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Questões de Cor em Design Gráfico


ID
33853
Banca
FCC
Órgão
TRE-MG
Ano
2005
Provas
Disciplina
Design Gráfico
Assuntos

Para evitar o efeito moiré, ao imprimir uma quadricromia, é necessário utilizar chapas cujas imagens tenham inclina- ções de retícula em determinados ângulos. Após a seleção de cores, efetua-se a reticulagem de trabalhos em tom contínuo, inclinando-se, para as cores cian, amarelo, magenta e preto, respectivamente, ângulos de

Alternativas
Comentários
  • Resposta e. Porém, acredito que esta questão tenha sido anulada pois os graus são 105°, 90°, 75° e 15°. Além do enunciado perguntar na ordem CYMK - não usual. O correto seria perguntar CMYK (erro ou pega ratão)

  • Pra mim todos os item estão errados. A letra "a", indica todas as inclinações corretas, pórem não na ordem "respectiva" como a questão pedi. Os ângulos de inclinação para se evitar o efeito moiré são: Ciano 15°, Amarelo 90°, Margenta 75° e Preto 45°. Essa questão deveria ser ANULADA.


ID
397543
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Correios
Ano
2011
Provas
Disciplina
Design Gráfico
Assuntos

Suponha que a ECT necessite publicar um livro intitulado Correios
do Brasil: perfil da empresa
e que essa publicação especial seja
dirigida a organizações públicas e privadas específicas no Brasil e
no exterior e vise à construção da imagem dos Correios e à
realização de parcerias. Suponha, ainda, que, nessa publicação,
devam constar informações acerca da história e das diversas áreas
de atividade da empresa, com textos e inserções de tabelas,
infográficos e muitas fotografias e ilustrações em cores. Suponha,
por fim, que a tiragem deva ser de mil exemplares e que o tempo
entre projeto e distribuição do livro seja escasso, e que caberia a um
designer, definir e desenvolver este projeto. Com base nessa
situação hipotética, julgue o item a seguir.

Devido ao caráter institucional da publicação, as fontes a serem usadas na composição dos textos e das tabelas devem ser escolhidas dentro de uma mesma família tipográfica, com muitas variações de tipos e pesos, não se misturando fontes diferentes.

Alternativas
Comentários
  •  . . . com poucas variações de tipos e pesos, . . .
  • "mesma família tipográfica" é contraditório a "muitas variações de tipo"


ID
397552
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Correios
Ano
2011
Provas
Disciplina
Design Gráfico
Assuntos

Suponha que a ECT necessite publicar um livro intitulado Correios
do Brasil: perfil da empresa
e que essa publicação especial seja
dirigida a organizações públicas e privadas específicas no Brasil e
no exterior e vise à construção da imagem dos Correios e à
realização de parcerias. Suponha, ainda, que, nessa publicação,
devam constar informações acerca da história e das diversas áreas
de atividade da empresa, com textos e inserções de tabelas,
infográficos e muitas fotografias e ilustrações em cores. Suponha,
por fim, que a tiragem deva ser de mil exemplares e que o tempo
entre projeto e distribuição do livro seja escasso, e que caberia a um
designer, definir e desenvolver este projeto. Com base nessa
situação hipotética, julgue o item a seguir.

Dada a natureza especial da publicação, recomenda-se, tanto por questões técnicas quanto estéticas, que os cadernos que comporão o livro sejam costurados e a encadernação seja com capa dura, o que, em termos de diagramação, implicaria definir largas margens internas.

Alternativas
Comentários
  • "Os cadernos que comporão o livro sejam costurados e a encadernação seja com capa dura" não se enquadra muito bem para um tempo que foi definido como escasso.

ID
397555
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Correios
Ano
2011
Provas
Disciplina
Design Gráfico
Assuntos

Suponha que a ECT necessite publicar um livro intitulado Correios
do Brasil: perfil da empresa
e que essa publicação especial seja
dirigida a organizações públicas e privadas específicas no Brasil e
no exterior e vise à construção da imagem dos Correios e à
realização de parcerias. Suponha, ainda, que, nessa publicação,
devam constar informações acerca da história e das diversas áreas
de atividade da empresa, com textos e inserções de tabelas,
infográficos e muitas fotografias e ilustrações em cores. Suponha,
por fim, que a tiragem deva ser de mil exemplares e que o tempo
entre projeto e distribuição do livro seja escasso, e que caberia a um
designer, definir e desenvolver este projeto. Com base nessa
situação hipotética, julgue o item a seguir.

Esse livro deverá ser impresso pelo processo rotográfico, assegurando-se, assim, a qualidade de reprodução de figuras e o nível de detalhamento dos demais elementos gráficos da publicação.

Alternativas
Comentários
  • Mil exemplares não justificam a rotografia

ID
397561
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Correios
Ano
2011
Provas
Disciplina
Design Gráfico
Assuntos

Considere que a ECT possui diversos tipos de agências que, entre
próprias e franqueadas, somam mais de 12 mil, e que, para a
divulgação de um novo serviço de encomendas rápidas, seja
necessário produzir e enviar para cada uma delas alguns cartazes.
Considere, ainda, que o formato previamente definido dos cartazes
seja A2, e que, além do título, devam constar um pequeno texto
explicativo, a assinatura dos Correios e a marca desse serviço.
Considere, por fim, que, ocupando todo o fundo do cartaz, deva
haver uma fotografia em cores, cujo original é um cromo
(diapositivo) de formato 4 × 5 pol. A partir desses dados e
considerando a finalidade desse serviço, julgue os itens
subsequentes acerca das recomendações técnicas.

A assinatura dos Correios constante no cartaz deverá ser impressa em cores especiais, visto que somente as cores de processo não possibilitam reproduzir corretamente as tonalidades institucionais da marca.

Alternativas
Comentários

  • Amarelo e azul não são cores especiais.

  • Dependendo do amarelo e azul, podem ser sim cores especiais. Acredito que o erro da questão está em limitar as cores processo. O gamut do CMYK é bastante amplo. =)

  • Não há indícios na questão falando se são cores especiais ou não. Pelo que eu saiba não fazemos provas com um escala CMYK na mão. Além do mais consigo imprimir cores aproximada do vermelho da Coca-Cola mesmo sabendo que é uma cor PANTONE especial.

  • Em altas tiragens as cores, mesmo que muito bem ajustadas e calibradas, não ficam 100% iguais. E se a ideia é ter ter as cores institucionais, seria ideal usar cores especiais sim. 

    Ficou bem vaga essa questão.


ID
397570
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Correios
Ano
2011
Provas
Disciplina
Design Gráfico
Assuntos

Considere que a ECT possui diversos tipos de agências que, entre
próprias e franqueadas, somam mais de 12 mil, e que, para a
divulgação de um novo serviço de encomendas rápidas, seja
necessário produzir e enviar para cada uma delas alguns cartazes.
Considere, ainda, que o formato previamente definido dos cartazes
seja A2, e que, além do título, devam constar um pequeno texto
explicativo, a assinatura dos Correios e a marca desse serviço.
Considere, por fim, que, ocupando todo o fundo do cartaz, deva
haver uma fotografia em cores, cujo original é um cromo
(diapositivo) de formato 4 × 5 pol. A partir desses dados e
considerando a finalidade desse serviço, julgue os itens
subsequentes acerca das recomendações técnicas.

O cromo da fotografia a ser reproduzida no cartaz deverá ter boa amplitude de densidade, evitando-se a utilização de densidades muito baixas e muito altas, a fim de não dificultar o processo de seleção de cores ou a reprodução em meio-tom.

Alternativas

ID
397579
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Correios
Ano
2011
Provas
Disciplina
Design Gráfico
Assuntos

O Museu Correios necessita produzir uma pequena cartilha
de divulgação do próprio museu e da filatelia brasileira. Essa
cartilha será destinada à distribuição em escolas de ensino
fundamental de todo o país, e um dos objetivos de sua disseminação
é incitar as crianças a escrever e enviar uma pequena carta à ECT
solicitando uma “semente filatélica”, que consiste em um pequeno
conjunto de selos para as crianças iniciarem sua coleção. Essa
publicação será em formato editorial de gibi, com os conteúdos
expressos por narrativas em quadrinhos coloridos e com os
personagens especialmente criados para a publicação. As histórias
em quadrinhos, já finalizadas pelos ilustradores, compreendem
29 páginas desenhadas. Os originais dos desenhos do miolo estão
em outline P&B e a ilustração da capa já está colorida em
aquarela e nanquim. O formato acabado dessa publicação será de
169 mm × 223 mm e sua tiragem inicial, de dois milhões de gibis.

Com base na situação acima, julgue os próximos itens.

As páginas ilustradas, depois de digitalizadas em equipamento scanner, devem ser tratadas e editadas para aplicação de bendays nas áreas que serão impressas em cores.

Alternativas
Comentários
  • Benday - Recurso gráfico usado para produzir fundos por meio de pontos de formato e porcentagens fixos: também conhecido como 'reticulado de ponto duro'.

