SóProvas



Questões de NAS (Network Attached Storage)


ID
101413
Banca
FGV
Órgão
SEAD-AP
Ano
2010
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

A solução mais simples nas situações em que ocorre a necessidade da busca de maior espaço de armazenamento em um microcomputador é a de adquirir um outro disco rígido. Quando se faz referência ao armazenamento em redes, três siglas surgem como solução: NAS, DAS e SAS.

A esse respeito, analise as afirmativas a seguir.

I. "Serial Attached SCSI - SAS" refere-se a um barramento paralelo, similar ao IDE utilizado em HDs domésticos, mas que adiciona recursos para o uso em servidores. As versões iniciais do SAS suportavam taxas de transferência de 1 e 8 GB/s.

II. "Network Attached Storage - NAS" refere-se a uma máquina que funciona como um servidor de arquivos, ligado diretamente na rede e que roda um sistema operacional completo.

III. "Direct Attached Storage - DAS" refere-se a dispositivos de armazenamento externo, ligados diretamente ao servidor ou a qualquer outro micro da rede, como no caso das "cases" de HD ligadas à portas USB.

Assinale:

Alternativas
Comentários
  • D) CORRETO

    o erro da assertiva II está em afirmar que o NAS  roda um sistema operacional completo, pois o NAS realmente roda um sistema operacional, cuja função restringe-se ao gerenciamento das funções de storage, apenas.
  •  I. "Serial Attached SCSI - SAS" refere-se a um barramento paralelo, similar ao IDE utilizado em HDs domésticos, mas que adiciona recursos para o uso em servidores. As versões iniciais do SAS suportavam taxas de transferência de 1 e 8 GB/s.

    Corrigindo: As primeiras versões do SAS possuíam taxas de transferência de até 300 MB/s e evoluíram até aproximadamente 1200 MB/s. Eles são um intermediário entre o SCSI e o SATA, e foi espelhado no sistema do SATA(Serial ATA).

    II - conceito perfeito de NAS

    III - conceito perfeito de DAS

  • Um NAS (Network Attached Storage), por sua vez, roda um sistema operacional completo e funciona como um servidor de arquivos, ligado diretamente na rede.

    http://www.guiadohardware.net/tutoriais/das-nas-san/

  • Esse trecho do primeiro item não está errado não?
    "barramento paralelo,"
  • Resposta letra D.  Com exceção da afirmativa I essa questão foi copiada e colada do site hardware.com. Leia os artigos a seguir para confirmar o que eu estou afirmando:

    http://www.hardware.com.br/tutoriais/das-nas-san/

    http://www.hardware.com.br/livros/hardware/sas.html
  • O erro da I é pq falou q  é paralelo ( o certo é serial) e q a velocidade era de 1 a 8 Gbs ( o certo é até 1.2 Gb/s).

    As versões iniciais do SAS suportavam taxas de transferência de 150 e 300 MB/s. Recentemente foi introduzido o padrão de 600 MB/s e passou a ser desenvolvido o padrão seguinte, de 1.2 GB/s. A evolução é similar à do padrão SATA (note que as velocidades são as mesmas), porém o SAS tende a ficar sempre um degrau acima.



    http://www.hardware.com.br/termos/sas
  • Referente ao primeiro comentário: O Sistema Operacional é completo, porém não de propósito geral.
    As funções de SO são todas efetuadas.
  • Ver questão Q51171 identica a essa, mas o item I é correto (ano de 2008)

    I. DAS (Direct Attached Storage) refere-se a dispositivos de armazenamento externo ligados diretamente ao servidor ou a qualquer outro micro da rede, como no caso das "cases" de HD ligadas a portas USB.

  • Gabarito D

    Somente a alternativa I está incorreta.

    Vejam:

    Serial Attached SCSI (SAS) é um protocolo serial ponto-a-ponto (point-to-point) que transfere dados de e para dispositivos de armazenamento de computador, como discos rígidos (hard drives) e unidades de fita (tape drives).SAS substitui o SCSI paralelo mais antigo( Small Computer System Interface, pronuncia-se " scuzzy "), tecnologia de barramento que apareceu pela primeira vez em meados da década de 1980. SAS, como seu antecessor, usa o conjunto de comandos SCSI padrão. SAS oferece compatibilidade com SATA versão 2 e posterior. Isto permite a drives SATA serem conectados a backplanes SAS. O inverso, ligando unidades SAS para backplanes SATA , não é possível.[1]

    A comissão técnica T10 do International Committee for Information Technology Standards ( INCITS ) desenvolve e mantém o protocolo SAS; a SCSI Trade Association (SCSITA) promove a tecnologia.

     

    "Retroceder Nunca Render-se Jamais !"
    Força e Fé !
    Fortuna Audaces Sequitur !

  • d-

     NAS (Network Attachment Storage) é uma solução de armazenamento de dados que executa seu próprio sistema operacional, funcionando como um servidor de arquivos via rede.

    DAS (Direct Attached Storage) é um dispositivo de armazenamento externo ligado diretamente ao servidor ou estação de rede, como é o caso das gavetas de HDs ligadas via porta USB ou eSATA.


ID
119281
Banca
FCC
Órgão
TRF - 4ª REGIÃO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

O tipo de informação que trafega nas redes com arquitetura Network Attached Storage (NAS) é

Alternativas
Comentários
  • O compartilhamento de arquivos na rede já era possível mesmo antes da chegadado sistema NAS.Isso era possível graças aos protocolos NFS (Network FileSystem) do Unix e CIFS (Common Internet File System) do Windows.(Ambos tinham limitações)O sucesso do NAS, portanto, foi corrigir algumas limitações de cada protocolo e permitir que ambos pudessem operar em um mesmo servidor.B) Compartilhamento de ARQUIVOS
  • Na arquitetura NAS o arquivo trafega pela rede. Na SAN é o bloco de dados.
  • LETRA B
    Segundo Manoel Veras (2009, p.175),"Nas redes NAS a infraestrutura é quase sempre Gigabit Ethernet e o dado a ser armazenado é do tipo arquivo."


    Bibliografia:

    DATACENTER- Componente Central da Infraestrutura de TI
    Autor: MANOEL VERAS

ID
153520
Banca
FGV
Órgão
Senado Federal
Ano
2008
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Quando há necessidade de mais espaço de armazenamento em um microcomputador, a opção mais comum é simplesmente adquirir outro HD. Quando se faz referência a armazenamento em redes, três siglas surgem como solução: NAS, DAS e SAN. A esse respeito, analise as afirmativas a seguir:

I. DAS (Direct Attached Storage) refere-se a dispositivos de armazenamento externo ligados diretamente ao servidor ou a qualquer outro micro da rede, como no caso das "cases" de HD ligadas a portas USB.
II. NAS (Network Attached Storage) refere-se a uma máquina que funciona como um servidor de arquivos ligado diretamente na rede e que roda um sistema operacional completo.
III. SAS (Serial Attached SCSI) é um barramento serial, similar ao SATA utilizado em HDs domésticos, mas que adiciona recursos para o uso em servidores. As versões iniciais do SAS suportavam taxas de transferência de 150 e 300 MB/s. Recentemente foi introduzido o padrão de 600 MB/s e passou a ser desenvolvido o padrão seguinte, de 1,2 GB/s.

Assinale:

Alternativas
Comentários
  • Questão sem noção o cara começa a falar sobre NAS, DAS E SAN e termina falando sobre SAS????
  • Serial Attached SCSI ou SCSI anexado serial é um protocolo de gerenciamento e armazenamento de dados (por exemplo discos rígidos de computadores). Foi espelhado no sistema SATA.

    O SAS é um barramento serial que tende a ser utilizado em servidores, por ser mais confiável, rápido e versátil que o SCSI. O custo do SAS tende a ser inferior ao SCSI, mas superior ao SATA, portanto sua aplicação deverá se manter para os servidores de alto padrão. As primeiras versões do SAS possuíam taxas de transferência de até 300 MB/s e atualmente as taxas atingem 1200 MB/s. O grande diferencial do SAS é a possibilidade de ligar os HDs com extensores a uma única porta SAS. A configuração típica é de um enorme rack com os discos SAS, que pode ser posicionado até 5 metros do servidor. O rack permite que os discos sejam gerenciados de maneira mais eficiente e até mesmo trocados sem a parada do servidor (hotswap), sendo as informações restabelecidas via RAID diretamente pelas controladoras SAS, geralmente instaladas no barramento PCI Express do servidor.

    fonte: Wikipedia

  • Todas estão corretas. Essa questão foi copiada e colada do site hardware.com. Leia os artigos a seguir para confirmar o que eu estou afirmando:

    http://www.hardware.com.br/tutoriais/das-nas-san/
    http://www.hardware.com.br/livros/hardware/sas.html
  • Considero o item II incorreto por afirmar que uma máquina NAS roda um sistema operacional "completo". Dizer "completo" é algo subjetivo e um sistema operacional completo provavelmente vem com uma série de drivers de vídeo, suporte a vários protocolos de rede, desde PPP a FCP, ou ainda, suporte a impressoras, etc. O sistema que se roda nessas máquinas costuma ser uma versão enxuta de um Linux ou FreeBSD, otimizado e customizado para as funções do aparelho, longe de ser um sistema operacional "completo" no sentido de que suporta apenas o mínimo necessário, contendo as bibliotecas e drivers específicos para o uso.
  • Pesquisem pela questão Q33802, da prova para Auditor da Receita do Estado SEAD-AP de 2010 dessa mesma banca(FGV).

    A questão é completamente a mesma. Os caras copiaram e colaram é a primeira vez que vejo isso.
  • A outra questão cita barramento paralelo, essa diz barramento serial
  • e-

    dispositivos de armazenamento ligados diretamente aos servidores - Direct Attached Storage

    ligados via rede LAN da empresa com velocidade - Network Attached Storage


ID
155470
Banca
FCC
Órgão
MPE-RN
Ano
2010
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Arquitetura de armazenamento de dados que armazena e recupera dados na forma de arquivos, utilizando a rede IP, sendo que o servidor de aplicação não tem controle, nem conhecimento de como é a estrutura do subsistema de discos, volume e partição, entre outros:

Alternativas
Comentários
  • NAS provides both storage and a file system. This is often contrasted with SAN (Storage Area Network), which provides only block-based storage and leaves file system concerns on the "client" side. SAN protocols are SCSI, Fibre Channel, iSCSI, ATA over Ethernet (AoE), or HyperSCSI.

  • NAS - Utiliza os protocolos NFS ou CIFS/SMB ou até mesmo FTP. Roda um sistema operacional completo e funciona como um servidor de arquivos, ligado diretamente na rede. O servidor de aplicação não tem controle, nem conhecimento, de como é a estrutura do subsistema de discos. É como se fosse um computador na rede dedicado ao armazenamento de arquivos. Dispositivo pode ser ligado a uma rede local, ou remota, compartilhada com a rede de computadores. Dentro do equipamento de armazenamento o sistema operacional controla todo o sistema de arquivos.
  • Uma das característcas clássicas do NAS!
  • LETRA C.

    Segundo Manoel Veras(2009,p.175),"Nas redes SAN a infraestrutura de rede pode ser FC ou Gigabit Ethernet e o dado a se transportado é do tipo bloco. Nas redes NAS a infraestrutura é quase sempre Gigabit Ethernet e o dado a ser armazenado é do tipo arquivo."

    Segundo Manoel Veras(2009,p.191),"O NAS usa protocolos de rede e de compartilhamento de arquivos. Estes protocolos incluem o TCP/IP para transferência de dados e dos protocolos CIFs e NFS  para serviços de arquivo remoto."

    Bibliografia:

    DATACENTER-COMPONENTE CENTRAL DA INFRAESTRUTURA DE TI-MANOEL VERAS


  • Gabarito C

    A sigla DAS é abreviação de “Direct Attached Storage”. Ela se refere a dispositivos de armazenamento externo ligados diretamente ao servidor (ou a qualquer outro micro da rede), como no caso das gavetas de HD ligadas a portas eSATA (o eSATA é uma versão externa das portas SATA, que mantém a mesma velocidade de 150 ou 300 MB/s, mas permite o uso de um cabo externo) ou a portas USB, por exemplo.

     

    Um NAS (Network Attached Storage), por sua vez, roda um sistema operacional completo e funciona como um servidor de arquivos, ligado diretamente na rede.

    Muitas vezes, eles são chamados de “network storage”, ou simplesmente de “storage”, termos que são mais descritivos para o público não técnico do que “NAS”. Entre o público técnico, eles são também chamado de “filers” (arquivadores). O termo “storage” é na verdade um termo técnico genérico para soluções de armazenamento, que é usado também em outras situações, como no caso das SANs.

     

    "Retroceder Nunca Render-se Jamais !"
    Força e Fé !
    Fortuna Audaces Sequitur !


ID
177988
Banca
FCC
Órgão
TRT - 9ª REGIÃO (PR)
Ano
2010
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Em relação às redes de armazenamento de dados SAN e NAS, considere:

I. A responsabilidade de formatar, particionar e distribuir informações nos discos do storage é do próprio storage, e não do sistema operacional.

II. A distância entre os servidores e os dispositivos de armazenamento de dados é praticamente ilimitada, porém está restrita em latência.

III. Tanto o crescimento quanto a diminuição das áreas de armazenamento podem ocorrer sem ações no sistema operacional do servidor.

IV. O desempenho está atrelado ao trabalho adicional no tratamento dos dados, pois os protocolos são voltados à movimentação de arquivos.

As afirmações I, II, III e IV, referem-se, respectivamente a

Alternativas
Comentários
  •  Gabarito: C

    I - Controle de distribuição dos dados nos discos do storage:
    SAN
    A responsabilidade de formatar, particionar e distribuir dados nos discos lógicos criados no storage é do sistema operacional do servidor
    NAS
    A responsabilidade de formatar, particionar e distribuir informações nos discos do storage é do próprio storage, independe do sistema operacional do servidor

    II - Distâncias entre servidores e dispositivos de armazenamento de dados
    SAN
    · FCP – Limitado a dezenas de Kms
    · iSCSI – Praticamente ilimitado, pode ir até onde IP chegar, porém estará limitado em latência
    NAS
    Praticamente ilimitado, pode iraté onde IP chegar, porémestará limitado em latência

    III - Escalabilidade das áreas de armazenamento do storage para os servidores
    SAN
    Crescimento das áreas de armazenamento deve ser coordenado com ações no sistema operacional do servidor. Uma vez aumentada a área não é possível sua diminuição
    NAS
    Tanto creascimento quanto diminuição das áreas de armazenamento podem ser realizados sem o ações no sistema operacional do servidor

    IV - Desempenho
    SAN
    Alto desempenho, protocolos voltados a movimentação de blocos de dados
    NAS
    Médio desempenho, pois os protocolos são voltados a movimentação de arquivos, o que traz um trabalho adicional no tratamento dos dados

  • Como poderia ser a letra C? Se o primeiro item se refere ao SAN e não ao NAS? Vai entender essas bancas.
  • Senhores, a assertiva I refere-se a NAS.

    No NAS, a responsabilidade é do próprio storage, e não do SO.

    Para complementar:

     

    NAS (Network Attached Storage)

    Protocolos de arquivo

    Roda um SO completo

    Servidor de arquivos

    Ligado diretamente na rede, local ou remota

    Responsabilidade do próprio storage, e NÃO do SO

    Utiliza os protocolos NFS ou CIFS/SMB ou até mesmo FTP

    Funcionalidade exclusiva de prover serviços de armazenamento de dados para outros dispositivos da rede

    Permite que vários computadores acessem ao mesmo conjunto de arquivos em uma rede

    Topologia: Linear

     

    Vamos na fé.

  • Complementando o enunciado para esclarecimento

     

    I. A responsabilidade de formatar, particionar e distribuir informações nos discos do storage é do próprio storage, e não do sistema operacional do servidor conectado na rede que faz acesso ao storage.

    III. Tanto o crescimento quanto a diminuição das áreas de armazenamento podem ocorrer sem ações no sistema operacional do servidor conectado na rede que faz acesso ao storage.


ID
188791
Banca
FCC
Órgão
TRT - 9ª REGIÃO (PR)
Ano
2010
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Em relação ao armazenamento de dados, uma das principais diferenças entre a arquitetura SAN e NAS reside

Alternativas
Comentários
  • Carlos chagas adora essas questões retiradas de livro.

    Questão deveria ser anulada. Quase tudo pode ser diferente principalmente o hardware e não só o tipo de dado.

  • DAS (Direct Attached Storage) refere-se a dispositivos de armazenamento externos ligados diretamente ao servidor (ou outro micro), como no caso das gavetas de HD ligadas a portas eSATA  ou a portas USB, por exemplo.
    NAS (Network Attached Storage), por sua vez, roda um sistema operacional completo e funciona como um servidor de arquivos, ligado diretamente na rede.
    SAN (Storage Area Network) é utilizada em empresas que precisam de muito mais do que 10 TB de espaço de armazenamento. Toda SAN tem como bloco de montagem HDs tradicionais, que são ligados a uma unidade controladora (que se encarrega do acesso aos dados, RAID e outras funções) e é ligada a um servidor através de uma interface dedicada.
    Fonte: http://www.guiadohardware.net/tutoriais/das-nas-san/pagina2.html.
  • Seguinte, quando se utiliza SAN ele trafega blocos inteiros e quando utiliza NAS trafega arquivos.
  • O que eu não concordo nas questões é quando coloca apenas a sigla no enunciado e não sua definição tbm. Vide questão Q51171.
  • LETRA D.

    Segundo Manoel Veras(2009,p.175),"Nas redes SAN a infraestrutura de rede pode ser FC ou Gigabit Ethernet e o dado a se transportado é do tipo bloco. Nas redes NAS a infraestrutura é quase sempre Gigabit Ethernet e o dado a ser armazenado é do tipo arquivo."

    Bibliografia:

    DATACENTER-COMPONENTE CENTRAL DA INFRAESTRUTURA DE TI-MANOEL VERAS

  • Acho no mínimo estranho o tipo de dado transferido ser uma diferença mais notável que o hardware envolvido. No SAN tem um switch só para esta arquitetura, o Fibre Channel, e usa fibra ótica. O tipo de dados é diferente mas na rede vira tudo bits.

    Essa coisa de "principal" é bem relativo.

  • Concordo com o Luciano, algumas questões são elaboradas a partir de cópia de trechos de livros (por isso muitos, "maldosamente", apelidam a FCC de Fundação Copia e Cola).
    Quanto à cópia em si, não vejo problema, desde que bem feita.
    O problema é maior quando a questão é elaborada por quem não entende do assunto (não são todas as questões), nesses casos são colocadas frases isoladas, fora do contexto, que dão margem a várias interpretações, principalmente por aqueles que estão melhores preparados, e consequentemente nivelando por baixo os candidatos, transformando a questão num mero caso de sorte ou azar.

  • Meodeos, não sei se choro ou se corro. Tipo de dado leva o candidato a pensar no que? Em dado e não em como ele trafega na rede. Que perguntinha mais maldosa essa viu.


ID
195475
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TCU
Ano
2010
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Julgue os itens que se seguem, relativos às tecnologias de
armazenamento DAS, NAS e SAN.

As tecnologias DAS são soluções de armazenamento voltadas para grandes instalações com centenas de usuários.

Alternativas
Comentários
  • DAS é abreviação de "Direct Attached Storage" e refere-se a dispositivos de armazenamento externo ligados diretamente ao servidor (ou a qualquer outro micro da rede), como no caso das gavetas de HD ligadas a portas eSATA (o eSATA é uma versão externa das portas SATA, que mantém a mesma velocidade de 150 ou 300 MB/s, mas permite o uso de um cabo externo) ou a portas USB,

    Apesar de ser simples de implementar e relativamente barato, não possui escalabilidade e portanto não é indicado para instalações com centenas de usuários.

  • É o mais comum tipo de armazenamento. Assim como o nome sugere, implica que todos os discos e dispositivos de armazenamento estejam no servidor, ao invés de um dispositivo separado. Tem uma bola relação custo-benefício, principalmente para pequenas e médias empresas.

    Essa técnica é mais adequada para pequenos servidores que oferecem acesso a arquivos para diversos PCs ou usuários de um pequeno escritório. É uma forma confiável para armazenar aplicações que rodam em um servidor.

    No entanto,essa arquitetura tem algumas limitações em relação à escalabilidade, uma vez que os servidores suportam um número limitado de discos. Isso significa que se a sua empresa precisar de mais espaço, a única alternativa é utilizar discos de alta capacidade.

    QUESTÃO ERRADA

  • Basta lembrar do HD externo... Ele é um DAS. com isso ele não a função de trabalhar em ambientes distribuidos.

  • e-

    grande conselho do colega Paulo Luiz Almeida dos Reis: comece a chamar hd externo de DAS (direct attached storage)

  • O DAS é somente um equipamento de armazenamento conectado a um computador na rede.

    Lidar com dezena de usuários ainda vai, mas quando falamos de centenas.... devemos considerar um NAS, ou mesmo uma SAN, que seria o ideal.

    Item errado.

    • DAS (Direct Attached Storage):

    Conectado diretamente ao computador;

    Nível de bloco.


ID
195478
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TCU
Ano
2010
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Julgue os itens que se seguem, relativos às tecnologias de
armazenamento DAS, NAS e SAN.

As tecnologias NAS são usadas como servidores de arquivos com sistema operacional e recursos de hardware especializados.

Alternativas
Comentários
  • O que difere um DAS de NAS e SAN?

    No DAS temos um equipamento de armazenamento ligado diretamente ao servidor. Ex.: HD Externo na porta USB

    No NAS temos um equipamento especializado somente para fornecer acesso compartilhado ao seu próprio disco. Pode ser uma "caixa preta" rodando linux como, simplesmente, um windows com um disco de alta capacidade compartilhado na rede. Para acessar o NAS precisaremos mapear a unidade. Esse mapeamento será compartilhado.

    No SAN temos um Storage. Um equipamento com muito espaço para armazenamento. A diferença para NAS é que, neste caso, ele consegue gerenciar de forma mais granular as quantidade de área que será entregue a um solicitante. Esta área disponibilizada será usada apenas por 1 servidor, e ninguem mais irá mapeá-la. No servidor poderemos montar essa área (disco de rede no windows ou usando NFS em *unix). Geralmente são chamados de partições montadas (ou remotas)

  • Gabarito Certo

    Um NAS (Network Attached Storage), por sua vez, roda um sistema operacional completo e funciona como um servidor de arquivos, ligado diretamente na rede.

    Muitas vezes, eles são chamados de “network storage”, ou simplesmente de “storage”, termos que são mais descritivos para o público não técnico do que “NAS”. Entre o público técnico, eles são também chamado de “filers” (arquivadores). O termo “storage” é na verdade um termo técnico genérico para soluções de armazenamento, que é usado também em outras situações, como no caso das SANs.

    Existem muitas opões de NAS, que vão desde sistemas baratos, que custam pouco mais que uma gaveta USB, até equipamentos caros, que utilizam um grande número de HDs. Os modelos mais baratos comportam apenas um ou dois HDs e oferecem apenas funções básicas. Alguns modelos incluem também um transmissor wireless ou disponibilizam uma porta USB, o que permite que sejam ligados ao PC diretamente e seja usados como um DAS. Modelos intermediários suportam em sua maioria 4 drives e modelos high-end ou racks para uso em datacenters suportam muitas vezes 8 drives ou mais.

     

     

     

    "Retroceder Nunca Render-se Jamais !"
    Força e Fé !
    Fortuna Audaces Sequitur !


ID
226252
Banca
CESGRANRIO
Órgão
EPE
Ano
2010
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Uma pequena empresa possui dois dispositivos do tipo NAS (Network Attached Storage) para armanezar o backup de seus usuários. O primeiro NAS possui 5 discos de 1 TB em RAID 5, o segundo, 2 discos de 1 TB em RAID 0. Qual o total de espaço disponível, em TB, para backup?

Alternativas
Comentários
  • RAID 0 = é só a concatenação dos discos em um único volume

    RAID 5 = perde-se um dos discos por causa dos dados de paridade.

     

     

  •  No RAID 0, não há "perca" de nenhum disco para controle. Porém no RAID 5 há "perca" de 1 disco para o controle do sistema. Então o resultado é (5-1) + (2-0) = 6.

  • d) 6
    no RAID 5 não dá para usar os 5 discos porque preciso de espaço para armazenar a paridade , que fica distribuida em todos os discos, então efetivamente vou usar 4 discos. blz?
    no RAID 0 (Stripping) não há replicação de dados e eu uso os 2 discos para escrita.
    4+2 = 6

    Espero ter ajudado.
    {}s
    Marcelo

    Dê sua avaliação. obrigado!!!
  • Pensei em outra possibilidade para essa questão:

    1o NAS) 5 discos de 1 TB em RAID 5,

    3 Discos para dados
    1 Paridade
    1 Hot Spare

    Total para armazenamento = 3TB

    2o NAS) 2 discos de 1 TB em RAID 0

    Total para armazenamento = 2TB

    Sendo o total do 1o NAS com o 2o = 3 + 2 = 5 TB

    *Como esse cenário seria outra possibilidade para o RAID 5, acredito que a questão seja ambígua, admitindo duas respostas - C-5TB ou D-6TB)
  • No RAID 5 a paridade é distribuida em todos os discos, por isto cada disco não terá disponivel para os dados 100% de 1Tbyte, somente 80%. A conta que se faz para armazenamento da paridade é de 20% do volume.  Então uma continha rápida, 800Gbytes de dados para cada disco x 5 discos então temos 4 Tbytes disponiveis.
    No RAID 0, não é utilizado nenhuma redudância, então temos 100% do volume de cada disco. São dois discos então temos 2Tbytes.
    Portanto, o volume total de dados é 4 + 2 = 6Tbytes.

  • O RAID 5 usa um sistema de paridade para manter a integridade dos dados. Os arquivos são divididos em fragmentos de tamanho configurável e, para cada grupo de fragmentos, é gerado um fragmento adicional, contendo códigos de paridade.

    Note que, ao invés de reservar um HD inteiro para a tarefa, os códigos de correção são espalhados entre os discos. Desta forma, é possível gravar dados simultaneamente em todos os HDs, melhorando o desempenho.

    O RAID 5 pode ser implementado com a partir de 3 discos. Independentemente da quantidade de discos usados, sempre temos sacrificado o espaço equivalente a um deles. Ou seja, quanto maior é a quantidade de discos usados no array, menor é a proporção de espaço desperdiçado.

    Em um sistema com 5 HDs de 500 GB, teríamos 2 TB de espaço disponível e 500 GB de espaço consumido pelos códigos de paridade. Usando 8 HDs teremos 3.5 TB para dados e os mesmos 500 GB para paridade, e assim por diante.

    Fonte: http://www.hardware.com.br/termos/raid-5

  • No wikipedia em inglês (http://en.wikipedia.org/wiki/RAID) mostra maiores detalhes sobre a eficiência de espaço. No RAID 5 ocorre uma eficiência de espaço = 1-1/n (onde n representa a quantidade de discos). Sendo assim temos => 1-1/5 = 4/5. 4/5 é quanto vai ser usado do disco. Logo: 4/5 x 5TB => 20/5 => 4TB
    Somando esses 4TB com mais 2TB do RAID 0 [ que se usado sozinho só servirá para você perder teus dados em um curto espaço de tempo :) ], temos 6GB e a resposta correta: letra d.
  • Questão de interpretação duvidosa, como estamos falando de backup estes seriam as cópias de segurança dos arquivos, sendo então dados que não podem ser perdidos, quando se implemanta no sistema de arquivos o RAID0 a intenção é ganho de performance não havendo redundancia dos dados alí gravados, sendo assim estes dados correm alto risco de serem perdidos, portanto não se deve gravar os arquivos de backup nestes discos, um backup eficiente seria implementado no primeiro grupo de arrays com 5 discos de 1 tera e RAID5, como o sistema de RAID5 utiliza um dos discos para assumir o lugar de um outro que venha a falhar nos resta 4 terabytes para montar o sistema de backup, com um nível de segurança maior.
  • Concordo com o Vladmir.

    Descartei de cara o backup no RAID 0, pois ele nao objetiva espelhamento, armazenamento de paridade..enfim...qualquer coisa relacionada a possibilidade de se fazer backup.
  • O RAID 5 necessita do espaço de 1 disco para a paridade, então nesse caso para armazenamento são 4 TB e 1 para paridade.
    O RAID 0 divide a informação entre discos e utiliza o total de armazenamento dos mesmos para informações, nesse caso irá utilizar 2 TB para armazenamento.


