SóProvas


ID
1682860
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
STJ
Ano
2015
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Acerca de subsistemas de armazenamento de dados e compartilhamento de arquivos, julgue o item subsequente.

Durante uma falha de disco, a recuperação de dados no RAID 1 é mais lenta que nas outras implementações de RAID.


Alternativas
Comentários
  • "In the event of disk failure, the impact on data recovery is the least among all RAID implementations. This is because the RAID 1 controller uses the mirror drive for data recovery and continuous operation." (Information and Storage Management, Somasundaram, p.57)


    Outras implementações como o RAID 5 e RAID 6 envolvem o cálculo de paridade o que torna o processo de recuperação mais custoso.

  • O RAID1 possui uma cópia exata do arquivo. Assim, caso haja perda de um disco, basta acessar o outro disco para se obter a informações. Outras técnicas que possibilitam a recuperação de arquivos, como o RAID5 dependem de processamento dos dados e verificação da paridade para remontagem da parcela do dado perdido, sendo, portanto, mais lento.

  • Outras características do RAID 1:
    - 2 ou mais discos, geralmente aos pares
    - Aproveitamento de 50% dos discos
    - Divisão dos dados em blocos
    - Escrita é feita 2x
    - Oferece redundância
    - Maior overhead de todos os RAIDs
    - Melhoria na confiabilidade em troca de espaço

  • Gabarito Errado

    RAID nível 1: Comumente chamado Espelhamento
    RAID nível 1 é a implementação pura de espelhamento de dados. Em poucas palavras RAID Nível 1 dá-lhe tolerância a falhas, mas corta a sua capacidade utilizável ao meio e oferece excelente throughput e desempenho de e/s. Este RAID nível é muitas vezes usado em servidores para a partição do sistema para maior confiabilidade, mas os entusiastas do PC também pode obter um bom desempenho de impulso RAID Nível 1. 50% do seu espaço adquirido será utilizado para duplicação.

    Descrição: RAID 1 geralmente é implementado como espelhamento; uma unidade tem seus dados duplicados em duas unidades diferentes usando um hardware RAID controlador ou software (geralmente através do sistema operativo). Se uma unidade falhar, a outra continuará a funcionar como uma única unidade até que a unidade com falha seja substituída. Conceitualmente simples, o RAID 1 é popular para aqueles que necessitam de tolerância a falhas e não precisam de desempenho de leitura de alto nível. Uma variante do RAID 1 é a duplexação, que duplica a placa controladora, bem como a unidade, fornecendo tolerância contra falhas de uma unidade ou de um controlador. É muito menos comumente visto do que o espelhamento reto.

     

     

     

    "Retroceder Nunca Render-se Jamais !"
    Força e Fé !
    Fortuna Audaces Sequitur !