    Produção Gráfica: arte e técnica da mídia impressa, Antonio Celso Collaro

    Bendey (bendei) - Sombreamentos em incrementos de 5 a 90% aplicados aos filmes ou chapas para reproduzir um grau de uma cor de tinta sólida. (p. 185)

    Novo Manual de Produção Gráfica, David Bann


ID
397582
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Correios
Ano
2011
Provas
Disciplina
Design Gráfico
Assuntos

O Museu Correios necessita produzir uma pequena cartilha
de divulgação do próprio museu e da filatelia brasileira. Essa
cartilha será destinada à distribuição em escolas de ensino
fundamental de todo o país, e um dos objetivos de sua disseminação
é incitar as crianças a escrever e enviar uma pequena carta à ECT
solicitando uma “semente filatélica”, que consiste em um pequeno
conjunto de selos para as crianças iniciarem sua coleção. Essa
publicação será em formato editorial de gibi, com os conteúdos
expressos por narrativas em quadrinhos coloridos e com os
personagens especialmente criados para a publicação. As histórias
em quadrinhos, já finalizadas pelos ilustradores, compreendem
29 páginas desenhadas. Os originais dos desenhos do miolo estão
em outline P&B e a ilustração da capa já está colorida em
aquarela e nanquim. O formato acabado dessa publicação será de
169 mm × 223 mm e sua tiragem inicial, de dois milhões de gibis.

Com base na situação acima, julgue os próximos itens.

O original da ilustração da capa deverá ser submetido ao processo de seleção de cores para ser montado com as demais informações da capa, antes da geração das matrizes de impressão.

Alternativas
Comentários
  • Correta!!! Exatamente o que deve ser feito!!!

    Os processos de impressão que registram tintas sobre um suporte, a partir de uma
    matriz montada numa máquina impressora, são classificados de acordo com as características da matriz de impressão.
      � matriz de impressão é a superfície mediadora entre o registro da chapa e o suporte (papel, tecido, etc.)As matrizes se caracterizam por apresentarem duas superfícies distintas: � (1) aquelas que depositam a tinta sobre o suporte e são denominadas áreas de grafismo e
    (2) aquelas que permanecem vazias (sem tinta) e são denominadas áreas de contra-grafismo.

ID
397588
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Correios
Ano
2011
Provas
Disciplina
Design Gráfico
Assuntos

O Museu Correios necessita produzir uma pequena cartilha
de divulgação do próprio museu e da filatelia brasileira. Essa
cartilha será destinada à distribuição em escolas de ensino
fundamental de todo o país, e um dos objetivos de sua disseminação
é incitar as crianças a escrever e enviar uma pequena carta à ECT
solicitando uma “semente filatélica”, que consiste em um pequeno
conjunto de selos para as crianças iniciarem sua coleção. Essa
publicação será em formato editorial de gibi, com os conteúdos
expressos por narrativas em quadrinhos coloridos e com os
personagens especialmente criados para a publicação. As histórias
em quadrinhos, já finalizadas pelos ilustradores, compreendem
29 páginas desenhadas. Os originais dos desenhos do miolo estão
em outline P&B e a ilustração da capa já está colorida em
aquarela e nanquim. O formato acabado dessa publicação será de
169 mm × 223 mm e sua tiragem inicial, de dois milhões de gibis.

Com base na situação acima, julgue os próximos itens.

Para imprimir esse gibi, é adequada a utilização do processo rotográfico, que, contudo, exige alguns cuidados no projeto, como não utilizar textos em corpo menor que dez e evitar usar textos em tonalidades compostas por cores CMYK.

Alternativas
Comentários
  • Errado.

    A rotogravura é um processo encavográfico que origina resultados de alta qualidade para grandes tiragens. Posso perfeitamente imprimir fontes pequenas e mesmo meio tom (retícula) através deste processo. É um processo uniforme, ótimo em vários suportes, como impressão em latinhas de  perecíveis (rótulos), revistas coloridas, displays plásticos, livros de alta tiragem, edições de luxo, etc.

ID
397603
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Correios
Ano
2011
Provas
Disciplina
Design Gráfico
Assuntos

Cada vez mais são exigidos do designer gráfico conhecimentos
acerca de cor, tanto pelos aspectos psicológicos e de comunicação
quanto pelas tecnologias de reprodução. Acerca dos fundamentos
e da aplicação da cor em projetos de design, julgue os itens
subsecutivos.

A percepção das cores em um impresso deve ser considerada sempre como uma informação relativa, dado o fenômeno da interação cromática, e, por isso, são necessários e justificáveis os custos de provas de impressão.

Alternativas
Comentários
  • A percepção das cores em um impresso deve ser considerada sempre como uma informação relativa, dado o fenômeno da interação cromática, e, por isso, são necessários e justificáveis os custos de provas de impressão.

    Essas três informações em negrito são peças-chave da questão. A tinta, que produz a cor é uma informação relativa porque é durante a prova de impressão que se detecta problemas como: 
    - P.H. da tinta, que pode alterar a cor vista em meio físico, da cor vista em meio digital (não somente a diferença que acontece na transformação RGB para CMYK. Quem trabalha com impressão normalmente tem um monitor regulado para mostrar as cores da maneira mais próxima possível do formato CMYK).
    - a tinta pode ser demais e vasar/se misturar com as outras matrizes no papel. por exemplo: um detalhe em amarelo em um fundo azul, muito provavelmente vai ficar verde, se não houver a calibragem das cores. 
    -uma impressora desregulada não "casa" as camadas de cada tinta, causando um efeito sem foco quando uma cor requer o uso de 2 ou mais matrizes (C-M-Y-K).
    Por coisas assim, se justifica o gasto de rodar numa máquina de alta tiragem, uma só folha de cada parte do arquivo. O prejuízo de uma página compensa o prejuízo de 1000+ páginas impressas de forma errada.

ID
397606
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Correios
Ano
2011
Provas
Disciplina
Design Gráfico
Assuntos

Cada vez mais são exigidos do designer gráfico conhecimentos
acerca de cor, tanto pelos aspectos psicológicos e de comunicação
quanto pelas tecnologias de reprodução. Acerca dos fundamentos
e da aplicação da cor em projetos de design, julgue os itens
subsecutivos.

O espaço de cores (gamut) de um impresso em CMYK é menor que aquele que pode ser obtido por sistemas luminosos RGB, especialmente nas tonalidades azul e violeta.

Alternativas
Comentários
  • RESPOSTA: CERTO

    Na teoria da cor, Gama ou Gamut é capacidade máxima de cores que consegue-se reproduzir.
    O espectro de cores CMYK é significantemente menor que o espectro RGB. Por esta razão, muitas cores que vimos no monitor não podem ser reproduzidas em um material impresso. A principal causa desta diferença é que o sistema RGB é composto por luz, enquanto o CMYK é composto por pigmento.

  • O que explica que isso aconteça "especialmente nas tonalidades azul e violeta"?

  • Quem já misturou tintas sabe que é extremamente difícil conseguir um violeta que não fique cinzento.


ID
397609
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Correios
Ano
2011
Provas
Disciplina
Design Gráfico
Assuntos

Cada vez mais são exigidos do designer gráfico conhecimentos
acerca de cor, tanto pelos aspectos psicológicos e de comunicação
quanto pelas tecnologias de reprodução. Acerca dos fundamentos
e da aplicação da cor em projetos de design, julgue os itens
subsecutivos.

Esquemas de cores análogas e saturadas são naturalmente harmônicos, mas podem gerar contraste se alguma delas for primária geradora.

Alternativas
Comentários
  • O erro está em: "mas podem gerar contraste se alguma delas for primária geradora." 

    Ora, se elas são análogas e naturalmente harmônicas elas não geram contraste. Precisando assim de uma terceira cor para gerar o contraste.
  • Cores análogas são aquelas que estão lado a lado no círculo cromático. Assim, jamais terão contraste. Aquelas opostas no círculo (complementares) é que terão contraste.
  • Tenho muitas dúvidas sobre essas argumentações... Vamos a algumas:

    - "Esquemas de cores análogas e saturadas são naturalmente harmônicos" - antes de mais nada, o esquema cromático citado seria necessariamente entre 2 cores análogas (ao menos 2) que são, por isso mesmo, vizinhas no círculo cromático; E saturadas - ou seja, com o máximo de "chroma", a "cor pura". Por definição, elas são harmônicas naturalmente - ok, correto.

    - "(...) mas podem gerar contraste se alguma delas for primária geradora" - exemplificando com cores: se eu tenho o amarelo 100% puro (primária geradora) e utilizo com o verde ao seu lado (o mais claro), tb 100% puro, não tenho aqui um contraste? Esse contraste inclusive tem nome (segundo Albers, estudioso das harmonias e contrastes): Contraste de Matiz.

    - Também, mesmo quando em brilho máximo, o amarelo tem mais "luz" que o verde, já que seu comprimento de onda é maior. Não poderíamos aqui ter também um contraste de brilho?

