SóProvas


ID
1683358
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPOG
Ano
2015
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Em relação a fundamentos, instrumentos e técnicas de pesquisa social, julgue o item subsecutivo.

O reconhecimento da singularidade do sujeito constitui um dos pressupostos que fundamentam o uso de metodologias qualitativas de pesquisa.


Alternativas
Comentários
  • "A pesquisa qualitativa responde a questões muito particulares. Ela se preocupa, nas ciências sociais, com um nível de realidade que não pode ser quantificado. Ou seja, ela trabalha com o universo de significados, motivos, aspirações, crenças, valores e atitudes, o que corresponde a um espaço mais profundo das relações, dos processos e dos fenômenos que não podem ser reduzidos à operacionalização de variáveis". (Minayo, 2001)


    Dessa forma, a pesquisa qualitativa:

    -> Traz a tona o que os participantes pensam a repeito do que esta sendo pesquisado;

    -> Possibilita, em maior nível de profundidade, o entendimento das particularidades do comportamento do indivíduo, reconhecendo a singularidade do sujeito. 

  • Pesquisa Qualitativa trabalha com universo dos significados , dos motivos, das aspirações , das crenças e dos valores.

  • CERTA

    OUTRA QUESTÃO PARECIDA

    CESPE, 2010. Um dos pressupostos que fundamenta o uso de metodologias qualitativas de pesquisa refere-se ao reconhecimento da importância de restringir o estudo sobre as circunstâncias de vida, sem penetrar no modo de vida do sujeito, que envolve sentimentos e valores.

    ERRADA

  • "A pesquisa qualitativa responde a questões muito particulares. Ela se preocupa, nas ciências sociais, com um nível de realidade que não pode ser quantificado. Ou seja, ela trabalha com o universo de significados, motivos, aspirações, crenças, valores e atitudes, o que corresponde a um espaço mais profundo das relações, dos processos e dos fenômenos que não podem ser reduzidos à operacionalização de variáveis". (Minayo, 2001. pag 21)

  • "A pesquisa qualitativa responde a questões muito particulares. Ela se preocupa, nas ciências sociais, com um nível de realidade que não pode ser quantificado. Ou seja, ela trabalha com o universo de significados, motivos, aspirações, crenças, valores e atitudes, o que corresponde a um espaço mais profundo das relações, dos processos e dos fenômenos que não podem ser reduzidos à operacionalização de variáveis". (Minayo, 2001). 

    Alguém conta, quantos valores uma pessoa tem em uma pesquisa, como: sentimentos? Crenças? Motivos? Aspirações? ou atitudes? Não pode ser quantitativa e sim qualitativa.