SóProvas


ID
1683373
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPOG
Ano
2015
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

A respeito da avaliação que consta nos processos de planejamento, implementação e monitoramento de serviços e instituições, julgue o item que se segue.

As avaliações de processo — visto que usualmente requerem um elemento comparativo em seu desenho — são metodologicamente mais complexas do que as avaliações de resultados, em que há a necessidade de haver um grupo controle, ou um grupo de comparação, que não recebeu a intervenção.


Alternativas
Comentários
  • Mas sofriiiiiii para achar justificativa para essa resposta..

  • Errado. Pelo contrário, a avaliação de resultados é mais complexa que a avaliação de processos. 


    Avaliação de processos: essa modalidade de avaliação investiga de forma sistemática o desenvolvimento de programas sociais com o propósito de: medir a cobertura do programa social; estabelecer o grau em que está alcançando a população beneficiária; e, principalmente, acompanhar seus processos internos. Seu objetivo é detectar possíveis defeitos na elaboração dos procedimentos, identificar barreiras e obstáculos à sua implementação e gerar dados importantes para sua reprogramação, através do registro de eventos e de atividades. Assim, o uso adequado das informações produzidas durante o desenvolvimento do programa permite introduzir mudanças no seu conteúdo durante a própria execução. Essa modalidade de avaliação se realiza simultaneamente com o desenvolvimento do programa, sendo também chamada de avaliação formativa. Sua aplicação requer, todavia, que se possa desenhar os fluxos e processos de programa. Além disso, pressupõe a existência de um adequado sistema de informações gerenciais, que serviram de base ao trabalho dos gestores e dos avaliadores na época oportuna. 
    A avaliação de processo pode ser definida como a maneira de identificar o verdadeiro conteúdo de um programa público, se ele está sendo realizado como previsto, se está alcançando o público para o qual foi concebido e se os benefícios estão sendo distribuídos na intensidade prevista (Scheirer, 1994:40). 

    Avaliação de resultados: aqui, resultados são definidos como constituídos por resultados imediatos, resultados (impactos) de médio prazo e resultados (impactos) de longo prazo. Assim, para a avaliação sugere-se o uso de indicadores de impacto para a mensuração dos resultados de longo prazo, relacionados aos objetivos gerais do programa e de indicadores de resultado para mensurar os resultados imediatos e de médio prazo. Os indicadores de resultado mensuram os efeitos do programa: junto à população-alvo como um todo e junto aos usuários do programa. 

  • Avaliação de Processo

    Tem como foco a lógica da sua implementação e a consistência desta com os resultados pretendidos,medida pela distância entre  os resultados pretendidos ,os procedimentos adotados e os resultados obtidos . Além disso, focaliza também a distância entre os resultados obtidos com certos procedimentos e certos valores de referência  ( parâmetros externos  relativo ao objeto da intervenção. Este tipo de avaliação se subdivide em: 
    Monitoramento ou avaliação em processo – trata-se da utilização de um conjunto de estratégias destinadas a realizar o “acompanhamento” de uma política, programa ou projeto, de modo a identificar de maneira oportuna e tempestivamente as vantagens e pontos frágeis na sua execução, a fim de efetuar os ajustes e correções necessários à maximização dos seus resultados e impactos. 
    Avaliação de processo ou “a posteriori’ - trata-se do exame das estratégias, procedimentos e arranjos (inclusive institucionais) adotados na implementação de uma política, programa ou projeto, com a finalidade de identificar os pontos onde podem ser obtidos ganhos de eficiência e eficácia. Tem por hipótese central a idéia de que os meios adotados afetam os resultados. Portanto, o seu objeto de análise é o “como” uma ação foi executada, ou seja, a cadeia de passos adotados desde a formulação da política ou programa até a obtenção do seu produto final. 

    Avaliação de Resultados 
    Tem como objetos  ou os produtos  finais ou seus efeitos .O produto final - frequentemente denominado output - é sempre uma saída direta,objetivamente constatável, da operação de um sistema :bens ou serviços (....).Por exemplo, os serviços de extensão agrícola proporcionados aos agricultores para que produzam uma cultura “x” ou para que aumentem a sua produtividade. Mas também pode focalizar os resultados obtidos  com uma política, programa ou projeto, indicados como seus objetivos de curto prazo ou intermediários, chamados de “outcomes”. Ex.: aumento da área cultivada com a cultura “x” ou aumento da produção por hectare ou aumento da venda dos agricultores. Portanto, gabarito ERRADO.

    Sugestão bibliografia para complementar  http://www.cressrn.org.br/files/arquivos/V6W3K9PDvT66jNs6Ne91.pdf
  • Avaliação de resultados usa indicadores para ter controle dos efeitos do programa, por isso, é necessário ter um grupo de controle, nisso resulta em uma análise mais complexa