    - Mais uma observação: se saio do campo "apenas" da Teoria da Cor e vou para o campo das Linguagens Visuais, penso que posso obter contraste de "figura x fundo" com essas duas cores, gerando o contraste simultâneo (de Teoria da Cor) à medida que alterno quem coloco na frente (figura) e quem coloco no fundo.

    Enfim, o que vocês acham? Viajei muito? Ou entendi tudo errado?


ID
397612
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Correios
Ano
2011
Provas
Disciplina
Design Gráfico
Assuntos

Cada vez mais são exigidos do designer gráfico conhecimentos
acerca de cor, tanto pelos aspectos psicológicos e de comunicação
quanto pelas tecnologias de reprodução. Acerca dos fundamentos
e da aplicação da cor em projetos de design, julgue os itens
subsecutivos.

Para organizações que demandam uma grande quantidade de produtos gráficos, é vantajoso estabelecer o uso de sistemas de cores tais como Munsell® e Pantone®, obtendo-se, por meios desses sistemas, padronização cromática.

Alternativas
Comentários
  • Acho essa questão meio mal elaborada. Da pra conseguir padronização cromática usando apenas a escala Europa (CMYK). Essas outras escalas, Pantone etc, pelo que entendo são mais para obtenção de cores especiais que a escala Europa não consegue. Ou seja, o uso dessas escalas por grandes gráficas se justifica sim, mas não pelo simples motivo da padronização. O motivo mais forte ai seria o da obtenção de uma escala de cores maior e com maior qualidade, já que, outra característica dessas escalas especiais é o controle de qualidade de suas tintas.
  • Tamires, justamente por isso que "é vantajoso", não é "obrigatório" que organizações que demandam uma grande quantidade de produtos gráficos utilize-se de sistemas mais completos de cores.
  • A padronização é um processo necessário para a garantia de qualidade. A utilização de algumas cores especiais mais utilizadas por seus clientes é um tipo de padronização cromática o que é, por consequência, vantajoso sim.

ID
397615
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Correios
Ano
2011
Provas
Disciplina
Design Gráfico
Assuntos

Cada vez mais são exigidos do designer gráfico conhecimentos
acerca de cor, tanto pelos aspectos psicológicos e de comunicação
quanto pelas tecnologias de reprodução. Acerca dos fundamentos
e da aplicação da cor em projetos de design, julgue os itens
subsecutivos.

Caso haja, na diagramação dos elementos de um impresso, curvas em cores de processo e curvas em cores especiais, estas poderão ser editadas e montadas pelo mesmo programa.

Alternativas

ID
397618
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Correios
Ano
2011
Provas
Disciplina
Design Gráfico
Assuntos

Cada vez mais são exigidos do designer gráfico conhecimentos
acerca de cor, tanto pelos aspectos psicológicos e de comunicação
quanto pelas tecnologias de reprodução. Acerca dos fundamentos
e da aplicação da cor em projetos de design, julgue os itens
subsecutivos.

Ciano, amarelo e magenta são as cores primárias da percepção humana e, por essa razão, são amplamente utilizadas em processos de reprodução gráfica.

Alternativas
Comentários
  • Cores primárias -  são cores básicas que quando combinadas entre si, formam outras. Para aplicações humanas, as cores primárias podem ser divididas basicamente entre primárias aditivas (RGB) e primárias subtrativas (CMYK).
    O sistema de cores RGB é formado pelas cores vermelho, verde e azul. Este modelo ficou amplamente difundido com o advento da TV em cores, monitores de computador, datashows, etc. que utilizavam os tubos de raios catódicos.
    Em contrapartida, o sistema CMYK (ciano, magenta, amarelo e preto) é baseado na mistura de tintas. Por isso, tem aplicação mais indicada em processos gráficos como impressoras e fotocopiadoras.

    Voltando à questão, o "Ciano, amarelo e magenta são as cores primárias da percepção humana e, por essa razão, são amplamente utilizadas em processos de reprodução gráfica."  O fato do sistema CMYK ser cor primária da percepção humana NÃO é uma razão para ser utilizado em reprodução gráfica.
  • A razão então seria o fato de elas serem cores primárias SUBTRATIVAS.
    "As cores primárias subtrativas são pigmentos que criam um espectro de cores, quando são combinadas de maneiras diferentes. Ao contrário dos monitores, as impressoras usam cores primárias subtrativas (pigmentos ciano, magenta, amarelo e preto) para produzir cores pela mistura dessas cores.
    O termo "subtrativo" é usado porque as cores primárias são puras até serem misturadas, resultando em cores que são versões menos puras das cores primárias. Por exemplo, o laranja é criado por meio da mistura subtrativa de magenta e amarelo."
  • O olho humano percebe a cor através de pigmentos sensíveis à luz, presentes nos cones existentes na retina - os fotopigmentos. Recebem e transmitem sensações distintas. O primeiro deles é mais sensí­vel à ação de ondas luminosas longas, produzindo a sensação de vermelho. O segundo grupo é mais sensível às ondas de comprimento médio, que produzem principalmente a sensa­ção de verde. E o terceiro se sensibiliza diante de ondas cur­tas, e por esse motivo são conhecidos como fotopigmentos azuis.
    (RGB, cores-luz)

    Segundo os físicos, é através da síntese operada entre esses três tipos de pigmentos que se processa a captação e transmissão de todas as cores para o cérebro.
  • CMYK não é cor primária na percepção humana.


ID
397621
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Correios
Ano
2011
Provas
Disciplina
Design Gráfico
Assuntos

Cada vez mais são exigidos do designer gráfico conhecimentos
acerca de cor, tanto pelos aspectos psicológicos e de comunicação
quanto pelas tecnologias de reprodução. Acerca dos fundamentos
e da aplicação da cor em projetos de design, julgue os itens
subsecutivos.

O significado de uma cor está relacionado às suas características cromáticas definidas em termos de matiz, valor e croma.

Alternativas
Comentários
  • Item errado

    No meu entendimento, a cor realmente possui três caracteristicas, mas não as citadas. O certo seriam: COR (também conhecida como croma ou matiz), TOM e SATURAÇÃO (quantidade de cinza que a cor recebe).

    Bom estudo ;)
  • Para mim esta questão está correta.
     De acordo com Israel Pedrosa (O Universo da Cor):
     "no ato perceptivo, distinguem-se 3 caracteristicas principais que correspondem aos parâmetros básicos da cor:
     MATIZ (cor)
    VALOR (luminosidade, brilho)
    CROMA (satuaração)
    A não ser que o erro esteja em "o significado"... talvez, para o examinador, o significado não esteja relacionado às características citadas e sim a outros fatores, como elementos culturais, por exemplo. De qualquer forma, o significado está estritamente relacionado à percepção das cores.
  • O significado de uma cor está ligado a sua expressão cultural e não a seu processo de formação.
    Exemplo: a cor do luto varia de acordo com as tradições do país, embora procure expressar o mesmo sentimento.
  • Ale, vc está confundindo percepção da cor de significado da cor. A pergunta é sobre o signficado não sobre a percepção da cor

  • Percepção não é a mesma coisa que significado. Faltou interpretação de texto aí, ale.

  • jussara santos, vc está confundindo todos os conceitos.

    MATIZ = comprimento de onda, a coloração.

    VALOR = luminosidade ou brilho.

    CROMA = saturação ou pureza da cor.


ID
397624
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Correios
Ano
2011
Provas
Disciplina
Design Gráfico
Assuntos

O fechamento de arquivos para impressão demanda bom
conhecimento técnico sobre o fluxo de trabalho gráfico, a fim de
que possam ser configurados corretamente os parâmetros que
orientarão todos os sistemas do fluxo. A respeito do fechamento de
arquivos, julgue os itens a seguir.

Considere a seguinte situação hipotética.

A capa de um livro teria, além das cores de processo, a impressão de mais duas cores especiais; entretanto, o arquivo que havia sido convertido conforme o padrão PDF/X-1a foi recusado pela gráfica, que, por incompatibilidade com os equipamentos, exigiu o padrão PDF/X-3. Nessa situação, será necessário redefinir o leiaute da capa, excluindo-se as cores especiais (spot colors), não suportadas pelo padrão PDF/X-3.

Alternativas
Comentários
  • Tanto no padrão PDF/X-1 quanto no X-3 são permitas cores spot. Elas simplesmente são impressas como cores adicionais às cores de seleção.
  • Acredito que a única forma de um arquivo ser incompatível, cor causa de cor, no formato PDF/X-1a, seria a presença de imagem/cor no sistema RGB. Até o momento foi a única diferença entre os formatos PDF/X-1a e PDF/X-3 que encontrei. é por isso que a questão se torna errada. o formato X-1a ACEITA cores especiais/spot, assim como o formato X-3. 

ID
397627
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Correios
Ano
2011
Provas
Disciplina
Design Gráfico
Assuntos

O fechamento de arquivos para impressão demanda bom
conhecimento técnico sobre o fluxo de trabalho gráfico, a fim de
que possam ser configurados corretamente os parâmetros que
orientarão todos os sistemas do fluxo. A respeito do fechamento de
arquivos, julgue os itens a seguir.