ID
240583
Banca
FCC
Órgão
TRT - 22ª Região (PI)
Ano
2010
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Considere as características abaixo.

(I) Comporta-se como se fosse uma única unidade de armazenamento, que o servidor pode acessar diretamente, de forma transparente.
(II) Usa HDs tradicionais como blocos básicos de montagem, que são ligados a uma unidade controladora, que se encarrega do acesso aos dados, RAID e outras funções.
(III) Processa um sistema operacional completo e funciona como um servidor de arquivos, ligado diretamente na rede e pode ser acessado simultaneamente por vários clientes.

A correta associação das características explícitas em I, II e III com SAN e NAS, é respectivamente,

Alternativas
Comentários
  • SAN ou Storage Area NetWork, é uma rede cujo objectivo é a interconexão de unidades de armazenagem, e que tem ligação a servidores, permitindo a cada um destes aceder directamente em protocolo de entrada-saída a qualquer uma daquelas unidades.

    Um NAS ou Netork Attached Storage é uma unidade ou servidor de armazenamento que se liga, como qualquer outro servidor à rede da empresa, onde tem a função de servidor de ficheiros. Um servidor NAS entende vários protocolos de rede (NFS, CIFS, HTTP…), adapta-se a vários tipos de rede (Ethernet, ATM, FDDI…) e sabe dialogar com sistemas como UNIX, NT ou Netware.

    Um dispositivo NAS combina a tecnologia dos arrays de discos com a inteligência de uma pequena unidade de processamento.  Todos estamos familiarizados com o conceito de “impressora de rede”, ou seja aquela onde qualquer utilizador pode imprimir. Do mesmo modo o NAS é uma unidade partilhada através da LAN e todos os utilizadores com os direitos adequados podem montar sistemas de ficheiros directamente sem ter que veicular os dados através do servidor.

     

    ALTERNATIVA C

  • Algumas características do SAN:

    - Pertence a um único computador
    - Usa os mesmos protocolos usados para leitura de disco local como SCSI
    - Permite a obteção de blocos específicos de dados.

    NAS

    - Usado por muitos computadores
    - Roda um sistema operacional completo
    - Atende a vários protocolos: NFS, CIFS/SMB, FTP e etc...
  • (I) Comporta-se como se fosse uma única unidade de armazenamento, 
    que o servidor pode acessar diretamente, de forma transparente. (SAN)
     
     
     Além da maior capacidade de armazenamento e de recursos de redundância, 
    a principal diferença de uma SAN e um NAS ou um servidor de arquivos 
    tradicional é que o SAN se comporta como se fosse uma única unidade de 
    armazenamento, que o servidor pode acessar diretamente, de forma transparente. 
    Ou seja, é como se você conectasse um único HD de 100 TB (por exemplo) no servidor, 
    diferente de um NAS, que se comporta como um servidor de arquivos e pode ser acessado 
    simultaneamente por vários clientes. 
     
     
    Fonte: http://www.hardware.com.br/tutoriais/das-nas-san/pagina2.html
     
    ------------------------------------------------------------------------------------------
     
    (II) Usa HDs tradicionais como blocos básicos de montagem, que são 
    ligados a uma unidade controladora, que se encarrega do acesso aos 
    dados, RAID e outras funções. (SAN)
     
    Toda SAN tem como bloco de montagem HDs tradicionais, que são ligados 
    a uma unidade controladora (que se encarrega do acesso aos dados, 
    RAID e outras funções) e é ligada a um servidor através de uma 
    interface dedicada, que pode ser tanto uma interface Fibre Channel 
    quanto uma interface de rede Gigabit Ethernet ou 10 Gigabit Ethernet 
    (usando o iSCSI).
     
    Fonte: http://www.hardware.com.br/tutoriais/das-nas-san/pagina2.html
     
    -----------------------------------------------------------------------------------------
     
    (III) Processa um sistema operacional completo e funciona como um 
    servidor de arquivos, ligado diretamente na rede e pode ser acessado 
    simultaneamente por vários clientes. (NAS)
     
    Um NAS (Network Attached Storage), por sua vez, roda um sistema operacional 
    completo e funciona como um servidor de arquivos, ligado diretamente na rede.
     
    Fonte: http://www.hardware.com.br/tutoriais/das-nas-san/
  • I - Comporta-se como se fosse uma única unidade de armazenamento, que o servidor pode acessar diretamente, de forma transparente. - Não sei explicar ao certo, mas este trecho sobre SAN, principalmente no FCC, é recorrente.

    II - Acredito que em NAS tem-se um SO completo e ele é responsável pelo acesso aos dados e outras funções. Já o SAN usa a controladora.

    III - NAS tem sistema operacional completo e pode ser acessado por vários clientes. Já SAN não tem o SO e cada dispositivo pertence a um cliente.

  • As bancas precisam se atualizar. Esse papo de "usa um sistema operacional completo" já não é mais a realidade de hoje em dia.

    Um Storage da NetApp(SAN) usa FreeBSD "tunado", da mesma forma que o FreeNAS utiliza.

    O Storage da série VNX da EMC tem Windows por baixo dos panos, e sua camada de software de configuração por cima.

    É uma decoreba que, pra quem já trabalha na área de infraestrutura, é meio chato de engolir.


ID
255814
Banca
FCC
Órgão
TRT - 24ª REGIÃO (MS)
Ano
2011
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Os clientes acessam o NAS ? Network Attached Storage, por meio de uma interface

Alternativas
Comentários
  • Sistemas NAS podem conter mais de um HD, podendo também contar com a tecnologia RAID (Redundant Arrays of Independent Disks), centralizando a responsabilidade de servir os arquivos em uma rede e deste modo liberando recursos de outros servidores desta rede. Os protocolos utilizados pelo NAS são o NFS, popular em sistemas UNIX, ou CIFS/SMB (Common Internet File System/Server Message Block) em ambientes Windows, assim como o tradicional FTP.
  • Embora o NFS seja o sistema de arquivos de rede mais popular nos sistemas UNIX e Linux, certamente ele não é a única escolha. Nos sistemas Windows® , o bloco de mensagens do servidor [SMB], também conhecido como CIFS) é a opção mais usada (embora o Windows também suporte NFS, assim como o Linux suporta SMB).

    RPC fornece os meios para a realização de chamadas de procedimentos entre sistemas. Ele serializa a solicitação do NFS e acompanha os argumentos ao mesmo tempo, gerencia seu envio para o peer remoto apropriado e depois gerencia e controla a resposta, fornecendo-a para o solicitante apropriado.

    apesar do comentario acima, em regra, linux -nfs, windows - cifs

    a melhor combinação para questao é RPC - NFS-linux, cifs-win
  • A questão apresenta ambiguidade no gabarito. O NFS é multiplataforma, utilizando o RPC e XDR. Tb opera sobre os protocolos de transporte UDP ou TCP (porta 2049). Assim, teríamos o gabarito E como outra alternativa correta.,
  • Sei nao, viu...
    Fui seco na letra B depois que li esse comentario no LINK de uma questao anterior

    "(...)Um servidor NAS entende vários protocolos de rede (NFS, CIFS, HTTP…), adapta-se a vários tipos de rede (Ethernet, ATM, FDDI…) e sabe dialogar com sistemas como UNIX, NT ou Netware." no LINK (http://www.dotecome.com/infoimagem/infoimagem/info28/28art5.htm)

    La nem menciona nada sobre o RPC

    Enfim.
  • Diferenças entre NFS e CIFS (em Inglês): http://goo.gl/HxwsX
  • O sistema de arquivos NFS foi implementado usando RPC (Remote Procedure Call), cujos protocolos são descritos usando XDR (eXternal Data Representation), que define um padrão de codificação e decodificação, criando uma identificação independente da máquina. A External Data Representation (XDR) é a linguagem que permite definir tipos de dados de maneira consistente, propiciando a troca de dados entre computadores com diferentes métodos de armazenamento de dados (sistemas de arquivos) utilizando NFS.


    Fonte: http://www.cooperati.com.br/2012/03/01/compartilhando-com-nfs/

    []'s
  • Cristovão - http://www.cs.cf.ac.uk/Dave/C/node33.html#SECTION003340000000000000000. Aqui ele usava o termo Interface da programação, e não interface de rede.

    Overview of Interface Routines

    RPC has multiple levels of application interface to its services. These levels provide different degrees of control balanced with different amounts of interface code to implement. In order of increasing control and complexity. This section gives a summary of the routines available at each level. Simplified Interface Routines

    The simplified interfaces are used to make remote procedure calls to routines on other machines, and specify only the type of transport to use. The routines at this level are used for most applications. Descriptions and code samples can be found in the section, Simplified Interface @ 3-2.


  • CIFS e NFS são protocolos para compartilhamento de arquivos, no qual geralmente o CIFS é utilizado em sistemas Windows e o NFS em sistemas Linux.

    RPC é uma biblioteca de procedimentos por meio da qual um processo (processo cliente) pode fazer com que um outro processo (processo servidor) execute uma chamada a um procedimento como se o fizesse em seu próprio espaço de endereçamento. Desta maneira, o processo cliente e o processo servidor não precisam residir na mesma máquina.
    O protocolo NFS provê acesso remoto transparente a arquivos compartilhados via rede, e foi desenvolvido para funcionar independentemente de equipamento, sistema operacional, arquitetura de rede e protocolo de transporte. Tal independência é obtida por meio do uso da RPC (Remote Procedure Call - chamada de procedimento remoto).
    FONTE: http://www.lsi.usp.br/~volnys/academic/trabalhos-orientados/Analise-dos-aspectos-de-seguranca-dos-protocolos-de-compartilhamento-NFS-e-CIFS.pdf 

ID
260368
Banca
FCC
Órgão
TRT - 4ª REGIÃO (RS)
Ano
2011
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Em relação aos sistemas de armazenamento de dados SAN (Storage Area Network) e NAS (Network Attached-Storage), considere:

I. Funcionalidade exclusiva de prover serviços de armazenamento de dados para outros dispositivos da rede.

II. Disponibiliza armazenamento e sistema de arquivos.

III. Realiza armazenamento e deixa ao cliente a tarefa de lidar com o sistema de arquivos.

IV. Cada dispositivo é de propriedade de um único computador.

V. Permite que vários computadores acessem ao mesmo conjunto de arquivos em uma rede.

Os itens I, II, III, IV e V referem-se, respectivamente, a

Alternativas
Comentários
  • SAN

    NAS

    Utiliza fibra óptica nas ligações, tendo uma rede própria separada do rede local,possui uma grande dimensão

    Utiliza ligações TCP/IP, esta ligado a própria rede local,pequena dimensão

    Oferece apenas armazenamento de dados, deixando o sistema de arquivos ao cargo do cliente

    Oferece armazenamento e sistema de arquivos, oferece e gere tudo que é necessário para a correta disponibilização dos dados de forma totalmente autônoma

    O acesso aos dados é de“baixo nível”idêntico ao usado em discos ATA, pois o servidor pede blocos de dados, é portanto “block-level”

    O acesso aos dados é de “alto nível” pois os clientes pedem uma porção de um determinado arquivo abstrato em vez de um bloco de dados de um disco, é“file-level”

    Caro e complexo de implementar e gerir, necessita de mão obra especializada. Só justificada em grandes organizações com grandes redes de computadores

    Simples e barato, fácil de gerir,normalmente é possível gerir um sistema NAS por uma interface WEB de forma simples e rápida

  • SAN - Compartilhamento de arquivos, o filesystem fica no servidor de compatilhamento
    NAS - Mais um disco para os dispositivos/hosts de rede, o filesystem está em cada dispositivo
    Agora sim,
    I) Serviços dearamazenamento para outros dispositivos de rede > compartilhar > NAS
    ii) disponibilizar armazenamento e o sistema de arquivos > filesystem no servidor > NAS
    iii) o cliente vai lidar com o sistema de arquivos > filesystem no cliente > SAN
    iv) cada dispositivo (de aramazenamento é de propriedade de um computador > mais um disco para o cliente > SAN
    V) Compartilahmento novamente, NAS
    http://www.nas-san.com/slides/images/confusion2.gif

  • questão parece estar meio mal elaborada....

    A afirmação IV se alguem entender explique please

    Obrigado
  • Imagem interessante postada pelo paulo:


  • Rodrigo, 

    As áreas de disco do SAN, podem por exemplo conter um SO para dar boot em um servidor, ou um sistema provedor de serviços WEB (apache ou iis, por exemplo). Imagina dois servidores acessando e escrevendo dados simultaneamente neste área? Não iria funcionar.  

    Não sei se ajudei ou piorei. 

  • I. Funcionalidade exclusiva de prover serviços de armazenamento de dados para outros dispositivos da rede.

    A NAS não tem funcionalidade exclusiva de armazenamento. Não podemos falar somente como se fosse um FTP. Posso aplicar um NAS em servidores de EMAIL fazendo desses servidores serviço e armazenamento. Outro detalhe da palavra "exclusivo" está na questão de rede. A SAN é exclusiva em rede e transporta dados em bloco não importando com o sistema ou serviço.

  • c-

    SAN - Comporta-se como se fosse uma única unidade de armazenamento, que o servidor pode acessar diretamente, de forma transparente. Usa HDs tradicionais como blocos básicos de montagem, que são ligados a uma unidade controladora, que se encarrega do acesso aos dados,RAID e outras funções.

    ________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

    NAS - Processa um sistema operacional completo e funciona como um servidor de arquivos, ligado diretamente na rede e pode ser acessado simultaneamente por vários clientes.

    ________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

    NAS faz o file system; no SAN é o client que o faz


ID
266791
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
PC-ES
Ano
2011
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Quanto aos conceitos de banco de dados, storage e RAID, julgue
os itens seguintes.

Nas redes NAS (Network Attached Storage), a infraestrutura é, na maioria das vezes, Gigabit Ethernet, e o dado a ser armazenado é do tipo bloco.

Alternativas
Comentários
  • Resposta: ERRADO

    Essas caracteristicas são das redes SAN
  • Assertiva ERRADA.

    Na verdade a rede NAS trabalha com arquivos. A rede SAN trabalha com armazenamento em bloco.
     

  • Questão ERRADA

     

    CONCEITO das Redes NAS (Network Attached Storage). - Trata-se,  essencialmente de  um servidor conectado a rede, com a funcionalidade única de promover serviços de armazenamento de dados para outros dispositivos da rede. Estas unidades não são desenvolvidas para tarefas computacionais em geral, apesar de tecnicamente ser possível executar outros softwares nelas. Geralmente, as unidades não possuem teclado ou monitor, e são configuradas pela rede, normalmente através de um browser.

    As Redes NAS podem conter mais de um HD,  que pode também contar com a tecnologia RAID (Redundant Arrays of Independent Disks), centralizando a responsabilidade de servir os arquivos em uma rede e deste modo liberando recursos de outros servidores desta rede. Os protocolos utilizados pelo NAS são o NFS, popular em sistemas UNIX, ou CIFS/SMB (Common Internet File System/Server Message Block) em ambientes Windows, assim como o tradicional FTP.

    O NAS disponibiliza armazenamento e sistema de arquivos, contrastando com o SAN (Storage Area Network), que só realiza armazenamento e deixa ao cliente a tarefa de lidar com o sistema de arquivos. A principal distinção entre os dois sistemas de armazenamento é que o NAS fornece protocolos de arquivo, e o SAN protocolos de camada. Raramente vê-se o sistema SAN sendo utilizado fora de grandes redes de computadores.

    Equipamentos NAS estão sendo usados pelo mundo corporativo há algum tempo, porém com a redução dos custos destes dispositivos e com a popularização de redes domésticas, diversos produtos NAS surgiram para o mercado pessoal. Estes dispositivos NAS de uso doméstico são baseados em processadores baratos rodando uma versão embarcada de LINUX. Além do baixo custo, estes aparelhos têm baixo consumo de energia e têm uma instalação relativamente simples. Existem alternativas OPEN SOURCE para implementações caseiras de NAS, como o FreeNAS, o Openfiler e o NASLite.
    Fonte de pesquisa:Wikipedia

  • Resumindo e comparando:
     
    Consolidando
    DAS
    Direct Attached Storage
    SAN
    Storage Area Network
    NAS
    Network Attached Storage
     
    O que é
    Um HD de storage dentro de um servidor ou qualquer dispositivo plugado diretamente à máquina requisitante, seja , por exemplo, por USB, Firewire ou eSATA.
     
    Uma rede à parte, especializada para fazer storage.
     
    Um serdidor de Storage com seu próprio número de rede, acessível diretamente a clientes, com o mínimo possível de SO para sustentar o serviço.
     
    Como os dados são acessados
    blocos
    Blocos
    Arquivos
    Pros
    Mesmo ligados fisicamente a uma única máquina, os dados podem ser acessados através da LAN. 
    É passível de configurações extremamente confiáveis, como RAID.
     
    O storage é independente dos servidores: pode haver um único pool de storage acessível a toda a rede. O backup ocorre separado da rede local. Tem alto desempenho, especialmente para aplicações de db. Deduplicação de dados.
     
    Pode ser colocado em praticamente qualquer lugar da rede. Fácil de manter e configurar. Simples backup. O storage pode ainda estar disponível, mesmo que a aplicação do serviço de arquivos caia. Fácil de atualizar. Pode acessar uma SAN ou ser extendido com um DAS.
    Considerações
    O dispositivo de storage fica ligado a uma única máquina, não podendo ser dividido com outras. Pode ser ineficiente, visto que um SO de propósito geral pode diminuir o desempenho de acesso aos dados (especialmente se compartilhado).
     
    Pode ser complexo e caro de configurar e manter. Requer equipamentos especiais, como controladores de SAN e seus adaptadores e switches, além se softwares especiais.
    Nem sempre é adequado a aplicações de alto desempenho.
     

    Mais em http://4sdrub4l.blogspot.com.br/2013/09/das-nas-san.html
  • ERRADO. Questão retirada do livro do Manoel Veras.

    Segundo Manoel Veras(2009,p.175),"Nas redes SAN a infraestrutura de rede pode ser FC ou Gigabit Ethernet e o dado a ser transportado é do tipo bloco. Nas redes NAS a infraestrutura é quase sempre Gigabit Ethernet e o dado a ser armazenado é do tipo arquivo."

    Bibliografia:

    DATACENTER-COMPONENTE CENTRAL DA INFRAESTRUTURA DE TI-MANOEL VERAS-2009

  • Gabarito Errado

    É do tipo arquivo não de bloco.

     

     

     

    "Retroceder Nunca Render-se Jamais !"
    Força e Fé !
    Fortuna Audaces Sequitur !

  • NAS opera a nível de arquivo, enquanto o DAS e o SAN operam a nível de bloco.

  • Direto ao ponto!

    erro = vermelho

    correto = azul

    Nas redes NAS (Network Attached Storage), a infraestrutura é, na maioria das vezes, Gigabit Ethernet, e o dado a ser armazenado é do tipo bloco (File Storage).

    Prof. Rani - Projeto 70 pts.

    GABARITO: ERRADO

  • Errado.

    DaS - Bloco

    NaS - Arquivo

    SaN - bloco

    (Cespe/2016) Um armazenamento conectado a uma rede NAS utiliza o sistema de arquivos de rede NFS

    que possibilita a clientes Windows, Linux e Unix acessarem os arquivos mediante uma rede IP. Certo

  • e-

    SAN - bloco. Os principais protocolos utilizados para conexão do SAN SCSI, FibreChannel, iSCSI, ATA overEthernet (AoE) ou HyperSCSI.

    NAS - arquivo.

    Um DAS é um sistema de armazenamento externo cuja principal característica é a ausência de dispositivos de rede (hub, switch ou roteador) entre o computador e o dispositivo externo. Os principais protocolos usados para conexão do DAS são ATA, SATA, eSATA, SCSI, SAS e FibreChannel.


ID
311779
Banca
FCC
Órgão
TRT - 14ª Região (RO e AC)
Ano
2011
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Considere:

I. O tipo de informação que trafega neste tipo de rede é o bloco de dados.

II. Os tipos de redes usadas nesta arquitetura são as redes que permitem trocas de arquivos entre seus nós, como é o caso das locais. Atualmente, as redes baseadas em Gigabit Ethernet e TCP/IP são as mais comuns.

III. Roda um sistema operacional completo e funciona como um servidor de arquivos, ligado diretamente na rede.

As características apresentadas em I, II e III correspondem, respectivamente, a

Alternativas
Comentários
  • SAN:
    - Utiliza protocolos utilizados internamente na comunicação com o disco, como o SCSI.
    - Obtêm blocos específicos de dados (  I. O tipo de informação que trafega neste tipo de rede é o bloco de dados.)
    - Pertence a um único computador

    NAS:
    - Utiliza os protocolos NFS ou CIFS/SMB (Mesmo utilizado no SAMBA!) ou até mesmo FTP.
    - É como se fosse um computador na rede dedicado ao armazenamento de arquivos, por isso pode ser utilizado por vários computadores. (III Roda um sistema operacional completo e funciona como um servidor de arquivos, ligado diretamente na rede. )

  • I. O tipo de informação que trafega neste tipo de rede é o bloco de dados. (SAN)
     
    Uma SAN é implementada tipicamente para acelerar as operações de backup e arquivo, 
    permitir que elas possam decorrer em simultâneo com a operação normal e aumentar a 
    resiliência do armazenamento no âmbito de um plano de alta disponibilidade. O que circula 
    entre os servidores e as unidades de armazenagem são blocos de dados em protocolo 
    de entrada/saída (tipo SCSI); a visão lógica dos dados mantêm-se ao nível dos servidores 
    de aplicações.
     
    Fonte: http://www.dotecome.com/infoimagem/infoimagem/info28/28art5.htm
     
    -------------------------------------------------------------------------------------
     
    II. Os tipos de redes usadas nesta arquitetura são as redes que 
    permitem trocas de arquivos entre seus nós, como é o caso das locais. 
    Atualmente, as redes baseadas em Gigabit Ethernet e TCP/IP são as mais comuns. (NAS)
     
    Um NAS ou Network Attached Storage é uma unidade ou servidor de armazenamento que se liga, 
    como qualquer outro servidor à rede da empresa, onde tem a função de servidor de arquivos. 
    Um servidor NAS entende vários protocolos de rede (NFS, CIFS, HTTP…), adapta-se a vários 
    tipos de rede (Ethernet, ATM, FDDI…) e sabe dialogar com sistemas como UNIX, NT ou Netware.
     
    Fonte: http://www.dotecome.com/infoimagem/infoimagem/info28/28art5.htm
     
    -------------------------------------------------------------------------------------
     
    III. Roda um sistema operacional completo e funciona como um servidor 
    de arquivos, ligado diretamente na rede. (NAS)
     
    Um NAS (Network Attached Storage), por sua vez, roda um sistema operacional 
    completo e funciona como um servidor de arquivos, ligado diretamente na rede.
     
    Fonte: http://www.hardware.com.br/tutoriais/das-nas-san/
     
    -------------------------------------------------------------------------------------
  • Como prova é tempo, compartilho como resolvi essa questão em 10 segundos... Como resolvi essa questão...

    A afirmativa I diz que "o tipo de informação que trafega nesse tipo DE REDE"

    Está afirmando que se trata de uma rede, portanto, só pode ser SAN (Storage Area NETWORK).

    Assim, a resposta já fica entre A e B.

    A partir daí, a afirmativa II nem precisa ser lida, pois só pode ser NAS.

    A afirmativa III diz: "ligado diretamente NA REDE"

    O que se liga NA REDE é um Storage, então é um NAS.


ID
326242
Banca
FUMARC
Órgão
CEMIG-TELECOM
Ano
2010
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Você está avaliando uma infraestrutura para consolidar vários servidores de armazenamento ultrapassados em um único servidor. Seu primeiro passo é determinar se o acesso ao armazenamento de recursos será baseado em blocos (block-level) ou em arquivos (file-level). Tendo como base o cenário acima, quais as afirmativas abaixo são corretas?

I. Se alta vazão de acesso (access throughput) é um requisito necessário, então uma solução de armazenamento conectado à rede NAS (network attached storage) é adequada.
II. Se acesso baseado em blocos é um requisito necessário para a solução, então a tecnologia de armazenamento conectado à rede NAS tradicional seria inaceitável.
III. Se acesso baseado em arquivos é aceitável, então uma solução de armazenamento conectado à rede NAS pode ser utilizada, uma vez que é mais econômica que uma solução de redes de área de armazenamento SAN (storage area network).
IV. Se backups baseados em Ethernet são inaceitáveis, porém backups são um requisito necessário, então a utilização de armazenamento conectado à rede NAS será inaceitável.

Estão CORRETAS as afirmativas:

Alternativas
Comentários
  • 1 opcao errada. se temos um throughput grande,  tecnologia Nas e muito devagar, pois ainda temos uma rede para causar o gargalo, o ideal seria a implantacao de uma rede SAN, onde o throughput e maior.
    2 opcao correta. A tecnologia Nas nao analisa blocos, mas file system saoentregues para os servidores

    3opcao correta. NAS e bem mais barato do que Sas.
    4 opcao errada. e possivel fazer backup a partir do proprio servidor nas.
  • Gabarito B

    Falou em acesso baseado em blocos, automaticamente pode se lembrar de redes SAN.

    Vamos na fé !

     

    "Retroceder Nunca Render-se Jamais !"
    Força e Fé !
    Fortuna Audaces Sequitur !

  • b-

    file-level - hd, NAS (network-attached storage), etc. simples. menos custo. home desktops & pequenas redes. configura com storage protocol NFS ou SMB/CIFS

    block-level - SAN, controle indireto por SO server-based


ID
334696
Banca
FCC
Órgão
TRT - 14ª Região (RO e AC)
Ano
2011
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Considere:
I. O servidor de aplicação não tem controle, nem conhecimento, de como é a estrutura do subsistema de discos.

II. O dispositivo pode ser ligado a uma rede local, ou remota, compartilhada com a rede de computadores.

III. Dentro do equipamento de armazenamento o sistema operacional controla todo o sistema de arquivos, desonerando o servidor de aplicação.
Em relação a sistemas de armazenamento de dados, os itens I, II e III, referem-se, respectivamente, a

Alternativas
Comentários
  • Letra B

    fonte: http://www.gemelostorage.com/portuguese/contenidos/utiles/glosario.asp

     
    Diferenças entre SAN e NAS

    SAN's e NAS' se diferenciam de várias maneiras devido a seus protocolos de acesso. A tecnologia de fiber channel das SANs proporciona tempo de resposta muito melhor. Os dispositivos de storage residem detrás dos switches da SAN, que estão conectados com os servidores. O switch da SAN faz com que a informação seja muito mais acessível e o storage mais escalável que com as tecnologias tradicionais de SCSI. Em um desenvolvimento SAN, um volume qualquer de storage é acessível passando só por um servidor. Os desenvolvimentos SAN de alta disponibilidade requerem dois HBAs em cada servidor e o software correspondente para falhas e redundância.
     

    Os volumes armazenados na SAN se associam aos servidores usando o protocolo SCSI. Este protocolo SCSI faz com que o espaço armazenado apareça como se estivesse diretamente conectado ao servidor. Isto implica que a entrada / saída de dados é manejada pelo sistema operacional do servidor em nível de blocos. O espaço armazenado da SAN poderá fazer funcionalmente todas as operações que o sistema operacional permita como se estivesse utilizando um disco tradicional.
     

    Por outro lado, o NAS tem estrutura cliente-servidor, portanto seus comandos de I/O são feitos através de uma conexão IP standard. O administrador de arquivos (file system) maneja a colocação da informação. Como resultado, o NAS permite compartilhar arquivos entre distintos usuários e sistemas operativos através dos protocolos: Network File System (NFS - para Unix) e Common Interface File System (CIFS - para NT). 
     

    Múltiplos servidores podem "ver" o sistema de arquivos de forma simultânea. De toda maneira, estar conectado diretamente à LAN tradicional gera algumas preocupações com respeito ao throughput. Geralmente, a NAS é utilizada para aplicações que tenham tarefas de leitura intensivas. Nestes casos, muitos clientes podem acessar de forma simultânea os mesmos volumes dando menor latência e melhor performance.
     

    As NAS requerem como hardware de interconexão a placa tradicional de conexão à rede Network Interface Cards (NICs).

