-
Explicar a realidade por problemas também permite o diálogo e a participação com setores populares que afinal sofrem problemas concretos e não “setores” de planejamento, além de facilitar a aproximação entre “técnicos” e “políticos”. Na explicação da realidade temos que admitir e processar a informação relativa a outras explicações de outros atores sobre os mesmos problemas, isto é, a abordagem deve ser sempre situacional, posicionada no contexto.
Toda estratégia é uma exploração consciente do futuro, ela resulta da situação diferenciada dos vários atores em relação à problemas, oportunidades e ameaças.
Momento Estratégico: analisar os Atores Sociais envolvidos no Plano, seus interesses, motivações e poder em cada uma das Operações previstas e cenários imaginados, definir a melhor estratégia possível para cada trajetória traçada, estabelecer um programa direcional para o plano, construir viabilidade estratégica para atingir a Situação-Objetivo.
Na produção de fatos sociais, que envolvem múltiplos atores criativos que também planejam. Nessa compreensão os personagens ou atores principais no processo de planejamento não são os profissionais e sim a população que sofre o problema concreto.
-
Errei essa questão!
Mariana, você tem essa referencia? Eu gostaria muito de dar uma revisada neste assunto.
obrigada colega,
-
Mariana, onde posso encontrar esse texto?
-
A afirmação correta seria a que o planejamento tradicional ou normativo coloca os profissionais envolvidos na operacionalização dos planos e projeto como centrais, especialmente porque enfatiza o tecnocrático, fazendo do planejamento uma tecnologia que orienta as formas de intervenção social. Por outro lado, os personagens centrais do processo de planejamento atual é a população.
-
Esta
afirmativa está errada, pois considera que os personagens centrais do processo
de planejamento são apenas os profissionais envolvidos. A Professora Myrian
Veras aponta que no processo de planejamento devem ser considerados o jogo de
vontades políticas dos diferentes grupos envolvidos, a correlação de forças, a
articulação desses grupos, as alianças ou as incompatibilidades existentes
entre os diversos segmentos.
Colaboração Professora Ana Paula - (Estratégia Concursos)
-
Segundo Myrian Veras Baptista "é importante enfatizar que, enquanto no planejamento tradicional perdia-se a referência concreta ao sujeito - a população entrava como "usuária", "demandante", "clientela", mas nunca como ser histórico-, no planejamento agora proposto a população é personagem central do processo. (BAPTISTA, 2000,p. 21)
-
Gabarito: ERRADO
Os personagens centrais do processo de planejamento atual são todos os atores envolvidos que participam do processo de tomada de decisão. Fortalecendo o exercício de liberdade e participação.
-
O planejamento é um processo racional em que aquele que deseja realizá-lo irá no plano ideal delimitar qual o objeto de intervenção, onde e o que deseja alcançar. O planejamento se constitui num processo sistemático e contínuo e, por isso, permanente, e metódico e racional, pois serão tomadas várias decisões sequenciais e interligadas que possuirão sustentação teórica, técnica e científica e não baseada em sentimentos. Conforme Myrian Veras Baptista (Planejamento Social: intencionalidade e instrumentação. São Paulo, Veras, 2000), os personagens centrais do planejamento atual devem ser além dos profissionais que irão realizar tal planejamento, incluindo os usuários e população afetada com vistas a democratizar o processo de planejamento e contemplar as demandas dessa população. No planejamento tradicional, os usuários não eram considerados, assim como suas demandas e reais necessidades que podem ser apontadas por quem de fato as vivencia. Nesse sentido, no planejamento atual a participação social e popular deve ser considerada como forma de aprimoramento e conhecimento sobre a realidade social, visto que normalmente sobre o que se planeja é o que irá interferir na vida e no cotidiano dessas pessoas que devem ter suas opiniões e histórias de vida respeitadas enquanto sujeitos históricos.
RESPOSTA: ERRADO
-
O planejamento atual compreende não somente a participação dos profissionais, mas de todos aqueles que detém o poder de conhecimento de uma determinada realidade. Lembre-se que o planejamento estratégico visa uma democracia participativa.
-
Conforme Myrian Veras Baptista (Planejamento Social: intencionalidade e instrumentação. São Paulo, Veras, 2000), os personagens centrais do planejamento atual devem ser além dos profissionais que irão realizar tal planejamento, incluindo os usuários e população afetada com vistas a democratizar o processo de planejamento e contemplar as demandas dessa população.
-
Gabarito: ERRADO!
O planejamento atual é o planejamento enquanto processo tecnico-político. Ele é diferente do planejamento tradicional, sendo os atores (ou seja, os participantes do processo de planejamento) um dos elementos para essa diferenciação.
no planejamento tradicional perdia-se a referência ao sujeito, a população era somente "usuária, "demantante" do serviço, submetida a uma decisão institucional, unilateralmente.
No planejamento atual a população é personagem central, com participação na tomada de decisão.