SóProvas


ID
1683031
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
STJ
Ano
2015
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Julgue o item subsequente, a respeito do processo racional de solução de problemas.

Entre as características do processo de tomada de decisão, a tendência a evitar incertezas refere-se à busca por soluções com base em problemas específicos, por meio de uma sequência de resolução de problemas em que se adotem primeiramente as soluções simples e, apenas se não forem alcançados os objetivos desejados, adotem-se as soluções mais complexas.


Alternativas
Comentários
  • O processo decisório deve estar embasado nas estratégias adotadas pelas organizações com vista a enfrentarem os desafios que o mercado impõe.


    Gabarito: E.

  • ERRADO

    No processo de tomada de decisão temos as DECISÕES PROGRAMADAS para solucionar problemas rotineiros, são soluções determinadas por regras, políticas, procedimentos ou hábitos. . Já as DECISÕES NÃO PROGRAMADAS referem-se soluções específicas criadas através de um problema não estruturado para resolver problemas não rotineiros, incomuns ou excepcionais.

    Não há regra de qual se utilizar primeiro, pois cada tipo de solução depende do tipo de problema.


    MODELO RACIONAL DE TOMADA DE DECISÃO:

    1-EXAMINAR A SITUAÇÃO
    2-CRIAR ALTERNATIVAS
    3-AVALIAR AS ALTERNATIVAS E SELECIONAR A MELHOR
    4-IMPLEMENTAR E MONITORAR A DECISÃO.

  • Mesmo com o auxílio dos colegas, não vi o erro da questão.

  • Acho que o erro está em "específicos" e, corrigindo poderia ficar assim:Entre as características do processo de tomada de decisão, a tendência a evitar incertezas refere-se à busca por soluções com base em problemas ROTINEIROS/COMUNS, por meio de uma sequência de resolução de problemas em que se adotem primeiramente as soluções simples e, apenas se não forem alcançados os objetivos desejados, adotem-se as soluções mais complexas.


  • Decisões Programadas: Realizam-se por meio de um conjunto de normas preestabelecidas, concedidas em um ambiente de certeza.


    Decisões não Programadas: Não têm regras para serem seguidas e não possuem processo específico a ser utilizado; podem ser conhecidas ou inéditas.


    A. Ribas e C. Ramalho

  • Gabarito Errado. O conceito aplicado na questão refere-se à "busca sequencial para solução de problemas", que consiste em buscar soluções para problemas específicos, sendo que as soluções mais simples devem ser buscadas primeiro, para em seguida, e somente se as soluções simples não funcionarem, implantar as soluções mais complexas.

    Quanto à "tendência a evitar incertezas", refere-se à priorização de resolução de objetivos de curto prazo, devendo o decisor estabelecer rotinas e padrões de decisão para as tarefas rotineiras, a fim de "não perder tempo reinventando a roda".

    Prof. Carlos Xavier - Estratégia.

    Foco, Força e Fé!


  • Exatamente. A questão se refere ao Modelo de Decisão de Simon, invertendo 2 dos "4 Conceitos dos Tomadores de Decisão":


    Quase-Resolução de Conflitos: Organização com esfera de negociação permanente; Conflitos devem ser arbitrados; Lógicas de Ator; A behavioral theory of the firm; O slack organizacional.


    Tendência a Evitar Incertezas: Prioridades para objetivos de curto prazo; Estabelecimento de rotinas e padrões de decisão; Não “reinventar a roda”; Concentrar a atenção na resolução de problemas novos.


    Busca Sequencial de Resolução de Problemas: Adote-se primeiro as soluções mais simples; Apenas se não funcionarem, adote-se as soluções complexas; Busca de soluções influenciadas pela “Lógica de Ator”.


    Aprendizagem Organizacional: Grupo organizacional apresenta um comportamento adaptativo ao longo do tempo; Aprendizagem através da experiência e por comparação e observação das ações de terceiros.

  • Com todo o respeito aos comentários dos colegas, creio que a resposta não seria por esse meio.

    É importante saber a diferença de CERTEZA x RISCO x INCERTEZA


    CERTEZA --> Todas as informações necessárias estão disponíveis.


    RISCO --> Existem informações suficientes para estimar uma probabilidade.


    INCERTEZA --> Não existem informações para que possamos calcular a probabilidade de um evento.


    Se a solução é com base em problemas específicos, temos então uma CERTEZA, não chega a ter INCERTEZA, já que já tem uma solução...


    Espero ter contribuído. 

  • Sob incerteza, quando a decisão apresenta mais de um resultado possível para cada alternativa, mas o decisor não consegue avaliar a probabilidade de os riscos efetivamente ocorrerem - nesse caso, existe falta de informação/conhecimento para respaldar a decisão. PALUDO 2013. 

