-
Item Correto.
O modelo neoliberal visa à restrição de direitos sociais e à privatização de serviços essenciais, como também, a ampliação de programas assistenciais, tendo assim a seguridade social se adequado nas últimas décadas a esse sistema.
-
será que uma questão dessa cai pro inss ?
-
Correta.
Muita gente pode ter ficado em dúvida pelo trecho onde se afirma que "passaram a orientar-se". Vai errar a questão quem interpretar isso como "passaram a priorizar...". A interpretação correta seria "passaram a aceitar...". Isso é verdadeiro, quando você lembra que há no país a possibilidade de previdência privada.
A curiosidade é que o texto parece ter sido escrito por um examinador com posição política ideológica de esquerda, que além de examinar queria protestar contra medidas liberais.
-
Pelo que tenho acompanhado de provas do INSS, seja da Cespe, seja da FCC, acho quase que impossível uma questão deste cunho cair em prova específica para a referida autarquia. Essas questões só servem para confundir aqueles que estão focados em apenas um concurso.
-
Colegas, a paz!
1º Entendo perfeitamente possível que essa questão possa cair em prova para o INSS;
2º Pela marca das estatísticas percebe-se que a maioria escolheu a alternativa ERRADO. Fiquei na maioria por entender que o erro seria ...orientar-se pela seletividade e pela PRIVATIZAÇÃO (pensava em SELETIVIDADE E DISTRIBUTIVIDADE). O colega Everton Paula lembrou-me bem sobre a possibilidade de previdência privada. Obrigada Everton!
3º Fé no Criador! Acreditar que para Ele nada é impossível. Vamos à luta. Sucesso a todos irmãos!!!!!
-
Se cair, temos de estar preparados #oremos
-
isso tá parecendo questão política, mas marquei certo pois entendi o que o examinador quis dizer. É o que acontece muito no nosso país a privatização dos serviços públicos.
-
Correto
No Brasil, o sistema público de proteção social orienta-se, atualmente, nos termos da Constituição Federal de 1988, por um modelo securitário que conjuga elementos da filosofia beveridgiana (seguridade social pura, universal e gratuita) e da filosofia bismarckiana (seguro social, individualização dos riscos), predominando, porém, o princípio da solidariedade, com a consequente socialização dos riscos sociais em última hipótese, mediante a combinação do regime de financiamento por repartição simples e do regime de concessão por benefício definido ou regime de capitalização.
Existem dois regimes básicos de financiamento que se contrapõem:
Regime de capitalização: Cada segurado contribui para o seu próprio benefício futuro, são os benefícios programados. Ex. Previdência dos bancos privados.
Regime de repartição simples: Os segurados na ativa contribuem para o pagamento dos benefícios do grupo de segurados em inatividade. Quando aqueles segurados da ativa chegarem à inatividade, novos segurados da ativa estarão contribuindo e arcando com o pagamento destes benefícios e assim por diante. O chamado pacto entre gerações. Esse é o regime usado pelo RGPS.
Acredito que esses regimes expliquem a questão, pois a previdência privada é admitida e bastante praticada no país.
-
Questão realmente de cunho político.
Podemos definir o neoliberalismo como um conjunto de idéias políticas e econômicas capitalistas que defende a não participação do estado na economia. De acordo com esta doutrina, deve haver total liberdade de comércio (livre mercado), pois este princípio garante o crescimento econômico e o desenvolvimento social de um país.
Características do Neoliberalismo (princípios básicos):
- mínima participação estatal nos rumos da economia de um país;
- pouca intervenção do governo no mercado de trabalho;
- política de privatização de empresas estatais;
- livre circulação de capitais internacionais e ênfase na globalização;
- abertura da economia para a entrada de multinacionais;
- adoção de medidas contra o protecionismo econômico;
- a base da economia deve ser formada por empresas privadas;
- defesa dos princípios econômicos do capitalismo.
Críticas ao neoliberalismo
Os críticos ao sistema afirmam que a economia neoliberal só beneficia as grandes potências econômicas e as empresas multinacionais. Os países pobres ou em processo de desenvolvimento (Brasil, por exemplo) sofrem com os resultados de uma política neoliberal. Nestes países, são apontadas como causas do neoliberalismo: desemprego, baixos salários, aumento das diferenças sociais e dependência do capital internacional.
Daí, a consequência de ampliação dos programas assistenciais, para minimizar o impacto dessa política no mercado de trabalho!
Fonte: http://www.suapesquisa.com/geografia/neoliberalismo.htm
-
Duvido muito quem esta estudando com foco para o INSS marcar uma questão dessa na prova. Observem e deixem de viajar que uma dessa nunca vai cair para técnico do INSS. Uma questão de analista judiciário do STJ, de cunho meramente politico e como o colega everton citou abaixo, muito bem colocado por sinal, que é de um esquerdista e critico do neoliberalismo. Mais para os que acreditam que posso vim cair não se limitem a essa questão, vão estudar sobre liberalismo econômico, impacto da sua aplicabilidade, suas causas e efeitos, aproveitem também para estudar um pouco da historia do brasil e suas politicas economicas até a atualidade e por ai vai.
-
Valeu Joselito, peguei até um susto ao ler essa questão.
-
Que raio de questão é essa? Caraca veio !!!!
-
Li 3 vezes a pergunta e ainda errei!
-
Questão surreal!!!
-
Questão estranha. Na evolução da seguridade social no Brasil, a mesma avançou no sentido de estar cada vez mais no poder do estado do que no poder das empresas. O aumento de empresas oferecendo serviços como saúde e previdência não é a mesma coisa de dizer que houve privatização.
-
Essa eu deixaria em branco.
-
Silvano Soares, qual sua porcentagem de ações do Q concursos?
-
Quando o examinador fala em "privatização" não devemos seguir o viés que fundamentou o governo do FHC (privatizações de estatais), mas entender que o examinador questiona o fato na iniciativa privada estar adentrando a seara da Previdência Social, o que é uma realidade (Previdência Privada). Por fim, ele ainda questiona/afirma o contexto assistencialista do governo atual. mas de forma sutil.
Gab: C
-
"privatização" foi demais ,não acham não ??
