-
Pelo contrário, o Plano Diretor da Reforma do Aparelho do Estado foi o momento marcante da transição da administração burocrática para a administração gerencial.
Não foi reduzido o poder gerencial do Estado, mas sim aumentou-se.
A administração gerencial considera o Estado uma grande empresa. No Brasil, ocorreu a descentralização de serviços, criaram-se as agências reguladoras..
GABARITO: ERRADO
-
Principal objetivo, a meu ver, foi a desburocratização.
-
Complementando, segundo Bresser Pereira, ministro responsável pela reforma gerencial no Brasil, o objetivo da Reforma da Gestão Pública de 1995 é contribuir para a formação no Brasil de um aparelho de Estado forte e eficiente.
Esse objetivo é alcançado através de três dimensões básicas de trabalho:
- descentralização da estrutura organizacional do aparelho estatal;
- maior autonomia ao servidores e a introdução de novas formas de responsabilização dos gestores públicos;
- mudança de mentalidade, visando passar da desconfiança generalizada que caracteriza a administração burocrática para uma confiança maior;
fonte: http://www.bresserpereira.org.br/rgp.asp
-
O comentários do Danilo Capistrano explicou toda a questão! Boa Boa!
-
Complementando...
(CESPE/INMETRO/ANALISTA/2010) As medidas adotadas entre os anos de 1995 e 1998 introduziram uma cultura gerencial na administração pública brasileira e contribuíram para o fortalecimento de valores democráticos, tais como a transparência, a participação e o controle social. C
-
pdrae , 1995, buscava enfrentar especificamente o encarecimento do custeio da máquina administrativa e a baixa eficiência dos servicos públicos.
foi isnpirada nas discussões britânicas e americanas.
-
Inspirada no gerencialismo inglês, a reforma do Estado brasileiro deflagrada em 1995 teve como principal objetivo manter as contas públicas equilibradas e aumentar o poder da ação gerencial do Estado com a descentralização e a criação das agências reguladoras.
-
Foi inspirada nos principios britânicos!
GAB. E
força,guerreiro!!
-
Concurseiro resiliente.. britânico se refere ao Reino Unido.. neste caso, é inglês mesmo, pois se refere à Inglaterra. o erro da questão está explicado abaixo pelos colegas..
-
ERRADO
Não há redução da ação gerencial.
(Aplicada em: 2016 Banca: CESPE Órgão: TCE-PA Prova: Auditor de Controle Externo)
A reforma da gestão pública de 1995 instituiu na administração pública brasileira a dimensão gestão, a qual permitiu maior autonomia e introdução de novas formas de responsabilização para os gestores, como a administração por resultados, a competição administrada por excelência e o controle social.(CERTO)
-
Inspirada no gerencialismo inglês, a reforma do Estado brasileiro deflagrada em 1995 teve como principal objetivo manter as contas públicas equilibradas e aumentar o poder da ação gerencial do Estado.
-
-
ERRADO
PDRAE (1995): Objetivo central era a reorientação da ação do Estado para a produção de resultados, através do aumento da autonomia e da profissionalização dos gestores públicos.
LOGO, OBJETIVO NÃO ERA REDUZIR A AÇÃO GERENCIAL ; SIM FORTALECE-LA
-
Inspirada no gerencialismo inglês, a reforma do Estado brasileiro deflagrada em 1995 teve como principal objetivo manter as contas públicas equilibradas e reduzir o poder da ação gerencial do Estado.
Objetivos globais do PDRAE:
Aumentar a governança do Estado - sua capacidade administrativa de governar com efetividade e eficiência;
Limitar a ação do Estado àquelas funções que lhes são próprias;
Transferir da União para os Estados e Municípios as ações de caráter local: só em casos de emergência a União age diretamente;
Transferir parcialmente da União para os Estados as ações de caráter regional. Permitindo maior parceria União - Estados.
Sintetizando objetivos da reforma quanto ao tempo:
Curto prazo >>>>>> Proporcionar o ajuste fiscal.
Médio prazo >>>>> Tornar a Adm. Pública mais eficiente e moderna.
Paludo.
-
Podemos dizer que o PDRAE é um "misturado", pegando uma boa parte dos princípios do decreto lei 200-1967 e decreto nº 83.740/79 e aprimorando a ideia de descentralização com o foco na desestatização e presunção de boa-fé da administração para gerar satisfação do cliente-consumidor.
-
Aumenta-se o poder de atuação do Estado: regulação e fomento.
-
ERRADO
...e ampliar o poder da ação gerencial do Estado.
Trata-se da descentralização administrativa.
-
Corrigindo: Inspirada no gerencialismo inglês, a reforma do Estado brasileiro deflagrada em 1995 teve como principal objetivo manter as contas públicas equilibradas e ampliar o poder da ação gerencial do Estado.
-
O erro da questão está no seguinte trecho: "reduzir o poder da ação gerencial do Estado". Ora, como o próprio nome indica (modelo gerencial), o objetivo era de ampliar o poder da ação gerencial do Estado, conferindo−se mais autonomia para seus gestores e buscando uma gestão para resultados.
Errado
Rodrigo Renno
-
gerencialism > consumerism > public service orientation (PSO)
-
errado
foi a implementação do sistema gerencial na adm pública.