-
O agente pode conduzir a mudança de forma que esta seja participativa ou impositiva. A mudança negociada (participativa) exige maior tempo para que seja assimilada. A efetividade e os resultados do processo participativo são menos visíveis em curtíssimo prazo. A mudança participativa se consolida com o tempo, não voltando ao comportamento anterior.
A mudança impositiva, por sua vez, tende a darem resultado positivo melhor do que a participativa no curtíssimo prazo. Contudo, a imposição da mudança pode não gerar internalização nos membros da organização em relação aos novos procedimentos adotados. No médio e longo prazo, a gestão da mudança de forma impeditiva tende retornar aos níveis de inovação nos procedimentos anteriores às mudanças realizadas.
http://www.adminconcursos.com.br/2014/09/gestao-da-mudanca.html
-
Gab. C
O que me fez errar a questão foi o fato de falar que as mudanças se completam.
Cespe é interpretativa.
-
Gab: Certo
Questão para ser resolvida de forma mais interpretativa. Ela pegou uma classificação específica passível de ser criada por algum autor e cobrou de forma bem simples. O que você teria que se questionar era: é possível que algum autor classifique as mudanças quanto a ser imposta ou ser participativa? R.: sim!
Sabendo disso, seguiria em frente para entender que é preciso que a organização direcione a mudança ao mesmo tempo que as pessoas participem,ou seja, ambas as formas se completam!
Estratégia Concursos - Prof. Carlos Xavier
-
Se complementam? Participativa complementa Impositiva e vice versa? Não faz sentido pra mim. Nenhum comentário tocou nesse ponto de forma convincente.
-
Essa questão ela é intrepretativa, e pode ser fundamentada nessas estratégias de kotter e Schlesinger
6 ESTRATÉGIAS QUE PODEM AJUDAR NO PROCESSO DE MUDANÇA Kotter e Schlesinger
1) Educação e comunicação
2) Participação e envolvimento: a questão disse mudança participativa
3) Facilitação e apoio:
4) Negociação e acordo
5) Manipulação e cooptação:
6) Coerção explícita e implícita a questão disse mudança imposta
todas essas 6 maneiras podem ser usadas em conjunto como afirma a questão. dúvidas? pesquizem sobre esses autores, na parte relacionada a processo de mudança.
-
COMENTÁRIO DO PROFESSOR ADRIEL SÁ (TecConcursos)
O item está CERTO.
Mudanças são atividades intencionais, proativas e direcionadas para a obtenção das metas organizacionais (ROBBINS, 2005).
Um processo de mudança organizacional tem sua origem no topo da organização, a partir de uma formulação estratégica; no entanto, essa intenção pode estar fadada ao fracasso se não compreender a coletividade e o seu comprometimento com as novas ideias. Assim, o processo de mudança organizacional pressupõe o envolvimento de todos aqueles afetados pela mudança.
Quanto aos tipos de mudanças, essas podem possuir o estilo imposto ou diretivo, quando há imposição da mudança a toda a organização, seja por uma força interna, como a alta direção, seja por uma força externa; ainda, a mudança pode ser participativa, quando, por exemplo, o gerente envolve o indivíduo ou o grupo nas questões que dizem respeito à mudança desejada, colocando à disposição do pessoal da organização novos conhecimentos.
GABARITO: CERTO.
ROBBINS, S. P.. Comportamento organizacional. São Paulo: Prentice Hall, 2005.
-
eu errei porque generalizei que uma mesma mudança não pode ser impositiva e participativa ao mesmo tempo, porém pode ser que alguns aspectos sejam participativos e outros impositivos... O problema da cespe é que não basta saber do assunto, você tem que interpretar do jeito dela, e saber em que autor ela se baseou.
-
Vivemos em um mundo imerso em um ambiente de
constante mudança. Pessoas, clientes, produtos, serviços, tecnologias, tempo,
clima, cultura: tudo muda o tempo todo. Dessa maneira, o contexto que envolve
as organizações é dinâmico, exigindo destas a capacidade de adaptação,
criatividade e inovação como condição para sobrevivência.
Nesse sentido, pode-se compreender a mudança
como uma imposição do ambiente circundante no qual está inserida a organização.
Porém ainda que possa apresentar resultados melhores em curto prazo, uma
mudança imposta pode não gerar a internalização dos novos procedimentos
adotados em razão de uma não identificação dos membros para com os mesmos.
Assim, faz-se necessário que o processo de
mudança organizacional seja também participativo, envolvendo todos que serão
atingidos por tal, de maneira a desenvolver o comprometimento destes com as novas ideias e
práticas adquiridas, consolidando-as com o tempo e impedindo o retorno ao padrão
anterior.
GABARITO: CERTO
-
A mudança participativa é aquela que pressupõe negociação e participação dos funcionários nas decisões relativas à mudança. Assim, exige maior tempo e gastos para que seja assimilada. A efetividade e os resultados do processo participativo são menos visíveis em curtíssimo prazo. Esta vai se consolidando com o tempo, tendendo a não voltar ao comportamento anterior.
Já a mudança impositiva tende a dar resultados melhores no curto prazo. Entretanto, a imposição da mudança pode não gerar internalização dos novos procedimentos nos membros da organização. No longo prazo, a mudança impositiva tende a retornar ao status anterior às mudanças realizadas.
Mas o que eu quero mesmo te mostrar nessa questão é que não é pelo fato de a mudança não ser negociada que faz dela uma opção ruim. Os dois modelos (mudanças impositivas ou participativas) não se excluem, pois pode ser que em um momento o melhor seja usar a negociada, mas em outros talvez não haja tempo nem recursos para isso, necessitando do uso da imposição, com resultados no curto prazo. Portanto, item correto.
Gabarito: C