     
      SAN SAN
    Protocolo Bloco Arquivo (NFS, CIFS)
    Latência Baixa Standard IP
    Segurança Alta - não é compartilhada Compartilhada, com controles
    Aplicações A informação não se compartilha Compartilhada
    Hardware no servidor HBAs NICs
     
     
  • Simples mas didático:http://www.hardware.com.br/tutoriais/das-nas-san/

  • LETRA B. NAS, NAS e NAS.

    Senhores, segue o meu raciocínio amparado pelas palavras de Manoel Veras. Vou deixar a I(a primeira) por último.

    II- Segundo Manoel Veras(2009,p.191),"NAS são acessados por clientes e servidores em uma rede IP."

    III-Segundo Manoel Veras(2009,p.191),"O NAS utiliza seu próprio sistema operacional normalmente dedicado ao trabalho de servir arquivos, ou seja, para otimizar o I/O para vários sistemas operacionais."

    I- Para responder a primeira questão tomei como base a terceira questão(III) tanto nas palavras de Manoel Veras como a própria questão da prova que afirma que "o sistema operacional controla todo o sistema de arquivos(aqui ele está se referindo ao próprio SO do NAS)", portanto, na questão I(UM) o servidor de aplicação não tem controle algum sobre o subsistema de discos. Essa responsabilidade é gerenciada pelo sistema operacional do NAS.

    Bibliografia:

    DATACENTER-COMPONENTE CENTRAL DA INFRAESTRUTURA DE TI-MANOEL VERAS








  • Para ser sincero, só concordei com o gabarito por entender que NAS é um dispositivo e SAN é uma rede, o que faz a letra B ser a única plausível.

  • Olha minha gente... sinceramente... existem tantas diferenças entre SAN e NAS que não deve ser fácil encontrar 3 características que podem ser de ambos os recursos de rede de armazenamento de dados.

    Tudo bem que, pensando com a cabeça do examinador, no final das contas vamos marcar NAS NAS NAS, mas vejamos:

    I - eu pergunto: o servidor de aplicação, em uma SAN, tem controle e conhecimento de como é a estrutura do subsistema de discos?

    Entendo que, se não há esse controle e conhecimento com a utilização de um NAS, muito menos tais controles existem em uma aplicação do tipo SAN. Sendo assim, a afirmativa I serve para os dois recursos.

    II - Naturalmente, no cotidiano, a nossa tendência é associar a palavra dispositivo a um aparelho que nos dê uma resposta em especial, por exemplo, um celular, uma bomba e, até mesmo, uma caneta. No entanto, todo aparato (ou artefato) é um dispositivo. E quem pode afirmar que uma rede, um carro, um avião, um motor não são também exemplos de dispositivos?

    Ademais, qual o impedimento de se conectar uma rede tipo SAN a uma rede local, ou remota, ou, ainda, compartilha-la com outra rede de computadores?

    Mais uma vez, essa afirmativa, na minha opinião, serve tanto para SAN quanto para NAS.

    III - Da mesma forma que as anteriores, atende ambas especificações. No frigir dos ovos, quem controla o sistema de armazenamento são os SO e, em ambas aplicações, há a desoneração do servidor de aplicação.

  • Considere:

    I. O servidor de aplicação não tem controle, nem conhecimento, de como é a estrutura do subsistema de discos.

    SAN. O NAS tem sistema operacional próprio e conexão TCP/IP. Outro detalhe é que no NAS eu trabalho com o arquivo completo e por isso tenho que trabalhar com o mesmo sistema de arquivos. PÉSSIMA AFIRMATIVA PARA COMPARAÇÃO.

    II. O dispositivo pode ser ligado a uma rede local, ou remota, compartilhada com a rede de computadores. A ÚNICA CORRETA PORQUE A SAN NÃO COMPARTILHA A REDE. A SAN TEM UMA REDE EXCLUSIVA.

    III. Dentro do equipamento de armazenamento o sistema operacional controla todo o sistema de arquivos, desonerando o servidor de aplicação. OUTRA COMPARAÇÃO PÉSSIMA. A SAN VAI FAZER ISSO TAMBÉM E DE FORMA MUITO MAIS EFICIENTE QUE A NAS.

  • b-

    NAS-. Funcionalidade exclusiva de prover serviços de armazenamento de dados para outros dispositivos da rede.

    NAS-. Disponibiliza armazenamento e sistema de arquivos.

    SAN- Realiza armazenamento e deixa ao cliente a tarefa de lidar com o sistema de arquivos.

    SAN-. Cada dispositivo é de propriedade de um único computador.

    NAS. Permite que vários computadores acessem ao mesmo conjunto de arquivos em uma rede.


ID
638290
Banca
FUMARC
Órgão
PRODEMGE
Ano
2011
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Analise as seguintes afrmativas sobre arquiteturas de armazenamento de dados.
I. Network Attached Storage (NAS) são dispositivos de armazenamento de dados que executam um sistema operacional e são acessíveis através da rede.
II. Implementações comuns de SAN (Storage Area Network) sempre dispõem de RAID, mas isso não ocorre para dispositivos do tipo NAS.
III. SAN são construídos em uma infra-estrutura especialmente projetada para suportar grande tráfego de dados. Assim, eles proporcionam um acesso mais rápido e estável do que protocolos de alto-nível como os NAS.
Assinale a alternativa VERDADEIRA:

Alternativas
Comentários
  • Analisando a questão, somente o item II está incorreto, pois os dispositivos tipo NAS podem e fazem uso do RAID.

    Fonte de pesquisa: Sitio "Guia do Hardware" (links: http://www.hardware.com.br/tutoriais/das-nas-san/ e http://www.hardware.com.br/tutoriais/das-nas-san/pagina2.html) acessado em 16/01/2012.

  • Tanto o SAN quanto o  NAS  podem ou não implementar RAID. 
    Tudo depende da resiliência exigida no projeto
  • "Um exemplo de NAS é Buffalo TeraStation Pro II, que permite o uso de 4 discos, que podem ser configurados em modo RAID 0, 1, 10 ou RAID 5"

    Fonte: http://www.hardware.com.br/tutoriais/das-nas-san/
  • Gabarito: B.

     

    Se tivesse uma outra alternativa marcando apenas a I como correta, eu ia ficar numa dúvida do caramba.


ID
639508
Banca
FCC
Órgão
TRT - 11ª Região (AM e RR)
Ano
2012
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Em relação às redes de armazenamento de dados SAN e NAS, é INCORRETO afirmar:

Alternativas
Comentários
  • O NAS disponibiliza armazenamento e sistema de arquivos, contrastando com o SAN (Storage Area Network), que só realiza armazenamento e deixa ao cliente a tarefa de lidar com o sistema de arquivos.
  • O item E também está errado. Essa não é a definição de SAN, ela apenas em geral é construída com fibra ótica e SCSI. 
  • O NAS disponibiliza armazenamento e sistema de arquivos, contrastando com o SAN (Storage Area Network), que só realiza armazenamento e deixa ao cliente a tarefa de lidar com o sistema de arquivos. A principal distinção entre os dois sistemas de armazenamento é que o NAS fornece protocolos de arquivo, e o SAN protocolos de camada. Raramente vê-se o sistema SAN sendo utilizado fora de grandes redes de computadores.

    Equipamentos NAS estão sendo usados pelo mundo corporativo há algum tempo, porém com a redução dos custos destes dispositivos e com a popularização de redes domésticas, diversos produtos NAS surgiram para o mercado pessoal. Estes dispositivos NAS de uso doméstico são baseados em processadores baratos rodando uma versão embarcada de Linux. Além do baixo custo, estes aparelhos têm baixo consumo de energia e têm uma instalação relativamente simples. Existem alternativas open source para implementações caseiras de NAS, como o FreeNAS, o Openfiler e o NASLite.

  • LETRA D NAS PALAVRAS DE MANOEL VERAS.

    Segundo Manoel Veras(2009,p.191),"As principais diferenças  entre redes NAS e redes SAN  são as seguintes(entre outras):

    Compartilhamento: as redes SAN compartilham discos e unidades de fita, as redes NAS compartilham sistemas de arquivos."

    Bibliografia:

    DATACENTER-COMPONENTE CENTRAL DA INFRAESTRUTURA DE TI-MANOEL VERAS-2009

  • d-

    NAS-. Funcionalidade exclusiva de prover serviços de armazenamento de dados para outros dispositivos da rede.

    NAS-. Disponibiliza armazenamento e sistema de arquivos.

    SAN- Realiza armazenamento e deixa ao cliente a tarefa de lidar com o sistema de arquivos.

    SAN-. Cada dispositivo é de propriedade de um único computador.

    NAS. Permite que vários computadores acessem ao mesmo conjunto de arquivos em uma rede.


ID
640450
Banca
FCC
Órgão
TRT - 11ª Região (AM e RR)
Ano
2012
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Em relação às redes de armazenamento de dados SAN e NAS, é INCORRETO afirmar:

Alternativas
Comentários
  • O protocolo ATA over Ethernet foi desenvolvido pela Brantley Coile que atualmente a empresa chama-se Coraid. Este protocolo foi desenvolvido para acesso à unidades de storages através da rede padrão Ethernet. Podendo assim criar as famosas SANs ( Storage Area Networks).


    Que Deus nos abençoe.
  • Realmente, AoE é considerado uma tecnologia SAN (alto desempenho) de baixo custo e usa tecnologia padrão (Ethernet) e realmente não usa pilha TCP/IP, acredito que o erro esteja em dizer que é uma solução alternativa ao iSCSI, ou outras tecnologias SAN.

    Encontrei algumas informações nos sites abaixo, acho que é confiável, embora não tenho conhecimento sobre o assunto:
    Informações gerais:
    http://es.wikipedia.org/wiki/Ata_over_ethernet

    Informações gerais e um pouco de comparação com o iSCSI:
    http://www.ranzes.com.br/artigos/3-linux/11-criando-uma-storage-baseada-em-aoe-ata-over-ethernet
    https://www.ibm.com/developerworks/mydeveloperworks/blogs/752a690f-8e93-4948-b7a3-c060117e8665/entry/tem_dsco_na_rede_ata_over_ethernet?lang=en
  • "protocolos de comunicação, tais como, NFS e CIFS."

    NFS e CIFS são Sistemas de Arquivos e não protocolos de comunicação... e agora?
    será que o termo "protocolos de comunicação" vale para Sistemas de Arquivos?
  • NFS e CIFS são protocolos TCP/IP, da camada de aplicação.

    Excelente referência: 
    http://www.hardware.com.br/tutoriais/das-nas-san/
  • O erro está em dizer que AoE evita a utilização de TCP/IP. Ele apenas não usa IP (layer3).
  • O protocolo AoE (ATA over Ethernet) é uma tecnologia que encapsula comandos ATA em frames Ethernet e evita a utilização do TCP/IP, constituíndo-se, portanto, em uma alternativa de alto desempenho e de custo muito baixo ao armazenamento de dados do tipo (erro: NAS)  SAN

    Veja:
    ... capacidade de construir redes de armazenamento ( 
    SAN ) a baixo custo, ...
    http://es.wikipedia.org/wiki/Ata_over_ethernet



  • acho que o pessoal tem que colocar informações mais confiáveis, não que o o wikipedia não seja, mas pode conter erros. o site http://www.coraid.com/solutions/tech é o site da empresa que desenvolveu o AoE. lá diz que é uma tecnologia SAN e que trabalha em L2.

    http://www.coraid.com/solutions/tech
  • Opa Galera, estou vendo varios erros nos comentários que podem levar os estudantes a erros, só complementando o que já falaram: 

    1) o AToE é concorrente ao iSCSI e ao Fibre Channel

    2) Não usa nem TCP nem IP, nem nenhum protocolo de niveis 3,4, atua somente no nível 2 (L2 - padrão Ethernet)

    3) É para SAN não para NAS.

    4) NFS e CIFS são protocolos TCP/IP, da camada de aplicação, não são sistemas de arquivos. Estes protocolos podem ser utlizados com vários sistemas de arquivos, NFST, FAT32, EXT2, EXT3, etc...

     

     

     

  • c-

    NAS-. Funcionalidade exclusiva de prover serviços de armazenamento de dados para outros dispositivos da rede.

    NAS-. Disponibiliza armazenamento e sistema de arquivos.

    SAN- Realiza armazenamento e deixa ao cliente a tarefa de lidar com o sistema de arquivos.

    SAN-. Cada dispositivo é de propriedade de um único computador.

    NAS. Permite que vários computadores acessem ao mesmo conjunto de arquivos em uma rede.

    http://www.nas-san.com/slides/images/confusion2.gif


ID
645220
Banca
FCC
Órgão
TJ-PE
Ano
2012
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

No contexto de cópias de segurança, o conjunto de dados duplicados em um servidor, dispositivo NAS ou array RAID que oferece uma cópia das informações e exige o mínimo de espaço em disco, é denominado

Alternativas
Comentários
  • O snapshots permitem ao usuário criar imagens de um sistema de arquivos especificado. Os arquivos de snapshot devem ser criados no sistema de arquivos em que foi executada a ação, e um usuário não pode criar mais de 20 snapshots por sistema de arquivos. Snapshots ativos são gravados em superbloco, tornando-os persistentes sobre as operações de desmontar e remontar que ocorrem nas reinicializações do sistema. 
  • Esses snapshots são uma espécie de segurança, tipo, vamos fazer o aumento de uma partição, por exemplo da forma GPT, então tiramos primeiro um Snapshot(foto de como está o sistema, para que se der alguma merda, consigamos voltar para a forma do sistema antes de fazermos as modificações de aumento de disco e algumas configurações no sistema de arquivos.

  • A redação do examinador não ajuda. Antes, dificulta. Realmente, é o Snapshot, mas a forma de montar o enunciado não está totalmente inteligível...

  • Gabarito C

    Não confundir SnapShot com Backup, embora possa muitas vezes ser usada como tal. Mas, o backup envolve ações como enviar para fora desse ambiente cópias dos seus arquivos, das suas máquinas virtuais. O SnapShot é uma fotografia do estado atual da sua máquina virtual, feita no próprio disco onde ela está armazenada.

    Pré-requisitos para o seu SnapShot

    Para você conseguir tirar um SnapShot, você precisa ter na sua área de armazenamento 101% a mais do tamanho da sua máquina virtual. Então, por exemplo, se sua máquina virtual tem 10 GB, você precisa ter, pelo menos, 11 GB para conseguir tirar esse SnapShot.

    Não necessariamente esse SnapShot vai consumir esse espaço adicional, mas para que seja possível reverter, o processo de reversão do SnapShot, você tem que ter espaço adicional. Então, observe. Você precisa ter 101% a mais de espaço livre em relação a sua máquina virtual para que seja possível tirar um SnapShot.

    Tenha isso em mente. Essa é a aula sobre SnapShot, um recurso fantástico que eu utilizo bastante quando estou atualizando e instalando. Até é bacana você utilizar em determinadas fases do seu setup. Instalou o WIndows, SnapShot! Instalou os updates, SnapShot! Instalou as aplicações, SnapShot! Vai colocar em produção do servidor, SnapShot! E aí você consegue voltar em todas essa etapas.

     

    "Retroceder Nunca Render-se Jamais !"

    Força e Fé !

    Fortuna Audaces Sequitur !

  • Realmente RAID e Backup são coisas conceitualmente distintas, mas que podem ser aplicados em conjunto, assim como também podem trabalhar em conjunto com dispositivos de armazenamento NAS. Exemplo disso é a técnica de Backup com Snapshot, que é baseada em uma fotografia (cópia) instantânea do estado de uma partição ou do disco inteiro, ou ainda da RAM. 

    GAB. C

     

    Bons estudos!


ID
662347
Banca
FCC
Órgão
INFRAERO
Ano
2011
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Com relação aos ambientes SAN (Storage Area Networks) e NAS (Network Attached Storage), é INCORRETO afirmar:

Alternativas
Comentários
  • O ambiente NAS utiliza o conceito de arquivos diferentemente de uma SAN, em que é utilizado o conceito de bloco de disco. Na alternativa B o examinador afirma que os dados trafegados em um ambiente NAS são similares aos dos dispositivos ATA ou SCSI, que são HDS e utilizam em suas estruturas blocos de discos. Sendo assim, a alternativa está incorreta.

  • "...ela não é desenvolvida para tarefas computacionais em geral." Como não?

  • @chico Bioca, o dispositivo de storage NAS é construído para um propósito específico: prover acesso a dados em uma rede. A alternativa A informa corretamente que, apesar de possível executar softwares não dedicados ao armazenamento de dados em rede (i.e. tarefas computacionais em geral), esse não é o objetivo do dispositivo.

  • b-

    NAS :

    A responsabilidade de formatar, particionar e distribuir informações nos discos do storage é do próprio storage, e não do sistema operacional.

    Tanto o crescimento quanto a diminuição das áreas de armazenamento podem ocorrer sem ações no sistema operacional do servidor.

    O desempenho está atrelado ao trabalho adicional no tratamento dos dados, pois os protocolos são voltados à movimentação de arquivos.

    Processa um sistema operacional completo e funciona como um servidor de arquivos, ligado diretamente na rede e pode ser acessado simultaneamente por vários clientes.

    ________________________________________________________________________________________________________________________________

    SAN:

    Comporta-se como se fosse uma única unidade de armazenamento, que o servidor pode acessar diretamente, de forma transparente.

    Usa HDs tradicionais como blocos básicos de montagem, que são ligados a uma unidade controladora, que se encarrega do acesso aos dados, RAID e outras funções.

    Realiza armazenamento e deixa ao cliente a tarefa de lidar com o sistema de arquivos.

    Cada dispositivo é de propriedade de um único computador.


ID
717400
Banca
FCC
Órgão
TCE-SP
Ano
2010
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

A arquitetura de armazenamento de dados NAS (Network Attached Storage) caracteriza-se pela

Alternativas
Comentários
  • [E] - existência de uma infraestrutura de rede ligando os servidores aos dispositivos de armazenamento de dados, sendo o arquivo o tipo de informação que nela trafega, em alta velocidade.


ID
717403
Banca
FCC
Órgão
TCE-SP
Ano
2010
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Considere:

I. Utiliza o protocolo CIFS sobre rede Ethernet/TCP-IP.

II. Bloco de dados é o tipo de informação que trafega na rede entre servidores e storage.

III. Independe do sistema operacional do servidor; é responsabilidade do próprio storage formatar, particionar e distribuir informações nos seus discos.

IV. A segurança dos dados na rede é alta, implementada numa rede não compartilhada.

As características de arquiteturas de armazenamento de dados apresentadas nos itens I a IV, correspondem correta e respectivamente, a

Alternativas
Comentários
  • [A] - NAS, SAN, NAS, SAN.

  • a-

    NAS é um dispositivo e SAN é uma rede,

    _______________________________________________________________________________________________________________________________________

    Utilizando protocolos NFS, CIFS/SMB e FTP, sistemas NAS podem centralizar a responsabilidade de servir os arquivos em uma rede e, assim, liberar recursos de outros servidores desta rede.


ID
813049
Banca
AOCP
Órgão
TCE-PA
Ano
2012
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Sobre as redes NAS (Network-Attached Storage), assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • a)Uma das DESvantagens dessa rede é que ela expõe ou habilita serviços conhecidos, típicos de um servidor de arquivos.

     

    b) O contrário.

     

    c)Uma das vantagens desse tipo de rede é que a disponibilidade de dados aumenta consideravelmente se o dispositivo utilizar RAID e clustering. 

     

    d)O contrário.

     

    e)Basicamente, NAS é um servidor conectado à rede e com a função exclusiva de prover serviços de armazenamento de dados para outros dispositivos da rede.(CORRETA)


ID
813547
Banca
AOCP
Órgão
TCE-PA
Ano
2012
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Uma rede NAS caracteriza-se por

Alternativas
Comentários
  • Letra D Um NAS (Network Attached Storage), por sua vez, roda um sistema operacional completo e funciona como um servidor de arquivos, ligado diretamente na rede. Muitas vezes, eles são chamados de "network storage", ou simplesmente de "storage", termos que são mais descritivos para o público não técnico do que "NAS". Entre o público técnico, eles são também chamado de "filers" (arquivadores). O termo "storage" é na verdade um termo técnico genérico para soluções de armazenamento, que é usado também em outras situações, como no caso das SANs. Existem muitas opões de NAS, que vão desde sistemas baratos, que custam pouco mais que uma gaveta USB, até equipamentos caros, que utilizam um grande número de HDs. Os modelos mais baratos comportam apenas um ou dois HDs e oferecem apenas funções básicas. Alguns modelos incluem também um transmissor wireless ou disponibilizam uma porta USB, o que permite que sejam ligados ao PC diretamente e seja usados como um DAS. Modelos intermediários suportam em sua maioria 4 drives e modelos high-end ou racks para uso em datacenters suportam muitas vezes 8 drives ou mais. Os modelos com apenas um HD são genericamente chamados de single-drive e os que utilizam dois ou mais são chamados de multi-drive. Alguns modelos são vendidos sem os drives, que forma que você pode instalar os HDs que quiser (eles são chamados de "diskless") e são geralmente bem mais baratos, enquanto muitos fabricantes optam por vender os aparelhos com drives pré-instalados (chamados genericamente de "diskfull"), de forma a tentar agregar valor e trabalhar com margens de lucro um pouco maiores. Ao ver o anúncio de um "diskless NAS" no catálgo de alguma loja do exterior, por exemplo, você pode presumir que se trata de um modelo sem os HDs. Um exemplo de NAS é Buffalo TeraStation Pro II, que permite o uso de 4 discos, que podem ser configurados em modo RAID 0, 1, 10 ou RAID 5. Originalmente ele vinha com 4 drives de 250 GB (daí o nome), mas logo foram lançadas versões atualizadas, com drives de 500 GB, 750 GB e 1 TB, totalizando até 4 GB de espaço de armazenamento:
  • letra D

    Segundo Navathe(2011,p.418),"Os dispositivos de armazenamento conectado à rede(NAS-Network-Attached Storage) [...] , de fato, são servidores que não oferecem quaisquer dos serviços comuns do servidor, mas simplesmente permitem o acréscimo de armazenamento para compartilhamento de arquivos."

    Bibliografia: 

    SISTEMAS DE BANCO DE DADOS- 6 EDIÇÃO 2011. NAVATHE


ID
837355
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANAC
Ano
2012
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Julgue os itens a seguir, relativos a conceitos e tecnologias de armazenamento de dados.

As técnicas de armazenamento SAN (storage area network) e NAS (network attached storage) permitem o armazenamento dos dados, ficando a cargo do cliente a tarefa de lidar com o sistema de arquivos.

Alternativas
Comentários
  • SAN: Oferece apenas armazenamento de dados, deixando o sistema de arquivos ao cargo do cliente

    NAS: Oferece armazenamento e sistema de arquivos, oferece e gere tudo que é necessário para a correta disponibilização dos dados de forma totalmente autônoma


    Resumindo, a frase estaria correta se não tivesse mencionado NAS.

  • Gabarito Errado

    Na SAN tudo bem... agora no NAS não.

     

    Vamos na fé !

     

     

    "Retroceder Nunca Render-se Jamais !"
    Força e Fé !
    Fortuna Audaces Sequitur !

  • Sabe aquele errado pela metade, típico CESPE?

    Pois é, o SAN deixa a cargo do cliente lidar com o sistema de arquivos, mas o NAS não, pois o NAS tem sistema operacional instalado, então o cliente não precisa se preocupar com o sistema de arquivos do NAS. Item errado.

  • e-

    NAS-. Funcionalidade exclusiva de prover serviços de armazenamento de dados para outros dispositivos da rede.

    NAS-. Disponibiliza armazenamento e sistema de arquivos.

    SAN- Realiza armazenamento e deixa ao cliente a tarefa de lidar com o sistema de arquivos.

    SAN-. Cada dispositivo é de propriedade de um único computador.

    NAS. Permite que vários computadores acessem ao mesmo conjunto de arquivos em uma rede.


ID
923671
Banca
FUNCAB
Órgão
CODATA
Ano
2013
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Analise as seguintes sentenças em relação ao dispositivo de armazenamento NAS (Network Attached Storage ).

I. Um dispositivo de armazenamento NAS roda um sistema operacional completo e funciona como um servidor de arquivos, ligado diretamente na rede.

II. Existem poucas opções de dispositivos de armazenamento NAS no mercado e as opções que existem custam muito caro.

III. Um dispositivo de armazenamento NAS pode ser configurado em modo RAID.

É (são) verdadeira(s), somente:

Alternativas
Comentários
  •  I) CORRETA. Segundo Manoel Veras(2009,p.191),"O storage do tipo NAS(Network Attached Storage) é baseado em redes de storage IP e é primariamente utilizado para compartilhamento de arquivos. [...]O NAS utiliza seu próprio sistema operacional normalmente dedicado ao trabalho de servir arquivos[...]"
    ------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

    II)ERRADO.  Segundo Navathe(2011,p.418),"[...]a necessidade de soluções de armazenamento de alto desempenho a um baixo custo tornou-se extremamente importante. Os dispositivos de armazenamento conectado a rede(NAS) estão entre os dispositivos usados para essa finalidade."
    ------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

    III)CERTO. Segundo Navathe(2011,p.419),"Os dispositivos NAS(ou appliances) [...] normalmente suportam RAID níveis 0,1 e 5."

    Bibliografias:
    *SISTEMAS DE BANCO DE DADOS-NAVATHE-6 EDIÇÃO 2011
    *DATACENTER-COMPONENTE CENTRAL DA INFRAESTRUTURA DE TI-MANOEL VERAS-2009

ID
927388
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INPI
Ano
2013
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Com relação aos conceitos de SAN (storage area networks),
NAS (network attached storage) e FC (fibre channel), julgue os
itens subsequentes.

Em uma SAN, periféricos de armazenamento on-line são configurados como nós em uma rede de alta velocidade e podem ser conectados (attached) e desconectados (detached) dos servidores de maneira bastante flexível, apresentando velocidade e capacidade de armazenamento de dados superiores à NAS.

Alternativas
Comentários

  • http://errorstream.wordpress.com/2009/02/19/san-e-nas-o-que-sao/

  • Galera só achei de onde tiraram a primeira parte da questão. 

    Segundo Navathe(2011,p.418),"Em uma SAN, os periféricos de armazenamento on-line são configurados como nós em uma rede de alta velocidade e podem ser conectados e desconectados dos servidores de maneira bastante flexível."

    Bibliografia:

    SISTEMAS DE BANCO DE DADOS-6 EDIÇÃO 2011-NAVATHE.

  • Com relação ao armazenamento de dados, julgue o item a seguir.

    Em uma NAS (Network Attached Storage) a responsabilidade pelo armazenamento de dados é do próprio storage já em uma SAN (Storage Area Network) a responsabilidade é atribuída ao sistema operacional do servidor.

    certo

  • Falou FFF pelo link


    muito bom

  • Esta flexibilidade mencionada pela questão se refere ao fato de que a configuração física da rede SAN é relativamente estável, as alterações são feitas na configuração lógica das redes SAN através do zoning.


    O zoning permite a segmentação lógica da rede em grupos que podem se comunicar uns com os outros. Assim, um storage pode ser mapeado ou deixar de ser mapeado para host apenas alterando a configuração de zoning.

  • O SAN é, de fato, uma infraestrutura de armazenamento em rede, complexa, cara, e que apresentará maior velocidade e flexibilidade do que à NAS, que é "somente" um dispositivo acrescentado à rede.

  • c-

    NAS é um dispositivo e SAN é uma rede,

    A flexibilidade de um SAN permite que a configuração do software elimine ou reduza a necessidade de reorganizar os cabos quando é feita alguma modificação no projeto.

  • O uso do NAS é indicado quando se busca simplicidade no compartilhamento de dados, particularmente entre computadores e sistemas de diferentes tipos.

    Já o uso de SAN é aconselhado quando se deseja alto desempenho na taxa de I/O entre o cliente e o servidor. 

    Portanto, o SAN por ser independente, de alto desempenho e possuir uma maior segurança no tráfego de dados posssui siiim a capacidade de "apresentar velocidade e capacidade de armazenamento de dados superiores à NAS", como afirmou a questão.

    GAB: CERTO

    Fonte: meus resumos + https://www.gta.ufrj.br/ensino/eel879/trabalhos_vf_2011_2/danielle/tecnologias.html


ID
927391
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INPI
Ano
2013
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Com relação aos conceitos de SAN (storage area networks),
NAS (network attached storage) e FC (fibre channel), julgue os
itens subsequentes.

