SóProvas


ID
1683385
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPOG
Ano
2015
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

A respeito da avaliação que consta nos processos de planejamento, implementação e monitoramento de serviços e instituições, julgue o item que se segue.

As avaliações de processo enfatizam as explicações sobre a diferença entre o pretendido e o realizado em uma intervenção, assim como a extensão e a qualidade dos serviços prestados, e deve responder a questionamentos acerca da viabilidade, ou do processo, de implantação da intervenção, por exemplo.


Alternativas
Comentários
  • A Assertiva se completa ao passo que a Avaliação de Processos determina a medida em que os componentes de um projeto contribuem ou são incompatíveis com os fins persseguidos. Realizada durante a implementação. Não é um balanço final, e sim uma avaliação periódica.

  • Gabarito Certo.

    As avaliações de processo, tidas como equivalentes a avaliação de implantação ou implementação, em geral envolve estrutura e processo, e enfatiza as explicações para a diferença entre o pretendido e o realizado (Brasil, 2007), por exemplo: as diferenças entre a cobertura pretendida e a cobertura alcançada, bem como as explicações para essas diferenças. De maneira geral, a avaliação de processo informa aos atores envolvidos na intervenção se as ações deste atingiram a população-alvo pretendida, o nível, a extensão e a qualidade dos serviços prestados e que recursos foram necessários para apoiar o esforço realizado.

     

    Uma avaliação de processo visa complementar o monitoramento de estrutura (insumos), processo (atividades) e resultado de curto prazo (produto) com uma dimensão explicativa, viabilizando a compreensão do contexto organizacional que pode afetar a intervenção. Os valores pretendidos neste tipo de avaliação estão nos instrumentos de planejamento enquanto que os alcançados estão em livros de registro, relatórios de atividades, cadastro dos usuários, instrumentos de supervisão ou, na sua falta, são realizados inquéritos para se ter a informação esperada. Este tipo de avaliação responde a questões do tipo: a) A intervenção foi implantada conforme o planejado? b) Todos os contactantes foram detectados? c) Qual percentual da população compareceu a campanha educativa? d) Quais as possíveis explicações para os achados? e)Que barreiras dificultaram ou inviabilizaram o acesso?

     

    Fonte: CRUZ, M. M. Avaliação de Políticas e Programas de saúde: contribuições para o debate. In MATTOS, R. A.; BAPTISTA, T. W. F. Caminhos para análise das políticas de saúde, 2011. p.181-199 .