Entre as ações que não são permitidas no fechamento de arquivos para impressão PDF/X-3, incluem-se o posicionamento das páginas espelhadas (facing pages), unidas em uma única folha, e a realização da separação prévia de cores no arquivo PostScript.

Alternativas
Comentários
  • Alguém me explicaria essa questão? Qual a diferença do PDF/X-1 para o PDF/X-3? Sempre salvo em PDF/X-1 por ser compatível com as impressoras na maioria das gráficas.


ID
397687
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Correios
Ano
2011
Provas
Disciplina
Design Gráfico
Assuntos

Considerando que o processo de impressão ofsete, preponderante
nas indústrias gráficas desde a metade do século XX, é fundamental
que o designer domine a aplicação das artes gráficas nos processos
de reprodução. Julgue os itens a seguir a respeito da produção
gráfica no processo de impressão ofsete.

As quatro cores primárias na impressão ofsete por seleção de cores são o amarelo, o ciano, o vermelho e o preto.

Alternativas
Comentários
  • As cores usadas no método de impressão do tipo offset são ciano magenta , amarelo mais o preto, mais conhecido como CMYK.
  • É isso mesmo, designerson, lembrando que as cores CMYK também podem aperecer como escala Europa.
    CMYK é a denominação dessa escala nos programas de origem norte-americana.
  • Errado! Preto não é uma cor primária. As impressões offset são feitas pelas cores primárias, ciano, magenta e amarelo + o preto que é para criar tons mais escuros e criar profundidade e sombra. O preto quase n é considerado cor.


ID
397690
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Correios
Ano
2011
Provas
Disciplina
Design Gráfico
Assuntos

Considerando que o processo de impressão ofsete, preponderante
nas indústrias gráficas desde a metade do século XX, é fundamental
que o designer domine a aplicação das artes gráficas nos processos
de reprodução. Julgue os itens a seguir a respeito da produção
gráfica no processo de impressão ofsete.

Nas reproduções de meio tom em quadricromia, os ângulos corretos de aplicação das retículas do amarelo, do ciano, do magenta e do preto são, respectivamente, 90º, 45º, 75º e 105º.

Alternativas
Comentários
  • Os ângulos corretos são:

    Preto - 45°
    Magenta - 75°
    Amarelo - 90° ou 0º
    Ciano - 15°
  • O wikipedia diz o seguinte: Quando duas telas de pontos são sobrepostas, é possível que ocorra o fenômeno conhecido como moiré, produzindo efeitos visuais indesejáveis na impressão final. Para que isso seja evitado, variações de inclinação são aplicadas às telas de meio-tom, desalinhando os pontos de uma cor em relação aos de outra. Essas inclinações são indicadas em graus conforme a tabela ao lado.

    C 75° 15° 105°
    M 15° 45° 75°
    Y 90°
    K 45° 75° 15°
    Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/CMYK

ID
406960
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2009
Provas
Disciplina
Design Gráfico
Assuntos

Do ponto de vista do design, pode-se dizer que a dinâmica que sustenta os processos projetual e teórico baseia-se na dilalética da forma e da função, que se expressa nas qualidades de beleza e eficiência. Assim, um objeto qualquer de design, seja ele um produto ou uma peça de comunicação visual, para ser completo, deve ser bonito e funcionar bem. Ao mesmo tempo, funcionar bem é também uma forma de beleza, considerando-se que o mau funcionamento é algo que incomoda e interfere negativamente nas sensações de um usuário. A dialética entre forma e função define também a atividade do design gráfico. Ao lidar com comunicação visual, o programador visual, ou designer
gráfico, precisa enviar sua informação de forma eficiente ou atrair a atenção do leitor/usuário por meio de imagens, letras e cores. Os requerimentos funcionais são alcançados por meio dos vários
níveis de eficiência em que a mensagem é transmitida. Facilidade de leitura, legibilidade, visibilidade e congenialidade entre forma e conteúdo são alguns dos elementos que definem a percepção
visual do design gráfico.

Tendo o texto acima como referência, julgue os próximos itens.

A programação visual é uma atividade-meio, isto é, não tem um fim em si mesma.

Alternativas

ID
406963
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2009
Provas
Disciplina
Design Gráfico
Assuntos

Do ponto de vista do design, pode-se dizer que a dinâmica que sustenta os processos projetual e teórico baseia-se na dilalética da forma e da função, que se expressa nas qualidades de beleza e eficiência. Assim, um objeto qualquer de design, seja ele um produto ou uma peça de comunicação visual, para ser completo, deve ser bonito e funcionar bem. Ao mesmo tempo, funcionar bem é também uma forma de beleza, considerando-se que o mau funcionamento é algo que incomoda e interfere negativamente nas sensações de um usuário. A dialética entre forma e função define também a atividade do design gráfico. Ao lidar com comunicação visual, o programador visual, ou designer
gráfico, precisa enviar sua informação de forma eficiente ou atrair a atenção do leitor/usuário por meio de imagens, letras e cores. Os requerimentos funcionais são alcançados por meio dos vários
níveis de eficiência em que a mensagem é transmitida. Facilidade de leitura, legibilidade, visibilidade e congenialidade entre forma e conteúdo são alguns dos elementos que definem a percepção
visual do design gráfico.

Tendo o texto acima como referência, julgue os próximos itens.

O estilo do programador visual é que estabelece as características de um projeto gráfico.

Alternativas
Comentários
  • As características do projeto gráfico são alheias ao programador visual. São estabelecidas em outra ordem, ele executa.


ID
406966
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2009
Provas
Disciplina
Design Gráfico
Assuntos

Do ponto de vista do design, pode-se dizer que a dinâmica que sustenta os processos projetual e teórico baseia-se na dilalética da forma e da função, que se expressa nas qualidades de beleza e eficiência. Assim, um objeto qualquer de design, seja ele um produto ou uma peça de comunicação visual, para ser completo, deve ser bonito e funcionar bem. Ao mesmo tempo, funcionar bem é também uma forma de beleza, considerando-se que o mau funcionamento é algo que incomoda e interfere negativamente nas sensações de um usuário. A dialética entre forma e função define também a atividade do design gráfico. Ao lidar com comunicação visual, o programador visual, ou designer
gráfico, precisa enviar sua informação de forma eficiente ou atrair a atenção do leitor/usuário por meio de imagens, letras e cores. Os requerimentos funcionais são alcançados por meio dos vários
níveis de eficiência em que a mensagem é transmitida. Facilidade de leitura, legibilidade, visibilidade e congenialidade entre forma e conteúdo são alguns dos elementos que definem a percepção
visual do design gráfico.

Tendo o texto acima como referência, julgue os próximos itens.

O design gráfico e a programação visual são atividades semelhantes, mas não exatamente iguais.

Alternativas
Comentários
  • Essa eu não entendi...

  • No trecho "Ao lidar com comunicação visual, o programador visual, ou designer gráfico, precisa [...]" do texto acima, o Cespe/UnB os considera como sinônimos. Logo, são atividades iguais, não apenas semelhantes, mas idênticas.


ID
406996
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2009
Provas
Disciplina
Design Gráfico
Assuntos

Hoje em dia, utiliza-se cada vez mais a impressão em cores. A cor pode ser muito eficaz se usada adequadamente, podendo atrair a atenção, criar apelo de vendas, tornar claros projetos complexos, destacar pontos específicos ou apenas adicionar um toque decorativo. Em resumo, a cor pode ser uma das ferramentas mais importantes para o programador visual. No exercício da sua profissão, o programador visual lida com a cor impressa e a cor projetada, cujas substâncias são tintas e raios de
luz, respectivamente, e que têm comportamentos diferenciados quando manipuladas.

Tendo o texto como referência inicial, julgue os itens a seguir, relativos ao uso das cores na programação visual.

As cores azul, verde e vermelho correspondem à cor-luz.

Alternativas
Comentários
  • Cor Luz ou Cor Aditiva, formado pelo RGB - Red - Vermelho   Green - Verde  Blue - Azul

    Que o Sucesso seja alcançado por todo aquele que o Procura! 


ID
406999
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2009
Provas
Disciplina
Design Gráfico
Assuntos

Hoje em dia, utiliza-se cada vez mais a impressão em cores. A cor pode ser muito eficaz se usada adequadamente, podendo atrair a atenção, criar apelo de vendas, tornar claros projetos complexos, destacar pontos específicos ou apenas adicionar um toque decorativo. Em resumo, a cor pode ser uma das ferramentas mais importantes para o programador visual. No exercício da sua profissão, o programador visual lida com a cor impressa e a cor projetada, cujas substâncias são tintas e raios de
luz, respectivamente, e que têm comportamentos diferenciados quando manipuladas.

Tendo o texto como referência inicial, julgue os itens a seguir, relativos ao uso das cores na programação visual.

As cores amarelo, ciano e magenta são chamadas aditivas.

