SóProvas


ID
1683472
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPOG
Ano
2015
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Com relação a questão social e direitos de cidadania, julgue o item a seguir.

A cidadania no Brasil, diferentemente da lógica inglesa, foi marcada pela implantação de direitos sociais em período de supressão de direitos políticos e de redução de direitos civis.


Alternativas
Comentários
  • No Brasil, a conquista dos direitos não seguiu a lógica nem o tempo cronológico das sociedades desenvolvidas: aqui, tardiamente surgem os direitos individuais e políticos (1824); por fim, os direitos sociais são conquistados (décadas de 30 e 60), exatamente quando os direitos civis e políticos foram negados. A construção da cidadania no Brasil não seguiu a lógica da trajetória inglesa. Houve no Brasil, segundo José Murilo de Carvalho (2002), pelo menos duas diferenças importantes: a primeira refere-se à maior ênfase em um dos direitos, o social, em relação aos outros; a segunda diz respeito à alteração na seqüência em que os direitos foram adquiridos: entre nós o social precedeu os outros (p.12). 
    Uma das razões fundamentais das dificuldades da construção da cidadania está ligada, como adverte Carvalho, ao “peso do passado”, mais especificamente ao período colonial (1500-1822), quando “os portugueses tinham construído um enorme país dotado de unidade territorial, lingüística, cultural e religiosa. Mas tinham deixado uma população analfabeta, uma sociedade escravocrata, uma economia monocultora e latifundiária, um Estado Absolutista” (p.18). Em suma, foram 322 anos sem poder público, sem Estado, sem nação e cidadania. 
    Fonte: Cremonese_2007_A-dificil-construcao-da-cidadania
  • Foi no momento mais adverso a democracia( ditadura militar, o que resultou na supressão de direitos civis e politicos) que houve a expansao dos direitos sociais
  •  uma complementação com direito constitucional - direitos sociais - 2ª GERAÇÃO - igualdade