-
"Sabe-se que a gestão pública democrática sintoniza com o planejamento
estratégico. Primeiro, porque tende a romper, nas organizações, com as hierarquias
verticais rígidas de comando, promovendo um tipo de comunicação horizontal intensiva
(colegiada). Segundo, porque busca ultrapassar a democracia representativa,
combinando-a com a democracia participativa ou direta."
.
Fonte: TEIXEIRA, J. B. Formulação,
administração e execução de políticas públicas. Serviço Social: direitos sociais e competências profissionais.
CFESS/ABEPSS. Brasília, 2009.
-
Item Correto
O Planejamento Estratégico vem sendo entendido como uma forma contemporânea de planificação. Tal temática nos permite entender essa renovada importância no contexto sociopolítico e institucional, nos níveis local, estadual, nacional e mundial, seja no âmbito da Administração Pública e no setor Privado. Tal característica aponta para o exercício de participação e liberdade necessário aos que governam e aos que não governam, mas que participam do processo de tomada de decisão. A sintonia da gestão pública democrática com o planejamento estratégico pode ser explicada pela necessidade de se ultrapassar a democracia representativa, combinando-a com a democracia participativa ou direta.
Fonte: TEIXEIRA, J. B. Formulação, administração e execução de políticas públicas. Serviço Social: direitos sociais e competências profissionais. CFESS/ABEPSS. Brasília, 2009.
-
Democracia representativa é o exercício do poder político pela população eleitoral feita de maneira indireta (ao contrário da democracia direta), mas através de seus representantes, por si designados, com mandato para atuar em seu nome e por sua autoridade, isto é, legitimados pela soberania popular.