-
Estranha, essa eu errei
-
Acho que a Cespe ta apelando. Privatização? Essas questões de 2015 estão mt estranhas!
-
Nossa, que questão maluca.
-
A quem interessar, essa questão está correta, mas foi cobrada na parte de CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS para o cargo de ASSISTENTE SOCIAL e não em direito previdenciário.
-
Exatamente, Liliane.
E lá no edital dessa prova estava explícito: Seguridade social no Brasil: relação Estado/sociedade; contexto atual e neoliberalismo.
-
Fiquei na dúvida, quando a questão se refere a direitos da Seguridade Social orientarem-se pela seletividade; e no caso da saúde que é universal?
-
A minha dúvida na questão ficou apenas "ampliação dos programas assistenciais" - houve um aumento de serviços socioassistenciais proporcional a população, mais ainda é irrisória perto de afirmar que ampliou.
-
Galera, a resposta para a pergunta acima não coube no Qconcursos, por isso respondi no facebook nesse link abaixo.
https://www.facebook.com/amjahafp/posts/1671543729750659
-
O aumento dos programas assistenciais é bem visível nas últimas décadas, principalmente do Governo Lula para cá.
Acho muito difícil mesmo que uma questão como essa caia para técnico.
A privatização e seletividade da seguridade é uma discussão bem específica feita por autores do Serviço social. Por isso, é provável mesmo que vocês nunca tenham visto material sobre isso.
-
Pessoas que Sofrem de Cespezofrênia, Não Leiam essa questão!! :)
-
eu pensei, privatizar saúde.... eu hein
-
//Como consequência dessa realidade, os direitos da seguridade social (o que são Dir. da Seg. Social? não seria Previdência, Assistência e Saúde??) passaram a orientar-se pela seletividade (ok) e pela privatização (discordo), ao mesmo tempo em que ocorreu a ampliação dos programas assistenciais//
-
Gab. Correto.
Se caísse na minha prova, eu deixaria em branco e passaria para a próxima. kkk
-
-
Pergunta subjetiva quanto a privatização, no Brasil não existe indícios para essa realidade, apesar de que o modelo neoliberal defender tal opção. Questão mal formulada e na minha opinião passível de discussão.
-
Questão ridícula. Desabafo de petista. Incrível como a CESPE aprova uma questão dessa...
-
Questão complicada!!!
-
Com relação à seguridade social no Brasil, julgue o item a seguir.
No contexto brasileiro de adesão às medidas neoliberais, ocorre um processo de restrição aos direitos sociais e privatização de serviços públicos essenciais. Como consequência dessa realidade, os direitos da seguridade social passaram a orientar-se pela seletividade e pela privatização, ao mesmo tempo em que ocorreu a ampliação dos programas assistenciais.
Acredito que esteja correta. Pois os a Seguridade Social compreende a Assistência Social, a Saúde e a Previdência.
Existem serviços de Saúde, que não são exclusivo do Estado, como por exemplo Hospitais Públicos e Paticulares, ONGS que prestam assistência social e Bancos que fazem planos de previdência privada, dando-se a entender que esses serviços podem ser realizados por Terceiros.
-
Adesão às medidas neoliberais, privatização de serviços públicos essenciais. Essa porra tá parecendo discurso do Jean Wyllys.
-
Pessoal, ao ler a questão, lembrei da Era Vargas, que foi comentada pelo prof Carlos Mendonça do Gran Cursos. Ao ler esta assertiva, eu lembrei da estatização que Vargas fez. Antes, o Estado havia autorizado a criação de entidades de previdência, mas parara por aí, ele não participava. Vargas estatizou essa questão que, hoje, tem toda uma legislação sobre o tema da seguridade social. Ao ler a assertiva, pensei: "Deve estar certa". kkk
-
Essa questão exige algum conhecimento do histórico das políticas neoliberais no Brasil e não acredito que vá cair para técnico, inclusive colegas comentaram aqui que esse edital cobrava a relação entre seguridade social e neoliberalismo. E cuidem essa abordagem passional com as questões, restrição aos direitos sociais e privatização de serviços públicos essenciais NÃO são opinião do examinador, são apenas medidas da agenda neoliberal.
1.No contexto brasileiro de adesão às medidas neoliberais, ocorre um processo de restrição aos direitos sociais e privatização de serviços públicos essenciais.
Até aqui tudo certo, só lembrar das reformas neoliberais que ocorreram na previdência e outros setores nos governos Collor, FHC e Lula que seguiram a linha de suprimir direitos sociais, o que de um lado, contribuiu para enxugar gastos com benefícios e por outro, abriu caminho para um mercado privado de previdência.
2.Como consequência dessa realidade, os direitos da seguridade social passaram a orientar-se (
a concessão dos direitos é que passou a orientar-se por essas diretrizes, não a Seguridade em si) pela seletividade e pela privatização (
não no sentido de "vender" o INSS ou o SUS pra iniciativa privada, no sentido de empurrar alguma demanda do Estado para o mercado privado, através de medidas como estabelecer um teto baixo para os benefícios, forçando os segurados de renda mais alta a adquirirem planos privados) ao mesmo tempo em que ocorreu a ampliação do programas assistenciais
(com certeza, principalmente no governo Lula com as políticas de distribuição de renda, de que adianta estimular a produção no setor privado se o trabalhador não tiver poder de compra?).
-
Que pergunta ridícula. Totalmente politizada, por um bocó de esquerda, diga-se...
Como está havendo PRIVATIZAÇÃO se o custo da Seguridade Social é maior a cada ano e até 2050 estará tomando quase todo o orçamento da União? Essa questão deveria ter sido anulada.
-
Vou fingir nunca ter lido essa questão e continuar meus estudos para Técnico do INSS, não para Técnico da NASA.
-
Esse examinador fumou a bicha...kkkkkkkkkkkk
-
Alguém tem algum material do prof Hugo Goes? tenho interesse e posso compartilhar materiais de outras disciplinas. Meu e-mail:lusf7@hotmail.com
-
Certo! A seguridade social é uma obrigação constitucional do Estado brasileiro, o que não significa que outros órgãos (filantrópicos ou com finalidade de lucro / iniciativa privada) também não possam atuar nas áreas previdenciárias (previdência privada), saúde (planos particulares) e assistência social (entidades religiosas).