Conceitua-se NAS como um servidor de discos capaz de exportar áreas, em uma rede local, por meio de protocolos, tais como o NFS, o CIFS e o HTTP, permitindo que qualquer host da rede tenha acesso a dados comuns.

Alternativas
Comentários
  • The two application protocols most commonly associated with NAS are Sun Network File System (NFS) and Common Internet File System (CIFS). Both NFS and CIFS operate in client/server fashion. Both predate the modern NAS by many years; original work on these protocols took place in the 1980s

    Many NAS systems also support HTTP Clients can often download files in their Web browser from a NAS that supports HTTP. NAS systems also commonly employ HTTP as an access protocol for Web-based administrative user interfaces.

  • Não sabia de HTTP

  • Rodei no "capaz de exportar áreas"

    Não sei que áreas são essas que o examinador quis dizer

  • NAS appears to the operating system as a shared folder. Employees access files from the NAS like they do any other file on the network. NAS is LAN-dependent; if the LAN goes down so does the NAS.


ID
977752
Banca
FUNRIO
Órgão
MPOG
Ano
2013
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Em uma empresa X, alguns dos dispositivos de armazenamento estão ligados diretamente nos servidores; outros estão ligados via rede LAN da empresa com velocidade de 100 Mbps. Qual alternativa abaixo melhor representa, respectivamente, as tecnologias de armazenamento usadas pela empresa?

Alternativas
Comentários
  • Letra C.

    Analisando a questão percebemos:

    "[...]alguns dos dispositivos de armazenamento estão ligados diretamente nos servidores;"
    Direct Attached Storage - Direct-attached storage (DAS) é um digital storage system conectado diretamente a um ou mais computadores sem uso de rede entre eles.Tipicamente DAS é um sistema de armazenamento (por exemplo um storage) conectado diretamente a um computador usando host bus adapter (HBA). Entre ambos não há dispostivos de rede (como hub, switches etc).

    "outros estão ligados via rede LAN da empresa com velocidade de 100 Mbps."
    Network Attached Storage - Network-Attached Storage ou NAS, em informática, é um dispositivo dedicado ao armazenamento de arquivos dentro de uma rede, provendo acesso heterogêneo aos dados para os clientes desta rede.


    Fonte: Wikipedia
  • Por que seria Nas e não San?

  • Porque uma SAN é ligada a um servidor, segue um pequeno trecho...

    Toda SAN tem como bloco de montagem HDs tradicionais, que são ligados a uma unidade controladora (que se encarrega do acesso aos dados, RAID e outras funções) e é ligada a um servidor através de uma interface dedicada, que pode ser tanto uma interface Fibre Channel quanto uma interface de rede Gigabit Ethernet ou 10 Gigabit Ethernet (usando o iSCSI). O servidor se encarrega então de distribuir os dados para os clientes da rede ou fornecê-los para aplicativos específicos, como no caso de um cluster de servidores web, que utilizam a SAN para armazenar um grande banco de dados usado para atender às requisições dos clientes. Unidades: blocos de disco.


    Fonte: http://www.hardware.com.br/tutoriais/das-nas-san/  Aulas Prof. Gustavo Villar

  • O fator VELOCIDADE é o que vai diferenciar o SAN do NAS, em relação à questão.

    SAN é uma rede que precisa ser de alta velocidade e utiliza, normalmente, iSCSI e FCP.


ID
1055035
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
BACEN
Ano
2013
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Em relação aos tipos de tecnologias de armazenamento DAS, SAN e NAS, julgue os itens seguintes.

NAS é um tipo de rede local de armazenamento projetada para lidar com grandes volumes de transferência de dados, suportando armazenamento, recuperação e replicação de dados em redes de empresas que utilizam servidores high-end, várias matrizes de disco e tecnologia de interconexão Fibre Channel.

Alternativas
Comentários
  • O erro está em trocar NAS por SAN.

  • Gabarito Errado

    Isso se trata de SAN.

    Vejam NAS:

    Uma unidade NAS é essencialmente um servidor conectado a rede, com a funcionalidade única de promover serviços de armazenamento de dados para outros dispositivos da rede. Estas unidades não são desenvolvidas para tarefas computacionais em geral, apesar de tecnicamente ser possível executar outros softwares nelas. Geralmente, as unidades não possuem teclado ou monitor, e são configuradas pela rede, normalmente através de um browser.

    Sistemas NAS podem conter mais de um HD, podendo também contar com a tecnologia RAID (Redundant Arrays of Independent Disks), centralizando a responsabilidade de servir os arquivos em uma rede e deste modo liberando recursos de outros servidores desta rede. Os protocolos utilizados pelo NAS são o NFS, popular em sistemas Unix, ou SMB/CIFS (Server Message Block/Common Internet File System) em ambientes Microsoft Windows, assim como o tradicional FTP.

    O NAS disponibiliza armazenamento e sistema de arquivos, contrastando com o SAN (Storage Area Network), que só realiza armazenamento e deixa ao cliente a tarefa de lidar com o sistema de arquivos. A principal distinção entre os dois sistemas de armazenamento é que o NAS fornece protocolos de arquivo, e o SAN protocolos de camada. Raramente vê-se o sistema SAN sendo utilizado fora de grandes redes de computadores.

    Equipamentos NAS estão sendo usados pelo mundo corporativo há algum tempo, porém com a redução dos custos destes dispositivos e com a popularização de redes domésticas, diversos produtos NAS surgiram para o mercado pessoal. Estes dispositivos NAS de uso doméstico são baseados em processadores baratos rodando uma versão embarcada de Linux. Além do baixo custo, estes aparelhos têm baixo consumo de energia e têm uma instalação relativamente simples. Existem alternativas open source para implementações caseiras de NAS, como o FreeNAS, o Openfiler e o NASLite.

     

     

     

    "Retroceder Nunca Render-se Jamais !"
    Força e Fé !
    Fortuna Audaces Sequitur !

  • Corrigindo o Jor dano. O erro está em trocar SAN por por NAS!!!

  • e-

    SAN é um tipo de rede local de armazenamento projetada para lidar com grandes volumes de transferência de dados, suportando armazenamento, recuperação e replicação de dados em redes de empresas que utilizam servidores high-end, várias matrizes de disco e tecnologia de interconexão Fibre Channel.

    ________________________

    NAS - file-level storage

    SAN - block-level storage


ID
1126252
Banca
FCC
Órgão
TRF - 3ª REGIÃO
Ano
2014
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Considere as seguintes afirmações sobre sistemas de armazenamento de arquivos.

I. O armazenamento do tipo NAS (nominal attached storage) funciona como uma extensão lógica do armazenamento interno consistindo de um rack de discos rígidos externos utilizados por hosts para expandir a sua capacidade nominal de discos.

II. O armazenamento do tipo DAS (distributed attached storage) é baseado em redes e primariamente utilizado para compartilhamento de arquivos. Quando comparado ao armazenamento interno ou ao NAS é mais escalável e possui melhor disponibilidade, além de ser mais fácil de gerenciar. Neste caso os protocolos de transporte mais utilizados são o NFS e o CIFS.

III. O armazenamento do tipo SAN (storage area network) é baseado em redes de storage dedicadas que conectam hosts e dispositivos de armazenamento usualmente no nível de bloco (dados de aplicação). O protocolo Fibre Channel (FC) está entre os mais usados nas redes do tipo SAN.

Está correto o que consta APENAS em:

Alternativas
Comentários
  • O armazenamento do tipo NAS (NETWORK attached storage)

  • Colegas,

    Partindo do significado das siglas, as duas primeiras assertivas estão erradas (não sendo necessário, sequer, ler as breves explicações sobre os recursos de armazenamento de dados postos na sequencia).

    N = Network (em vez de Nominal)

    D = Directly (ao contrário de Distributed)

    Abs,

    MRB

  • em minha opinião, conceito da alternativa I é das e II nas, invertido os conceito na alternativa, 

  • I. O armazenamento do tipo NAS (nominal ...pare de ler aqui. Errada.

    II. O armazenamento do tipo DAS (distributed ...pare de ler aqui. Errada.


  • Entendo que as siglas estejam sim erradas...e estao!

    Porem, parar de ler so por isso nao eh garantia de acerto.Interessante é continuar lendo o conceito do que a questao esta propondo(conceito de DAS, NAS e SAN) e ver se o argumento bate com oque ela diz.

    Vai que a banca insiste que tá certo e indefere seus recursos por entender que "isso nao prejudica o entendimento da questao".
    E ai?

  • Nami Beneditto, assino embaixo!

    A primeira está errada por falar que NAS é uma extensão do armazenamento interno do servidor e a segunda está errada em dizer que DAS é mais escalável, disponível, fácil de gerenciar e usa NFS ou CIFS.

  • e deu certo... nem li estelionato na questão...

  • DEU MESMO

  • ódio!

  • E não é que eu pensei que era peculato culposo mesmo.

  • eu só vi o estelionato agora kkkkk

  • cai nessa kkk

  • e caimos! ahuhuahuahua

  • e caimos! ahuhuahuahua


ID
1229209
Banca
IBFC
Órgão
TRE-AM
Ano
2014
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Quanto aos conceitos de armazenamento de dados NAS (Network-Attached Storage), podemos afirmar que:

I. NAS é uma rede projetada para agrupar dispositivos de armazenamento de computador, comuns nos armazenamentos de grande porte.

II. Sistemas NAS podem conter mais de um hard disk, podendo também contar com a tecnologia RAID (Redundant Arrays of Inexpensive Disks).

Assinale a alternativa correta

Alternativas
Comentários
  • Item I - falso

    Item II - verdadeiro

     

    Justificativas:

     

    Network-Attached Storage ou NAS, em informática, é um dispositivo dedicado ao armazenamento de dados em rede, provendo acesso homogêneo aos dados para os clientes desta rede. [ NAS é um dispositivo - NÃO é uma rede - como afirma o item I, por isso o item I é falso ]

     

    Sistemas NAS podem conter mais de um HD, podendo também contar com a tecnologia RAID (Redundant Arrays of Independent Disks).

     

    https://pt.wikipedia.org/wiki/Network-Attached_Storage

     

    Gabarito: c)

  • A alternativa I esta descrevendo o SAN e não o NAS.


ID
1271221
Banca
MPE-RS
Órgão
MPE-RS
Ano
2012
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Em relação às arquiteturas de armazenamento de dados, considere as afirmações abaixo.
I. No armazenamento do tipo DAS (Direct Attached Storage), o dispositivo de armazenamento é conectado diretamente aos servidores, podendo ser classificado como interno ou externo, dependendo da localização do dispositivo em relação ao servidor.
II. O armazenamento do tipo SAN (Storage Area Network) é baseado em rede dedicada, normalmente de alta velocidade, composta por servidores e por dispositivos de armazenamento organizados em blocos de dados, isto é, sem oferecer um sistema de arquivos.
III. O armazenamento do tipo NAS (Network Attached Storage) oferece um meio físico de armazenamento com um sistema de arquivos e emprega protocolos de redes para seu acesso.
Quais estão corretas?

Alternativas
Comentários
  • A grande diferença entre NAS, DAS e SAN é que servidores NAS utilizam transferência em nível de arquivo, enquanto DAS e SAN utilizam armazenamento em bloco, sendo assim a transferência é bem mais eficiente.


    Fonte:http://luanmorenodba.wordpress.com/2011/08/12/conceitos-de-armazenamento-de-rede-das-nas-e-san/

  • do meu ponto de vista o gabarito esta incorreto.

    A firmação "I" informa que:

    o dispositivo de armazenamento é conectado diretamente aos servidores, podendo ser classificado como INTERNO ou externo, 

    As bibliografias que encontrei fazem referencia apenas a armazenamentos EXTERNOS.

    " .... Ela se refere a dispositivos de armazenamento externo ligados diretamente ao servidor (ou a qualquer outro micro da rede), como no caso das gavetas de HD ligadas a portas eSATA (o eSATA é uma versão externa das portas SATA, que mantém a mesma velocidade de 150 ou 300 MB/s, mas permite o uso de um cabo externo) ou a portas USB, por exemplo. ...."

    http://www.hardware.com.br/tutoriais/das-nas-san/

     

     

     

     

  • e-

    Network Attached Storage (NAS) são dispositivos de armazenamento de dados que executam um sistema operacional e são acessíveis através da rede.

    SAN são construídos em uma infra-estrutura especialmente projetada para suportar grande tráfego de dados. Assim, eles proporcionam um acesso mais rápido e estável do que protocolos de alto-nível como os NAS.

    DAS é um hd externo


ID
1284394
Banca
FCC
Órgão
TRT - 1ª REGIÃO (RJ)
Ano
2014
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Sistemas de armazenamento de backup são primordiais para assegurar a integridade dos dados em sistemas computacionais. O sistema de armazenamento caracterizado por ser disponibilizado na rede de computadores e passível de montagem para uso no computador, e um exemplo de tecnologia utilizada nesse sistema de armazenamento, são, respectivamente,

Alternativas
Comentários
  • Common Internet File System (CIFS) é a maneira padrão que os usuários de computador compartilhar arquivos através de intranets corporativas e na Internet
    Network-Attached Storage ou NAS, em informática, é um dispositivo dedicado ao armazenamento de dados em rede, provendo acesso heterogêneo aos dados para os clientes desta rede.
  • Alguém poderia comentar cada alternativa?

  • Caro colega Marlo e outros que quiserem uma explicação simples e completa a respeito do NAS, DAS, SAN e suas tecnologias, segue um artigo muito bom a respeito:

    http://www.hardware.com.br/tutoriais/das-nas-san/


  • Cadê o erro da letra "D"??

  • Alguém pode me explicar o erro da letra A, visto que o SAN também utiliza a rede para conectar dispositivos, em especial Fibre Channel e GB ethernet

  • Dyego, posso estar errado, mas ao meu ver, uma SAN convencional trabalha com o protocolo iSCSI e usa a tecnologia FibreChannel exclusivamente (embora possa usar switchs convencionais, com suporte a Ethernet, por exemplo) . Já um NAS pode usar CIFS, SMB, NFS, etc como protocolos e as tecnologias são mais variadas... 

  • Analisando cada item:


    a)  SAN e NFS: SAN não utiliza esse protocolo. Utiliza FC-based ou iSCSI!


    b) SAN e FoE: Estaria correto se invés de FoE fosse FCoE (Fibre Channel over Ethernet)!


    c) NAS e CIFS: Resposta correta!


    d) NAS e Fibre Channel: NAS não utiliza protocolos FC-based, mas sim CIFS/SMB e NFS!


    e) DAS e NFS: DAS (Directed Attached Storage) não utiliza um protocolo com NFS, já que ele está ligado diretamente no host

  • Não precisa fazer "overthinking". A banca deixou claro que o sistema de arquivos precisava ser montada numa estação de trabalho. Controladoras HBA não são coisas comuns de se ter em estações de trabalho, portanto, qualquer teoria envolvendo SAN, FC, LUNS, STORAGE, etc cai por terra.

    Bastava pensar num NAS e um Sistema de Arquivos.

  • http://infob.com.br/das_nas_san/

  • O sistema de armazenamento caracterizado por ser disponibilizado na rede de computadores e passível de montagem para uso no computador:

     

    O único que faz isso nas opções é o NAS. O SAN é uma rede e não um sistema de armazenamento. O DAS é local.

     

    , e um exemplo de tecnologia utilizada nesse sistema de armazenamento, são, respectivamente

    Nessa opção poderia ser o NFS ou CIFS

     

  • c-

    NAS - dispositivo para storage remoto

    CIFS - common internet file system- é umk protocolo de sistema de arquivos em rede para acesso compartilhado a arquivos e impressoras entre hosts na rede. permite ler, executar, modificar e remover arquivos remotos


ID
1372573
Banca
FGV
Órgão
AL-BA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Com relação às tecnologias de armazenamento de dados DAS,NAS e SAN, assinale a afirmativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Via de regra, um NAS não faz nada que um PC tradicional não possa ser configurado para fazer. Um número surpreendente deles utilizam processadores x86, rodam Linux e compartilham os arquivos com a rede utilizando o Samba. Ou seja, nada mais são do que PCs compactos, otimizados para a tarefa.

     

    Fonte: Guia do hardware 

  • Prezados,

    O NAS possui um sistema operacional completo que funciona com o propósito principal de ser um servidor de arquivos ligado diretamente a rede.

    Portanto a alternativa correta é a letra E


ID
1449808
Banca
SRH
Órgão
UERJ
Ano
2015
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Dentre as tecnologias de armazenamento em redes de computadores “Network Attached Storage” (NAS) e “Storage Area Network” (SAN), a tecnologia SAN se destaca por:

Alternativas
Comentários
  • a) aumenta bastante o custo e complexidade

    b) aumenta bastante o custo e complexidade e maior flexibilidade e adaptabilidade

    c) acesso à nível de blocos. Quem utiliza e a tecnlogia NAS

    d) NAS trabalha com os protocolos: CIFS/SMB, FTP, NFS e TCP/IP e o SAS utiliza os protocolos: FC e iSCSI

    Bons estudos.

  • [B] - ter um elevado custo de implementação e de gestão, quando comparado à outra tecnologia

  • b-

    Em uma SAN, periféricos de armazenamento on-line são configurados como nós em uma rede de alta velocidade e podem ser conectados (attached) e desconectados (detached) dos servidores de maneira bastante flexível, apresentando velocidade e capacidade de armazenamento de dados superiores à NAS. Com infraestrutura de comunicação, geralmente baseada em fibre channel, um ambiente SAN provê conexões físicas com uma camada de gerenciamento que organiza as conexões, os dispositivos de armazenamento e os computadores.

    NAS utiliza protocolos NFS, CIFS/SMB e FTP, podendo centralizar a responsabilidade de servir os arquivos em uma rede e, assim, liberar recursos de outros servidores desta rede.

    __________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

    resumo:

    NAS é um dispositivo e SAN é uma rede.

    file-level: NAS

    block-level: SAN


ID
1480687
Banca
COMPERVE
Órgão
UFERSA
Ano
2013
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Sobre armazenamento de rede, afirma-se:

I DAS (Direct Attached Storage) é um dispositivo de armazenamento externo ligado diretamente ao servidor ou estação de rede, como é o caso das gavetas de HDs ligadas via porta USB ou eSATA.

II SAN (Storage Area Network) é uma área reservada, em um dos discos rígidos de um servidor de rede, para o armazenamento de arquivos que podem ser acessados via rede.

III NAS (Network Attachment Storage) é uma solução de armazenamento de dados que executa seu próprio sistema operacional, funcionando como um servidor de arquivos via rede.

IV Para soluções de armazenamento de rede é comum o uso de um dos tipos de RAID (Redundant Array of Independent Drives) de acordo com o nível de redundância desejado.

Das afirmações, estão corretas

Alternativas
Comentários
  • "DAS é abreviação de "Direct Attached Storage". Ela se refere a dispositivos de armazenamento externo ligados diretamente ao servidor"
    "NAS (Network Attached Storage), por sua vez, roda um sistema operacional completo e funciona como um servidor de arquivos, ligado diretamente na rede."
    "Toda SAN usa HDs tradicionais como blocos básicos de montagem, que são ligados a uma unidade controladora, que se encarrega do acesso aos dados, RAID e outras funções. A unidade de armazenamento é ligada a um servidor através de uma interface dedicada, que pode ser tanto uma interface Fibre Channel quanto uma interface de rede Gigabit Ethernet ou 10 Gigabit Ethernet (usando o iSCSI). O servidor se encarrega então de distribuir os dados para os clientes da rede ou fornecê-los para aplicativos específicos, como no caso de um cluster de servidores web, que utilizam a SAN para armazenar um grande banco de dados usado para atender às requisições dos clientes."
    (Carlos E. Morimoto, Servidores Linux, Guia Prático)

  • II. SAN (Storage Area Network) é uma área reservada, em um dos discos rígidos de um servidor de rede, para o armazenamento de arquivos que podem ser acessados via rede. Errada. Acredito que o erro seja a palavra arquivo, pois a SAN trabalha com blocos de disco. Quem trabalha com arquivos é a NAS.

    "Nas redes SAN a infraestrutura de rede pode ser FC ou Gigabit Ethernet e o dado a se transportado é do tipo bloco. Nas redes NAS a infraestrutura é quase sempre Gigabit Ethernet e o dado a ser armazenado é do tipo arquivo."

    Bibliografia: DATACENTER-COMPONENTE CENTRAL DA INFRAESTRUTURA DE TI-MANOEL VERAS

  • b-

    SAN é a rede. DAS é um hd externo, ssd (solid state drive etc), toda memoria secundaria que se conecta ao pc.

    NAS Utiliza protocolos NFS, CIFS/SMB e FTP, centralizando a responsabilidade de servir os arquivos em uma rede e, assim, liberar recursos de outros servidores desta rede.


ID
1617424
Banca
ZAMBINI
Órgão
PRODESP
Ano
2010
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Hoje, o gestor de TI pode contar com várias arquiteturas e soluções de Storage. A arquitetura de storage em rede visa o maior planejamento e segurança dos dados armazenados em ferramentas para NAS (network attached storage) e SAN (storage area network). Porém a economia mundial foi duramente impactada pela crise e uma das preocupações dos gestores de TI tem sido enxugar gastos com adoção de alternativas criativas e ferramentas especializadas. Vindo ao encontro dessas expectativas, destaca-se o conceito de arquitetura Open Storage. Diante disso, analise as afirmativas a seguir sobre Open Storage e julqueas verdadeiras (V) ou falsas (F).


I - Open Storage, que é o armazenamento de dados com código aberto.


II - Ao adotar o conceito Open Storage, a empresa terá um custo inicial menor para montar sua infraestrutura.


III – A arquitetura não ficará presa a um fornecedor, podendo assim inserir software e componentes que se encaixam às suas necessidades.


IV - Além de garantir economia e permitir evolução, o conceito Open Storage ainda contribui com a preservação do meio ambiente. Uma empresa ao adotar esse modelo de armazenamento diminui o consumo de energia e as demais variáveis ambientais e assegura uma política “Green IT” consistente.


Assinale a alternativa que cita corretamente a seqüência do julgamento dos conceitos de Open Storage

Alternativas
Comentários
  • Questão retirada deste site:

    https://imasters.com.br/cloud/open-storage-e-mais-do-que-economia-e-o-futuro

    Mas convenhamos:

    I. Correta, ok! Open código

    II. Correta, se não pagaremos por um software proprietário, obviamente será mais economico.

    III. Correta, novamente, é Open, posso adapta-lo ao meu uso;

    IV. DUVIDOSA! Contribui com a preservação do meio ambiente?... assegura uma politica Green IT? Palavras muito enfáticas, alternativa bem duvidosa.. mas, segue o jogo.

    GABARITO ALTERNATIVA E


ID
1623226
Banca
CETAP
Órgão
MPC-PA
Ano
2015
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Os dispositivos NAS permitem:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: C.

     

    NAS (Network Attached Storage) - funcionalidade exclusiva de prover serviços de armazenamento de dados para outros dispositivos da rede.


ID
1643323
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TCU
Ano
2015
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Julgue o próximo item, a respeito de tecnologias e arquitetura de DataCenter.

Network attached storage (NAS) e storage area network (SAN) são redes dedicadas ao armazenamento e ligadas às redes de comunicação de um centro de dados. Na primeira, os computadores e aplicativos acessam os dados por meio do compartilhamento de uma rede que usa protocolos de Internet (IP). Na segunda, cada dispositivo na SAN tem seu próprio endereço IP exclusivo e os arquivos são acessados por meio dos CIFS (common Internet file system) ou NFS (network file system).

Alternativas
Comentários
  • ERRADO:

    SAN utiliza iSCSI ou FC. NAS faz uso de CIFS ou NFS.
  • Ano: 2013

    Banca: CESPE

    Órgão: INPI

    Prova: Analista de Planejamento - Infraestrutura em TI

    Resolvi errado

    texto associado   

    O CIFS foi criado juntamente com as redes de armazenamento do tipo SAN para gravar dados mediante diversos storages, que são configurados como nós para o armazenamento tanto em redes Windows como em redes Linux. 

    errada

  • A questão já peca quando fala "são redes dedicadas de armazenamento". Nem sempre um NAS tá numa rede Ethernet separada. 

    Claro, pode ter rotas específicas, segmentação em vlan, mas redes dedicadas de armazenamento forçou a barra pro NAS.
  • ERRADO.

    Segundo Manoel Veras(2009,p.175),"Nas redes SAN a infraestrutura de rede pode ser FC ou Gigabit Ethernet e o dado a ser transportado é do tipo bloco. Nas redes NAS a infraestrutura é quase sempre Gigabit Ethernet e o dado a ser armazenado é do tipo arquivo."


    -DATACENTER-COMPONENTE CENTRAL DA INFRAESTRUTURA DE TI-MANOEL VERAS-2009.

  • Alguns comentários sobre os comentários abaixos:

    Mr Robot: SAN não usa CIFS nem qualquer outro sistema de arquivos. Essa definição que vc deu é de redes NAS.

    Nicolas, normalmente, em uma rede NAS, o armazenamento compoe a propria LAN, apenas em servidores de arquivos separados.

    Agora, analisando a questão por partes:

    Network attached storage (NAS) e storage area network (SAN) são redes dedicadas ao armazenamento e ligadas às redes de comunicação de um centro de dados.

    Errado. Apenas SAN são redes dedicadas.

    Na primeira, os computadores e aplicativos acessam os dados por meio do compartilhamento de uma rede que usa protocolos de Internet (IP).

    Certo.

    Na segunda, cada dispositivo na SAN tem seu próprio endereço IP exclusivo e os arquivos são acessados por meio dos CIFS (common Internet file system) ou NFS (network file system).

    Errado, como SAN não lida com armazenamento em alto nivel(de arquivos), não se pode falar em FS. Quem trata dessa questão são os sevidores de aplicação que requisitam os arquivos aos storages SAN.

  • Ao "Concurseiro Quase Nada!": compoe tem acento, ou seja, compõe.

  • ISCSI/FC = BAIXO NÍVEL;

    CIFS/NFS = ALTO NÍVEL.


ID
1682854
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
STJ
Ano
2015
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Acerca de subsistemas de armazenamento de dados e compartilhamento de arquivos, julgue o item subsequente.

Arquivos que estejam sendo acessados podem ser movidos entre dispositivos NAS.


Alternativas
Comentários
  • Temos um problema nessa questão pessoal. Primeiro, que existem diversas implementações de NAS, de diversos fabricantes, uma vez que ele tem seu sistema operacional próprio e sistema de arquivos completo.

    A título de exemplo, eu possuo uma solução de NAS (WDMYCLOUD) em casa e essa não possibilita que eu mova um arquivo WORD se ele estiver aberto, acusando uma mensagem de erro de que o arquivo está aberto. Ainda com ele aberto, percebemos que o próprio WORD gera um arquivo temporário que é utilizado para esse controle e versionamento de arquivos.

    Como O NAS possui um sistema de arquivos, entendo que há habilitação das flags de arquivo aberto do próprio SO, bloqueando-se, assim, o processo de mudança. Lembrando que o termo “mover” implica em apagar de um local e transferir para outro.

    Além disso, vale lembrar que cada dispositivo NAS possui um IP. Ou seja, o arquivo que estava aberto possuía um mapeamento a partir de um IP em uma máquina. Ao se tentar fazer essa mudança, o recurso que estava sendo utilizado não mais estaria disponível.

    Assim, entendo que há soluções de alguns fabricantes que permitam tal recurso, utilizando um esquema de arquivo temporário ou versionamento, que seja transparente ao usuário, inclusive para procedimentos de migração de dados. Em meu ambiente de trabalho, possuímos uma solução do fabricante NETAPP que permite tal funcionalidade. Mas não podemos generalizar tal condição à qualquer mudança entre dispositivos NAS, inclusive quando relacionamos soluções de fabricantes diferentes.

    Outro ponto a se considerar é a implementação em cluster de dispositivos NAS. Nesse caso, facilita-se e muito a transferência conforme descrito no enunciado, porém, em nenhum momento há essa afirmação da forma de implementação.

    Entendo que caiba recurso nessa questão pelos pontos mencionados.

    Gabarito Preliminar: C (Gabarito do Professor: E)

  • Questão 102 desse link explica:

    https://www.estrategiaconcursos.com.br/blog/stj-comentarios-da-prova-de-aa-ti-redes/

     

  • O que é NAS?

