SóProvas


ID
1682854
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
STJ
Ano
2015
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Acerca de subsistemas de armazenamento de dados e compartilhamento de arquivos, julgue o item subsequente.

Arquivos que estejam sendo acessados podem ser movidos entre dispositivos NAS.


Alternativas
Comentários
  • Temos um problema nessa questão pessoal. Primeiro, que existem diversas implementações de NAS, de diversos fabricantes, uma vez que ele tem seu sistema operacional próprio e sistema de arquivos completo.

    A título de exemplo, eu possuo uma solução de NAS (WDMYCLOUD) em casa e essa não possibilita que eu mova um arquivo WORD se ele estiver aberto, acusando uma mensagem de erro de que o arquivo está aberto. Ainda com ele aberto, percebemos que o próprio WORD gera um arquivo temporário que é utilizado para esse controle e versionamento de arquivos.

    Como O NAS possui um sistema de arquivos, entendo que há habilitação das flags de arquivo aberto do próprio SO, bloqueando-se, assim, o processo de mudança. Lembrando que o termo “mover” implica em apagar de um local e transferir para outro.

    Além disso, vale lembrar que cada dispositivo NAS possui um IP. Ou seja, o arquivo que estava aberto possuía um mapeamento a partir de um IP em uma máquina. Ao se tentar fazer essa mudança, o recurso que estava sendo utilizado não mais estaria disponível.

    Assim, entendo que há soluções de alguns fabricantes que permitam tal recurso, utilizando um esquema de arquivo temporário ou versionamento, que seja transparente ao usuário, inclusive para procedimentos de migração de dados. Em meu ambiente de trabalho, possuímos uma solução do fabricante NETAPP que permite tal funcionalidade. Mas não podemos generalizar tal condição à qualquer mudança entre dispositivos NAS, inclusive quando relacionamos soluções de fabricantes diferentes.

    Outro ponto a se considerar é a implementação em cluster de dispositivos NAS. Nesse caso, facilita-se e muito a transferência conforme descrito no enunciado, porém, em nenhum momento há essa afirmação da forma de implementação.

    Entendo que caiba recurso nessa questão pelos pontos mencionados.

    Gabarito Preliminar: C (Gabarito do Professor: E)

  • Questão 102 desse link explica:

    https://www.estrategiaconcursos.com.br/blog/stj-comentarios-da-prova-de-aa-ti-redes/

     

  • O que é NAS?

    Um sistema NAS é um dispositivo de armazenamento conectado a uma rede que possibilita o armazenamento e a recuperação de dados de um local centralizado para usuários autorizados da rede e clientes heterogêneos. Os sistemas NAS são flexíveis e de expansão horizontal, significando que à medida que você precisar de mais armazenamento, pode adicionar ao que você já tem. Um NAS é como ter uma nuvem privada no escritório. É mais rápido, mais barato e fornece todos os benefícios de uma nuvem pública local, fornecendo controle total para você.

     

    Os sistemas NAS são perfeitos para SMBs.

    Simples de operar, dispensando a presença de um profissional de TI dedicado

    De menor custo

    Backup de dados fácil, sempre acessível quando você precisar

    Bons para centralizar o armazenamento de dados de uma forma segura e confiável

     

    Observação: Na minha humilde opinião a questão só está correta pq inseriram a palavra PODEM, isso da margem para algumas tecnologias mais avançadas NAS, que realmente permitem que isso ocorra.

  • Gabarito Certo

    O NAS possui um sistema operacional completo que funciona com o propósito principal de ser um servidor de arquivos ligado diretamente a rede.

    Esse ‘Storage’ por estar na rede poder ser compartilhado com diversos clientes, diferente do DAS.  A grande diferença entre NAS, DAS e SAN é ques servidores NAS utilizam transferência nível arquivo, enquanto DAS e SAN utilizam armazenamento em bloco, sendo assim a transferência é bem mais eficiente.

     

     

     

    "Retroceder Nunca Render-se Jamais !"
    Força e Fé !
    Fortuna Audaces Sequitur !