-
Muito obrigado everton ,sua explicação ficou muito bem explicada.
-
Galera,seguinte:
- Podem haver "programas assistenciais" privados,isto ocorre a muito,muito tempo.
-
Esse é o tipo de questão que, independentemente de qual alternativa vc escolha, sempre a resposta vai ser a opção não escolhida. É um novo tipo de tecnologia aplicada pelos elaboradores.
-
restrição aos direitos sociais?! Esse rol aumenta a cada ano. Sinceramente..
-
O colega abaixo ( Carlos ) está certíssimo, pois já vi questões da própria cespe entendendo que no brasil não houve ampliação dos programas assistenciais.
-
NÓS SABEMOS RESPONDER ESSA QUESTÃO:
No contexto brasileiro de adesão às medidas neoliberais(manter os benefícios mas com certa decência para não ocorrer prejuízo aos orgãos públicos), ocorre um processo de restrição aos direitos sociais(seletividade é uma restrição - uns recebem e outros não) e privatização de serviços públicos essenciais(plano de saúde que a gente paga, plano de previdência privada: tudo isso é serviço público que foi privatizado). Como consequência dessa realidade, os direitos da seguridade social passaram a orientar-se pela seletividade(princípio da seletividade e distributividade) e pela privatização, ao mesmo tempo em que ocorreu a ampliação dos programas assistenciais(medida neoliberal também: aumentar a assistência - Bolsa Família, por exemplo, para que o povo tenha dinheiro para movimentar a economia).
fb.com/juspriori
-
Não entendi e não tenho o mínimo interesse em entender.
-
Perguntinha difícil essa mas...acertei kkkkkk
-
Se você gosta ou não da questão, aqui não importa! Agora, se você tiver conteúdo contudente, aí sim, vale apena comentar! Entendeu?
-
Daquelas q se cair na prova do INSS deixo em branco, pois não sei em que sentido ela está perguntando.
-
os direitos da seguridade social passaram a orientar-se pela seletividade?: me pergunto a saude que ta englobada na seguridade social, é orientada por selecionar, quem vai ser atendido ou não.. kkkk, cada pergunta que vc não sabe nem o q o examinador quer!!
-
O nível da questão está em acordo com o certame, que julgou habilidades para Analista - Serviço Social do Supremo Tribunal Federal. Portanto, nada a temer nem a reclamar.
Fez-se necessário conhecimento acerca da história do seguridade social brasileira, além das influências do neoliberalismo em sua conjuntura.
Veja o que diz Maria Aparecida Garcia Moura, em seu artigo "SEGURIDADE SOCIAL NO CONTEXTO NEOLIBERAL BRASILEIRO" (setembro, 2013).
"(...) a Seguridade Social propõe um sistema de ações conjuntas e articuladas, por meio de princípios que nortearão a sua operacionalidade. No entanto, o cenário brasileiro da década de 1990 não é favorável para implementação dessas conquistas, uma vez que se instaura no país a política neoliberal, com o objetivo de adequar o país a economia internacional, aderindo as suas determinações. Portanto, a Seguridade Social se submete ao ajuste neoliberal.
Nessa perspectiva, nos anos 1990 há um conjunto de ações que visam rebaixar as conquistas firmadas na Constituição Federal de 1988. Contexto em que a Seguridade Social é alvo dessas ações, ocasionando a sua fragmentação, focalização e acentua-se a exclusão social. Além disso, há uma tendência de privatização das políticas de saúde e previdência, em contrapartida a expansão da assistência social, que nessas circunstâncias assume papel central na proteção social brasileira na atualidade".
-
A seletividade e privatização é exatamente o pensamento neoliberal, mas errei por pensar que não houve aumento dos programas sociais. Mas analisando bem, deveria ter pensado que os neoliberais acabaram dando um tiro no pé, pois com o aumento do desemprego, acabou que houve mais demandas por gastos sociais.
-
Questãozinha política essa heim.
-
Pessoal do INSS, parem de se desesperarem. Esse tipo de questão, não cai em nossa prova. Agora, é uma questão interessante, a CF/88 foi criada baseada no Estado do Bem Estar Social, e portanto, seus direitos basearam-se em sua ideologia. Posterior a ele, surge o Estado Neoliberal e é fático que este influencia toda nossa sociedade, mas não pensei que pudesse influenciar nos direitos, já que já estão pré-estabelecidos. E outra, não é interessante para o Estado Neoliberal o assistencialismo social, sua ideia vai muito ao encontro do Estado Liberal, quanto menos a participação do Estado, melhor. Vai entender o CESPE...
-
Concordo Barbara
-
Questão direcionada. Não adianta o pessoal querer explicar o inexplicável. Isso é questão subjetiva. Jamais poderia ter sido cobrada em uma prova objetiva.
-
Questão polêmica; acertei por se tratar de CESPE!!
-
Pela análise/interpretação do enunciado, consegue-se chegar à resposta.
Enunciado - "No contexto brasileiro de adesão às medidas neoliberais, ocorre um processo de restrição aos direitos sociais e privatização de serviços públicos essenciais. Como consequência dessa realidade, os direitos da seguridade social passaram a orientar-se pela seletividade e pela privatização, ao mesmo tempo em que ocorreu a ampliação dos programas assistenciais".
Análise/interpretação - Conforme se extrai dos trechos realçados há uma relação de causa e consequência entre as expressões: "seletividade" referindo-se ao "processo de restrição aos direitos sociais" e "privatização" (leia-se "transferência de serviços públicos à iniciativa privada"), reportando-se à "privatização de serviços públicos essenciais".
Outro fato notório, de caráter estritamente político e de cunho social foi a ampliação de programas assistenciais, como o Bolsa-Família, por exemplo.
Bons estudos!
-
Roberto Salgado.
Você não pode interpretar o texto simplesmente. Eu concordo com vc que há coesão e coerência, relação de causa e consequência. Mas, para afirmar tudo isso é necessário um conhecimento prévio sobre o histórico, para que seja possível afirmar se está CERTO ou ERRADO.
Não basta simplesmente dizer: A resposta está no enunciado.