    Um sistema NAS é um dispositivo de armazenamento conectado a uma rede que possibilita o armazenamento e a recuperação de dados de um local centralizado para usuários autorizados da rede e clientes heterogêneos. Os sistemas NAS são flexíveis e de expansão horizontal, significando que à medida que você precisar de mais armazenamento, pode adicionar ao que você já tem. Um NAS é como ter uma nuvem privada no escritório. É mais rápido, mais barato e fornece todos os benefícios de uma nuvem pública local, fornecendo controle total para você.

     

    Os sistemas NAS são perfeitos para SMBs.

    Simples de operar, dispensando a presença de um profissional de TI dedicado

    De menor custo

    Backup de dados fácil, sempre acessível quando você precisar

    Bons para centralizar o armazenamento de dados de uma forma segura e confiável

     

    Observação: Na minha humilde opinião a questão só está correta pq inseriram a palavra PODEM, isso da margem para algumas tecnologias mais avançadas NAS, que realmente permitem que isso ocorra.

  • Gabarito Certo

    O NAS possui um sistema operacional completo que funciona com o propósito principal de ser um servidor de arquivos ligado diretamente a rede.

    Esse ‘Storage’ por estar na rede poder ser compartilhado com diversos clientes, diferente do DAS.  A grande diferença entre NAS, DAS e SAN é ques servidores NAS utilizam transferência nível arquivo, enquanto DAS e SAN utilizam armazenamento em bloco, sendo assim a transferência é bem mais eficiente.

     

     

     

    "Retroceder Nunca Render-se Jamais !"
    Força e Fé !
    Fortuna Audaces Sequitur !


ID
1682866
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
STJ
Ano
2015
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Acerca de subsistemas de armazenamento de dados e compartilhamento de arquivos, julgue o item subsequente.

O NAS utiliza protocolos como TCP/IP, CIFS e NFS para possibilitar o compartilhamento de arquivos em uma rede de computadores.


Alternativas
Comentários
  • CERTO.

    Segundo Somasundaram(2011,p.171),"O NAS usa protocolos de rede e de compartilhamento de arquivos para executar funções de arquivamento e armazenamento. Estes protocolos incluem TCP/IP para transferência de dados e CIFS e NFS para file serving remotos."


    ARMAZENAMENTO E GERENCIAMENTO DE INFORMAÇÕES-EMC EDUCATION SERVICES-SOMASUNDARAM-2011

  • Protocolos na Arquitetura NAS (NFS,SMB ou CIFS).

  • Network-Attached Storage, ou storage NAS, tem  e facilita o acesso de dispositivos na mesma rede aos dados armazenados. O NAS é um dos três principais tipos de arquitetura de armazenamento, sendo os outros dois Storage Area Network (SAN) e Direct-Attached Storage (DAS). O storage NAS estabelece um ponto de acesso único ao armazenamento para as redes e conta com recursos incorporados de  e tolerância a falhas.

  • Falar que TCP/IP é protocolo foi f*da

  • Storage NAS é um computador ou sistema de armazenamento conectado a uma ou mais redes locais para armazenar, compartilhar, gerenciar e fazer backup de dados. O Network Attached Storage (NAS) também é um servidor de armazenamento baseado em arquivos e dotado de recursos contra a perda de dados.

    Protocolos como o SMB/CIFS (Server Message Block/Common Internet File System), AFP (Apple Filing Protocol) e o NFS (Network File System) permitem que qualquer servidor ou computador armazenem e compartilhem arquivos através de uma rede TCP/IP.

    Como esses protocolos estão presentes em sistemas operacionais como o Windows, Mac OS e Linux, os equipamentos usados para storages NAS incorporam esses recursos, e podem rapidamente ser implementados em qualquer infraestrutura de TI.

    https://www.controle.net/page/tudo-sobre-storage-nas?gclid=Cj0KCQjw3duCBhCAARIsAJeFyPVaE5YrBbRL5QEgNmx0WZ-ENksDqa9gZLuqzLJWcW5OenZeQiaPuF8aAj-7EALw_wcB

  • Os arquivos transferidos usando esses protocolos (TCP e IP) podem ser formatados como:

    • Sistemas de Arquivos de Rede (NFS): este protocolo é usado normalmente em sistemas  e UNIX. Por ser um protocolo independente de fornecedor, o NFS funciona em qualquer hardware, sistema operacional ou arquitetura de rede.
    • Protocolo SMB: a maioria dos sistemas que usam o protocolo SMB tem o sistema operacional Microsoft Windows e são conhecidos como Rede Microsoft Windows. O protocolo SMB foi desenvolvido a partir do protocolo CIFS e, por isso, às vezes é chamado de protocolo CIFS/SMB.
    • Protocolo AFP: trata-se de um protocolo proprietário para dispositivos da Apple com o sistema operacional macOS.


ID
1692616
Banca
FCC
Órgão
TRT - 4ª REGIÃO (RS)
Ano
2015
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

O Técnico deseja identificar o tipo de armazenamento de dados utilizado no Tribunal Regional do Trabalho. Durante a verificação, o Técnico constatou que se tratava do NAS, pois o servidor de

Alternativas
Comentários
  • Em DAS e SAN a unidade é o "Bloco de disco", já no NAS a unidade é o "Arquivo".

  • A sigla DAS é abreviação de "Direct Attached Storage". Ela se refere a dispositivos de armazenamento externo ligados diretamente ao servidor (ou a qualquer outro micro da rede), como no caso das gavetas de HD ligadas a portas eSATA (o eSATA é uma versão externa das portas SATA, que mantém a mesma velocidade de 150 ou 300 MB/s, mas permite o uso de um cabo externo) ou a portas USB, por exemplo........

    Um NAS (Network Attached Storage), por sua vez, roda um sistema operacional completo e funciona como um servidor de arquivos, ligado diretamente na rede......
    O uso de um NAS, ou de um servidor de arquivos com vários HDs atende bem à maioria das redes de pequeno e médio porte. Entretanto, muitas empresas precisam de muito mais do que 10 TB de espaço de armazenamento, sobretudo quando falamos em grandes bancos de dados e aplicações web. Usar vários pequenos servidores seria uma solução barata, mas em compensação complexa e mais propensa a falhas. Surge então a opção de usar uma SAN(Storage Area Network)
  • a) ERRADA: no NAS (Network-Attached Storage) a transferência não é de blocos mas de arquivos (no DAS - Direct Attached Storage - um pen drive por exemplo, a transferência também não é de blocos, mas de arquivos) 

    b) ERRADA: um sistema operacional controla o sistema de arquivos não um banco de dados
    c) ERRADA: no NAS (Network-Attached Storage) a transferência não é de blocos mas de arquivos
    d) ERRADA: um sistema operacional controla o sistema de arquivos não um banco de dados, transferência de unidades de cluster?! Hahaha ...
    e) Alternativa CORRETA
     
    https://pt.wikipedia.org/wiki/Network-Attached_Storage
    https://pt.wikipedia.org/wiki/Rede_de_Área_de_armazenamento
    https://pt.wikipedia.org/wiki/Direct_Attached_Storage


ID
1753048
Banca
FCC
Órgão
TRT - 9ª REGIÃO (PR)
Ano
2015
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Os sistemas de armazenamento de dados atuais podem ser categorizados como SAN, NAS e DAS. Considerando as características gerais de como são conectados, a ordem decrescente de desempenho de taxa de transferência de dados é dada por 

Alternativas
Comentários
  • Rede DAS - Directed Attached Storage - Para versatilidade para armazenamento de grandes volumes de dados e alta capacidade para aplicativos simples e complexos com baixo consumo de energia.

    Rede SAN - Storage Area Network - Consolide e gerencie os dados da rede com a tecnologia simples, acessível, confiável e de nível empresarial iSCSI.Adicione storage Fibre Channel altamente eficiente e de alta taxa de transferência ao seu data center, incluindo a mais recente tecnologia Fibre Channel de 16 Gbit.

    Rede NAS - Network Attached Storage - Gerenciamento eficaz de dados, arquivos e blocos com software avançado para compartilhamento de dados eficiente e adaptável. Pronto para cluster, oferece implantação e integração eficientes com alta disponibilidade para simplificar o gerenciamento de dados.


  • Letra A. Em ordem decrescente de taxa de desempenho. DAS, SAN, NAS.p_q

  • Ainda não tinha visto uma questão desse tipo, comparando os tipos de armazenamento de rede no quesito desempenho de taxa de transferência.

     

    Pelo material que eu tenho, imaginei que o melhor desempenho fosse da SAN. Tenho que pesquisar mais um pouco para entender melhor os motivos desse gabarito.

     

    Vamos na fé.

  • Nenhum desepenho será superior a de um dispositivo conectado diretamente a máquina. Por isso o DAS é o mais rápido.

  • Questão muito relativa... Depende do equipamento que está sendo utilizado como DAS

  • QUESTÃO BOA! 

    ordem decrescente de desempenho de taxa de transferência de dados:

    DAS é conectado diretamente no computador e a transferencia é feita por bloco, direto no disco.

    SAN a transferencia tambem é feita em bloco porém não esta conectado diretamente ao computador apesar de funcionar como se assim estivesse. SAN utiliza meios fisicos como Fibre Channel,Gigabit Ethernet e 10Gigabit Ethernet além dos barramentos do computador.

    NAS é como se fosse uma maquina compartilhando uma pasta, a transferencia é via sistema de arquivo e depende diretamente dos meios fisicos. 

  • Questão maldosa da Banca e gabarito duvidoso.

    Performance. SANs are the higher performers for environments that need high-speed traffic such as high transaction databases and ecommerce websites. NAS generally has lower throughput and higher latency because of its slower file system layer, but high-speed networks can make up for performance losses within NAS.

    NAS: Generally has lower throughput and higher latency because of its slower file system layer

    SAN: A higher performer for environments that need high-speed traffic

  • O trecho "Considerando as características gerais de como são conectados" indica que a banca quer uma resposta mais genérica e que não leve em consideração aspectos variáveis, por exemplo: os dispositivos de armazenamento, os cabos, os protocolos etc. Quando a banca não dá detalhes, tem que pensar dessa forma.

    Eliezer, o SAN tem o maior desempenho (perceba que é higher, não highest) em relação ao NAS. O dispositivo conectado diretamente é a configuração mais simples e rápida (mas menos eficiente e pouco adequada para vários casos).

  • a-

    das > san > nas

    a arquitetura NAS se baseia em dispositivos de armazenamento de dados que se comunicam com os servidores através dos protocolos de compartilhamento de arquivos na rede


ID
1770655
Banca
FGV
Órgão
PGE-RO
Ano
2015
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Em relação às tecnologias para disponibilização de armazenamento de dados aos sistemas computacionais, é correto afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • a) ERRADA. Uma SAN é ligada a um servidor através de uma interface dedicada, que pode ser tanto uma interface Fibre Channel quanto uma interface de rede Gigabit Ethernet ou 10 Gigabit Ethernet (usando o iSCSI)

    b) ERRADA. Na arquitetura DAS, o dispositivo é ligado diretamente ao servidor. DAS (Direct-Attached Storage)

    c) CORRETA.

    d) ERRADA. Troca de arquivo é feita pelo NAS. SAN trabalha com armazenamento em nível de bloco

    e) ERRADA. Essa é uma restrição do DAS.

  • Fiquei entre a a) e a c), e marquei a errada.

    Não fui com confiança. Temos que dominar a prova, e não sermos dominados por ela.

    Vamos na fé.

  • Gabarito B

    DAS (Direct Attached Storage)

    Quando possuímos um sistema operacional, é necessário que é o mesmo possua um local aonde seja armazenado os dados, para isso O DAS nada mais é do que discos locais do servidor. Esse  armazenamento pode ser externo ou ligado diretamente, como no caso de Gavetas Externas e Hd’s.

    Vamos na fé !

     

    "Retroceder Nunca Render-se Jamais !"
    Força e Fé !
    Fortuna Audaces Sequitur !

  • c-

    A tecnologia NAS permite o compartilhamento de arquivos entre servidores, mesmo com diferentes sistemas operacionais.


ID
1782760
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-DFT
Ano
2015
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Acerca de subsistemas de armazenamento de dados e de compartilhamento de arquivos, julgue o item que se segue.

O CIFS, protocolo usado em uma NAS para o compartilhamento de arquivos, exige o uso de serviço auxiliar para evitar que um usuário sobrescreva o trabalho dos demais usuários em determinado arquivo.

Alternativas
Comentários
  • Quanto ao compartilhamento: as redes NAS  compartilham sistemas de arquivos

    Quanto ao protocolos: as redes NAS utilizam o NFS/LINUX e o CIFS/WINDOWS

    Quanto às permissões: as redes NAS diferentes usúários podem acessar o mesmo sistema de arquivos


    ...exige o uso de serviço auxiliar para evitar que um usuário sobrescreva... Marquei errado por causa dessa frase.

  • O Server Message Block (SMB) ou CIFS, que opera na camada de aplicação, não exige o uso de serviço auxiliar pois o mesmo já desempenha essa função.

  • Complementando ...

    O CIFS é um protocolo com estado (mantém informações de conexão sobre cada cliente conectado).

    Usa bloqueio de arquivos e registros para evitar que usuários sobrescrevam o trabalho de outros em um arquivo ou registro.


    Fonte: https://books.google.com.br/books?id=d8uCfC46hwsC&pg=PA181&lpg=PA181&dq=cifs+estado+bloqueio+arquivo&source=bl&ots=v_i_9_3HnM&sig=BArBhiKG4PSa07tiKkEzOdCwqUE&hl=en&sa=X&ved=0ahUKEwit_fmJ9OjKAhXFfpAKHQwXA0MQ6AEIHDAA#v=onepage&q=cifs%20estado%20bloqueio%20arquivo&f=false

  • ✅Gabarito(Errado)

    Common Internet File System (CIFS) é um protocolo com estados, executado sobre TCP e que usa bloqueio de arquivos e registros para evitar que usuários sobrescrevam o trabalho de outros em um arquivo ou registro.

    Fonte questão do QC: Q595028

  • GABARITO ERRADO!

    .

    .

    SMB/CIFS - PROTOCOLO COM ESTADOS;

    NFS - PROTOCOLO SEM ESTADOS.

    .

    Acrescentando:

    Segundo Somasundaram (2011. p.171), "Para possibilitar o compartilhamento de dados, o NAS utiliza geralmente o NFS para sistemas UNIX, CIFS para Windows, e o File Transfer Protocol (FTP) e outros protocolos para ambos os ambientes."


ID
1782766
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-DFT
Ano
2015
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Acerca de subsistemas de armazenamento de dados e de compartilhamento de arquivos, julgue o item que se segue.

Os fatores que interferem no desempenho de uma NAS incluem o serviço de autenticação utilizado, o número de retransmissões realizadas devido a erros e o tempo despendido para acessar um arquivo em um dispositivo NAS.

Alternativas
Comentários
  • 7.8 Fatores que afetam o desempenho e a disponibilidade do NAS:

    Já que NAS usa rede IP, a largura de banda e questões de latência associadas ao IP afetam seu desempenho.

    - Congestionamento da rede

    - Autenticação

    - Retransmissão

    -Roteadores e switches utilizados em excesso

    - Solicitações de metadados e de busca arquivos/diretórios

    etc ...


    Fonte: https://books.google.com.br/books?id=d8uCfC46hwsC&pg=PA181&lpg=PA181&dq=cifs+estado+bloqueio+arquivo&source=bl&ots=v_i_9_3HnM&sig=BArBhiKG4PSa07tiKkEzOdCwqUE&hl=en&sa=X&ved=0ahUKEwit_fmJ9OjKAhXFfpAKHQwXA0MQ6AEIHDAA#v=onepage&q=cifs%20estado%20bloqueio%20arquivo&f=false

  • NAS usa redes IP; logo, a largura de banda e questões de latência associadas ao IP afetam o seu desempenho. O congestionamento da rede é uma das fontes mais significativas de latência em um ambiente NAS. Outros fatores que afetam o desempenho, são congestionamento da rede, autenticação, retransmissão, roteadores e switches utilizados em excesso, solicitações de metadados e de busca arquivos/diretórios etc.

    Fonte:

    [1] Armazenamento e Gerenciamento de Informações, G. Somasundaram, Alok Shrivastava, EMC Education Services

  • Em outras palavras, o termo NAS (Network Attached Storage) refere-se, basicamente, a um servidor de discos capaz de exportar áreas por protocolos como o NFS, CIFS ou até mesmo o HTTP. Para isto, é utilizada a rede local, o que traz a vantagem de permitir que qualquer host da rede tenha acesso a dados comuns, porém possui as desvantagens de congestionar o tráfego da rede, bem como uma velocidade de acesso pequena.

    Já que NAS usa rede IP, a largura de banda e questões de latência associadas ao IP afetam seu desempenho.

    - Congestionamento da rede

    - Autenticação

    - Retransmissão

    -Roteadores e switches utilizados em excesso

    - Solicitações de metadados e de busca arquivos/diretórios


ID
1839055
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MEC
Ano
2015
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Considerando que SAN (Storage Area Network) e NAS (Network Attached Storage) são tecnologias para acesso a dispositivos de armazenamento de dados por meio de uma rede corporativa, julgue o item a seguir.

O NAS utiliza o acesso de nível de arquivo para todas as suas operações de entrada e saída, sendo essas operações entendidas como pedidos de alto nível que especificam o arquivo a ser acessado, mas não especificam seu endereço de bloco lógico.

Alternativas
Comentários
  • É exatamente isso. NAS acessa os dados a nível de arquivo, logo, é de alto nível, não especificando o endereçamento de blocos. questão correta

  • c-

    SAN - block level access

    NAS - file level access

    o NAS geralmente usa o NFS para sistemas UNIX, o CIFS para sistemas Windows, e o protocolo FTP (File Transfer Protocol) para ambos


ID
1839064
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MEC
Ano
2015
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Considerando que SAN (Storage Area Network) e NAS (Network Attached Storage) são tecnologias para acesso a dispositivos de armazenamento de dados por meio de uma rede corporativa, julgue o item a seguir.

Na ativação do compartilhamento de dados, o NAS geralmente usa o NFS para sistemas UNIX, o CIFS para sistemas Windows, e o protocolo FTP (File Transfer Protocol) para ambos os ambientes.

Alternativas
Comentários
  • CERTO.

    Segundo Somasundaram(2011.p.171),"Para possibilitar o compartilhamento de dados, o NAS utiliza geralmente o NFS para sistemas UNIX, CIFS para Windows, e o File Transfer Protocol(FTP) e outros protocolos para ambos os ambientes."

     

    -ARMAZENAMENTO E GERENCIAMENTO DE INFORMAÇÕES-SOMASUNDARAM-2011-EMC EDUCATION SERVICES.

  • Assertiva CORRETA. 

     

    Complementando: o FTP pode ser usado com vários sistemas operacionais, onde ele abstrai detalhes da implementação para a aplicação rodar sem precisar conhecer detalhes de cada sistema. 

  • Quais são os protocolos possíveis ?

  • "Segundo Somasundaram..." Copy e Paste direto

    Pelo jeito a CESPE gosta (ou gostava) muito desse autor

  • Esse NAS aí é de NASA.

  • NAS:

    file level

    CIFS (microsoft) ou NFS (Unix)

    TCP/IP

    gerenciamento storage


ID
1839067
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MEC
Ano
2015
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Considerando que SAN (Storage Area Network) e NAS (Network Attached Storage) são tecnologias para acesso a dispositivos de armazenamento de dados por meio de uma rede corporativa, julgue o item a seguir.

A eficiência do NAS pode ser melhorada por meio da compatibilidade entre os clientes das plataformas UNIX e Windows, obtida pelo uso de protocolos padrão do mercado.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: E

    Não é necessária a compatibilização entre as plataformas no lado cliente, visto que o próprio NAS trabalha com um protocolo padrão para ambas plataformas.

     

  • Errado.

    Complementando a ótima "pegada" do comentário do Murilo...

    O protocolo SMB/CIFS é encontrado praticamente em todos os lugares. A maioria dos sistemas Unix-Like possuem uma implementação de cliente/servidor do SMB/CIFS via Samba. Computadores Apple também possuem seus clientes/servidores SMB/CIFS, o que faz com que o protocolo SMB/CIFS seja o protocolo mais comum para o compartilhamento de arquivos disponível.

     

  • Dispositivos NAS oferecem acesso a arquivos ao qual ele se conecta utilizando protocolos de acesso a arquivos transportados através de Ethernet e TCP/IP. [Baker & Paul, 2001]

    Os protocolos de acesso a arquivos mais utilizados nos NAS são o NFS (Network File System) e o CIFS (Common Internet File System).

    Para acessar os arquivos normalmente é exigida alguma autenticação do sistema, que irá checar por permissões. Os grandes benefícios do NAS são a fácil instalação e grande capacidade.

    A compatibilidade entre usuários não é requisito de eficiência.

  • NAS:

    file level

    CIFS (microsoft) ou NFS (Unix)

    TCP/IP (SAN: fiber channel, gigabit ethernet, isci (internet small computers interface) ou FCOE(fiber channel over ethernet))

    gerenciamento storage

    usa infrastrutura existente

    SAMBA permite usuarios unix acesso a cifs shares


ID
1848946
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MEC
Ano
2015
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Acerca de infraestrutura de hardware, julgue o item a seguir.

O NAS (network attached storage) utiliza protocolos de rede e de compartilhamento de arquivos para executar funções de arquivamento e armazenamento. Estes protocolos incluem IPX (internetwork packet exchange) e SPX (sequenced packet exchange) para transferência de dados e CIFS e NFS (network file system) para file serving remotos.

Alternativas
Comentários
  • ERRADO.

    Segundo Somasundaram(2011,p.171),"O NAS usa protocolos de rede e de compartilhamento de arquivos para executar funções de arquivamento e armazenamento. Estes protocolos incluem TCP/IP para transferência de dados e CIFS e NFS para file serving remotos."

     

    LIVRO ARMAZENAMENTO E GERENCIAMENTO DE INFORMAÇÕES-SOMASUNDARAM-EMC EDUCATION SERVICES.2011.

  • Errado.

    De fato, o NAS faz uso da arquitetura TCP/IP para a transferência de dados.

     

    Acrescentando...

    IPX é um protocolo proprietário da Novell. O IPX opera na camada de rede.

    O protocolo Novell IPX/SPX ou Internetwork Packet Exchange/Sequenced Packet Exchange' é um protocolo proprietário desenvolvido pela Novell, variante do protocolo "Xerox Network Systems" (XNS). IPX é o protocolo nativo do Netware - sistema operacional cliente-servidor que fornece aos clientes serviços de compartilhamento de arquivos, impressão, comunicação, fax, segurança, funções de correio eletrônico, etc.

  • O NAS usa protocolos de rede e de compartilhamento de arquivos para executar funções de arquivamento e armazenamento. Estes protocolos incluem: 

    • TCP/IP para transferência de dados ;
    • CIFS e NFS para file serving remotos.

    Outra questão da banca:

    O NAS utiliza protocolos como TCP/IP, CIFS e NFS para possibilitar o compartilhamento de arquivos em uma rede de computadores. (C)


ID
1932193
Banca
FCC
Órgão
TRT - 14ª Região (RO e AC)
Ano
2016
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

O protocolo padrão da indústria, com base em TCP/IP, especialmente projetado para fazer backup em um ambiente Network Attached Storage - NAS é o

Alternativas
Comentários
  • A) O BGP [RFCs 1771,1772,1773,1774,1657] assim como o EGP, é um protocolo de roteamento interdominios, criado para uso nos roteadores principais da Internet.

    -------------------

    B) CORRETO

    Um protocolo aberto padrão usado para controlar o backup de dados e as comunicações de recuperação entre o armazenamento primário e secundário em um ambiente de rede heterogênea. O NDMP especifica uma arquitetura comum para o backup de servidores de arquivos de rede. Ele ativa a criação de um agente comum que um programa centralizado pode usar para fazer backup dos dados dos servidores de arquivos executados em plataformas diferentes.

    -------------------

    C) O EIGRP (Enhanced Interior Gateway Routing Protocol) é um protocolo avançado de roteamento por vetor da distância proprietário da Cisco.

     

    D) O RIP (Routing Information Protocol) é um padrão para troca de informações entre os gateways e hosts de roteamento. Este protocolo é mais útil como um "protocolo de gateway interior"

     

    E) O OSPF - Open Shortest Path First - é um protocolo de roteamento para redes que operam com protocolo IP.

     

    Fonte: https://www.symantec.com/pt/br/security_response/glossary/define.jsp?letter=n&word=ndmp-network-data-management-protocol

  • NDMP = Network Data Management Protocol

  • B

    Segundo o glossário da Symentec, o NDMP é um protocolo aberto usado para controlar o backup e recuperação de dados. o NDMP também especifica uma arquitetura comum para o backup de servidores de arquivos de rede. Ele ativa a criação de um agente comum, bem como a gestão centralizada dos backups.

  • Parece que valeu a pena estudar protocolos de roteamento.

  • Tirando a Letra B, as outras alternativas são protocolos de roteamento.


ID
1965793
Banca
IDECAN
Órgão
UFPB
Ano
2016
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Um storage do tipo NAS (Network Attached Storage) é baseado em redes de storage IP, sendo primeiramente utilizado para o compartilhamento de arquivos, e se comparado com um DAS (Directed Attached Storage), ele é mais escalável, possui uma melhor disponibilidade, sendo mais fácil de gerenciar. Um NAS pode utilizar seu próprio sistema operacional, que normalmente é dedicado ao trabalho de servir arquivos, ou seja, otimizando o I/O (Input/Output) para vários sistemas operacionais. Assinale a alternativa correta acerca das características de uma solução NAS.

Alternativas
Comentários
  • NFS - Unix

    CIFS - Windows

  • A) ERRADO: O NAS é um servidor que pode ser conectado a uma rede local, remota ou compartilhada com a rede de computadores, sendo assim ele pode ser implementado de maneira integrada.

    -

    B) ERRADO: O NAS permite que vários computadores acessem o mesmo conjunto de arquivos em rede.

    -

    C) CERTO

    -

    D)ERRADO: O custo de um NAS não é baixo, e é necessário um conhecimento do funcionamento do NAS para poder utilizá-lo, quem possui essas facilidades é o DAS.

  • NAS ---> SMB/CIFS, ZFS, NFS

    SAN ---> FC, iSCSI, AoE

    DAS ---> SATA, e-SATA, FC, USB, SCSI

  • Eu acho que essa questão deveria ser anulada. Soluções NAS, dependendo do uso, hoje em dia é consderada barata, e de relativamente fácil configuração pra uso. NAS têm saido do ramo coporativo e se inserido no doméstico, e vc encontra soluções NAS por menos de 2000 reais(preço de um computador), como o myCloud.


ID
2036380
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TCE-PA
Ano
2016
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

No que tange a subsistemas de armazenamento de dados, julgue o item que se segue.

Um armazenamento conectado a uma rede NAS utiliza o sistema de arquivos de rede NFS que possibilita a clientes Windows, Linux e Unix acessarem os arquivos mediante uma rede IP.

Alternativas
Comentários
  • Um dispositivo NAS é um sistema computacional aberto com capacidade de armazenamento conectado a uma rede que fornece serviços de armazenamento de dados em arquivo a outros dispositivos na rede. O NAS usa protocolos de arquivo padrão, como SMB (Server Message Block) e sistema de arquivos de rede (NFS) para permitir que os clients Microsoft Windows, Linux e UNIX acessem arquivos, sistemas de arquivos e banco de dados em uma rede IP.

  • NFS não é apenas para usuarios Linux e Unix?

  • Felipe Soares, também gostaria de uma explicação de alguém que entenda melhor do assundo, vou marcar para comentário.

  • Nao citou o SMB/CIFS, sendo assim, nativamente, não teria como o Windows acessar....

  • O NFS é um protocolo independente de sistema operacional.

     

    NFS is often used with Unix operating systems (such as Solaris, AIX, HP-UX), Apple's macOS, and Unix-like operating systems (such as Linux and FreeBSD). It is also available to operating systems such as Acorn RISC OS,[13] the classic Mac OS, OpenVMS,[3] MS-DOS,[14] Microsoft Windows,[15] Novell NetWare,[16] and IBM AS/400.[17]

  • Para quem tem dúvidas que o Windows é compatível com o NFS nativamente, vai aí um tutorial: https://www.ibm.com/support/knowledgecenter/pt-br/ST5Q4U_1.6.1/com.ibm.storwize.v7000.unified.161.doc/usgr_cnnctng_via_nfs_frm_wndws.html

  • Uma "rede NAS"? tá certo.