Alternativas
Comentários
  • As Cores Aditivas são as cores Luz - RGB

    Vermelho, Verde e Azul

  • Cores aditivas: RGB -> tela
    (Red, Green e Blue)
    (Vermelho, Verde e Azul)
    São cores-luz primárias que somando-se, resultam na cor branca.


    Cores subtrativas: CMYK -> impressos
    (Cyan, Magenta, Yellow e Black -> [B representa Blue])
    (Ciano, Magenta, Amarelo e Preto)
    São cores-pigmento que se subtraem quando sobrepostas, resultando na cor preta.

  • As cores amarelo, ciano e magenta são chamadas SUBTRATIVAS.


ID
407002
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2009
Provas
Disciplina
Design Gráfico
Assuntos

Hoje em dia, utiliza-se cada vez mais a impressão em cores. A cor pode ser muito eficaz se usada adequadamente, podendo atrair a atenção, criar apelo de vendas, tornar claros projetos complexos, destacar pontos específicos ou apenas adicionar um toque decorativo. Em resumo, a cor pode ser uma das ferramentas mais importantes para o programador visual. No exercício da sua profissão, o programador visual lida com a cor impressa e a cor projetada, cujas substâncias são tintas e raios de
luz, respectivamente, e que têm comportamentos diferenciados quando manipuladas.

Tendo o texto como referência inicial, julgue os itens a seguir, relativos ao uso das cores na programação visual.

Um filtro vermelho transmite uma cor ciano.

Alternativas
Comentários
  • Um filtro vermelho absorve as cores azul e verde, transmitindo uma cor vermelha.

    Para transmitir ciano, é necessário usar filtro ciano.

    fonte (em inglês): http://www-rohan.sdsu.edu/~aty/explain/optics/color/intro.html

ID
407005
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2009
Provas
Disciplina
Design Gráfico
Assuntos

Hoje em dia, utiliza-se cada vez mais a impressão em cores. A cor pode ser muito eficaz se usada adequadamente, podendo atrair a atenção, criar apelo de vendas, tornar claros projetos complexos, destacar pontos específicos ou apenas adicionar um toque decorativo. Em resumo, a cor pode ser uma das ferramentas mais importantes para o programador visual. No exercício da sua profissão, o programador visual lida com a cor impressa e a cor projetada, cujas substâncias são tintas e raios de
luz, respectivamente, e que têm comportamentos diferenciados quando manipuladas.

Tendo o texto como referência inicial, julgue os itens a seguir, relativos ao uso das cores na programação visual.

Uma superfície vermelha absorve raios de cor azul e verde.

Alternativas
Comentários
  • Uma superfície vermelha absorve azul e o verde que a luz possui, refletindo o vermelho.

    fontes: http://pedrolegitimoulbra.tumblr.com/post/59256302907/propriedades-f%C3%ADsico-%C3%B3pticas-da-luz e http://philschatz.com/physics-book/contents/m42487.html



ID
407017
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2009
Provas
Disciplina
Design Gráfico
Assuntos

Quanto a processos de impressão nas artes gráficas, julgue os itens subsequentes.

Nas artes gráficas, para reproduzir similarmente um original de tom contínuo, é necessário transformá-lo em uma imagem de meio-tom.

Alternativas
Comentários
  • Esses meios tons são chamadas de Retículas. (rede de pontos que decompõe  o original em tom continuo em numerosos pontos de tamanhos variados )


ID
407020
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2009
Provas
Disciplina
Design Gráfico
Assuntos

Quanto a processos de impressão nas artes gráficas, julgue os itens subsequentes.

O papel cuchê é apropriado para impressão em cores.

Alternativas

ID
407071
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2009
Provas
Disciplina
Design Gráfico
Assuntos

Com relação à diagramação de texto e imagem, julgue os itens seguintes.

A impressão em cores pode ser dividida em cor aplicada e quadricromia por seleção de cores.

Alternativas

ID
407074
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2009
Provas
Disciplina
Design Gráfico
Assuntos

Com relação à diagramação de texto e imagem, julgue os itens seguintes.

O resultado da mistura de magenta 100% e ciano 100% sobre um fundo branco é a cor preta.

Alternativas
Comentários
  • Não entendi porque a resposta está errada. A cor é Preta

  • 100% + 100% = Azul. Para ser preto deveria ser acrescentado 100% amarelo.

  • Em que pese seu entendimento, com todo respeito tenho a discordar, pois o motivo de não ser menor pontecial ofensivo, não é pelo fato de não aplicar os institutos despenalizados, mas sim pelo fato da pena máxima cominada ser superior a 2 anos, conforme o art.61, da Lei 9.099/95


ID
463663
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
HEMOBRÁS
Ano
2008
Provas
Disciplina
Design Gráfico
Assuntos

Acerca de imagens e gráficos em páginas na Web, julgue os itens
a seguir.

Uma imagem em um website pode ter cores transparentes.

Alternativas
Comentários
  • Afirmatica  - Certa

    As Imagens em PNG, são muito utilizadas em website


ID
463729
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
HEMOBRÁS
Ano
2008
Provas
Disciplina
Design Gráfico
Assuntos

Acerca das folhas de estilo em cascata (CSS), julgue os itens a
seguir.

As CSS favorecem a acessibilidade porque, entre outros aspectos, permitem aos usuários visualizar documentos com as fontes e cores por eles definidas.

Alternativas
Comentários
  • O CSS favorece a acessibilidade porque as definições estilísticas não interferem no conteúdo. O que agrega a um cego a escutar um folha de estilo ?


ID
463762
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
HEMOBRÁS
Ano
2008
Provas
Disciplina
Design Gráfico
Assuntos

Acerca do software Dreamweaver 8 e de produção de páginas
web, julgue os seguintes itens.

Os títulos, as cores e imagens de fundo, as cores de texto e dos links e as as margens da página são propriedades básicas de uma página web.

Alternativas

ID
463774
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
HEMOBRÁS
Ano
2008
Provas
Disciplina
Design Gráfico
Assuntos

Acerca do software Dreamweaver 8 e de produção de páginas
web, julgue os seguintes itens.

O uso da paleta de cores segura para a web é relevante para PDAs e telefones celulares.

Alternativas

ID
699013
Banca
FCC
Órgão
TRE-SP
Ano
2012
Provas
Disciplina
Design Gráfico
Assuntos

A gráfica do TRE decidiu que uma revista em 4 × 4 cores, sem sangria, será impressa em uma máquina 8 cores com reversão na 4ª unidade. Com relação às pinças do trabalho, deve-se

Alternativas
Comentários
  • Alguém pode esclarecer essa questão?


  • não entendi também 


ID
699043
Banca
FCC
Órgão
TRE-SP
Ano
2012
Provas
Disciplina
Design Gráfico
Assuntos

Ao confeccionar um orçamento de um trabalho 4 × 4 cores, a gráfica do TRE dispõe de três impressoras com características de formatos e velocidade de produção semelhantes, sendo uma 4 cores, uma 8 cores e uma 10 cores. A melhor opção para esta produção é imprimir em

Alternativas

ID
699055
Banca
FCC
Órgão
TRE-SP
Ano
2012
Provas
Disciplina
Design Gráfico
Assuntos

Um trabalho que será impresso com um fundo em chapado na cor preta receberá um calço na cor cyan antes da aplicação do chapado. Sobre a necessidade de fazer um calço em cyan, é correto afirmar:

Alternativas

ID
699073
Banca
FCC
Órgão
TRE-SP
Ano
2012
Provas
Disciplina
Design Gráfico
Assuntos

Em um trabalho 4 cores frente que está sendo impresso em uma máquina 4 cores, notou-se um problema nas áreas de retícula com aspecto de uma cruz, conhecido por Moiré. Esse problema está associado à

Alternativas

ID
699079
Banca
FCC
Órgão
TRE-SP
Ano
2012
Provas
Disciplina
Design Gráfico
Assuntos

Na impressão de um trabalho com fundo chapado na cor metálica e letras em preto, o técnico judiciário encontrou dificuldades ao imprimir a cor preta, pois apareciam áreas falhadas. O problema foi solucionado fazendo a cor preta como uma segunda entrada. A cor preta impediu a impressão com a cor metálica porque a

Alternativas

ID
783964
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MEC
Ano
2011
Provas
Disciplina
Design Gráfico
Assuntos

No que concerne a manipulação de imagens para Internet, padrões, formatos e características, julgue o  item   seguinte.


O formato GIF tem a capacidade de suportar animações, sendo considerado como o melhor formato para que sejam trabalhadas imagens com mais de 256 cores.

Alternativas
Comentários
  • O PNG reúne, portanto, as características que tornaram o GIF tão bem aceito: animação, fundo transparente e compressão sem perda de qualidade, mesmo com salvamentos constantes do arquivo. Porém, conta com um grande diferencial: suporta milhões de cores, não apenas 256, sendo, com isso, uma ótima opção para fotos.