-
Passaram a orientar-se pela seletividade e pela PRIVATIZAÇÃO, alguém sabe me dar exemplos dessas privatizações, no momento me ocorre apenas a previdência privada. Obrigada.
-
Questão com pensamento bem esquerdista.
-
De todos os comentários o único que realmente explicou o conteúdo da assertiva foi o professor do QC, porém questões como esta poderão retornar sim, ainda mais sabendo como os examinadores "cespeanos" trabalham, questões sobre atualidades são facilmente inseridas com termos ou expressões pouco conhecidas que neste caso poderão fazer analogia ao texto constitucional, cabe a nós nos atualizar.
Fica a Dica!!
-
privatização no dicionário da cespe pode ser substituído por privação!
-
Não adianta colar textos infinitos de teoria neoliberal que não vai ajudar muita coisa. Acredito que aqui todo mundo tem noção que liberalismo econômico e neoliberalismo tendem para uma maior participação dos indivíduos na economia e menos do Estado. Ponto, isso é suficiente pra questão.
O que eu quero verificar é se os gastos em Seguridade Social (Previdência, Assistência e Saúde) realmente diminuem no orçamento da União. Quero ver uma série temporal, de meados da década de 50 do século passado até os dias atuais, de gastos na área. Gastos em relação ao que se arrecada, ao que se gasta e em relação ao produto interno bruto. Isso é um demostrativo sério pra se falar em tendências neoliberais. Quem tem essa conta por favor me notifique. Gostaria muito de analisar.
-
Essa questão é complicada de se entender, falando em privatização, marquei errado sem pensar duas vezes.
-
Seletividade: Os recursos financeiro do Estado limitados, a seletividade vai gerir estes recursos para os casos mais urgentes.
Privatização: Já que o estado não tem recursos suficiente para alcançar a todos, nada mais justo que o estado permita que aqueles que estão um pouco acima na pirâmide financeira da sociedade possam participar de aposentadorias privadas.
-
caracas, nada a ver kkk
-
o comentário do Davi Montenegro é o melhor rs Davi estou quase fazendo isso , jogando para o word o que o cespe acha de algumas coisas , pois tem coisas que na atmosfera terrestre tem um significado, mas na CESPE não !!! eles dão outro significado porque no mundo deles, eles criam seus próprios significados.
-
Neoliberalismo não existe.
-
4 - Ocorreu a ampliação
dos programas assistenciais?
Resposta: sim
"O governo federal anunciou nesta terça-feira (19) uma ampliação do
programa Bolsa Família (Assistência Social). A partir de agora, os beneficiários que tenham
renda menor do que R$ 70 per capita (por pessoa) passarão a receber um
complemento no benefício para que possam sair da extrema pobreza.
O governo considera como extremamente pobres, miseráveis ou na pobreza absoluta
as famílias cuja renda mensal por pessoa é inferior a R$ 70."
Fonte: G1 - O Portal de
Notícias da Globo
http://g1.globo.com/politica/noticia/2013/02/governo-anuncia-renda-familias-que-ganham-menos-de-r-70-por-pessoa.html
-
3 - Os direitos da
seguridade social passaram a orientar-se pela seletividade e pela privatização?
Resposta: sim
" A seguridade social, na definição constitucional brasileira, é um
conjunto integrado de ações do Estado e da sociedade voltadas a assegurar os
direitos relativos à saúde, à previdência e à assistência social, incluindo
também a proteção ao trabalhador desempregado, via seguro-desemprego. Pela lei,
o financiamento da seguridade social compreende, além das contribuições
previdenciárias, também recursos orçamentários destinados a este fim e
organizados em um único orçamento.
Deste modo, a Seguridade Social propõe um sistema de ações conjuntas e
articuladas, por meio de princípios que nortearão a sua operacionalidade.
No entanto, o cenário brasileiro da década de 1990 não é favorável para
implementação dessas conquistas, uma vez que se instaura no país a política
neoliberal, com o objetivo de adequar o país a economia internacional, aderindo
as suas determinações. Portanto, a Seguridade Social se submete ao ajuste
neoliberal (ajuste fiscal – Isso leva à seguridade social selecionara –
seletividade - selecionar aqueles que estão numa situação muito precária na
concessão de benefícios).
Nessa perspectiva, nos anos 1990 há um conjunto de ações que visam REBAIXAR AS
CONQUISTAS FIRMADAS na Constituição Federal de 1988. Contexto em que a
Seguridade Social é alvo dessas ações, ocasionando a sua fragmentação,
focalização e acentua -se a exclusão social. Além disso, há uma
tendência de privatização das políticas de saúde e previdência, em
contrapartida a expansão da assistência social, que nessas circunstâncias
assume papel central na proteção social brasileira na atualidade."
Fonte: FJAV – Faculdade José
Augusto Vieira - SEGURIDADE SOCIAL NO CONTEXTO NEOLIBERAL BRASILEIRO
http://fjav.com.br/.../Downloads/edicao08/Artigo_480_495.pdf
-
Essa questão foi elaborada por algum articulista da Carta Capital ou do Brasil 247. O cara só faltou citar o FHC...
-
O PT chegou na CESPE... PQP!
-
Uma dessa nunca caíra na prova do INSS.
-
quem tiver curiosidade sobre o tema, localizei esta abordagem em "políticas sociais – acompanhamento e análise | 13 | edição especial ipea"
"... uma agenda pautada por cinco diretrizes básicas: universalização restrita, privatização da oferta de serviços públicos, descentralização da sua implementação, aumento da participação não-governamental na sua provisão e focalização sobre a pobreza extrema em algumas áreas da política social."
"A universalização restrita e a focalização na pobreza de uma parte das políticas significam redução de gastos sociais potenciais, com rebatimentos incertos em termos da cobertura e atendimento social à população.
Enquanto isso, a privatização da oferta de serviços públicos é, ao contrário, uma forma de transferir parte significativa do financiamento de bens e serviços sociais diretamente às próprias famílias, que são obrigadas a assumir custos crescentes e redução da renda disponível em razão da ausência ou precariedade da provisão pública, em especial nas áreas de saúde, previdência e educação."