  • NFS é um protocolo, não uma tecnologia, portanto, pode ser usado por qualquer S.O.

    NAS é uma tecnologia que usa NFS.

  • Pra mim essa questão tá errada. Estaria correta da seguinte forma: "Um armazenamento conectado a uma rede NAS utiliza o sistema de arquivos de rede NFS e CIFS, que possibilita a clientes Windows, Linux e Unix acessarem os arquivos mediante uma rede IP.

    Transcrevo, abaixo, treco do Redbook da IBM sobre o tema.

    Network Attached Storage (NAS)

    An NAS device is attached to a TCP/IP-based network (LAN or WAN), and accessed using CIFS (Common Interface File System) and NFS (Network File System), specialized I/O protocols for file access and file sharing. CIFS protocol is typically used in Windows-based environments, while NFS protocol is typically used in UNIX-based environments.

    An NAS device is sometimes also called a file server, filer, or NAS appliance. It receives an NFS or CIFS request over a network and by its internal processors translates that request to the SCSI block-I/O commands to access the appropriate device only visible to the NAS product itself.

    Fonte:

    [1] BM System Storage Business Continuity: Part 2 Solutions Guide, Charlotte Brooks, Clem Leung, Aslam Mirza, Curtis Neal, Yin Lei Qiu, John Sing, Francis TH Wong, Ian R Wright, IBM Redbooks

  • Questão nojent# em, também pensei que NFS era para Linux e CIFS para Windows

    conforme a questão Com relação aos protocolos CIFS (common internet file system) e NFS (network file system), julgue o item subsequente.

    O CIFS, que constitui uma extensão do SMB (server message block), é um protocolo de rede que pode ser enviado a dispositivos remotos e que fornece a base para o compartilhamento de arquivos no Windows.

    CERTO

    ai um abençoado comentou lá, NFS era para Linux e CIFS para windows, nem sei se isso procede mesmo, procurei saber e na leitura no site https://translate.google.com/translate?hl=pt-BR&sl=en&u=https://ipwithease.com/cifs-vs-nfs-what-is-the-difference-cifs-stands-for/&prev=search&pto=aue

    NFS  é o “ Network File System ” especificamente usado para  sistemas operacionais Unix e Linux .

    CIFS é uma abreviatura de “ Common Internet File System ” usado por sistemas operacionais  para compartilhamento de arquivos. 

    entendi que apesar de serem criados para ser usados em sistemas operacionais diferentes, é capaz de ser usado tanto em um quanto em outro, é só pensar no C#, foi feito para kh, mas tem gente que usa como forma de prazer , foi feito especificamente para isso, mas é possível usar em ambos os SO

    Se a maioria de seus clientes são baseados em Windows, use CIFS

    Se a maioria de seus clientes não são baseados em Windows, como LINUX etc., NFS é o método preferido

  • Resumindo...

    CIFS (p/ windows);

    NFS (p/ unix);

    FTP (p/ ambos w&u).


ID
2093500
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TCE-PA
Ano
2016
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Julgue o próximo item, relativo a redes SAN (Storage Area Network) e NAS (Network Attached Storage).

Embora redes NAS e SAN possam se conectar a uma rede local LAN para fornecer acesso a arquivos para clientes heterogêneos, apenas redes SAN possuem armazenamento dedicado a aplicativos do tipo file serving,

Alternativas
Comentários
  • Pessoal, uma dica muito importante em relação à banca CESPE, a maioria das vezes que ela menosprezar uma característica, a questão estará errada.

  • ERRADO, inclusive o NAS é otimizado para funções do tipo file serving,

     

    Fonte: https://books.google.com.br/books?id=d8uCfC46hwsC&pg=PA172&lpg=PA172&dq=aplicativos+do+tipo+file+serving,&source=bl&ots=v_k280_yqU&sig=tZ1lLA9VCvChSUSkpsdp_yQg4K4&hl=pt-BR&sa=X&ved=0ahUKEwjl38WX86DQAhWEg5AKHdwACWQQ6AEINDAE#v=onepage&q=aplicativos%20do%20tipo%20file%20serving%2C&f=false

  • Embora redes NAS e SAN possam se conectar a uma rede local LAN para fornecer acesso a arquivos para clientes heterogêneos, apenas redes SAN possuem armazenamento dedicado a aplicativos do tipo file serving,

    Apenas as redes NAS possuem armazenamento do tipo arquivo, as redes SAN apresenta armazenamento em Bloco de Dados.

     

     

  • Pegadinha no final. A pressa para marcar pode quebrar o candidato.

  • DAS, NAS e SAN – Entenda como funciona e os seus conceitos

    Falando em armazenamento de dados vislumbramos logo em nossos pensamento, HD’s para aumentar nosso espaço, porém quando pensado exatamente o mesmo, porém em um ambiente em rede, temos 3 nomenclaturas nas quais se destacam – DAS, NAS e SAN.

    DAS (Direct Attached Storage)

    Quando possuímos um sistema operacional, é necessário que é o mesmo possua um local aonde seja armazenado os dados, para isso O DAS nada mais é do que discos locais do servidor. Esse  armazenamento pode ser externo ou ligado diretamente, como no caso de Gavetas Externas e Hd’s.

     

    1 – Servidores conectados com seus discos, cada um independente do outro.

    NAS (Network Attached Storage)

    O NAS possui um sistema operacional completo que funciona com o propósito principal de ser um servidor de arquivos ligado diretamente a rede.

    Esse ‘Storage’ por estar na rede poder ser compartilhado com diversos clientes, diferente do DAS.  A grande diferença entre NAS, DAS e SAN é ques servidores NAS utilizam transferência nível arquivo, enquanto DAS e SAN utilizam armazenamento em bloco, sendo assim a transferência é bem mais eficiente.

     

    2 –Acessos simultâneos em cima do servidor NAS.

    SAN (Storage Area Network)

    Por ser uma implementação cara, a mesma é utilizada em média e grandes empresas que desejam ter uma estrutura redundante, com alta performance e que possuam acesso mais rápido e eficientes aos discos que compoem esse Storage.

    Um dos grandes benefícios do SAN é a facilidade de comportatilhamento em vários servidores. Note aqui que a referência não é sobre acessos na rede como o NAS, mais sim em servidores, ou seja o SAN é conectado nos servidores.

     

    3 – Servidor conectado ao storage.

    Conseguimos visualizar agora os tipos de armazenamentos que podemos utilizar num ambiente de infra. Conseguimos visualizar que o SAN e DAS possuem mais eficiência, porque alêm de não compartilharem acesso com várias máquinas a gravação dos dados são em blocos.

     

    Fonte: http://infob.com.br/das_nas_san/

  • O motivo de SAN usar unidade de bloco de disco, é que o sistema de arquivos é de resposabilidade da máquina requisitante, sendo assim seria mais complexo manipular as unidades de arquivos em vez de blocos de dados.

     

  • DAS, NAS e SAN – Entenda como funciona e os seus conceitos

    Falando em armazenamento de dados vislumbramos logo em nossos pensamento, HD’s para aumentar nosso espaço, porém quando pensado exatamente o mesmo, porém em um ambiente em rede, temos 3 nomenclaturas nas quais se destacam – DAS, NAS e SAN.

    DAS (Direct Attached Storage)

    Quando possuímos um sistema operacional, é necessário que é o mesmo possua um local aonde seja armazenado os dados, para isso O DAS nada mais é do que discos locais do servidor. Esse armazenamento pode ser externo ou ligado diretamente, como no caso de Gavetas Externas e Hd’s.

     

    1 – Servidores conectados com seus discos, cada um independente do outro.

    NAS (Network Attached Storage)

    O NAS possui um sistema operacional completo que funciona com o propósito principal de ser um servidor de arquivos ligado diretamente a rede.

    Esse ‘Storage’ por estar na rede poder ser compartilhado com diversos clientes, diferente do DAS. A grande diferença entre NAS, DAS e SAN é ques servidores NAS utilizam transferência nível arquivo, enquanto DAS e SAN utilizam armazenamento em bloco, sendo assim a transferência é bem mais eficiente.

     

    2 –Acessos simultâneos em cima do servidor NAS.

    SAN (Storage Area Network)

    Por ser uma implementação cara, a mesma é utilizada em média e grandes empresas que desejam ter uma estrutura redundante, com alta performance e que possuam acesso mais rápido e eficientes aos discos que compoem esse Storage.

    Um dos grandes benefícios do SAN é a facilidade de comportatilhamento em vários servidores. Note aqui que a referência não é sobre acessos na rede como o NAS, mais sim em servidores, ou seja o SAN é conectado nos servidores.

     

    3 – Servidor conectado ao storage.

    Conseguimos visualizar agora os tipos de armazenamentos que podemos utilizar num ambiente de infra. Conseguimos visualizar que o SAN e DAS possuem mais eficiência, porque alêm de não compartilharem acesso com várias máquinas a gravação dos dados são em blocos.

     

    Fonte: http://infob.com.br/das_nas_san/

  • É cada chute lindo que estou acertando, chega estou orgulhoso !

  • Gabarito: Errado.

    NAS é o único a nível de arquivo. 

    Mnemônico: NAS (Nível de Arquivo, Só ele).

    Os demais (DAS e SAN) são nível de bloco.

  • Antônio Pete & Repete!

  • Direto ao ponto!

    erro = vermelho

    correto = azul

    Embora redes NAS e SAN (Redes independentes) possam se conectar a uma rede local LAN para fornecer acesso a arquivos para clientes heterogêneos, apenas redes SAN possuem armazenamento dedicado a aplicativos do tipo file serving (é NAS e não SAN).

    Prof. Rani - Projeto 70 pts.

    GABARITO: ERRADO

    Olá, estou corrigindo redações para concurso, para mais informações envie email para fuvio10@outlook.com ou chame aqui! Experiência comprovada, por meio de provas corrigidas por bancas.

  • O NAS disponibiliza armazenamento e sistema de arquivos, contrastando com o SAN, que só realiza armazenamento e deixa ao cliente a tarefa de lidar com o sistema de arquivos. Gab. Errado


ID
2102509
Banca
FCC
Órgão
Prefeitura de Teresina - PI
Ano
2016
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Os dois protocolos mais comuns usados no compartilhamento de arquivos NAS são: Common Internet File System − CIFS e Network File System – NFS. O NFS

Alternativas
Comentários
  • O RPC é uma biblioteca de procedimentos por meio do qual um processo (processo Cliente) pode fazer com que outro processo (processo Servidor) execute uma chamada a um procedimento, como se fizesse em seu proprio espaço de endereçamento.

     

     

    Gustavo Vilar - Provas de T.I

  • Nas redes NAS utilizam o NFS/LINUX e o CIFS/WINDOWS.

    O CIFS (common internet file system), que constitui uma extensão do SMB (server message block), é um protocolo de rede que pode ser enviado a dispositivos remotos e que fornece a base para o compartilhamento de arquivos no Windows.

    O NFS permite que um servidor Linux compartilhe diretórios e arquivos com os clientes por meio de uma rede, de modo que usuários e programas possam acessar arquivos em sistemas remotos como se esses arquivos estivessem armazenados localmente.

    CIFS - Windows 
    NFS - Linux

    SMB/CIFS é o protocolo de controle de acesso para sistemas de arquivo Windows.


ID
2297593
Banca
FCC
Órgão
PGE-MT
Ano
2016
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Um Analista de Sistemas deseja utilizar uma arquitetura de NAS que permite reunir vários nós do NAS em um cluster para funcionar como um dispositivo NAS único.

Essa arquitetura deverá permitir:

− Criação de um file system único que será executado em todos os nós de um cluster.

− Fracionamento dos dados entre os nós, com proteção por espelhamento ou paridade.

− Adição de nós ao cluster, quando mais desempenho e capacidade forem necessários, sem causar tempo de inatividade.

O Analista deve optar pela arquitetura

Alternativas
Comentários
  • Indo direto ao ponto... Scale-up: aumenta-se capacidade do ativo para suprir a necessidade. Scale-out: aumenta-se o número de ativos para suprir a mesma necessidade.
  • Escalar verticalmente (scale up) significa adicionar recursos em um único nó do sistema (mais memória ou um disco rígido mais rápido).

     

    Escalar horizontalmente (scale out) significa adicionar mais nós ao sistema, tais como um novo computador com uma aplicação para clusterizar o software.

  • GABARITO (C).

    O SCALE-OUT Deverá Permitir:

    − Criação de um file system único que será executado em todos os nós de um cluster.

    − Fracionamento dos dados entre os nós, com proteção por espelhamento ou paridade.

    − Adição de nós ao cluster, quando mais desempenho e capacidade forem necessários, sem causar tempo de inatividade.


ID
2307211
Banca
IBFC
Órgão
EBSERH
Ano
2017
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Na evolução do desenvolvimento do SMB (Server Message Block), pela Microsoft, criou-se uma versão chamada CIFS (Common Internet File System) para padronizar com a Internet Engineering Task Force (IETF) recebendo o nome final de SMB/CIFS. Uma das aplicações práticas que utilizam SMB/CIFS é o:

Alternativas
Comentários
  • NAS - SMB/CIFS, ZFS, NFS - Armazenamento com acesso direto a arquivos

    DAS - SATA, e-SATA, USB, FC, iSCSI - Armazenamento com acesso direto aos blocos

    SAN - FC, iSCSI, AoE - Armazenamento com acesso direto aos blocos

  • LETRA A.

    Segundo Somasundaram(2011,p.181),"Os protocolos NFS e CIFS lidam com solicitações de I/O de arquivos para um sistema de arquivos remotos, o qual é gerenciado pelo dispositivo NAS."

     

    -ARMAZENAMENTO E GERENCIAMENTO DE INFORMAÇÕES-SOMASUNDARAM-2011.

  • a-

    Os protocolos SMB e CIFS operam para fornecer acesso compartilhado a arquivos em uma rede de computadores.


ID
2351572
Banca
FCC
Órgão
TRT - 11ª Região (AM e RR)
Ano
2017
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Um Técnico escolheu o sistema de armazenamento do tipo SAN, ao invés do tipo NAS, para os servidores do TRT, pois o tipo SAN apresenta a vantagem exclusiva de

Alternativas
Comentários
  • Letra D) Permitir o boot do servidor usando o sistema de armazenamento: Pois isto permite a rápida e fácil reposição de servidores defeituosos.

     

    Outras vantagens:  Mais eficaz em recuperação de dados;

                                 Replica dados de vários servidores para uma área de armazenamento secundário.

     

    https://pt.wikipedia.org/wiki/Rede_de_%C3%A1rea_de_armazenamento

  • Se é mais eficaz, por que não a alternativa b)?

  • Porque a questão pede uma vantagem exclusiva da estrutura SAN que não tem na NAS ou na DAS.

  • Alternativa correta: E. 

     

    O SAN permite que os discos do sistema sejam mapeados no sistema operacional dos clientes, aparecendo como um disco local e, assim, podendo ser utilizados para carregar um sistema operacional a partir deles. Isso somente o SAN permite. 

     

    Se você fizer isso, você abre o "Meu Computador" e lá vai ter "Disco Local C:" (disco instalado no computador) e "Disco Local D:" (disco mapeado pela rede). Você também pode fazer essa configuração pela BIOS e não ter nenhum disco físico instalado no computador, apenas o mapeamento lógico de um disco de um sistema SAN. A partir daí o sistema operacional é carregado pela rede quando o computador é ligado. 

  • LETRA D

     

    Em caso de problemas com servidores se faz necessário possuir um lugar para armazenar um cópia dos dados (armazenamento secundário).


ID
2353159
Banca
FCC
Órgão
TRT - 11ª Região (AM e RR)
Ano
2017
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Existem dois tipos de arquitetura de NAS: scale-up e scale-out. A implementação scale-out

Alternativas
Comentários
  • Letra C

     

    http://searchstorage.techtarget.com/blog/Storage-Soup/Scale-out-vs-scale-up-the-basics

  • Letra C)

    Escalar verticalmente (scale up) significa adicionar recursos em um único nó do sistema (mais memória ou um disco rígido mais rápido).

     

    Escalar horizontalmente (scale out) significa adicionar mais nós ao sistema, tais como um novo computador com uma aplicação para clusterizar o software.

     

    https://pt.wikipedia.org/wiki/Escalabilidade

  • "One difference between scaling out and just putting more storage systems on the floor is that scale-out storage continues to be represented as a single system."

     

    http://searchstorage.techtarget.com/blog/Storage-Soup/Scale-out-vs-scale-up-the-basics

  • Alternativa correta: C. 

     

    - scale-up: aumenta o desempenho de cada computador para acomodar a demanda (mais memória, CPU mais rápida, mais disco...);

    - scale-out: aumenta a quantidade de computadores para acomodar a demanda (aumenta de 15 máquinas para 25 máquinas, mas não mexe nelas individualmente). 


ID
2360581
Banca
CONSULPLAN
Órgão
TRF - 2ª REGIÃO
Ano
2017
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Para armazenamento, gerenciamento e proteção de informações digitais três tecnologias se destacam nesse nicho. SAN (Storage Area Network – Rede de Área de Armazenamento), DAS (Direct-Attached Storage – Armazenamento Diretamente Conectado) e NAS (Network-Attached Storage – Armazenamento Conectado à Rede). Para as empresas, as melhores soluções de armazenamento são o SAN e o NAS, isso porque o DAS possui algumas limitações. Sobre um dos benefícios do NAS, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • NAS (Network-Attached Storage – Armazenamento Conectado à Rede)

    Roda um sistema operacional completo e funciona como um servidor de arquivos, ligado diretamente na rede.

    É uma tecnologia adequada para compartilhar arquivos. As responsabilidades de formatar, particionar e distribuir informações nos discos do dispositivo de armazenamento são do próprio dispositivo de armazenamento.

     

    Letra A

  • LETRA A.

    Segundo Somasundaram(2011,p.172-173),"O NAS oferece os seguintes benefícios:

    -Gerenciamento simplificado: Fornece um console centralizado que possibilita gerenciar sistemas de arquivos de forma eficiente."

     

    -ARMZENAMENTO E GERENCIAMENTO DE INFORMAÇÕES-SOMASUNDARAM-2011.

  • Alguém comenta a letra B ?

  • O que não ficou legal para mim na letra A foi o "gerenciar sistemas de arquivos de forma eficiente". Na minha opinião, o NAS tem um console centralizado que permite gerenciar O SISTEMA DE ARQUIVO de forma eficiente.

     

    Alguém comenta?

  • Gabriel, tentarei deixar um pouco mais claro para vc.

    .

    a) NAS fornece um console centralizado que possibilita gerenciar sistemas de arquivos de forma eficiente.

    Certo. Lembra-se que o NAS permite trabalhar com os sistemas de arquivos CIFS (Windows) e NFS (Linux)?? Inclusive permite que esses diferentes SO's consigam interoperar no compartilhamento de arquivos. Pois então! O NAS, de fato, possui uma console centralizada permitindo gerenciar esses SO´s de forma eficiente.

    .

    b) A adoção de NAS aumentou com a queda nos preços de hardware e software e melhorou a maturidade dos padrões de redes de armazenamento. 

    Errado. Acho que a questão força a barra qdo afirma que ela melhora a maturidade dos padrões de rede de armazenamento sem mencionar um referencial. Se fizesse um comparativo com o DAS, certamente estaria certa.

    .

    Espero ter esclarecido um pouco mais.


ID
2367277
Banca
FGV
Órgão
ALERJ
Ano
2017
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Sobre tecnologias de armazenagem, analise as afirmativas a seguir:

I. A arquitetura de armazenamento DAS requer uma infraestrutura de rede ligando os servidores aos dispositivos de armazenamento de dados.

II. As redes usadas na arquitetura SAN são as que permitem trocas de arquivos entre seus nós, como é o caso das redes locais (LANs).

III. A tecnologia NAS permite o compartilhamento de arquivos entre servidores, mesmo com diferentes sistemas operacionais.

Está correto o que se afirma em:

Alternativas
Comentários
  • c) somente III - Correta

    NAS - Network Attached Storage: Roda um sistema operacional de e recursos de hardware especializados e focados para oferecer performance superior. Funciona como um servidor de arquivos, ligando diretamente na rede.

     

     

  • Gabarito C

    Um dispositivo NAS (Network Attached Storage) é um dispositivo de armazenamento conectado a uma rede que possibilita o armazenamento e a recuperação de dados de um local centralizado para usuários autorizados da rede e clientes heterogêneos. Os dispositivos NAS são flexíveis e de expansão horizontal, significando que à medida que você precisar de mais armazenamento, pode adicionar ao que você já tem.

    Um NAS é como ter uma nuvem privada no escritório. É mais rápido, mais barato e fornece todos os benefícios de uma nuvem pública local, fornecendo controle total para você.

    Os dispositivos NAS são perfeitos para pequenas empresas. pois são:

    Simples de operar, dispensando a presença de um profissional de TI dedicado

    De menor custo

    Fácil de usar para fazer backup de dados, então estão sempre acessíveis quando você precisar

    Bons para centralizar o armazenamento de dados de uma forma segura e confiável.

     

    "Retroceder Nunca Render-se Jamais !"
    Força e Fé !
    Fortuna Audaces Sequitur !

  • Justificando os erros:

    I. A arquitetura de armazenamento DAS requer uma infraestrutura de rede ligando os servidores aos dispositivos de armazenamento de dados. Errado, porque uma arquitetura DAS não requer uma infrastrutura de rede. Ela funciona apenas ligada diretamente a um servidor ou um desktop.

    .

    II. As redes usadas na arquitetura SAN são as que permitem trocas de arquivos entre seus nós, como é o caso das redes locais (LANs).

    Errado. "As redes usadas na arquitetura SAN são as que permitem trocas de arquivos entre seus nós". Isso é característica na arquitetura NAS, que trabalha em nível de arquivo. SAN trabalha em nível de BLOCO.

    .

    Inclusive, olhe essa questão abaixo e note que o item II trata especificamente da rede NAS.

    Ano: 2011 - Banca: FCC - Órgão: TRT - 14ª Região (RO e AC)
    Considere:
    I – O tipo de informação que trafega neste tipo de rede é o bloco de dados.
    II – Os tipos de redes usadas nesta arquitetura são as redes que permitem trocas de arquivos entre seus nós, como é o caso das locais. Atualmente, as redes baseadas em Gigabit Ethernet e TCP/IP são as mais comuns.
    III – Roda um sistema operacional completo e funciona como um servidor de arquivos, ligado diretamente na rede.
    As carateristicas apresentadas em I, II e III correspondem, respectivamente, a :
    (A) NAS, NAS, SAN
    (B) SAN, NAS, NAS
    (C) SAN, NAS, SAN
    (D) NAS, SAN, NAS
    (E) NAS, SAN, SAN
    Gabarito: B

    .

    III. A tecnologia NAS permite o compartilhamento de arquivos entre servidores, mesmo com diferentes sistemas operacionais. Certo. A rede NAS permite o compartilhamento de arquivos entre servidores com SO's diferentes, por meio de protocolos para compartilhamento de arquivos: NFS (Unix) e CIFS (Windows).

  • II. As redes usadas na arquitetura SAN são as que permitem trocas de arquivos entre seus nós, como é o caso das redes locais (LANs). Errada. Acredito que o erro seja a palavra arquivo, pois a SAN trabalha com blocos de disco. Quem trabalha com arquivos é a NAS.

    "Nas redes SAN a infraestrutura de rede pode ser FC ou Gigabit Ethernet e o dado a se transportado é do tipo bloco. Nas redes NAS a infraestrutura é quase sempre Gigabit Ethernet e o dado a ser armazenado é do tipo arquivo."

    Bibliografia: DATACENTER-COMPONENTE CENTRAL DA INFRAESTRUTURA DE TI-MANOEL VERAS

  • c-

    a arquitetura NAS se baseia em dispositivos de armazenamento de dados que se comunicam com os servidores através dos protocolos de compartilhamento de arquivos na rede


ID
2452948
Banca
CS-UFG
Órgão
CELG/GT-GO
Ano
2017
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Um sistema NAS (Network Attached Storage) para uso corporativo deve prover altos níveis de disponibilidade, segurança, tolerância a falhas e desempenho. Que elementos de hardware e software devem necessariamente estar presentes na configuração de um sistema NAS para atender a estes requisitos?

Alternativas
Comentários
  • NAS (Network Attached Storage) refere-se, basicamente, a um computador dedicado a compartilhamento de arquivos através de NFS, CIFS ou DAFS (Direct Access Files). Cabe ressaltar que é um dispositivo dedicado exclusivamente ao compartilhamento de arquivos, centralizando a responsabilidade de servir os arquivos em uma rede e desse modo liberando recursos de outros servidores. Um dispositivo NAS combina a tecnologia dos arrays de discos com a inteligência de uma pequena unidade de processamento. Nesse sentido, é possível adicionar armazenamento na rede sem ser necessário desligar o servidor. Em outras palavras, o termo NAS (Network Attached Storage) refere-se, basicamente, a um servidor de discos capaz de exportar áreas por protocolos como o NFS, CIFS ou até mesmo o HTTP. Para isto, é utilizada a rede local, o que traz a vantagem de permitir que qualquer host da rede tenha acesso a dados comuns, porém possui as desvantagens de congestionar o tráfego da rede, bem como uma velocidade de acesso pequena, se comparada à de uma SAN.

    Uma outra grande vantagem da arquitetura NAS é que os dados podem ser compartilhados entre diversos hosts, inclusive de sistemas operacionais diferentes, enquanto em uma SAN os dados são dependentes do sistema operacional.

    Resposta: B.

     


  • Comparando a Letra D
    Altos níveis de disponibilidade ==> duas ou mais interfaces de rede, e fonte redundante. 
    Segurança ==> suporte para administração via SSH
    Tolerância a falhas ==> Vários drives SSD configurados em RAID nível 1
    Desempenho.  ==> suporte a protocolos peer-to-peer para transferência de arquivos,

    Agora, Comparando a Letra B
    Altos níveis de disponibilidade ==> duas ou mais interfaces de rede, fonte redundante,
    Segurança ==> e suporte para SSL na comunicação com os clientes.
    Tolerância a falhas ==> Vários drives de disco rígido configurados em RAID nível 1, software de suporte para clusterização,
    Desempenho.  ==> um ou mais drives SSD para cache

    Sinceramente. Não sei o porquê a D estar errada. 

     

     

  • B) CORRETA

    A) "Vários drives de disco rígido configurados em RAID nível 0" => não provê tolerância a falhas.
     
    C) "Sistemas operacional de tempo real"
    => este tipo de SO é utilizado somente em aplicações que a demandem como aviões, sistemas industriais, usinas...

    D) "suporte para administração via SSH" => a administração ou gerencial não é requisito do enunciado. "Suporte a peer-to-peer" => salada de ideias para confundir o candidato.


ID
2458009
Banca
IBFC
Órgão
EBSERH
Ano
2016
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Quanto ao NAS (Network-Attached Storage) e SAN (Storage Area Network), analise as afirmativas abaixo, dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F) e assinale a alternativa que apresenta a sequência correta (de cima para baixo):

( ) tanto no NAS como no SAN não se permite conectar um RAID.

( ) o SAN se comporta como se fosse uma única unidade de armazenamento.

( ) o NAS se comporta basicamente como um servidor de arquivos.

Alternativas
Comentários
  • NAS - Network Attached Storage, normalmente utilizado como um hardware dedicado (servidor de arquivos), sua unidade de trafégo é o Arquivo,  usa TCP/IP e suporta diversos sistemas operacionais, os protoclos mais usuados são; SMB/CIFS no Windows e o NFS no Linux, torna a administração dos arquivos compartilhados na rede centralizada, simples e normamente com um baixo custo

    SAN - Storage Area Netowork - Possui caracteristicas de grande capacidade de armazenamento, grande velocidade, flexibilidade, sisponibilidade e escalabilidade, trata-se de uma solução mais complexa e cara que envolve dispositivos especificos, trabalha com os protcolos FC e o iSCSI.Sua Unidade de trafégo é a transferência por bloco.

    Ambos suportam técnicas de RAID nos seus discos.

    Portanto apenas a primeira afirmação é FALSA, as demais são verdadeiras.