  • Tem muita gente viajando.... É teórico, já existe e é intuitivo. Como a colega isis ludmila (A única que chegou ao cerne da questão) disse, o examinador inverteu os conceitos. Vou só aprofundar um pouco nos dois conceitos abordados:



    Busca sequencial de solução de problemas: 
    Busca-se por soluções para problemas específicos, sendo que as soluções mais simples são as primeiras a serem implantadas para os problemas enfrentados. Soluções mais complexas só serão adotadas se as mais simples não funcionarem antes. A lógica por trás disso é a da incapacidade do ser humano obter e lidar com as informações para apontar a melhor solução. Cada um terá sua própria racionalidade (lógica do ator), já que não há neutralidade, imparcialidade ou objetividade da decisão. 


    Tendência a evitar incertezas:
    A prioridade costuma ser dada para a resolução de objetivos de curto prazo, por isso o decisor deve estabelecer rotinas e padrões de decisão para as tarefas rotineiras, não deixando espaço para ficar tentando "reinventar a roda". A atenção deve ser concentrada na resolução de problemas novos. 


    Fonte: Prof. Carlos Xavier

  • Eu analisei da seguinte forma... Se você tem um leque de resoluções, você deve usar o que mais se adequar ao problema sendo simples ou não... 

    Certo ou errado o pensamento eu acertei a questão...

  • Leiam o comentário da colega "isis ludmila". Os outros estão um pouco fora.

  • Caramba, como os comentários dessa professora que o QC contratou é ruim, viu!

     

    Reparem em todas as respostas que ela dá, em praticamente todas as questões! Ela lê a resposta já escrita em algum lugar, ela não consegue explanar sua justificativa de seu próprio entendimento não! Ela é uma espécia de "copia e cola" oral. 

     

  • huahauhauaha

    pior que o comentário dela só o seu msm...

    pqp

  • O conceito é de busca sequencial de resolução de problemas, desse modo para que a questão fique correta temos:

     

    Entre as características do processo de tomada de decisão, a busca sequencial de resolução de problemas refere-se à busca por soluções

    com base em problemas específicos, por meio de uma sequência de resolução de problemas em que se adotem primeiramente as soluções

    simples e, apenas se não forem alcançados os objetivos desejados, adotem-se as soluções mais complexas.

  • Entendi o seguinte: Tendência de evitar incertezas - Prioridade para objetivo de cutos prazo, usar rotinas e padrões de decisões e concentrar a atenção na resolução de problemas;

    Já a busca por sequencia de resolução de problesmas - è adotar soluções mais simples primeiro e depois adotar as mais complexas.

  • A banca falou da característica de "tendência a evitar incertezas", mas mencionou o que seria apropriado para a "busca sequencial da solução
    de problemas"
    . A tendência a evitar incertezas é o estabelecimento de rotinas e padrões.

     

    GABARITO: Errado
     

    Comentário dos prof. Gustavo Garcia e vinícius de Oliveira

  • Em 26/03/2018, às 16:05:19, você respondeu a opção C.Errada!

    Em 25/02/2018, às 09:43:30, você respondeu a opção C.Errada! 

  • ERRADO

     

    O professor José Wesley falou exatamente isso em uma das aulas. Não existe hierarquia dentro processo decisório. Ou seja, não existe regra que determine que primeiramente devem ser adotadas as soluções mais simples e depois as mais complexas. Tudo vai depender do contexto em que o tomador de decisões estiver inserido e dos objetivos que pretende alcançar. 

     

     

    FONTE: Adm. geral para concursos - Profº José Wesley - Gran Cursos Online.

     

     

     

  • Pessoal, nessa questão a banca falou da caractrística de "tendência a evitar incertezas", mas mencionou o que seria apropriado para "busca sequencial da solucão de problemas".

    A tendência a evitar incertezas é o estabelecimentos de rotinas e padrões.

    Estratégia concursos

  • Gab: Errado

     

    Corrigindo a questão: Entre as características do processo de tomada de decisão, a busca sequencial de solução de problema refere-se à busca por soluções com base em problemas específicos, por meio de uma sequência de resolução de problemas em que se adotem primeiramente as soluções simples e, apenas se não forem alcançados os objetivos desejados, adotem-se as soluções mais complexas.

     

     

    Segundo Cyert e March existem 4 conceitos ligados ao tomador de decisão que influenciam seu processo decisório:

     

    *Quase resolução de conflitos - a organização aceita pontos de vista diferentes de cada setor para resolver os problemas.

    *Tendência de evitar incerteza - resolução de objetivos de curto prazo; decisor estabelece rotinas e padrões 

    *Busca sequencial de solução de problema - (é a definição que está na questão)

    *Aprendizagem organizacional - comportamento adaptativo; aprendizagem através da experiência, da observação...