    Sigla para Graphics Interchange Format, o GIF é outro formato bastante popular na internet. Foi criado pela CompuServe em 1987 e, assim como o JPEG, gera arquivos de tamanho reduzido, no entanto, seu uso não é muito comum em fotografias, já que é capaz de trabalhar com apenas 256 cores (8 bits). Por este motivo, sua utilização é muito frequente com ícones, ilustrações ou qualquer tipo de imagem que não necessite de muitas cores.

  • Errado.

    Diferente do que se afirma, o formato GIF (Graphics Interchange Format) é usado para imagens com até 256 (8 bits colorido) cores e não "mais de 256 cores" como afirmado.

    Por isto não é adequado às figuras que precisem de muitas cores. De fato, este formato permite salvar uma sequência de imagens em um único arquivo, com a última imagem sendo apresentada no lugar da anterior, o que dá uma aparência de animação quando as imagens são apresentadas.


ID
783967
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MEC
Ano
2011
Provas
Disciplina
Design Gráfico
Assuntos

No que concerne a manipulação de imagens para Internet, padrões, formatos e características, julgue o  item   seguinte.

O formato PNG suporta milhões de cores, animação com as respectivas variações (APNG e MNG) e fundo transparente.

Alternativas

ID
783970
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MEC
Ano
2011
Provas
Disciplina
Design Gráfico
Assuntos

No que concerne a manipulação de imagens para Internet, padrões, formatos e características, julgue o  item   seguinte.

O formato TIFF é capaz de suportar grande quantidade de cores e excelente qualidade de imagem, o que torna o tamanho do arquivo consideravelmente maior do que outros padrões de imagens e permite a compressão de dados sem perda de informações.

Alternativas

ID
784024
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MEC
Ano
2011
Provas
Disciplina
Design Gráfico
Assuntos

Tendo em vista que, na construção de uma página eletrônica para a Internet, algumas considerações devem ser levadas em conta no projeto visual e funcional do produto, julgue o  item  a seguir, referente  ao  fundamento  da computação gráfica e da obtenção de imagens.


De acordo com o processo de síntese aditiva, para se produzir uma imagem na cor verde, é necessário somar a cor amarela à cor azul.

Alternativas
Comentários
  • sistema RGB - Red, Green e Blue.

    Green já é primária. Não sendo necessário a adição entre duas para a sua formação.


ID
784027
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MEC
Ano
2011
Provas
Disciplina
Design Gráfico
Assuntos

Tendo em vista que, na construção de uma página eletrônica para a Internet, algumas considerações devem ser levadas em conta no projeto visual e funcional do produto, julgue o  item  a seguir, referente  ao  fundamento  da computação gráfica e da obtenção de imagens.

Ao se utilizar um filtro vermelho para a decomposição das cores de uma imagem que esteja sendo digitalizada com o auxílio de um escâner computadorizado, serão selecionadas apenas as áreas da imagem que requeiram ciano.

Alternativas
Comentários
  • Esta pergunta nada soma a web Designer. Mas vamos lá, na conversão da cor RGB para o CMYK quando eliminado a cor vermelha luz invariavelmente será "apagada" as cores Magenta e Amarelo pigmentos porque as duas são variáveis da cor luz vermelha.


ID
784030
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MEC
Ano
2011
Provas
Disciplina
Design Gráfico
Assuntos

Com referência aos formatos gráficos GIF ( graphic interchange format), JPEG (joint photographic experts group) e PNG (portable network graphics), que são os formatos gráficos mais comumente utilizados na Web, julgue o  item  que se segue.

Uma opção válida de formato para arte-final com grandes áreas de cores uniformes e simples, com pouca ou nenhuma mistura de cor, é o GIF, uma vez que os arquivos nesse formato, além de possuírem um leque maior de otimização e de suportarem bem transparência e animação, são carregados mais rapidamente.



Alternativas
Comentários
  • Não mais! Segundo a W3C o mais recomendado é o png.


ID
784036
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MEC
Ano
2011
Provas
Disciplina
Design Gráfico
Assuntos

Com referência aos formatos gráficos GIF ( graphic interchange format), JPEG (joint photographic experts group) e PNG (portable network graphics), que são os formatos gráficos mais comumente utilizados na Web, julgue o  item  que se segue.

O formato JPEG com perdas é indicado para a compactação de imagens com linhas desenhadas ou com letras, uma vez que suporta milhões de cores e de tons em escala de cinza, sem que haja comprometimento da qualidade da imagem.

Alternativas
Comentários
  • JPEG não é recomendado o uso de imagens com letras pois as letras ficaram desfocadas em relação as letras vetoriais


ID
820675
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
EBC
Ano
2011
Provas
Disciplina
Design Gráfico
Assuntos

Julgue os seguintes itens, que dizem respeito a diagramação, leiaute
e arte-final de documentos escritos e de recursos de mídia
eletrônica.

Leiaute designa o acabamento de um trabalho de arte destinado à produção gráfica, com indicações referentes a áreas de cor, retículas, fotografias, ampliações, reduções, entre outras.

Alternativas
Comentários
  • Errado. Este conceito é de Acabamento Final.


ID
820687
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
EBC
Ano
2011
Provas
Disciplina
Design Gráfico
Assuntos

Acerca de diagramação e planejamento gráfico e visual, julgue os
itens que se seguem.

Para assegurar um estilo de padronização gráfica, que representa a identidade de um veículo de imprensa, costuma-se utilizar os seguintes elementos gráficos: definição de caracteres tipográficos para o texto, título, aberturas, legendas; escolha de logotipos e selos de seções especializadas; definição de margens; uso de fios e vinhetas; uso de infográficos e ilustrações (fotos ou desenhos); boxes (quadros); distribuição de anúncios de publicidade; ligações foto-texto, texto-título, título-foto; uso da cor, criando combinações das cores.

Alternativas

ID
888085
Banca
IESES
Órgão
CRF-SC
Ano
2012
Provas
Disciplina
Design Gráfico
Assuntos

A utilização de imagem é fundamental para o profissional de design. A excelência da resolução de imagem e cores está diretamente ligada aos bits da referida imagem. 32 bits corresponde a no máximo:

Alternativas
Comentários
  • Uma coloração de 32 bits atualmente se refere a uma coloração Truecolor de 24 bits (16 777 216 cores (256 × 256 × 256)) com um adicional de 8 bits, como espaço vazio para representar o canal alfa.    Considerando que R, G e B utilizam a mesma quantidade de bits em suas respectivas cores (com exceção do HighColor de 16 bits), o total de bits utilizado será um múltiplo de 3: HighColor 15 bits (5 cada) e Truecolor 24 bits (8 bits cada). A razão para usar o espaço vazio é que os computadores mais modernos processam dados internamente na unidade de 32 bits.

ID
920524
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SERPRO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Design Gráfico
Assuntos

Os conceitos de design gráfico são colocados à prova no exercício
cotidiano do designer gráfico, em que um conjunto de habilidades
é necessário para a prática profissional, entre elas o desenho, a
fotografia, a reprodução gráfica, os sistemas de cor, a tipografia e
a composição visual. Com relação aos elementos envolvidos no
exercício cotidiano do design gráfico, julgue os itens subsequentes.

As cores primárias aditivas são o vermelho, o verde e o azul, e servem de base ao sistema RGB utilizado nos monitores e televisores.

Alternativas
Comentários
  • R = RED

    G = GREEN

    B = BLUE


ID
920527
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SERPRO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Design Gráfico
Assuntos

Os conceitos de design gráfico são colocados à prova no exercício
cotidiano do designer gráfico, em que um conjunto de habilidades
é necessário para a prática profissional, entre elas o desenho, a
fotografia, a reprodução gráfica, os sistemas de cor, a tipografia e
a composição visual. Com relação aos elementos envolvidos no
exercício cotidiano do design gráfico, julgue os itens subsequentes.

As cores ciano, magenta e amarelo são denominadas de cores primárias subtrativas porque são obtidas a partir da retirada de um dos filtros das cores aditivas.

Alternativas

ID
920656
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SERPRO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Design Gráfico
Assuntos

Acerca da elaboração de uma página web, julgue os itens
subsequentes.

O sistema hexadecimal de cores é a conversão de cores de luz RGB em cores de impressão CMYK e se expressa por combinações de dois dígitos, letras e números, para cada uma das cores básicas que compõe uma cor.

Alternativas
Comentários
  • O sistema hexadecimal de cores continua representando o sistema rgb
  • complementando o comentário do colega, o sistema hexadecimal continua representando o sistema RGB, porém ele é a representação da cor para código HTML.


ID
928258
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SERPRO
Ano
2008
Provas
Disciplina
Design Gráfico
Assuntos

Na produção de páginas, o designer deve considerar aspectos
como: o tamanho dos arquivos e das imagens, a estrutura dos
arquivos, o código a ser utilizado, a compatibilidade dos sistemas
de computadores e a facilidade da manutenção do sítio. Acerca
desses aspectos, julgue os itens de 69 a 74.

As imagens JPEG são imagens em cores completas e podem ser comprimidas sem perda de nitidez.