-
Alguém é neoliberal e quer ser servidor publico? kkkk
-
Essa questão e para n gabaritar a p2 ,cespe a temida kk
-
CESPE sua #$%$#@#$%$#@ da porra.
-
kkkkk que "merda" !!! Que isso CESPE!? Essa eu deixava em branco mesmo!! :o
-
Ideologia petista entrando em concursos tambem? Ja nao basta no enem.
-
A questão está correta,pois o Estado tem permitido mais o setor privado do que o público em suas ações em decorrência do neoliberalismo,portanto o princípio da seletividade deve ser aplicado na parte pública da seguridade social,ou seja,previdência(não privada) e assistência social.Ele deve selecionar apenas os necessitados,porque a maioria das pessoas são pobres e não podem pagar uma Previdência Privada.Para efetivar a cobertura,o aumento de benefícios assistências é visível.Quanto mais pessoas desamparadas,mas o filtro da seletividade será maior.Lembrem-se que os princípios da Seguridade se aplicam também a previdência privada,pois esta faz parte da Seguridade,por esse motivo a questão afirma que os princípios são usados na previdência privada.
-
ATENÇÃO
ESSA QUESTÃO É ESPECÍFICA DA ÁREA SERVIÇO SOCIAL.
E n precisa ofender os coleguinhas do SeSo nos chamando de petistas esquerdopatas, aliás, o que mais ocorreu com o pt foi "a ampliação dos programas assistenciais"
-
Não entendi nada!!!!!!
-
2 - Houve
a privatização de serviços públicos essenciais?
Sim: " Nos
últimos dez anos, o número de brasileiros que paga regularmente planos
particulares de Saúde cresceu de 34,5 para 47,8 milhões. Este movimento tem
sido apoiado por políticas governamentais. O Estado isenta a medicina privada
de impostos, permite que seus usuários deduzam do Imposto de Renda parte das
mensalidades que pagam e determina que o SUS realize, sem receber remuneração,
os procedimentos médicos complexos e caros de que precisam os clientes dos
planos de saúde."
Carta Capital
Fonte: http://www.cartacapital.com.br/blogs/outras-palavras/saude-por-que-reverter-a-privatizacao-2346.html
-
1 - No
contexto brasileiro de adesão às medidas neoliberais, ocorre um processo de
restrição aos direitos sociais?
Sim: "Ministério da Fazenda estuda cinco medidas para reduzir
os gastos da Previdência Social (medidas neoliberais = estado mínimo = redução
de despesas - meu grifo), como forma de se antecipar à reforma, que
é considerada muito importante do ponto de vista estrutural, mas só teria
efeitos no longo prazo. Entre as ações imediatas em estudo estão à revisão dos
benefícios concedidos pela Justiça, a ser feita pelos peritos do órgão; a
participação destes profissionais nas audiências judiciais; a reavaliação das
aposentadorias por invalidez; a reabilitação profissional dos trabalhadores
aposentados por invalidez, principalmente os mais jovens; e o combate à fraude
na previdência rural. Com essas medidas seria possível economizar R$ 8 bilhões,
estimam técnicos da área econômica."
Fonte: O Globo
http://oglobo.globo.com/economia/fazenda-quer-reducao-imediata-de-8-bi-em-gastos-da-previdencia-17541940#ixzz3qNXcznGj
-
Errei pq sempre considerei incompatível à ideologia neoliberal a ampliação dos programas assistenciais. Não entendi mesmo essa questão.
-
Bom essa questão é no minimo contraditória pra não chamar de burra !Como pode um país aderir às medidas neoliberais e
ao mesmo tempo ampliar os programas assistenciais? isso é um paradoxo ! É a mesma coisa de falar : É um contentamento descontente. A logica é, se um país ampliar os programas assistenciais,ele não aderiu às medidas neoliberais ! isso é uma questão de logico ! Segundo ponto, isso não é questão de Direito Previdenciário ! É economia ,ciência politica,sociologia etc etc menos direito previdenciário ! Forte abraço e bom estudo !
-
Isso só pode ser questão de Raciocínio Lógico rsrsrsrsr
-
Questão de percepção, boa interpretação e boa leitura dos acontecimentos sócio-políticos que ocorreram nos últimos anos no país. Com toda certeza o elaborador dessa questão é simpatizante de idéias esquerdistas/marxistas e tentou dar uma cutucada no sistema capitalista.
-
Perfeita a observação de Tiago Barreto! Mas como pode o estado ser mais liberal (ou neo liberal, como queiram) e, ao mesmo tempo, ser mais assistencialista? São informações antagônicas, que não coadunam! Realmente um paradoxo, sendo que considero a redação da questão mal elaborada e contraditória!
-
CERTA.
Seletividade é priorizar os segurados que tem características que fazem com que precisem do salário-de-benefício em relação aos outros. Teve privatização sim, afinal há previdências privadas, de caráter complementar.
E houve aumento de assistência social, como os programas sociais do governo, que a gente está cansado de saber.
-
Esses petistas têm que sair da UnB. Essa universidade não vai a lugar algum no mundo.
-
Visão Neoliberal= Administração gerencial voltada ao poder público. Princípio da eficiência. Tudo isso visa a uma administração pública mais racional. Por isso a restrição aos direitos sociais, no sentido de selecionar quem precisa mais. Cada vez mais a demanda é maior do que os recursos disponíveis (quem aguenta tanta corrupção?!). As privatizações ocorrem pois o setor privado se mostra mais eficiente que o público em muitos aspectos, logo, abrir espaço para a inciativa privada é interessante. Quem pode pagar tem acesso a um serviço melhor e o Estado pode "atender melhor" àqueles que não têm condições. E o aumento do assistencialismo pelo que entendi dos comentários dos colegas, seria devido à ideia de o governo distribuir renda, com programas como o bolsa família etc. com o objetivo de movimentação da economia e a consequência seria o aquecimento nas arrecadações, aumento na oferta de empregos e por aí vai.
-
Resumindo: o governo, ou melhor, desgoverno, tira o emprego do trabalhador com uma mão, e com a outra oferece 100 conto de bolsa-família.
-
Questão na qual é analisado o contexto histórico a meu ver observando-se os governos pós 90.
