"A Avaliação de Processo, por sua vez, está voltada para analisar o processo de implementação de uma dada política, tendo por referência as diretrizes e metas estabelecidas inicialmente e os resultados já alcançados. Desta forma, esse modelo de avaliação objetiva, sobretudo, aferir a eficácia de um programa (SILVA, 2001, p. 82).
[Esse tipo de avaliação] determina a medida em que os componentes de um projeto contribuem ou são incompatíveis com os fins perseguidos. E realizado durante a implementação e, portando, afeta a organização e as operações. Procura detectar as dificuldades que ocorrem na programação, administração, controle, etc., para serem corrigidas oportunamente, diminuindo os custos derivados da ineficiência. Não é um balanço final, e sim uma avaliação periódica (COHEN & FRANCO, 2000, p. 109). Essa avaliação analisa, pois, o funcionamento de um determinado programa, por isso é realizada durante sua implementação, possibilitando inclusive seu redimensionamento, uma vez constatada a ocorrência de falhas, omissões ou equívocos."
Ou seja, não existe uma duração pré-detreminada, a avaliação de impacto vai ter a duração do programa que se dispões a avaliar.
AVALIAÇÃO DE POLÍTICAS E PROGRAMAS SOCIAIS: um destaque ao sentido das variáveis contextuais. José de Ribamar Sá Silva. Vaidira Barros