  • Legal que o texto que o colega aí copiou não ajuda em absolutamente nada pra resolver a questão

  • Item 1: FALSO. É possível fazer RAID com DAS, NAS e SAN. Itens 2 e 3: VERDADEIRO. "A principal diferença entre SAN e NAS é que a primeira age como uma única unidade de armazenamento (acessada diretamente pelo servidor). Assim, é como se ela fosse um único HD de 100 TB no servidor (em vez de dez de 10TB, por exemplo). O NAS, por sua vez, funciona como um servidor de arquivos e pode ser acessado simultaneamente por vários clientes." (https://blog.hdstore.com.br/tipos-de-armazenamento-de-rede/amp/) GABARITO: D

ID
2525074
Banca
FCC
Órgão
DPE-RS
Ano
2017
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

No processo de escolha do tipo de armazenamento de dados para o servidor, o Analista considerou, corretamente, que o

Alternativas
Comentários
  • NAS:

    Unidade: Arquivos

    SMB/CIFS, NFS, AFP

     

    SAN:

    Unidades: bloco de disco, dados

    iSCSC, FibreChannel

     

  • a) ERRADO: quem usa o iSCSI é a SAN

    b) ERRADO: DAS não usa rede LAN, é diretamente conectada (DAS Interno / DAS Externo)

    c) CERTO:    NAS apresenta a facilidade de acesso por meio do formato de arquivos (NAS é arquivo, as demais são Blocos)

    d) ERRADO: DAS não possui um sistema de gerenciamento de arquivos, não possui Sistema Operacional próprio.

    e) ERRADO: SAN maior baixo custo de implantação se comparado ao DAS. 

    #ninja

  • Para acertar esta questão basta aprender algumas coisas:

    DAS: conectado direto ao computador ou servidor, naõ é rede.
    NAS: acesso por "arquivo"; mais fácil de implementar e está em redes menos complexas; servidor de arquivos; NAS É REDE! 
    SAN: acesso por blocos, conexão dedicada mas não é diretamente conectada como DAS. SAN É COMPLEXO (redes de alta confiabilidade) e mais caro!


ID
2538874
Banca
IBFC
Órgão
TJ-PE
Ano
2017
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Existe uma divergência, entre os analistas, sobre os principais conceitos e diferenças entre DAS, SAN e NAS. Algumas das afirmações citadas foram:


( ) DAS: sistema operacional próprio e a conexão TCP/ IP solucionam a limitação do NAS, mas para grandes empresas com muitas operações simultâneas, esse sistema pode ficar sobrecarregado e com baixa velocidade.

( ) SAN: possui baixo custo de implantação e simplicidade, porém apresenta grande limitação de trocas de dados e menor velocidade se comparado aos demais.

( ) NAS: possuem alta velocidade e conexão exclusiva com os servidores, sendo o mais complexo e eficiente. Porém, este desempenho está acompanhado de maior custo, tornando-se inviável para pequenas e médias empresas, em geral.


Considerando as afirmações acima, dê valores de Verdadeiro (V) ou falso (F) e assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.

Alternativas
Comentários
  • A sigla DAS é abreviação de “Direct Attached Storage”. Ela se refere a dispositivos de armazenamento externo ligados diretamente ao servidor (ou a qualquer outro micro da rede), como no caso das gavetas de HD ligadas a portas eSATA (o eSATA é uma versão externa das portas SATA, que mantém a mesma velocidade de 150 ou 300 MB/s, mas permite o uso de um cabo externo) ou a portas USB, por exemplo.


    Um NAS (Network Attached Storage), por sua vez, roda um sistema operacional completo e funciona como um servidor de arquivos, ligado diretamente na rede.O uso de um NAS, ou de um servidor de arquivos com vários HDs atende bem à maioria das redes de pequeno e médio porte. Usar vários pequenos servidores seria uma solução barata, mas em compensação complexa e mais propensa a falhas. Surge então a opção de usar uma SAN(Storage Area Network).

     

    SANStorage Area Network. Uma rede SAN é composta basicamente por servidores e Storages. 

    As principais tecnologias implantadas em redes SAN são:
    FC – Fibre Channel: Rede com protocolo FC de alta velocidade onde os Servidores são conectados diretamente as controladoras dos Storages ou através de Switches FC. As velocidade atuais FC são de 4, 8, 16Gbps ou configurações de trunkig que multiplicam essas velocidades;
    Ethernet – iSCSI: Através do protocolo iSCSI é possível criar uma rede SAN (também chamada de SAN-IP) com baixo custo e mesmo assim conseguir desempenho excelente. Pode-se ainda, utilizar a conexão 10G do padrão Ethernet e melhorar ainda mais esse desempenho. . As velocidade atuais Ethernet são de 1 e 10Gbps ou configurações de trunkig que multiplicam essas velocidades;

    https://devblog.drall.com.br/tipos-de-armazenamento-de-rede-das-nas-e-san

  • SAN (Storage Area Network) – Utilizada fibra óptica

    Por ser uma implementação cara, a mesma é utilizada em média e grandes empresas que desejam ter uma estrutura redundante, com alta performance e que possuam acesso mais rápido e eficientes aos discos que compõe esse Storage.

    O SAN realiza a transferência em blocos por meio de uma rede dedicada.

     

     

    NAS (Network Attached Storage) – ligação local

    O NAS possui um sistema operacional completo que funciona com o propósito principal de ser um servidor de arquivos ligado diretamente a rede.

    O NAS, é um dispositivo dedicado ao armazenamento de ficheiros dentro de uma rede disponibilizando o acesso aos dados aos clientes dessa rede.

    Esse ‘Storage’ por estar na rede poder ser compartilhado com diversos clientes, diferente do DAS.  A grande diferença entre NAS, DAS e SAN é ques servidores NAS utilizam transferência nível arquivo, enquanto DAS e SAN utilizam armazenamento em bloco, sendo assim a transferência é bem mais eficiente.

  • LETRA E

     DAS: sistema operacional próprio (ISSO SEMPRE É FALADO SOBRE NAS) e a conexão TCP/ IP solucionam a limitação do NAS, mas para grandes empresas com muitas operações simultâneas, esse sistema pode ficar sobrecarregado e com baixa velocidade.

     SAN: possui baixo custo (POSSUI O MAIOR CUSTO DE TODOS, SENDO POR VEZES INVIÁVEL PARA  PEQUENAS EMPRESAS) de implantação e simplicidade, porém apresenta grande limitação de trocas de dados e menor velocidade se comparado aos demais.

     NAS: possuem alta velocidade e conexão exclusiva com os servidores (EXCLUSIVIDADE É COM O SAN), sendo o mais complexo e eficiente. Porém, este desempenho está acompanhado de maior custo, tornando-se inviável para pequenas e médias empresas, em geral.


ID
2570053
Banca
FCC
Órgão
TRF - 5ª REGIÃO
Ano
2017
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

O protocolo Common Internet File System − CIFS é baseado no Server Message Block − SMB desenvolvido pela IBM e adotado pela Microsoft, enquanto o Network File System − NFS foi desenvolvido pela SUN Microsystems. Considerando as características dos protocolos e dos sistemas de armazenamento de dados em rede, a correta relação de utilização dos protocolos e os sistemas de armazenamento em rede é

Alternativas
Comentários
  • NAS: Utiliza SMB/CIFS, NFS e ZFS;

    DAS: Utiliza SATA, e-SATA,USB;

    SAN: FC, iSCSI;

     

     a)CIFS − NAS e NFS (FC)− SAN. 

     b)CIFS (FC - iSCI)− SAN e NFS (FC - iSCI)− SAN. 

     c)CIFS (SATA - USB)− DAS e NFS  (FC - iSCI)− SAN.

     d)CIFS (FC - iSCI) − SAN e NFS (SATA - USB)− DAS. 

     e) CIFS − NAS e NFS − NAS.

  • DAS- Transferência  por Bloco de dados; Diretamente conectado

     

     

    NAS - transferência por arquivos; possui SO; utiliza protocolos: CIFS/SMB (porta 445) , NFS (porta 2049)

     

     

    SAN: Transferência  por Bloco de dados; rede dedicada de armazenamento; pode utilizar diversos tipos de armazenamento, inclusive DAS e NAS; Tecnologias mais comuns nas redes SAN são: Fiber ChannelSAS e iSCSI

  • Gabarito: E


ID
2607358
Banca
FCC
Órgão
DPE-AM
Ano
2018
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Ao analisar o sistema de armazenamento de dados utilizado no servidor da Defensoria o Técnico concluiu se tratar de um NAS, pois

Alternativas
Comentários
  • Letra (b)

     

    Lembrando que  Intranet e a Internet tem o mesmo protocolo de comunicação TCI - IP

  • NAS, DAS e SAN.

    NAS> funciona como um servidor ligado diretamente à rede. Esse ‘Storage’ por estar na rede poder ser compartilhado com diversos clientes, diferente do DAS.  A grande diferença entre NAS, DAS e SAN é ques servidores NAS utilizam transferência nível arquivo, enquanto DAS e SAN utilizam armazenamento em bloco, sendo assim a transferência é bem mais eficiente.

    DAS> são os locais de armazenamento dos discos locais do servidor. Esse  armazenamento pode ser externo ou ligado diretamente, como no caso de Gavetas Externas e Hd’s.

    SAN> É mais caro, e tem uma performance melhor. É de fácil compartilhamento entre vários servidores.

    Logo, gabarito é a letra B.

  • O Network-Attached Storage (NAS) é um meio compartilhado que usa a rede por IP e protocolos de sistemas de arquivos como Network File System (NFS) ou Common Internet File System (CIFS) para o acesso aos dados. O uso do TCP/IP como transporte de dados acarreta perca de desempenho.

  • NAS - Network Attached Storage:

    não inclui o uso de banco de dados;

    capacidade de crescimento é muito superior ao de servidores;

    mais simples criar ambientes de alta escalabilidade e redundância;

    operam basicamente a nível de arquivos;

    disponíveis na rede via TCP.


    SAN - Storage Area Network:

    possuem equipamentos muito mais especializados, mais velozes, com maior disponibilidade e resiliência e mais caros;

    operam com blocos de dados (chunks) e normalmente também são acessíveis via TCP;

    é possível criar camadas de abstração de file systems;

    equipamentos conectados direto ao determinado servidor, usualmente, via fibra (fibre channel).



    http://www.alexandremalmeida.com.br/2012/07/20/qual-a-diferenca-entre-nas-e-san/


ID
2613832
Banca
SELECON
Órgão
Prefeitura de Cuiabá - MT
Ano
2018
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

O termo Network-Attached Storage (NAS) define um dispositivo dedicado ao armazenamento de arquivos em uma rede, disponibilizando o acesso aos dados para os clientes dessa rede. Basicamente, o NAS é um computador conectado à rede com objetivo e funcionalidade únicas de fornecer serviços de armazenamento de dados a outros dispositivos de rede. Uma vantagem do NAS é:

Alternativas
Comentários
  • Clustering é uma técnica de Data Mining para fazer agrupamentos automáticos de dados segundo seu grau de semelhança.

     

    Dentre as vantagens oferecidas por um Storage NAS, a facilidade de conexão do equipamento através de qualquer roteador, switch ou hub, a portabilidade ao acesso e compartilhamento das informações armazenadas por PCs, notebooks, tablets, celulares e outros dispositivos tornam o mesmo um grande sistema multi-plataforma, de fácil utilização e muito útil.

     

    Além disso, a possibilidade de implementar um servidor de arquivos e disponibilizar os dados armazenados pela internet através da criação de uma central de dados de acesso privativo ou "Cloud Computing", transformaram o Storage NAS numa importante ferramenta para administração de nossas vidas digitais. Ferramentas adicionais como controle de acesso aos dados, backup centralizado, compartilhamento e integração de informações entre PCs, tablets e smartphones, replicação de dados e virtualização colocam os Network storages como produtos cada vez mais necessário.

     

     

    Fonte: https://www.controle.net/storage-nas


ID
2630449
Banca
FAURGS
Órgão
HCPA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Storage Area Network (SAN), Network Attached Storage (NAS) e Direct Attached Storage (DAS) são tecnologias capazes de fornecer espaço de armazenamento de dados em sistemas informáticos. Em sistemas DAS, um conjunto de discos é diretamente conectado a um computador, enquanto que nas outras duas tecnologias o conjunto de discos é disponibilizado através de uma rede, Internet Protocol (IP) ou Fibre-Channel (FC), conforme o caso. O armazenamento final propriamente dito ocorre sempre em unidades de discos virtualizados, conhecidos como _______________.

Em _______________, o computador conectado ao sistema de discos gerencia seus próprios sistemas de arquivos sobre as LUNs, com diferenças no tipo de conexão física entre o computador-usuário e o sistema de armazenamento e nos protocolos de acesso (SCSI e SCSI over Fibre-Channel Protocol, respectivamente).

Em _____________, o sistema de arquivos localiza-se junto ao armazenamento, separado do computador usuário por uma rede IP e um protocolo de acesso, como SMB/CIFS ou NFS.

Um sistema SAN provê _________ para as aplicações, enquanto que o NAS provê _____________.


As palavras ou expressões que completam correta e respectivamente as lacunas das frases acima são:

Alternativas
Comentários
  • e-

    NAS - file level

    SAN - block level


ID
2651383
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
STJ
Ano
2018
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Acerca de armazenamento de dados, julgue o item seguinte.


Uma das diferenças entre o NAS e o SAN é o fato de que o NAS oferece funcionalidades de armazenamento e sistema de arquivos, enquanto o SAN fornece apenas armazenamento.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito Certo

    O NAS possui um sistema operacional completo que funciona com o propósito principal de ser um servidor de arquivos ligado diretamente a rede.

    Esse ‘Storage’ por estar na rede poder ser compartilhado com diversos clientes, diferente do DAS.  A grande diferença entre NAS, DAS e SAN é ques servidores NAS utilizam transferência nível arquivo, enquanto DAS e SAN utilizam armazenamento em bloco, sendo assim a transferência é bem mais eficiente.

     

    Por ser uma implementação cara, a mesma é utilizada em média e grandes empresas que desejam ter uma estrutura redundante, com alta performance e que possuam acesso mais rápido e eficientes aos discos que compoem esse Storage.

    Um dos grandes benefícios do SAN é a facilidade de comportatilhamento em vários servidores. Note aqui que a referência não é sobre acessos na rede como o NAS, mais sim em servidores, ou seja o SAN é conectado nos servidores.

     

     

    "Retroceder Nunca Render-se Jamais !"
    Força e Fé !
    Fortuna Audaces Sequitur !

  • Lembrando que o NAS opera a nível de arquivo, enquanto o DAS e o SAN operam a nível de bloco.

  • Ambos são dispositivos de armazenamento ligados em rede.


    NAS - Network Attached Storage:

    não inclui o uso de banco de dados;

    capacidade de crescimento é muito superior ao de servidores;

    mais simples criar ambientes de alta escalabilidade e redundância;

    operam basicamente a nível de arquivos;

    disponíveis na rede via TCP.


    SAN - Storage Area Network:

    possuem equipamentos muito mais especializados, mais velozes, com maior disponibilidade e resiliência e mais caros;

    operam com blocos de dados (chunks) e normalmente também são acessíveis via TCP;

    é possível criar camadas de abstração de file systems;

    equipamentos conectados direto ao determinado servidor, usualmente, via fibra (fibre channel).



    http://www.alexandremalmeida.com.br/2012/07/20/qual-a-diferenca-entre-nas-e-san/

  • questão incompleta, visto que especifica uma modalidade e esquece a outra... só me pergunto pq quem fez essa provas não entraram com recurso?

    SAN não fornece apenas armazenamento... sendo assim NAS e DAS tbm fornecem apenas armazenamento.

  • Questão correta. Não há o q falar em recurso. Quando ele diz que NAS oferece funcionalidades de armazenamento e sistema de arquivos, e SAN apenas armazenamento, ele tá comparando apenas NAS com SAN(não há o que falar de outra tecnologia). E essa diferença q ele coloca eh apenas em relação ao NAS possuir sistemas de arquivos e ele não.

    Conforme afirma[1], o SAN só realiza armazenamento, deixando para o cliente lidar com o FS.

    Fonte:

    [1] Gerenciamento de Conteúdo Empresarial: ECM - Enterprise Content Management, Roquemar Baldam

  • Dica CESPE: Incompleto não quer dizer errado.
  • Gabarito: Certo.

    O NAS disponibiliza armazenamento e sistema de arquivos, contrastando com o SAN (Storage Area Network), que só realiza armazenamento e deixa ao cliente a tarefa de lidar com o sistema de arquivos.

    De acordo com o Wikipedia, “SAN (em inglês Storage Area Network) é uma rede destinada exclusivamente a armazenar dados, ou seja, o conceito de armazenamento de dados em rede.” Oferecem apenas o armazenamento, não oferecem um sistema de arquivos como o NAS.

  • O NAS, por ser um dispositivo com sistema operacional em funcionamento, oferece o sistema de arquivos "mastigado", de modo que o cliente da rede não precisa saber qual é o sistema de arquivos utilizado pelo NAS.

    Já o SAN oferece somente infraestrutura, de modo que o cliente precisa ser responsável pelo sistema de arquivos.

    Item correto.

  • GAB C

    San - só o armazenamento

    Das- armazenamento direto

    Nas- armazenamento de arquivo inteiro.

    Fonte: Rani

  • Assistam é um vídeo curto e vai sanar a pane:

    https://www.youtube.com/watch?v=YqsVxCEpA0w

  • um Bizu que ajuda...

    SAN = Só ArmazeNa

    RESUMINHO PARA SABER DIFERENCIA-LOS

    Uma NAS é uma SAN (StorageArea Network), ou seja, é um servidor interno de armazenamento de dados, que normalmente usa RAID, tanto para desempenho como para segurança.

    SAN e NAS são modelos de armazenamento de dados em rede, que podem ser acessadas por meio de VPN. Utilizam RAID de HDs para melhorar seu desempenho e segurança.

    ALGUMAS QUESTÕES (CESPE)

    Uma SAN é uma rede de alta velocidade que tem, por principal objetivo, transferir dados entre sistemas de computação e elementos de armazenamento. Nas SANs, elementos de armazenamento não precisam ser conectados aos barramentos de servidores, podem ser conectados diretamente à rede. --> CERTO

    Dada a capacidade de desempenho de fibre channel, a tecnologia de becape em SAN apresenta como vantagem permitir que a aplicação de becape mova os dados em altas velocidades, já que, normalmente, são requeridas janelas curtas para a realização de cópias de segurança em determinados tipos de sistemas em tempo real. --> CERTO

    Uma SAN fornece soluções para conexão de vários dispositivos de armazenamento, como arrays de disco e bibliotecas de fitas, os quais ficam acessíveis de forma a parecerem dispositivos conectados diretamente ao sistema operacional do servidor de rede. --> CERTO

  • CERTA

    Uma questão que contribui na resposta:

    CESPE - 2012 - ANAC - Analista Administrativo - Área 5

    As técnicas de armazenamento SAN (storage area network) e NAS (network attached storage) permitem o armazenamento dos dados, ficando a cargo do cliente a tarefa de lidar com o sistema de arquivos. (E)

    1. SAN: Oferece apenas armazenamento de dados, deixando o sistema de arquivos ao cargo do cliente
    2. NAS: Oferece armazenamento e sistema de arquivos, oferece e gere tudo que é necessário para a correta disponibilização dos dados de forma totalmente autônoma
  • Na arquitetura NAS, os dispositivos de armazenamento de dados são vistos, e se

    comportam, como servidores de arquivos, com seus próprios sistemas

    operacionais processando protocolos de comunicação. Ela é caracterizada pela

    “transferência de arquivos” entre os sistemas computacionais e os dispositivos de

    armazenamento de dados.


ID
2684101
Banca
SUGEP - UFRPE
Órgão
UFRPE
Ano
2018
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Com relação aos sistemas de armazenamento, analise as afirmativas a seguir.


1) Para conectar um servidor a uma SAN é necessário e suficiente uma interface HBA instalada no servidor, um cabo Fiber Channel e um switch Fiber Channel com portas disponíveis.

2) A implementação de zoneamento em um ambiente de SAN ajuda a assegurar QoS para as operações de E/S.

3) A principal diferença entre NAS e SAN é que o NAS trabalha no nível de blocos com uma conexão TCP/IP, enquanto uma SAN trabalha no nível de arquivos com uma conexão de Fiber Channel.


Está(ão) correta(s):

Alternativas

ID
2709079
Banca
SUGEP - UFRPE
Órgão
UFRPE
Ano
2018
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Analise as características apresentadas abaixo.


1) O tipo de informação que trafega neste tipo de rede é o bloco de dados.

2) Disponibiliza armazenamento e sistema de arquivos.

3) Fornece protocolos de camada.

4) Roda um sistema operacional completo e funciona como um servidor de arquivos, ligado diretamente na rede.


As características acima (1 a 4) correspondem, respectivamente, a:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito C

    SAN

    Por ser uma implementação cara, a mesma é utilizada em média e grandes empresas que desejam ter uma estrutura redundante, com alta performance e que possuam acesso mais rápido e eficientes aos discos que compoem esse Storage.

    Um dos grandes benefícios do SAN é a facilidade de comportatilhamento em vários servidores. Note aqui que a referência não é sobre acessos na rede como o NAS, mais sim em servidores, ou seja o SAN é conectado nos servidores.

     

    NAS

    O NAS possui um sistema operacional completo que funciona com o propósito principal de ser um servidor de arquivos ligado diretamente a rede.

    Esse ‘Storage’ por estar na rede poder ser compartilhado com diversos clientes, diferente do DAS.  A grande diferença entre NAS, DAS e SAN é ques servidores NAS utilizam transferência nível arquivo, enquanto DAS e SAN utilizam armazenamento em bloco, sendo assim a transferência é bem mais eficiente.

     

     

    "Retroceder Nunca Render-se Jamais !"
    Força e Fé !
    Fortuna Audaces Sequitur !

  • Quando ele falou em " Fornece protocolos de camada" acho que ele está falando da SAN pelo motivo dela ter uma disposição de protocos em camadas.

     

    Alguns protocolos suportados pela SAN:

        FCP: Fibre Channel Protocol
        FCIP: Fibre Channel sobre TCP/IP
        IFCP: Internet Fibre Channel Protocol

     

  • Complementando: "protocolo de camadas" poderia ser NAS também, visto que ele emprega TCP/IP, que é uma pilha de protocolos. Mas como não há opção que aceite NAS no terceiro espaço não cabe recurso.

  • c-

    NAS - file level

    SAN - block level

    Somente redes têm camadas: host layer, fabric layer, network layer.


ID
2740735
Banca
FGV
Órgão
MPE-AL
Ano
2018
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

A alta disponibilidade do dado tem sido um requisito cada vez mais frequente dos sistemas de informação. A fim de atender esse requisito e incrementar a resiliência no acesso ao dado, soluções de infraestrutura têm contemplado a utilização de storage para armazenamento externo.


Considerando o cenário descrito, analise as afirmativas a seguir.


I. O uso de uma rede dedicada ao armazenamento, conhecida como SAN, é obrigatório.

II. O desempenho da solução NAS pode ser afetado se a rede LAN (ethernet) estiver congestionada.

III. Em uma solução DAS, pode-se utilizar um equipamento de conexão de rede LAN (ethernet) para conectar os servidores diretamente ao storage.

IV. Em uma rede SAN, é necessário fazer zoneamento entre os servidores e o storage para permitir acesso dos servidores aos volumes lógicos do storage.


Está correto o que se afirma em

Alternativas
Comentários
  • Falando em armazenamento de dados vislumbramos logo em nossos pensamento, HD’s para aumentar nosso espaço, porém quando pensado exatamente o mesmo, porém em um ambiente em rede, temos 3 nomenclaturas nas quais se destacam – DAS, NAS e SAN.

    DAS (Direct Attached Storage)

    Quando possuímos um sistema operacional, é necessário que é o mesmo possua um local aonde seja armazenado os dados, para isso O DAS nada mais é do que discos locais do servidor. Esse  armazenamento pode ser externo ou ligado diretamente, como no caso de Gavetas Externas e Hd’s.

    NAS (Network Attached Storage)

    O NAS possui um sistema operacional completo que funciona com o propósito principal de ser um servidor de arquivos ligado diretamente a rede.

    Esse ‘Storage’ por estar na rede poder ser compartilhado com diversos clientes, diferente do DAS.  A grande diferença entre NAS, DAS e SAN é ques servidores NAS utilizam transferência nível arquivo, enquanto DAS e SAN utilizam armazenamento em bloco, sendo assim a transferência é bem mais eficiente.

    SAN (Storage Area Network)

    Por ser uma implementação cara, a mesma é utilizada em média e grandes empresas que desejam ter uma estrutura redundante, com alta performance e que possuam acesso mais rápido e eficientes aos discos que compoem esse Storage.

    Um dos grandes benefícios do SAN é a facilidade de comportatilhamento em vários servidores. Note aqui que a referência não é sobre acessos na rede como o NAS, mais sim em servidores, ou seja o SAN é conectado nos servidores.

    FONTE: http://infob.com.br/das_nas_san/

  • Apenas contribuindo, os principais protocolos usados pelo DAS são ATA, SATA, eSATA, SCSI e SAS.

  • I = Claro que a rede dedicada não obrigatório para o uso das SAN.

    II = Rede congestionada, irá sem duvidas, prejudicar a performance/conexão de acesso.

    III - Não.. O DAS é conectado diretamente ao servidor. Não precisa de conexão de rede.

    IV - O zoneamento, servidores gerenciam os storages na rede.

  • e-

    SAN - O tipo de informação que trafega neste tipo de rede é o bloco de dados. Fornece protocolos de camada.

    _____________________________________________________________________________________________________________

    NAS - Disponibiliza armazenamento e sistema de arquivos. Roda um sistema operacional completo e funciona como um servidor de arquivos, ligado diretamente na rede.


ID
2757298
Banca
FAURGS
Órgão
BANRISUL
Ano
2018
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Considere as tecnologias envolvidas no armazenamento de dados (storage): Direct Attached Storage (DAS), Network Attached Storage (NAS), Storage Area Network (SAN) e Logical Volume Manager (LVM).

A maneira de conectar o storage evoluiu de soluções nas quais esse storage era conectado diretamente em um servidor para a criação de redes de storage independentes. Enquanto uma infraestrutura ________ oferece apenas um meio de armazenamento, sem fornecer um sistema de arquivos, uma infraestrutura __________ oferece, além do meio físico de armazenamento, um sistema de arquivos.

Assinale a alternativa que completa, correta e respectivamente, as lacunas do texto acima.

Alternativas
Comentários
  • Falou em sistema de arquivos, já pode pensar em sistema operacional. Sistema operacional por definição tem gerenciador de sistema de arquivos, escalonador de processos etc. NAS possui S.O. próprio. SAN e DAS não.

  • Letra E

    Aproveitando para complementar, SAN e DAS possuem acesso em nível de bloco, enquanto o NAS trabalha em nível de arquivos.

    A SAN entrega uma área de armazenamento e o sistema de arquivos é de responsabilidade de quem está requisitando... diferentemente do NAS, que gerencia esse sistema de arquivos.

  • e-

    NAS - file level

    SAN - block level


ID
2757769
Banca
FGV
Órgão
COMPESA
Ano
2018
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Sobre as formas de organização de um sistema de armazenamento de dados corporativos, analise as afirmativas a seguir.

I. Um DAS (Direct Attached Storage) é um sistema de armazenamento que não é compartilhado e nenhum outro dispositivo na rede pode ter acesso direto aos dados.
II. Um NAS (Network Attached Storage) apresenta como principal desvantagem a dependência do modelo clienteservidor para comunicação e troca de dados, o que pode criar uma sobrecarga no compartilhamento de arquivos com vários servidores.
III. Um SAN (Storage Area Network) é projetado para conectar elementos de armazenamento, como conjuntos de discos e fitas, a múltiplos servidores por meio de dispositivos de rede de alta disponibilidade, confiabilidade e tolerância a falhas.

Está correto o que se afirma em

Alternativas
Comentários
  • I) CORRETA. Um DAS só é disponivel à máquina diretamente ligado à ele. Os protocolos geralmente utilizados pelos DAS são: SCSI, SAS, SATA, PATA, USB... 