Quando a questão se inicia com "No contexto brasileiro de adesão às medidas neoliberais" se faz necessário sair do contexto atual e entrar nesse contexto. Num contexto brasileiro ao qual se apliquem tais medidas, certamente a privatização seria um fator essencial.
Acabei errando a questão por ignorar o começo dela.
-
Valdinere, vc considera câncer, pq muito provavelmente não precisa ser assistida pelo programa e tem como manter sua alimentação respeitando os padrões nutricionais. Só a título de informação são mais de 13 milhões de famílias assistidas, muitas estavam em situação de pobreza extrema, quando olhar esse número não imagine apenas as pessoas que recebem sem merecer, mas considere a quantidade de crianças que antes passavam fome e que agora pelo menos tem um mínimo para tentarem mudar a condição em que vivem. O PBF representa menos de 1% do PIB, mas as pessoas querem culpá-lo por tudo. Meus Deus, quanta falta de solidariedade.
-
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Ri demais dos comentários.
-
CORRETA: No Brasil, o Neoliberalismo foi adotado abertamente nos
dois governos consecutivos do presidente Fernando Henrique Cardoso. Em
seus dois mandatos presidenciais houve várias privatizações de empresas
estatais. Muito do dinheiro arrecadado foi usado para manter a cotação
da nova moeda brasileira, o Real, equivalente a do dólar.
-
questão de cunho comunista,gostei,faz mais dessa
-
Quando vem uma questão normal, que explora conhecimento e leitura da história recente do país, sem cretinice de decoreba ou pegadinhas, a turma reclama também. Aí não né! Olha que errei a questão por que não esperava inteligênciia dentro dos portões das bancas.
Governos Lula, FHC e Dilma possuem agendas liberais. Sem abandonar essa cartilha. A diferença é que seu Lula buscou agradar pobres e ricos de dentro do país (daí a escalada dos programas sociais e das empreiteiras), seu FHC os ricos de fora do país (daí as privatizações) e dona Dilma não ta agradando ninguém. Lula foi liberal, mas deu um fôlego pro andar de baixo. Foi mais o primeiro do que o segundo. Seu FHC confia no grana internacional mais do que torcedores do Barcelona no time. Dona Dilma ta perdidinha, tem feito o pior dos dois. E a previdência? Passando por uma tentativa de reorganização de suas contas que já vem durando um bom tempo, a mais recente coisa sendo a mudança nas regras da aposentadoria.
-
É a questão sem dúvida foi bem elaborada, porém errei.
CORRETA :)
-
A Seguridade Social compreende a Saúde, Previdência e Assistência Social. O atendimento da Saúde é universal, a Assistência é por Entidades sem fins lucrativos e a Previdência Social é contributiva. Qual parte foi Privatizada???
-
Esse tipo de questão é pra quem acha que só porque viu uma questão super fácil de previdenciário pra Procurador, ou Juiz Federal, vai ver também na prova de conhecimentos específicos para o INSS. Parece que não sabem que pra Juiz o número de matérias é bem maior...então, pra uma pessoa que estuda pro Cargo de Juiz por exemplo, por ter que estudar mais matérias, responder por exemplo sobre princípios da seguridade, pode ser bem difícil. Parem de mimimi,,,só passa quem se dedica mais, e quem passa, geralmente se dedica a questões assim. Se ficar com raivinha, se espernear, a banca não vai mudar o gabarito.
-
colegas, ajuda-me. Eu não entendi essa parte (como consequência dessa realidade, os direitos da seguridade social passaram a orientar-se pela seletividade e pela privatização).
quem puder me explicar agradeço.
-
Questão difícil. Fui ver o comentário do professor do QConcursos e não gostei da explicação, pois só falou sobre o que é o neoliberalismo, mas não explicou o porque de fato que a questão é correta. Agradeço aos colegas pelos comentários, os quais me permitiram entender!
-
Questão com viés ideológico. deveriam anular e demitir quem fez este tipo de questão. Neoliberal é um termo de cunho pejorativo que a esquerda usa para apequenar o discussão.
-
Ótima questão, exige mais conhecimento do que ser papagaio de lei.
-
pelo que entendi estaria a questão certa pelo fato de no começo da seguridade social, mais especificamente previdência, ela se dava pelas CAPs que eram de organização privada. A própria empresa era quem fazia tal organização. Enfim assinalei errada e depois comecei a pensar que poderia ser isso.
-
Essa questão foi feita para Assistente Social. Creio q não caia para outras profissões. Esse tema de desmonte da seguridade é batido na profissão, creio q todos dessa área acertem pois trata-se de uma questão fácil.
-
Já vi muitas questões polemicas e algumas anuladas de Previdenciário. Essa prova do INSS com 70 questões de previdenciário.. sei nao..
-
No inicio as CAPs eram neoliberais(não tinha intervenção do estado), depois com a evolução as IAPs, INPS, INSS teve uma intervenção cada vez mais forte do estado.
Questão forte, precisa ver cada detalhe minuciosamente
-
o serviço de Reabilitaçõa profissional tende a ser privatizado , a Perícia Média já foi e está seguindo essa tend~encia também .
-
Questão difícil, além do que aprendemos nos livros, demanda um conhecimento prático específico, qual seja, o conhecer da estrutura organizacional da seguridade social, em específico, no que diz respeito a privatização dentro dessas áreas. Quem conhece algum setor da seguridade que funcionam em regime de privatização, acerta.
Em particularmente, não conhecia, errei. Mas aprendi.
-
EXCELENTE A RESPOSTA DO ADIEL JÚNIOR.
-
ich verstehe nicht
-
Alguém ta conseguindo entender o professor do vídeo?
-
Só entendi a questão depois do comentário do Adiel Júnior.
-
Nos seus estudos sobre, a “Centralidade da Assistência Social na Seguridade Social Brasileira nos anos de 2000”, Mota (2010) explica as tendências significativas político da expansão a Assistência Social no que se refere centralidade da Seguridade Social no contexto dos ANOS 90 a 2000.
