SóProvas


ID
1683940
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MEC
Ano
2015
Provas
Disciplina
Design Gráfico
Assuntos

Na década de 60 do século passado, ao definir o mundo como aldeia global a partir do impacto da televisão na sociedade contemporânea, Marshall McLuhan anunciava o fim da era de Gutenberg, ou seja, o fim dos impressos. Com o advento da informática e da computação gráfica na virada do século, estão cada vez mais evidentes os efeitos das tecnologias eletrônica e digital na mídia impressa, como, por exemplo, a redução e o desaparecimento de jornais. Apesar disso, as artes gráficas e a comunicação impressa ocupam nichos especiais na comunicação e na informação modernas, com a incorporação das novas tecnologias de impressão, papel e outros suportes.
Considerando essas informações, julgue o item subsequente.

Caso o modelo de cor de um arquivo gráfico seja alterado de RGB para CMYK, a quantidade de bytes desse arquivo será reduzida.

Alternativas
Comentários
  • O sistema de cores RGB são apropriadas para exibição em tela, por isso, a sua resolução não passa de 72 dpi's (dot per inch), enquanto o CMYK, a resolução é superior a 300 dpi's pois os trabalhos são exibidos impressos. Resposta errada.   

  • A questão, na verdade, aborda o tamanho do arquivo (bytes). Apenas da a entender que fala dos bits de cor. O tamanho do arquivo não necesáriamente vai ser comprimido pela conversao de RGB para CMYK.

     A resolução em tela na realidade é medida como PPI (pixel per Inch), apesar de comumente se usar DPI para todo tipo de resolução podendo ir muito além dos 72. DPI são os pontos por polegada que confere resolução aos impressos (Dot per inch). 

  • Cada cor é formada por 8 bits, assim:

    R + G + B = 8 + 8 + 8 = 24 bits

    C + M + Y + K = 8 + 8 + 8 + 8 = 32 bits

     

    Lembrando que: 1 byte = 8bits, assim:

    RGB: 3 bytes
    CMYK: 4 bytes