     

    Fonte: meus resumos com base no Estratégia Concursos

  • é muito subjetivo pqp

  • Adoro essa disciplina: cada um tem uma explicação diferente, os professores têm as suas póprias, e estamos todos nós, nas mãos da CESPE xD

  •  

     

    Sob condições de incerteza, as informações sobre as alternativas possíveis e os seus resultados são restritos.

     

     

     

    gab''errado

  • Há casos que não possui tomada de decisões simples, depende muito da complexidade do problema enfrentado. 

  • O correto seria:

    Entre as características do processo de tomada de decisão, a busca sequencial de resolução de problemas refere-se à busca por soluções com base em problemas específicos, por meio de uma sequência de resolução de problemas em que se adotem primeiramente as soluções simples e, apenas se não forem alcançados os objetivos desejados, adotem-se as soluções mais complexas.

  • Pessoal deveria ser mais responsável para publicar respostas aqui. Muitas são genéricas e não respondem, de fato, a questão. A resposta da ÍSIS é a única, das mais votadas, que faz sentido.

    Estudar pelo QC é complicadíssimo por conta disso. É mais fácil zerar Dark Souls sem co-op do que estudar unicamente baseado nas respostas dos colegas.

  • Não há como afirmar um caminho para tomada de decisões, o que se pode ter são algumas decisões programadas conforme repetidos acontecimentos daquele problema. Mas em regra, as decisões são únicas, requerem medidas diferentes porque muitas vezes vêm carregadas de incertezas, e quando há incertezas é porque não se tem informações suficientes sobre aquele assunto, os dados não existem, assim não temos como calcular a probabilidade de uma decisão ser ou não favorável.

    Assim, essa de ir pela decisão mais simples e se não colar vai pra mais difícil, não existe.

  • Vamos a fundamentação da resposta com embasamento teórico. O comentário vai ser longo, pois a teoria é complexa.

    O modelo da racionalidade limitada gerou dois tipos de estudo: 1) Pesquisas sobre condições organizacionais e sociais do processo decisório; 2) Pesquisas sobre a estruturação do campo cognitivo dos atores sociais e o processo decisório.

    Dentro das pesquisas sobre as condições organizacionais e sociais do processo decisório tem o seguinte o estudo:

    Richard Cyert e James March desenvolveram 4 conceitos para descrever o comportamento dos tomadores de decisão no processo de escolha:

    • Quase-resolução de conflitos: Muitas decisões tomadas em diferentes setores de uma organização são incompatíveis com decisões tomadas em outros setores. Por exemplo, o setor de produção pode desejar um estoque maior para não ter problema na hora de produzir, já no setor financeiro a tendência é gastar o mínimo com a compra de material para estoque. Nota-se que há uma certa incompatibilidade (dei esse exemplo para facilitar o entendimento, o do livro é mais complexo). Desse modo, cada área utiliza um ponto de vista (uma racionalidade) diferente para resolver os problemas. Essas racionalidades são chamadas de "lógica de ator". Diante disso, como ter uma consistência na tomada de decisão se o setor de produção quer uma coisa e o financeiro quer outra? Surge o conceito de slack organizacional (uma espécie de "folga" ao tomar as decisões). Essa característica permite à organização funcionar bem apesar das "quase-soluções", das incoerências, das redundâncias, dos desperdícios e da não-otimização dos recursos dentro dos pressupostos do paradigma da racionalidade limitada.

    • Tendência a evitar incertezas: A ação humana, segundo Cyert e March, não é tão previsível como pretendem os teóricos da economia clássica. Assim, para não ter de lidar com as incertezas próprias às grandes mudanças ou ao futuro, os tomadores de decisão concentram-se nos objetivos de curto prazo e nas respostas imediatas a seus problemas.

    • Busca sequencial de resolução de problemas: Como vimos, os tomadores de decisão definem objetivos e selecionam opções satisfatórias. A busca por soluções é estimulada por problemas específicos, em uma sequência de resoluções de problemas na qual se adotam primeiramente as soluções simples, adotando-se aquelas mais complexas somente se as primeiras não funcionarem de modo satisfatório ou aceitável.

    • Aprendizagem organizacional: O grupo organizacional aprende por comparação e seleciona no decorrer do tempo estratégias que funcionam e foram dando certo no atingimento de seus objetivos. Essas estratégias de ação vão sendo codificadas em regras e rotinas de ação, que passam a orientar ações futuras.

    A questão inverteu 2 conceitos.

    Fonte: MOTTA, F. C. P.; VASCONCELOS, I. F. G. Teoria geral da Administração. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2004. [Adaptado com meus comentários]