Alternativas
Comentários
  • Imagens em JPEG, perdem a resolução.


ID
928318
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SERPRO
Ano
2008
Provas
Disciplina
Design Gráfico
Assuntos

Na Web, a cor é importante recurso que o designer pode utilizar
para atrair o usuário a uma determinada área ou elemento,
distinguir os elementos na tela, entre outras funções. Com
referência a esse assunto, julgue os itens seguintes.

A diferença entre quantidade e qualidade de contraste referente ao uso da cor é que a primeira se refere ao tamanho da área coberta pela cor, e a segunda, ao contraste da cor.

Alternativas
Comentários
  • O contraste aumenta ou diminui proporcionalmente conforme a organização e a qualidade das cores da composição, afetando reciprocamente todas elas. 

    CONTRASTE DE QUALIDADE
    Qualidade de cor é o termo usado para definir seu grau de pureza, portanto, esse é o contraste relacionado ao uso de cores mais ou menos saturadas.

    CONTRASTE DE QUANTIDADE
    É a relação entre a extensão e a luminosidade de uma cor, alterando, com isso, sua força na composição.

ID
928321
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SERPRO
Ano
2008
Provas
Disciplina
Design Gráfico
Assuntos

Na Web, a cor é importante recurso que o designer pode utilizar
para atrair o usuário a uma determinada área ou elemento,
distinguir os elementos na tela, entre outras funções. Com
referência a esse assunto, julgue os itens seguintes.

O brilho de uma cor específica é um dos principais fatores que devem ser considerados na escolha de uma cor a ser utilizada em um sítio.

Alternativas
Comentários
  • Valor ou Brilho (Value) 

    É um termo que se usa para descrever que tão claro ou escuro parece uma cor, e se refere à quantidade de luz percebida. O brilho se pode definir como a quantidade de "obscuridade" que tem uma cor, ou seja, representa o claro ou escuro que é uma cor com respeito a sua cor padrão. 

    É uma propriedade importante, já que vai criar sensações espaciais por meio da cor. Assim, porções de uma mesma cor com fortes diferenças de valor (contraste de valor) definem porções diferentes no espaço, enquanto que uma mudança gradual no valor de uma cor (gradação) dará a sensação de contorno, de continuidade de um objeto no espaço. 

    O valor é o maior grau de claridade ou obscuridade de uma cor. Um azul, por exemplo, mesclado com branco, dá como resultado um azul mais claro, ou seja, de um valor mais alto. Também denominado tom, é diferente à cor, já que se obtém do agregado de branco ou negro a uma cor base. 

    A descrição clássica dos valores corresponde a claro (quando contém quantidades de branco), médio (quando contém quantidades de cinza) e escuro (quando contém quantidades de preto). Quanto mais brilhante for a cor, maior será a impressão de que o objeto está mais perto do que em realidade está. 

  • As cores do plano de fundo e do primeiro plano deverão ser suficientemente contrastantes para que possam ser visualizadas, também, por pessoas com baixa visão, com cromodeficiências ou que utilizam monitores de vídeo monocromático.

    Não deverão ser utilizadas imagens atrás do texto (background), pois acabam por dificultar a leitura e desviar a atenção do usuário.

    A relação de contraste pode ser encontrada dividindo-se o valor da luminosidade relativa da cor mais clara de um dos planos pelo valor da luminosidade relativa da cor mais escura do outro plano. A relação de contraste entre plano de fundo e primeiro plano de 3:1 é o nível mínimo de contraste recomendado pela ISO-9241-3. No entanto, levando-se em consideração a perda de percepção do contraste resultante da baixa acuidade visual, cromodeficiência ou perda de sensibilidade ao contraste devido ao envelhecimento, é recomendada aqui uma maior relação de contraste, de, no mínimo, 4,5:1.

    fonte: e-MAG - Modelo de Acessibilidade em Governo Eletrônico


ID
928324
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SERPRO
Ano
2008
Provas
Disciplina
Design Gráfico
Assuntos

Na Web, a cor é importante recurso que o designer pode utilizar
para atrair o usuário a uma determinada área ou elemento,
distinguir os elementos na tela, entre outras funções. Com
referência a esse assunto, julgue os itens seguintes.

O sentimento que o designer quer transmitir e a escolha das cores que este utiliza em um sítio estão estreitamente relacionados.

Alternativas

ID
928327
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SERPRO
Ano
2008
Provas
Disciplina
Design Gráfico
Assuntos

Na Web, a cor é importante recurso que o designer pode utilizar
para atrair o usuário a uma determinada área ou elemento,
distinguir os elementos na tela, entre outras funções. Com
referência a esse assunto, julgue os itens seguintes.

Uma cor saturada é composta por dois comprimentos de onda.

Alternativas

ID
928333
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SERPRO
Ano
2008
Provas
Disciplina
Design Gráfico
Assuntos

Na Web, a cor é importante recurso que o designer pode utilizar
para atrair o usuário a uma determinada área ou elemento,
distinguir os elementos na tela, entre outras funções. Com
referência a esse assunto, julgue os itens seguintes.

As imagens true-color são criadas com a reserva de 8 bits para cada componente das cores ciano, magenta, amarelo e preto.

Alternativas
Comentários
  • A maioria das imagens coloridas vêm de câmeras digitais que têm 8-bits por canal e então elas podem usar um total de oito 0's e 1's para representar suas cores. Isso permite 28 ou 256 combinações diferentes -- isso dá 256 valores de intensidade diferentes para cada cor primária.
    Quando todas as três cores são combinadas em cada pixel temos 28*3 ou 16,777,216 cores diferentes, imagens com essa quantidade de cores normalmente são apelidadas de "true color" (uma tradução possível seria "cores reais"). A isso chamamos 24 bits por pixel, já que cada pixel é composto por três canais de 8-bits (8*3=24). O número de cores disponíveis para uma imagem de X-bits é sempre 2X se X se refere a bits por pixel e 23*X se X se refere ao número de bits por canal.
  • CMYK tem bem menos profundidade de cor que rgb logo não consegue representar True-Color mesmo que se coloquem muitos outros bits por canal.


ID
945418
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SERPRO
Ano
2013
Provas
Disciplina
Design Gráfico
Assuntos

O uso da cor tem grande importância no design, sendo um dos principais elementos visuais por sua capacidade de eliciar os sentidos. O designer deve considerar aspectos psicológicos, técnicos e estéticos ao desenvolver projetos de comunicação visual, em que a luz pode ser transmitida ou refletida. Com relação a esse assunto, julgue os itens que se seguem.

Na impressão de quadricromia por seleção de cores, o ângulo da retícula da cor ciano é de 105º.

Alternativas
Comentários
  • Na impressão de quadricromia por seleção de cores, os ângulos das retículas são:

    Ciano: 105º

    Magenta: 75º

    Amarelo: 90º

    Preto: 45º


    CMYK

    105-75-90-45


ID
945421
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SERPRO
Ano
2013
Provas
Disciplina
Design Gráfico
Assuntos

O uso da cor tem grande importância no design, sendo um dos principais elementos visuais por sua capacidade de eliciar os sentidos. O designer deve considerar aspectos psicológicos, técnicos e estéticos ao desenvolver projetos de comunicação visual, em que a luz pode ser transmitida ou refletida. Com relação a esse assunto, julgue os itens que se seguem.

Na impressão de quadricromia por seleção de cores, o ângulo da retícula da cor amarelo é de 45º.

Alternativas
Comentários
  • O ângulo do amarelo é o 0º


ID
945424
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SERPRO
Ano
2013
Provas
Disciplina
Design Gráfico
Assuntos

O uso da cor tem grande importância no design, sendo um dos principais elementos visuais por sua capacidade de eliciar os sentidos. O designer deve considerar aspectos psicológicos, técnicos e estéticos ao desenvolver projetos de comunicação visual, em que a luz pode ser transmitida ou refletida. Com relação a esse assunto, julgue os itens que se seguem.

As cores primárias aditivas são o amarelo, o ciano e o magenta.

Alternativas
Comentários
  • Ciano, magenta e amarelo são cores primárias subtrativas.

  • As cores-luz primárias aditivas são vermelho, verde e azul (RGB).


ID
945427
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SERPRO
Ano
2013
Provas
Disciplina
Design Gráfico
Assuntos

O uso da cor tem grande importância no design, sendo um dos principais elementos visuais por sua capacidade de eliciar os sentidos. O designer deve considerar aspectos psicológicos, técnicos e estéticos ao desenvolver projetos de comunicação visual, em que a luz pode ser transmitida ou refletida. Com relação a esse assunto, julgue os itens que se seguem.

Na impressão de quadricromia por seleção de cores, o ângulo da retícula da cor amarelo é de 75º.

