-
Certo.
DO para o indivíduo: treinamento da sensitividade:
- Orientado por um líder treinado;
DO para equipes ou grupos: consultoria de procedimentos:
- Cada equipe é coordenada por um consultor em processos humanos...
DO para relações intergrupais: reuniões de confrontação:
- 2 grupos antagônicos em conflito são tratados por meio de reuniões de confrontação, nas quais cada grupo se autoavalia, bem como avalia o comportamento do outro...
Andréia Ribas e Cassiano Ramalho Salim.
-
Segundo Robbins os objetivos da
mudança são essencialmente dois: melhorar a capacidade da organização de se
adaptar às mudanças em seu ambiente e mudar o comportamento dos funcionários. O
autor enfatiza que: “para que uma organização sobreviva, ela tem de responder
às mudanças em seu ambiente. Quando a concorrência lança novos produtos ou
serviços, quando o governo baixa novas leis, quando importantes fontes de
insumos saem do mercado ou quando qualquer outra mudança ambiental desse tipo
acontece, a organização precisa adaptar-se ao novo cenário. Esforços para
estimular a inovação, programas de autonomia para funcionários e adoção do
trabalho em equipes são alguns dos exemplos de atividades de mudança planejada,
voltadas para responder às mudanças ocorridas no ambiente da empresa. (...)
Quem é responsável pela administração das atividades de mudanças dentro da
organização?
A resposta é: Os agentes de mudança. Eles podem ser executivos ou não,
funcionários da organização ou consultores externos (...)”. (Stephen P. Robbins,
Comportamento Organizacional, pag. 424).
-
gabarito: certo
complementando.....
(CESPE – INPI / ANALISTA – 2013) Para que uma mudança
organizacional seja bem-sucedida, é necessário que o agente de
mudança seja um consultor externo, cuja atuação não seja
influenciada pela cultura organizacional da empresa.
gabarito:errado
-
Numa condição de resistência às mudanças, a organização deve buscar, através dos agentes de mudança (as pessoas responsáveis pelas atividades de mudança na organização), gerar debates abertos sobre as mudanças empreendidas, de modo a possibilitar aos empregados a chance de se expressar e, eventualmente, encaixar as mudanças nas preferências dos membros da organização. Geralmente estes agentes são pessoas de dentro da própria organização, para que conheçam os principais aspectos da cultura organizacional, sua estrutura, grupos informais, etc., podendo usar estes aspectos em prol da mudança.
Prof Carlos Xavier
-
Quem são os responsáveis? Quem são os facilitadores dos processos de mudanças?
Com efeito, surge uma reflexão de quem são os atores nesses movimentos de transformação e percebe-se que o homem está num novo estágio de conhecimento que exige uma nova realidade social. Este é o processo de mudança que requer um desenvolvimento de novas capacidades e potencialidades humanas.
Os agentes de mudanças são as lideranças ou ainda pessoas que exercem o poder nas organizações pela influência de pessoas. Como líderes, estas pessoas serão os responsáveis por informar, dialogar, comunicar os benefícios das mudanças, incentivar o desenvolvimento de grupos e aprimorar a qualificação para atuar no novo cenário, tomando decisões e assumindo os riscos do negócio.
As organizações precisam cada vez mais de profissionais aptos a trabalharem em um cenário de crise transformando este momento em oportunidades que tragam resultados e influenciam pessoas. Ter profissionais que reajam desta maneira é fundamental para qualquer organização. Um bom agente de mudanças irá progredir melhor e habilmente, permitindo um processo mais suave para as interações que conduzem a decisões de qualidade e com o compromisso dos envolvidos.
Quando essas inciativas entram em movimento nos espaços de produtividade e convívio concreto onde está concentrada a energia humana, é gestada uma força criadora e transformadora, propiciando grandes descobertas e ampliação do conhecimento sobre níveis de realidade cada vez mais complexos.
Se você deseja desenvolver competências essenciais para ser um agente de mudanças, conheça nosso relevante curso Agente de Mudança Organizacional que aborda com profundidade os temas de gestão de mudanças e pessoas na mudança.
Elizabeth Pires Guimarães – ChangeQuest Brasil
http://www.changequest.com.br/o-papel-do-agente-de-mudancas/
GABARITO: CERTO
-
A banca trouxe um conceito usado por Chiavenato!
Agente de mudança é a pessoa de dentro ou de fora da organização que conduz ou guia o processo de mudança em uma situação organizacional. Pode ser um mebro da organização um consultor interno ou externo. O agente de mudança detém o papel de quem inicia o processo e ajuda a fazer acontecer a mudança. Os especialistas de RH estão se tornando consultores internos, enquanto os gerentes de linha estão se tornando agentes de mudança dentro das organizações. para funcionar como facilitadores do processo de mudança, o gerente de linha deve atuar de maneira a incentivar as etapas de descongelamento, mudança e recongelamento.
Fonte: CHIAVENATO, ADMINISTRAÇÃO GERAL E PÚBLICA, pág; 250/251- 3º edição.
-
errei porque pensei que o agente de mudança poderia ser qualquer um, mas a responsabilidade ( quem comanda, determina) era dos gerentes, que nem o processo de seleção :/
-
Vamos unir o que vimos sobre os agentes de mudança e a classificação desse processo?! Essa questão une tudo em uma só, rsrs.
A mudança planejada é aquela sistemática, pensada e administrada pelos agentes de mudança, que, por sua vez, são pessoas capazes de impulsionar o processo, influenciando o grupo ao qual estão inseridos de que a mudança trará benefícios e de que é necessária, fazendo-os agir no sentido de iniciar e sustentar o processo. Tomam a implantação e o sucesso da mudança como sua responsabilidade, usando da sua liderança para diminuir resistências e “vestindo a camisa” para que ela realmente aconteça. Vale lembrar que essas pessoas podem ser altos executivos, gestores, empregados e até consultores externos, o que importa é impulsionar o processo. Portanto, item correto.
Gabarito: C