A referida autora faz uma análise crítica referente às políticas que integram esse conjunto, que ao ser consagrado na Carta Política, tenderia a proteção social. Entretanto, o argumento central é o de que a Seguridade Social brasileira longe de formarem um amplo e articulado mecanismo de proteção, adquiriram a perversa posição de conformarem uma unidade contraditória: enquanto avançam a mercantilização e privatização das políticas de saúde e previdência, restringindo o acesso e os benefícios que lhes são próprios, a assistência social se amplia, na condição de política não contributiva, transformando-se num novo fetiche de enfrentamento à desigualdade social, na medida em que se transforma no principal mecanismo de proteção social no Brasil.
Se perguntássemos a Mota qual a base da sua afirmação e porque isto ocorre? A resposta seria: esta afirmação encontra amparo na expansão da assistência social e nas condicionalidades restritivas da previdência e da saúde, movimentos que vêm sendo sustentados por uma razão instrumental, circunscrita ao argumento do crescimento da pobreza e a impossibilidade de equilíbrio financeiro. Na fala da autora fica clara a intenção do Estado, é aquela lógica, se com duas mãos ele (Estado) tira, com meia ele “devolve”.
E, assim conclui "essa nova engenharia da Seguridade Social, ao focalizar os segmentos mais pobres da sociedade, imprime outro desenho à política de Assistência Social, principalmente porque na expansão tiveram centralidade os programas de transferência de renda".
Gabarito CERTOoOoOoO.
Fonte: MOTA. O Mito da Assistência Social, 2010, páginas 133,134.
-
Infelizmente, questão correta.
A seguridade social é uma responsabilidade Estatal, embora haja participação da comunidade. Toda política social e econômica é de cunho do Estado, este é o responsável pela proteção social e compete apenas ao Estado, toda seguridade social.
Historicamente, a seguridade social foi implantada no Brasil pela iniciativa privada e aos poucos o mutualismo com o Estado foi surgindo e seu ápice foi no Governo Vargas e as boas vindas para o capital estrangeiro (devidamente controlado por normas nacionais) permitiam a privatização dos setores sociais e o que era para sanar desigualdades, criou barreiras e um divisor seletivo.
É perceptível a atividade privada inserida nos três ramos da seguridade: hospitais particulares, planos de saúde, e até mesmo o serviço de previdência privada. Aos poucos, o Estado está eximindo-se de sua responsabilidade e "barateando" sua participação não na ampliação de benefícios previdenciários, mas atendendo a população carente com planos assistenciais que exigem "menos" custo, a exemplo disso estão os inúmeros projetos assistenciais com título sempre de bolsa.
Assuntos abordados pela questão:
- Assistência social
- História da seguridade
- Princípios da seguridade social
- Atualidades
-
Parabéns Natalia Silva! Excelente contextualização
-
Os comentários só provam que os brasileiros precisam estudar mais história. Qualquer pessoa com um conhecimento BÁSICO sabe responder essa questão, apenas contextualizando. E mesmo se responder com dificuldade, não faz um escarcéu que vocês fazem, dizendo que a banca é isso ou aquilo. Apenas leiam mais. Com o maior acesso aos concursos públicos é natural a banca querer cobrar um diferencial nos concorrentes.
-
Assitente social é fera nessas questoes, pelo menos é o q se espera de quem estuda do primeiro ao ultimo período na faculdade.
-
Boa resposta Andreia F. Estava precisando .
-
Eu acertei a questão, porém poderia ter errado por ser ela bem complexa. O próprio professor do QC se encontra para explicá-la.
-
Quem acompanha as notícias sabe que quando a demanda de serviços aumenta, uma das saídas mais adotadas são as privatizações dos serviços públicos, a exemplo saúde.
Então já ai coloquei a resposta como Certo.
-
Obrigada, Adiel Júnior! Explicação sucinta e perfeita!
-
RESPOSTA DO AMIGO ADIEL JÚNIOR NÓS SABEMOS RESPONDER ESSA QUESTÃO:
No contexto brasileiro de adesão às medidas neoliberais(manter os benefícios mas com certa decência para não ocorrer prejuízo aos orgãos públicos), ocorre um processo de restrição aos direitos sociais(seletividade é uma restrição - uns recebem e outros não) e privatização de serviços públicos essenciais(plano de saúde que a gente paga, plano de previdência privada: tudo isso é serviço público que foi privatizado). Como consequência dessa realidade, os direitos da seguridade social passaram a orientar-se pela seletividade(princípio da seletividade e distributividade) e pela privatização, ao mesmo tempo em que ocorreu a ampliação dos programas assistenciais(medida neoliberal também: aumentar a assistência - Bolsa Família, por exemplo, para que o povo tenha dinheiro para movimentar a economia).
fb.com/juspriori
-
que questão tendenciosa, acho que não deveriam colocar opiniões políticas de quem elabora a prova.
-
Odeio o neoliberalismo
-
Pqr que se guar pro politica de privatização?
-
No comentário do professor (em vídeo), ele esclarece as vantagens da privatização para a Seguridade Social, julgando o texto como correto exclusivamente por isso. No entanto, o texto também afirma que "com a adesão às medidas neoliberais, ocorre um processo de restrição aos direitos sociais...", e unicamente por isso, eu considerei a afirmativa errada e errei a questão. Na verdade, nem sei quais os direitos sociais seriam restringidos à população com o neoliberalismo, muito menos qual a vantagem para a população em ter alguns dos seus direitos sociais restringidos. Um comentário que esclarecesse isso seria muito bem-vindo.
-
A optica neoliberal tende a restringir o acesso aos direitos sociais como educação, moradia, alimentação e privatizar os serviços públicos essenciais como por exemplo saúde (planos de saúde), previdência (complementar), segurança (privada). Portanto, essa subordinação econômica favorece a implantação da política neoliberal no Brasil, o que inicia um processo de desmobilização social por meio de ideologias conformistas e ‘desmonte’ dos direitos sociais, especialmente da Seguridade Social. Deste modo, causa efeitos perversos, uma vez o Estado compartilha suas responsabilidades com o setor privado, que se amplia e se restringe para um grupo específico (quem paga tem direito), o que abre as portas para a seletividade integrada à focalização garante o acesso somente aos não tem outra opção, ou seja, aqueles que não podem paga pelos seus serviços. Assim, excluindo os indivíduos incapazes de prover sua subsistência o que acarrata a ampliação dos programas assistenciais como: Bolsa-família, auxilio natalidade, funeral entre outros.