     

    II) CORRETA. Um NAS provê compartilhamento de arquivos na camada de aplicação do modelo OSI. Um NAS sempre está relacionado com um servidor com um SO dedicado para o compartilhamento de arquivos. Os protocolos utilizados aqui são: CIFS, NFS, SMB, DFS, FTP, SSH...

     

    III) CORRETA. Diferentemente do NAS, a SAN é uma rede de alto desempenho onde os nós são storages e arrays de discos ou fitas. Aqui não cabe em falar em SO dedicado ao compartilhamento de arquivo, pois os dados trafegados nessa rede são à niveis de blocos. Os clientes enxergam a rede SAN assim como enxergam um Disco. A responsabilidade do sistema de arquivos é totalmente dos clientes da rede SAN.

     

    Gabarito: Alternativa E;

  • Com a ressalva que a I não está de todo correta. Um DAS, assim como um disco físico local em um servidor, pode sim ser acessado por uma rede, do contrário não poderíamos compartilhar arquivos em nossas LANs

  • A I está incorreta, existem vários dispositivos DAS que possuem mais de uma entrada ou mesmo wi-fi de forma podem ser compartilhados por mais de um equipamento.


ID
2791279
Banca
CCV-UFC
Órgão
UFC
Ano
2013
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Sobre DAS (Direct Attached Storage) e NAS (Network Attached Storage), é correto afirma:

Alternativas

ID
2791633
Banca
CCV-UFC
Órgão
UFC
Ano
2013
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Sobre NAS (Network Attached Storage), é correto afirmar:

Alternativas
Comentários
  • a) Incorreta, não há essa restrição.

    b) O termo NAS refere-se a um hardware servidor de arquivos dedicado. CORRETA

    c) NAS utilizam transferência de dados em bloco(arquivos), por isso são mais eficientes.

    d) Incorreta, precisa sim de um sistema operacional, afinal é um sistema completo.

    e) Incorreta, não há essa restrição.


ID
2821243
Banca
COMPERVE
Órgão
UFRN
Ano
2018
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Arquitetura para armazenamento de dados em rede que armazena e recupera dados na forma de arquivos, utilizando a rede IP. Nessa arquitetura, o servidor de aplicação não tem controle e nem conhecimento de como é a estrutura do subsistema de discos, volume e partição. Essa arquitetura é a

Alternativas
Comentários
  • Na arquitetura NAS, o servidor de aplicação não tem controle, nem conhecimento, de como é a estrutura do subsistema de discos, volume, partição, cilindro, trilha ou setores de disco, como ocorre no caso de DAS e SAN.

    Dentro do equipamento de armazenamento do tipo NAS, o sistema operacional controla todo o sistema de arquivos. Um fato positivo dessa implementação é que o servidor de aplicação não é onerado desta atividade.


    http://repositorio.unicamp.br/bitstream/REPOSIP/276100/1/Almeida_AriovaldoVeigade_M.pdf

  • Arquitetura para armazenamento de dados em rede que armazena e recupera dados na forma de arquivos(NAS), utilizando a rede IP. Nessa arquitetura, o servidor de aplicação não tem controle e nem conhecimento de como é a estrutura do subsistema de discos, volume e partição. Essa arquitetura é a:


    DAS: bloco;

    NAS: Arquivo;

    SAN: Bloco.



ID
2947006
Banca
IADES
Órgão
AL-GO
Ano
2019
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Hiperconvergência pode ser entendida como a combinação de várias plataformas potencialmente diferentes em uma única.

GREEN, J.; LOWE, S.D.; DAVIS, D.M. The Fundamentals of Hyperconverged Infrastructure. Bluffton: Actual Tech Media, 2018. Tradução livre.


Acerca da hiperconvergência, pode-se afirmar que ela

Alternativas
Comentários
  • Hiperconvergência é uma estrutura de TI que combina armazenamento, computação e rede em um único sistema. O objetivo é unir forças para reduzir a complexidade do Data Center e aumentar a escalabilidade.

  • Ao fundir várias plataformas em uma única, é necessário que haja uma abstração das plataformas fundidas, pois não importa saber o que estas plataformas fazem individualmente, mas sim o resultado final que elas produzem.

    LETRA B

  • A) reduz os custos de infraestrutura ao adicionar novos nós dedicados de Storage Area Network (SAN) ou Network Attached Storage (NAS). ERRADO

    SAN tem custo elevado.


ID
3092149
Banca
VUNESP
Órgão
Câmara de Indaiatuba -SP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Diferentes tipos de armazenamento de dados podem ser escolhidos para uma implantação. Entretanto, cada um deles requer um tipo específico de comunicação. Para os tipos de armazenamento NAS, DAS e SAN, os respectivos padrões, protocolos e tecnologias de comunicação são:

Alternativas
Comentários
  • O Network File System ( NFS ) é um protocolo de  desenvolvido originalmente pela  (Sun) em 1984,  permitindo que um usuário em um  cliente acesse arquivos em uma  mesma forma que o armazenamento local é acessado. O NFS, como muitos outros protocolos, baseia-se no sistema ONC RPC (  ). O NFS é um padrão aberto definido em uma  (RFC), permitindo que qualquer pessoa implemente o protocolo.


ID
3140068
Banca
FCC
Órgão
TJ-MA
Ano
2019
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Comparando-se as soluções NAS e SAN, é correto afirmar:

Alternativas
Comentários
  • SAN opera em nível de blocos, e não de arquivos, como está descrito na alternativa A.

  • A é o nas

  • a) Uma unidade SAN(NAS) inclui um dispositivo de hardware dedicado que se conecta a uma rede local, geralmente por meio de uma conexão Ethernet. Esse servidor SAN(NAS) autentica clientes e gerencia operações de arquivos da mesma maneira que servidores de arquivos comuns, por meio de protocolos de rede bem estabelecidos.

    b) Para reduzir os custos dos servidores de arquivos padrão, os dispositivos SAN(NAS) geralmente executam um sistema operacional embarcado em hardware simplificado e não têm periféricos como um monitor ou teclado e, em vez disso, são gerenciados por meio de uma ferramenta de navegador.

    c) Uma unidade NAS(SAN) geralmente usa interconexões Fibre Channel e conecta um conjunto de dispositivos de armazenamento que compartilham dados entre si.

    d) CORRETA - GABARITO DA QUESTÃO

    e) Incorreta, na verdade, totalmente incorreta, NAS pode ter natureza centralizada e descentralizada, e obviamente, NÃO DIFICULTAM o acesso a vários usuários.


ID
3180376
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Transpetro
Ano
2018
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

As empresas podem optar por várias soluções de armazenamentos de alto desempenho em redes de dados. Existe uma solução que roda um sistema operacional completo e funciona como um servidor de arquivos, ligado diretamente na rede, e utiliza protocolos de compartilhamento de arquivos, como SMB e NFS.

Tal solução é classificada como

Alternativas
Comentários
  • Falou ligando na rede. Opá. Isso é NAS

    DAS (Direct Attached Storage)

    Quando possuímos um sistema operacional, é necessário que é o mesmo possua um local aonde seja armazenado os dados, para isso O DAS nada mais é do que discos locais do servidor. Esse  armazenamento pode ser externo ou ligado diretamente, como no caso de Gavetas Externas e Hd’s.

    NAS (Network Attached Storage)

    O NAS possui um sistema operacional completo que funciona com o propósito principal de ser um servidor de arquivos ligado diretamente a rede.

    Esse ‘Storage’ por estar na rede poder ser compartilhado com diversos clientes, diferente do DAS.  A grande diferença entre NAS, DAS e SAN é ques servidores NAS utilizam transferência nível arquivo, enquanto DAS e SAN utilizam armazenamento em bloco, sendo assim a transferência é bem mais eficiente.

    SAN (Storage Area Network)

    Por ser uma implementação cara, a mesma é utilizada em média e grandes empresas que desejam ter uma estrutura redundante, com alta performance e que possuam acesso mais rápido e eficientes aos discos que compoem esse Storage.

    Um dos grandes benefícios do SAN é a facilidade de comportatilhamento em vários servidores. Note aqui que a referência não é sobre acessos na rede como o NAS, mais sim em servidores, ou seja o SAN é conectado nos servidores.

    DAS: bloco;

    NAS: Arquivo;

    SAN: Bloco.


ID
3312172
Banca
IBFC
Órgão
Câmara de Feira de Santana - BA
Ano
2018
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Quanto aos storages NAS (Network Attached Storage) e SAN (Storage Area Network), analise as afirmativas abaixo, dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F) e assinale a alternativa que apresenta a sequência correta (de cima para baixo):

( ) o NAS propicia ter sistema operacional próprio e sistema de arquivos.
( ) atualmente, o Fibre Channel é o padrão empregado na maioria dos modelos de SAN.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: Letra A

    NAS utiliza uma arquitetura de armazenamento em nível de arquivo. Um dos seus diferenciais é a utilização de software exclusivo responsável por apenas duas tarefas: armazenamento de dados e compartilhamento de arquivos.

    Fibre Channel é atualmente a tecnologia mais utilizada no storage netwoks. O FC foi projetado para oferecer alto throughput, baixa latência, alta confiança, e escalabilidade moderada.

    Fonte: https://www.gta.ufrj.br/grad/08_1/san/san_b.html#:~:text=Fibre%20Channel%20%C3%A9%20atualmente%20a,alta%20confian%C3%A7a%2C%20e%20escalabilidade%20moderada.


ID
3339022
Banca
IDECAN
Órgão
UNIVASF
Ano
2019
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Sobre as tecnologias de armazenamento em rede, é incorreto afirmar que

Alternativas
Comentários
  • A assertiva B está incorreta porque diz que o DAS opera com um sistema de arquivos, enquanto, na verdade, ele trabalha com blocos (quem trabalha fornece um sistema de arquivos é o NAS). GABARITO: B
  • DAS e SAN atuam a nível de blocos . Alternativa B.

  • DAS ou Direct Attached Storage são sistemas de armazenamento conectados diretamente a um computador ou servidor. Geralmente utilizados para fornecer capacidade de armazenamento para alguma aplicação de um sistema computacional, um storages DAS sempre depende de um servidor ou computador host para ser acessado.

    EX: Pen-drives, cartões de memória e HDs externos também são considerados storages DAS, pois são dispositivos de conexão direta e que podem solucionar problemas corriqueiros como transportar arquivos, armazenar fotos e fazer o backup pessoal.

    Os network attached storages (NAS) também são sistemas de armazenamento, porém voltados para conexão em redes locais e, diferentemente dos DAS, não precisam de um computador hospedeiro para funcionar.

    Um storage NAS possui sistema operacional próprio e funciona como uma unidade de armazenamento em rede autônoma. Basta conectá-lo a uma rede local para que ele disponibilize mais espaço de armazenamento para todos os pontos autorizados da rede.

    OBS: Os principais protocolos utilizados pelo NAS para comunicação de dados são o NFS (Linux/Unix), SMB/CIFS (Windows) e AFP (Apple).

    As SAN ou Storage Area Network (área de armazenamento em rede) são infraestruturas de rede que interligam servidores e unidades de armazenamento para proporcionar maior segurança e performance no tráfego de dados. Uma SAN unifica os recursos de armazenamento numa infraestrutura de dados através de uma rede exclusiva, independente e de alto desempenho, fora do acesso direto das requisições feitas por usuários.

    FONTE: https://www.qnapbrasil.com.br/blog/post/nas-das-san ////// https://www.controle.net/faq/sistemas-para-armazenamento-de-dados-das-nas-san

    Bons estudos.


ID
3532456
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
IBGE
Ano
2019
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

O NAS (Network Attached Storage) é um dispositivo utilizado para armazenar e compartilhar dados dedicados e de alto desempenho. Em relação aos conceitos e características do NAS, assinale a alternativa INCORRETA.

Alternativas
Comentários
  • Como uma de suas funcionalidades principais é o compartilhamento das informações, ele não possui a centralização do armazenamento dos dados, facilitando, assim, a sua distribuição e proteção.

    O NAS possui a centralização do armazenamento, esses dados centralizados podem ser compartilhados por protocolos de rede como o NFS, SMB etc.


ID
3626425
Banca
VUNESP
Órgão
Câmara de Indaiatuba -SP
Ano
2017
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Diferentes tipos de armazenamento de dados podem ser escolhidos para uma implantação. Entretanto, cada um deles requer um tipo específico de comunicação. Para os tipos de armazenamento NAS, DAS e SAN, os respectivos padrões, protocolos e tecnologias de comunicação são: 

Alternativas
Comentários
  • DA pra Resolver por Eliminação,

    a) eSata não é conexão de rede, o NAS necessita esta direto na rede

    b) SAN não utiliza sistemas de Arquivo, então NTFS descarta

    c) Ethernet é conexão de rede e o DAS não é ligado direto na rede

    e)NFS é sistemas de arquivo e somente o NAS trabalha com sistema de Arquivo


ID
3670468
Banca
FCC
Órgão
TCE-SP
Ano
2009
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

A arquitetura de armazenamento de dados NAS (Network Attached Storage) caracteriza-se pela

Alternativas
Comentários
  • Se gerar erro de gramatica, automaticamente gera prejuízo no sentido também como na coerência.

    Gramática - Fernando Pestana.

  • Alta velocidade?

ID
3670633
Banca
FCC
Órgão
TCE-SP
Ano
2009
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Considere:

 
I. Utiliza o protocolo CIFS sobre rede Ethernet/TCP-IP.
 
II. Bloco de dados é o tipo de informação que trafega na rede entre servidores e storage.
 
III. Independe do sistema operacional do servidor; é responsabilidade do próprio storage formatar, particionar e distribuir informações nos seus discos.
 
IV. A segurança dos dados na rede é alta, implementada numa rede não compartilhada.
 
As características de arquiteturas de armazenamento de dados apresentadas nos itens I a IV, correspondem correta e respectivamente, a

Alternativas
Comentários
  • a-

    NAS - file level

    SAN - block level


ID
3723049
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
UFPB
Ano
2019
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

O termo storage é um termo técnico genérico para soluções de armazenamento. Sobre storage, é correto afirmar que

Alternativas
Comentários
  • qual o erro da letra A ?

  • Essa questão pode ser anulada, o NAS roda sim um Sistema Operacional mas não completo.. é um sistema operacional customizado para as funcionalidades de FileSystem.

    Enfim, tratando-se de AOCP podemos esperar qualquer coisa.

  • As letras A e D podem estar corretas. Entretanto a D está mais "completa".

  • Tem duas respostas certas. Certeza!

    A e D

    Não tem esse negócio de mais correta nesse caso não.

    Presentes em nosso dia-a-dia para resolução de problemas corriqueiros como o transporte de arquivos e backup pessoal, equipamentos como pen-drives, cartões de memória e HDs externos USB são exemplos conceituais de storages DAS, pois proporcionam acesso direto para o computador hospedeiro.

  • Falando de armazenamento, pen drive é mais considerado para transporte do que armazenamento em si! que também é sua função.

    Quando a banca fala em armazenamento ela quis dizer "armazenamento em massa", ou em larga escala de alta performance (alta velocidade, desempenho etc). Então a leta D é mais completa para esse requisito se tratando de armazenamento!


ID
3947572
Banca
FCC
Órgão
AL-AP
Ano
2020
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

No contexto do armazenamento de dados, considere as características:


I. É um sistema de armazenamento conectado diretamente à rede local, funcionando como um hard disk de rede que centraliza e armazena os dados de forma organizada. Com ele, é possível compartilhar e gerenciar as informações armazenadas por todos os usuários de forma racional, utilizando serviços de segurança como acesso protegido por login e senha e registro de atividade por usuário.

II. Utilizada em infraestruturas de TI dentro de empresas e datacenters, é uma rede de armazenamento dedicada composta por servidores e storages, interligados através de conexões IP (iSCSI) ou Fibre Channel (FC). Buscando simplificar e consolidar a produção de dados, ela centraliza e melhora o gerenciamento das informações, proporcionando mais segurança e velocidade no acesso aos dados.


I e II correspondem, correta e respectivamente, a

Alternativas
Comentários
  • A questão aborda o conceito de NAS e SAN.

    Fonte:https://www.portalgsti.com.br/2017/01/san-das-e-nas.html

  • GABARITO B

    NAS - Network Attached Storages, são equipamentos que não precisam estar conectados a computadores ou servidores para serem utilizados. Por possuírem sistema operacional próprio, os servidores NAS precisam de apenas uma porta de rede ethernet para disponibilizar mais capacidade de processamento ou espaço para guardar os dados de diversos computadores, seja via rede local ou internet. Esses equipamentos geralmente possuem proteção contra acessos por usuários não autorizados (via autenticação por login e senha), além de recursos para maior segurança das informações como redundância de hardware.

    SAN - Storage Area Network (Rede dedicada para armazenamento) são infraestruturas de rede com o objetivo de interligar unidades de armazenamento e servidores para proporcionar maior segurança e performance no tráfego de dados. Uma SAN unifica os recursos de armazenamento numa espécie de rede local exclusiva, independente e de alto desempenho, fora do acesso direto das requisições feitas por usuários. Isso permite que cada servidor acesse o sistema de armazenamento compartilhado como se fosse uma unidade diretamente conectada ao sistema.

    Fonte: https://www.controle.net/faq/sistemas-para-armazenamento-de-dados-das-nas-san

  • https://canaltech.com.br/produtos/O-que-e-NAS-Network-Attached-Storage/#:~:text=NAS%20ou%20Network%2DAttached%20Storage,sejam%20eles%20Macs%20ou%20PCs.

    ótimo resumo pro conceito de NAS e diferenciação NAS x SAN

  • b-

    SAN - O tipo de informação que trafega neste tipo de rede é o bloco de dados.

    Fornece protocolos de camada.

    ____________________________________________________________________________________________________________

    NAS - Disponibiliza armazenamento e sistema de arquivos.

    Roda um sistema operacional completo e funciona como um servidor de arquivos, ligado diretamente na rede.

  • Gabarito: B

    NAS: é um servidor conectado à rede, com a funcionalidade única de promover serviços de armazenamento de dados para outros dispositivos. Trabalha em nível de arquivo.

    SAN: é uma rede destinada exclusivamente a armazenar dados. Interligam servidores e unidades de armazenamento para proporcionar maior segurança e performance no tráfego de dados. Utiliza fibra optica, com o conjunto de comandos SCSI. Trabalha em nível de bloco.


ID
4140109
Banca
UFCG
Órgão
UFCG
Ano
2019
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Marque a alternativa correta tomando como base seu conhecimento sobre Direct Attached Storage (DAS), Network Attached Storage (NAS), Storage Area Network (SAN).


I- Discos rígidos e de estado sólido ligados diretamente a servidores via cabos SATA são exemplos de DAS.

II- FibreChannel é utilizado exclusivamente em NAS.

III- NFS, CIFS ou HTTP podem ser utilizados em NAS.

IV- Tecnologias SAN são mais baratas que tecnologias NAS.

V- Tecnologias NAS são mais fáceis de manter que tecnologias SAN.

Alternativas
Comentários
  • Como o nas atua a nível de arquivo, ou seja, protocolo de aplicação, nada impede do HTTP requisitar um resource via endereço absoluto
  • Assertiva D

    II => fibrechannel é mais utilizado em SAN

    IV => SAN é a mais cara pois envolve tecnologias mais sofisticada, NAS vem depois sendo possível apenas com um computador domestico até servidores mais parrudos, e por últimos DAS que pode ser por exemplo um HD Externo USB

  • d-

    Um DAS (Direct Attached Storage) é um sistema de armazenamento que não é compartilhado e nenhum outro dispositivo na rede pode ter acesso direto aos dados. Um NAS (Network Attached Storage) apresenta como principal desvantagem a dependência do modelo clienteservidor para comunicação e troca de dados, o que pode criar uma sobrecarga no compartilhamento de arquivos com vários servidores. Um SAN (Storage Area Network) é projetado para conectar elementos de armazenamento, como conjuntos de discos e fitas, a múltiplos servidores por meio de dispositivos de rede de alta disponibilidade, confiabilidade e tolerância a falhas.


ID
4878736
Banca
FGV
Órgão
Senado Federal
Ano
2012
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Um sistema de armazenamento de dados corporativo pode estar organizado de diversas maneiras. Entre elas se destacam os DAS (Direct Attached Storage), NAS (NetworkͲAttached Storage) e SAN (Storage Area Networks).


Com relação a esses sistemas, analise as afirmativas a seguir.

I. Um DAS é um sistema de armazenamento externo cuja principal característica é a ausência de dispositivos de rede (hub, switch ou roteador) entre o computador e o dispositivo externo. Os principais protocolos usados para conexão do DAS são ATA, SATA, eSATA, SCSI, SAS e Fibre Channel.

II. Um NAS é, basicamente, um computador com um sistema de arquivos completo, conectado a uma rede, fornecendo apenas serviços de armazenamento de dados para outros computadores na rede. Os principais protocolos utilizados pelo NAS são SCSI, FibreChannel, iSCSI, ATA over Ethernet (AoE) ou HyperSCSI.

III. Um SAN provê apenas armazenamento no nível de blocos, sem oferecer um sistema de arquivos completo. É caracterizado pela presença de um dispositivo de rede (switch) entre os clientes e os dispositivos de armazenamento. Os principais protocolos utilizados para conexão do SAN são NFS, SMB/CIFS ou AFP.


Assinale:

Alternativas
Comentários
  • Desde quando o DAS tem conexão FibreChannel ?

  • SAN - O tipo de informação que trafega neste tipo de rede é o bloco de dados. Em uma rede SAN, é necessário fazer zoneamento entre os servidores e o storage para permitir acesso dos servidores aos volumes lógicos do storage.

    NAS - Disponibiliza armazenamento e sistema de arquivos. Roda um sistema operacional completo e funciona como um servidor de arquivos, ligado diretamente na rede e desempenho da solução NAS pode ser afetado se a rede LAN (ethernet) estiver congestionada.

  • I. Correto

    II. Os protocolos enumerados são os da SAN.

    III. Os protocolos enumerados são os do NAS.

    Gabarito: A

  • Na minha opinião todas estão incorretas, já que segundo o que estudei, não se usa FIbre Channel no DAS. Acontece que o examinador considerou que se pode usar essa tecnologia... Até ai tudo bem. Mas se formos considerar assim, nada impede de ser utilizado também de alguma forma no NAS.

    Questão mal formulada na minha opinião e que vai de encontro ao bom senso e entendimentos consagrados sobre o assunto.


ID
4879585
Banca
FGV
Órgão
Senado Federal
Ano
2012
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Em relação ao SAN (Storage Area Network), a tecnologia NAS (Network Attached Storage) apresenta algumas diferenças. No que diz respeito ao protocolo, e compartilhamento, as redes NAS utilizam e compartilham, respectivamente:

Alternativas
Comentários
  • Nenhum comentário de professor nem de aluno?

  • a-

    NAS (Network Attached Storage) refere-se a uma máquina que funciona como um servidor de arquivos ligado diretamente na rede e que roda um sistema operacional completo.

    NAS - file level

    SAN - block level


ID
4879750
Banca
FGV
Órgão
Senado Federal
Ano
2012
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Em relação ao SAN (Storage Area Network), a tecnologia NAS (Network Attached Storage) apresenta algumas diferenças. No que diz respeito ao protocolo, e compartilhamento, as redes NAS utilizam e compartilham, respectivamente:

Alternativas
Comentários
  • Network-Attached Storage ou NAS, em informática, é um dispositivo dedicado ao armazenamento de dados em rede, provendo acesso homogêneo aos dados para os clientes desta rede.

    Sistemas NAS podem conter mais de um HD, podendo também contar com a tecnologia RAID (Redundant Arrays of Independent Disks), centralizando a responsabilidade de servir os arquivos em uma rede e deste modo liberando recursos de outros servidores desta rede. Os protocolos utilizados pelo NAS são o NFS, popular em sistemas Unix, ou SMB/CIFS (Server Message Block/Common Internet File System) em ambientes Microsoft Windows, assim como o tradicional FTP.

    O NAS disponibiliza armazenamento e sistema de arquivos, contrastando com o SAN (Storage Area Network), que só realiza armazenamento e deixa ao cliente a tarefa de lidar com o sistema de arquivos. A principal distinção entre os dois sistemas de armazenamento é que o NAS fornece protocolos de arquivo, e o SAN protocolos de camada. Raramente vê-se o sistema SAN sendo utilizado fora de grandes redes de computadores.

  • Concordo com o seu ponto de vista, contudo, nessa questão, acho que poderiamos dizer que o caminho crítico é: ACE


ID
4940605
Banca
FADESP
Órgão
MPE-PA
Ano
2012
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

A tecnologia de armazenamento de dados envolve conceitos de DAS (DirectAttachedStorage), NAS (Network AttachedStorage) e SAN (StorageArea Network). Quanto a esses conceitos, é correto afirmar que

Alternativas
Comentários
  • c-

    Fibre Channel Protocol (FCP) is the SCSI interface protocol utilising an underlying Fibre Channel connection. The Fibre Channel standards define a high-speed data transfer mechanism that can be used to connect workstations, mainframes, supercomputers, storage devices and displays. FCP addresses the need for very fast transfers of large volumes of information and could relieve system manufacturers from the burden of supporting a variety of channels and networks, as it provides one standard for networking, storage and data transfer.

    https://en.wikipedia.org/wiki/Fibre_Channel_Protocol


ID
5164363
Banca
VUNESP
Órgão
TJM-SP
Ano
2021
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Um equipamento de armazenamento NAS (Network- -Attached Storage) com 4 baias possui, em sua especificação, o seguinte texto:


Storage NAS

CPU Intel Celeron 2.0 GHz Quad Core

4 GB RAM DDR3L expansível até 8 GB

Drive: 4x 2,5’’ ou 3,5’’ SATA

2 portas LAN Gigabit

2 portas USB 3.0

2 portas USB 2.0


É correto que

Alternativas
Comentários
  • NAS = Network Attached Storage

    Na arquitetura NAS, um dispositivo se conecta diretamente a uma rede local para funções de armazenamento (De forma simples, é um servidor com Sistema Operacional próprio para armazenamento ligado diretamente à rede).

    A)Não há necessidade de conectar a outro equipamento, visto que dispositivo NAS pode funcionar de forma independente

    B)A capacidade de 8G se refere à memória volátil

    C)Não foram especificadas informações sobre HDs

    E)SAN e NAS são arquiteturas diferentes. SAN é mais complexa e pode envolver protocolos como iSCSI, Fibre Channel. NAS é mais simples pode ser implementado sobre a arquitetura Ethernet

  • Gabarito D. Isso mesmo se fosse uma conexão direta seria usado, por exemplo o DAS

  • d-

    2 portas LAN Gigabit


ID
5413330
Banca
FGV
Órgão
TCE-AM
Ano
2021
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Sobre as tecnologias de armazenamento SAN e NAS, analise as afirmativas a seguir.


I. A tecnologia NAS opera não em nível de arquivo, mas em nível de bloco.

II. A tecnologia SAN fornece funcionalidade de armazenamento e sistemas de arquivos, como NFS e CIFS.

III. O iSCSI é exemplo de protocolo utilizado em redes SAN.


Está correto somente o que se afirma em:

Alternativas
Comentários
  • I: No paradigma NAS, o sistema de arquivos que organiza os blocos de armazenamento em objetos apropriados a aplicações fica no dispositivo de armazenamento.

    II: NAS

  • Gabarito: C

    - DAS - Conectado diretamente ao(s) computador(es) [próximo] = NÍVEL DE BLOCO

    - NAS - Equipamento dedicado e conectado à rede local [pouco distante] = NÍVEL DE ARQUIVO

    - SAN - Rede exclusiva para armazenamento [distante] = baixo nível = NÍVEL DE BLOCO 

  • I. A tecnologia NAS opera não em nível de arquivo, mas em nível de bloco.

    ERRADO. A tecnologia NAS, que consiste em manter um servidor de arquivos dedicado na rede, disponibiliza arquivos para as máquinas clientes.

    II. A tecnologia SAN fornece funcionalidade de armazenamento e sistemas de arquivos, como NFS e CIFS.

    ERRADO. A tecnologia SAN, que se define por uma rede segregada para armazenamento, apenas fornece dados no nível de bloco, de modo que o acesso em alto nível depende da existência de um sistema operacional do cliente (geralmente, um servidor de arquivos que atua como intermediário).

    III. O iSCSI é exemplo de protocolo utilizado em redes SAN.

    CERTO. iSCSI é um protocolo de redes SAN que permite trabalhar com comandos SCSI em redes TCP/IP.

    Gabarito: C