de reconceituação na América Latina, julgue o item a seguir.

Entre as indagações que suscitaram o movimento de reconceituação inclui-se o questionamento sobre a necessidade de adequação dos procedimentos realizados pelos profissionais da área às demandas de cada contexto regional e nacional.


Alternativas
Comentários
  • Os profissionais se unem então contra o tradicionalismo, sendo o marco inicial da Reconceituação o I Seminário Regional Latino-Americano de Serviço Social Latino-Americano de Serviço Social, em 1967, que desencadeou o Movimento de Reconceituação na América Latina e no Brasil.

    [...] Neste marco, indagaram-se sobre o papel da profissão em face de expressões concretamente situadas da "questão social", sobre a adequação dos procedimentos profissionais em face das nossas realidades regionais e nacionais, sobre a eficácia das ações profissionais, sobre a pertinência de seus fundamentos pretensamente teóricos e sobre o relacionamento da profissão com os novos protagonistas que surgiam na cena político-social. (NETTO, 2005, p. 9)

  • Marcaria como correta 

  • certo

  • O Movimento de Reconceituação latino americano do Serviço Social inciou-se na metade da década de 1960 e é expressão da crítica global ao Serviço Social e suas bases tradicionais. Esse processo, influenciado pelo contexto social e político de emergência de novos atores sociais, da Revolução Cuba, trazia diversas indagações acerca do papel do Serviço Social frente ao desenvolvimento subalterno dos países da América Latina bem como qual a verdadeira eficácia das ações desses profissionais perante ao aprofundamento das expressões da questão social. Assim, os profissionais questionavam-se acerca da necessidade de adequar a prática profissional ao contexto regional e nacional, visto que a profissão era influenciada por procedimentos, técnicas, teorias e metodologias oriundas do Serviço Social norte americano e europeu, sem haver uma preocupação se de fato esses dois últimos seriam pertinentes a realidade aqui instalada. Nessa perspectiva, este Movimento trouxe diversas inquietações na o interior da profissão suscitando processos de renovação em alguns países, como no Brasil, e a negação do lastro conservador que orientava o Serviço Social desde os seus primórdios.


    RESPOSTA: CERTO
  • Autor: Victória Sabatine, Mestre em Serviço Social (UFJF), Doutoranda em Serviço Social pela UFRJ, Assistente Social e Professora de Serviço Social , de Serviço Social

    O Movimento de Reconceituação latino americano do Serviço Social inciou-se na metade da década de 1960 e é expressão da crítica global ao Serviço Social e suas bases tradicionais. Esse processo, influenciado pelo contexto social e político de emergência de novos atores sociais, da Revolução Cuba, trazia diversas indagações acerca do papel do Serviço Social frente ao desenvolvimento subalterno dos países da América Latina bem como qual a verdadeira eficácia das ações desses profissionais perante ao aprofundamento das expressões da questão social. Assim, os profissionais questionavam-se acerca da necessidade de adequar a prática profissional ao contexto regional e nacional, visto que a profissão era influenciada por procedimentos, técnicas, teorias e metodologias oriundas do Serviço Social norte americano e europeu, sem haver uma preocupação se de fato esses dois últimos seriam pertinentes a realidade aqui instalada. Nessa perspectiva, este Movimento trouxe diversas inquietações na o interior da profissão suscitando processos de renovação em alguns países, como no Brasil, e a negação do lastro conservador que orientava o Serviço Social desde os seus primórdios.

    RESPOSTA: CERTO