Bons estudos!!!
-
Medidas NEOLIBERAIS não implica em restrição de direitos sociais.
Na realidade, guarda relação com a menor participação do estado na prestação dessas garantias e a maior participação da iniciativa privada.
Com isso, automaticamente, os direitos acabam sendo restringidos à uma parcela da população que possui maior capacidade aquisitiva.
Nessa vertente, o estado vai direcionar suas ações para as hipóteses de maior relevância ao considerar suas capacidades técnico-financeiras (SELETIVIDADE).
Já a iniciativa privada terá liberdade para prover os direitos sociais que não cabem à titularidade exclusiva do estado (educação, saúde, previdência, assistência).
Ou seja, questão interpretativa.
Tenho certeza que muitos aqui fizeram essa questão a meses atrás e ficaram cabisbaixos com o enunciado.
Tenho certeza também que atualmente não entendem como um "bicho de sete cabeças".
-
O modelo neoliberal visa à restrição de direitos sociais e à privatização de serviços essenciais, como também, a ampliação de programas assistenciais, tendo assim a seguridade social se adequado nas últimas décadas a esse sistema.
(Fonte: http://www.cartacapital.com.br/blogs/outras-palavras/saude-por-que-reverter-a-privatizacao-2346.html).
A resposta é 'Verdadeiro'
-
Certo
Privatização dos direitos sociais se refere a: plano de saúde, plano de previdência privada.
-
É por conta de cantinela estúpidas e equivocadas desse porte que esse país não vai pra frente. Alguém aqui cita três países de cunho neoliberal cuja prestação de direitos sociais tenha sido efetivamente reduziada e prejudicada, e acreditarei que essa assertiva politizada, sem nenhum lastro empírico ou raciocínio jurídico, é verdadeira.
Só no Brasil se compara privatização à redução de direitos. Sério, que mentalidade...
-
ver Q458755
-
MASOQ
-
Putz!!!
-
mzrv, acertou. Ops, errou kkkkkkkkkkkkkkkkkkk
-
Valha meu Deus!! Errei i trem :(
-
Soraya N Maurity,
É só ver o que ocorre com a privatização da saúde via O.S, faturam bilhões, mas o povo fica à mingua...
-
É torcer pra não cair um troço desses, com mil interpretações!
-
Pelos comentários abaixo, a banca considerou esta questão verdadeira.
Verdade seja dita. Esta questão peca por excesso de capricho, na medida em que assevera que ''os direitos da SEGURIDADE SOCIAL (Previdência, Saúde E ASSISTÊNCIA SOCIAL) passaram a orientar-se pela seletividade e pela PRIVATIZAÇÃO.
Ora, meus caros, Seguridade Social, como todos sabem (ou deveriam saber) é gênero do qual Previdência, Saúde e Assistência Social são espécies. Posto da forma como está no texto, depreende-se que a Assistência Social, por ser um sistema indissociável da Seguridade Social pela via Constitucional, também é parte desta suposta privatização que o enunciado faz parecer crer, o que não é verdade.
Para a questão ser verdadeira, ela teria que retirar a expressão 'Seguridade Social' (gênero) para substituí-la por suas duas únicas ramificações que se tornaram objeto de privatização: a saúde e a previdência.
Como é possível dizer que a Assistência Social passou a orientar-se pela privatização? O que fora entregue à iniciativa privada que se pode dizer que é privado e pertence a este ramo da seguridade social, a Assist. Social?
Entidades beneficentes e de caridade como LBV ou programas como Crianças Esperança?
Ora, se for este o caso, ainda que tais programas pratiquem ações de ordem filantrópica e beneficente, que a princípio substituem o próprio papel do Estado na promoção do bem-estar social e do mínimo existencial, ainda assim o usufruto de recursos ou alimentos oriundo de arrecadações destas entidades filantrópicas não dizem respeito a nenhum direito líquido e certo submetido ao império da lei e a critérios e requisitos por ela pré-determinado, mas de mera caridade cuja prática se submete ao alvedrio de tais programas e instituições.
Dito isso, fica claro e evidente que dentro do sistema de Assistência Social, um dos braços da Seguridade Social, não existe absolutamente nada de privado ou privatizado para que a assertiva ''os direitos da SEGURIDADE SOCIAL passaram a orientar-se pela seletividade E PELA PRIVATIZAÇÃO seja verdadeira.
Esta afirmação é falsa! E não resiste a mais ligeira análise à luz da lei, do Direito e da própria lógica.
-
É por essas e outras que a gente tbm precisa aprender a identificar a hora de não marcar nada, rs.
-
"os direitos da seguridade social passaram a orientar-se pela seletividade e pela privatização".
Questão complicada, quando a banca diz que os direitos da seguridade social passaram a se orientar pela privatização, complica tudo.
-
no meu entendimento como a questão menciona como consequencia a privatização isso é o resquício da época neo liberal para o atual
-
Questão ideológica!
-
Essa questão nos moldes atuais estaria errada;
-
qualquer sociólogo responde tranquilo à questão. Pra que isso?
-
Cespe tem que saber que também erra e não enfiar questões na goela das pessoas.
-
Esse troço cai no INSS? Como assim "os direitos da seguridade social passaram a orientar-se pela seletividade e pela privatização"?
-
Seguridade social engloba previdência (para quem contribui), assistência (para quem necessita, e saúde (para todos). Logo a única privatização é a previdência. Não entendo esse gabarito.
-
questao feita pela DIlma e outros lunaticos
-
Questão cabe recurso o que tem haver medida neoliberais com restrição de direito sociais questão muito ideológica Cespe pisando na bola mais uma vez!!!
-
Rapaz! E difícil viu.
As medidas neoliberais, ocorre um processo de restrição aos direitos sociais e privatização de serviços públicos essenciais.
Neoliberalismo é o desaparelhamento do Estado, ou seja, as privatizações. ... Nesse sentido, a função do Estado é apenas garantir a infraestrutura básica para o bom funcionamento.
-
Eles fizeram um copia e cola do livro Souza e souza que cita que a constituição não é cumprida como deveria. Bem ilógica essa questão!