Alternativas
Comentários
  • Angulo de tela sistema de cor CMYK: C75°15°105°M15°45°75°Y0°0°90°K45°75°15°

  • Na impressão de quadricromia por seleção de cores, os ângulos das retículas são:

    Ciano: 105º

    Magenta: 75º

    Amarelo: 90º

    Preto: 45º

    CMYK

    105-75-90-45


ID
945430
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SERPRO
Ano
2013
Provas
Disciplina
Design Gráfico
Assuntos

O uso da cor tem grande importância no design, sendo um dos principais elementos visuais por sua capacidade de eliciar os sentidos. O designer deve considerar aspectos psicológicos, técnicos e estéticos ao desenvolver projetos de comunicação visual, em que a luz pode ser transmitida ou refletida. Com relação a esse assunto, julgue os itens que se seguem.

Para que as cores em um monitor sejam fiéis às suas origens, é necessário calibrar o monitor regularmente, ajustando a “temperatura” da cor para o uso de aplicativos, de acordo com a iluminação do local.

Alternativas

ID
945487
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SERPRO
Ano
2013
Provas
Disciplina
Design Gráfico
Assuntos

Acerca de fechamento de arquivo para mídia impressa em formato PDF, julgue os itens seguintes.

Nos arquivos em formato PDF para fins de impressão, todas as imagens devem estar integralmente incorporadas ao arquivo, em formato RGB (red/green e blue).

Alternativas
Comentários
  • Errado. O arquivo PDF é um conjunto de imagens das páginas, e as imagens estarão incorporadas diretamente em seu conteúdo.

  • cmky é o padrão de impressão

  • E no programa de hoje: "Mais uma resposta aleatória do Professor de Informática do QConcursos!"


ID
945496
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SERPRO
Ano
2013
Provas
Disciplina
Design Gráfico
Assuntos

Julgue os itens que seguem, a respeito do perfil de cores.

As cores primárias do sistema subtrativo de cores são o cíano, o magenta e o amarelo.

Alternativas
Comentários
  •  Sistema subtrativo: ciano, magenta e amarelo.


ID
945499
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SERPRO
Ano
2013
Provas
Disciplina
Design Gráfico
Assuntos

Julgue os itens que seguem, a respeito do perfil de cores.

O sistema aditivo de cores apresenta como cores primárias o vermelho, o verde e o azul.

Alternativas
Comentários
  • Sistema aditivo: vermelho, o verde e o azul (RGB).


ID
945502
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SERPRO
Ano
2013
Provas
Disciplina
Design Gráfico
Assuntos

Julgue os itens que seguem, a respeito do perfil de cores.

No sistema aditivo RGB, a mistura de duas cores sempre resultará em uma cor mais luminosa. Nesse sistema, quando se misturam as três cores primárias em intensidade máxima, obtém-se a cor preta como produto final.

Alternativas
Comentários
  • No sistema aditivo (RGB), a mistura de todas as cores resultará no branco.


ID
945505
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SERPRO
Ano
2013
Provas
Disciplina
Design Gráfico
Assuntos

Julgue os itens que seguem, a respeito do perfil de cores.

O sistema CMYK é denominado aditivo, visto que as cores cíano, magenta e amarelo, quando sobrepostas, geram a cor preta.

Alternativas
Comentários
  • Questão errada ao denominar o sistema CMYK como sistema aditivo. No CMYK o sistema é subtrativo.

  • O sistema RGB que é denominado aditivo.


ID
945508
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SERPRO
Ano
2013
Provas
Disciplina
Design Gráfico
Assuntos

Julgue os itens que seguem, a respeito do perfil de cores.

Para projetos de interface, o sistema RGB pode gerar um número de cores de aproximadamente 16,7 milhões.

Alternativas
Comentários
  • E pra ferrar essa questão.


ID
960841
Banca
IADES
Órgão
EBSERH
Ano
2013
Provas
Disciplina
Design Gráfico
Assuntos

Acerca do CorelDraw X5, julgue os itens a seguir:


I- O CorelDraw não dispõe de misturadores de cores, logo, o usuário não consegue criar novas cores.

II - O CorelDraw pode trabalhar com modelos. Os modelos também são chamados de “gabaritos”.

III-Fazendo uso do CorelDraw,é possível converter um gráfico vetorial em um bitmap.

IV - Todos os desenhos do CorelDRAW consistem em objetos empilhados. A ordem vertical desses objetos — a ordem de empilhamento — contribui para a aparência do desenho.

A quantidade de itens certos é igual a:

Alternativas
Comentários
  • Alguém poderia confirmar se a afirmação incorreta é a I? Respondi crendo que seja essa a errada, porém gostaria de uma confirmação, afinal fui por eliminação.

  • A primeira considerei errada por que é possível alterar cores e escolher a mais adequada. 


ID
983941
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
UNIPAMPA
Ano
2013
Provas
Disciplina
Design Gráfico
Assuntos

Considerando os padrões de cores utilizados para impressão,julgue os itens que se seguem.


O sistema Pantone é utilizado para selecionar, especificar, comparar e imprimir as cores com precisão. Muitos logotipos são criados com a especificação Pantone para que sejam reproduzidos sempre na mesma cor.

Alternativas

ID
983944
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
UNIPAMPA
Ano
2013
Provas
Disciplina
Design Gráfico
Assuntos

Considerando os padrões de cores utilizados para impressão,julgue os itens que se seguem.


A utilização das cores especiais (cores spot) justifica-se apenas em caso de substituição das tintas cian, magenta, amarelo e preto.

Alternativas
Comentários
  • Cores spot são tintas especiais pré-misturadas utilizadas em lugar de tintas de cor (CMYK) de process ou além delas. Cada cor spot precisa de sua própria chapa na impressão


ID
983947
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
UNIPAMPA
Ano
2013
Provas
Disciplina
Design Gráfico
Assuntos

Considerando os padrões de cores utilizados para impressão,julgue os itens que se seguem.


Ao se utilizarem as cores CMYK, é recomendável compor a cor desejada mediante a combinação de duas (ou no máximo três) das quatro cores possíveis, para evitar problemas de registro durante a impressão.

Alternativas
Comentários
  • Tecnicamente, o registro não é um problema, pois é algo básico do processo. Ao invés disso, o que há de preocupante em uma situação como essa é a carga de cor que poderá ficar excessiva, fazendo com que o impresso fique 'pesado', demore a secar e/ou possa decalcar após seco.


ID
983950
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
UNIPAMPA
Ano
2013
Provas
Disciplina
Design Gráfico
Assuntos

Considerando os padrões de cores utilizados para impressão,julgue os itens que se seguem.


No sistema CMYK, a mistura ótica das tintas permite a reprodução das cores originais, por meio de sistemas de tramas e retículas.

Alternativas

ID
983962
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
UNIPAMPA
Ano
2013
Provas
Disciplina
Design Gráfico
Assuntos

Considerando que a aplicação prática do projeto de design de uma publicação denominada diagramação,julgue os itens que se seguem.


Uma composição assimétrica cria dinamismo e tensão ao fazer uso de designs, cores e espaços contrastantes, sem abrir mão do uso do eixo central.

Alternativas

ID
983986
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
UNIPAMPA
Ano
2013
Provas
Disciplina
Design Gráfico
Assuntos

Julgue os itens a seguir, acerca da marca.


De acordo com a sequência da cognição, no reconhecimento e na interpretação de uma marca, o cérebro reconhece e memoriza primeiramente as cores; em seguida, a forma e o conteúdo.

Alternativas
Comentários
  • Errado a sequência de cognição é Forma > Cor > Conteúdo.

  • "A Sequência da Cognição diz que reconhecemos e interpretamos estímulos visuais por etapas. Quando você olha para um símbolo, essa imagem passa por 3 estágios sequenciais em nosso cérebro: primeiro você percebe a forma, depois a cor e em seguida o conteúdo, uma ação que acontece em milésimos de segundos.

    Essa ordem ocorre pois nosso cérebro privilegia as informações mais fáceis de serem decodificadas.

    Forma: A leitura das formas é praticamente instantânea. O cérebro identifica e memoriza formas rapidamente.

    Cor: Associamos cores à sentimentos, sabores e sensações. É preciso escolher cores com cuidado, não só para construir a identificação da marca, mas também para expressar diferenciação.

    Conteúdo: ssa informação é processada por último pelo nosso cérebro por ser mais complexa que as duas primeiras. Isso inclui textos ou qualquer outro tipo de contraforma.

    Quando for criar um símbolo ou um logotipo em geral, pense nessas sequência. Cuide de cada etapa individualmente. Avalie suas criações de forma sequencial. Acredito que dessa forma você vai conseguir chegar a resultados satisfatórios mais rápido e de forma mais consciente.

    Texto adaptado do livro Design de Identidade da Marca - Alina Wheeler.


ID
984013
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
UNIPAMPA
Ano
2013
Provas
Disciplina
Design Gráfico
Assuntos

Com base em imagens de mapa de bits, julgue os próximos itens.


O modo de cor tom duplo, que consiste em um aprimoramento do modo de cor tons de cinza com até duas cores adicionais, pode resultar em uma imagem de tom único ou tom duplo.

Alternativas
Comentários
  • Errado." Cor tom duplo" do texto se refere ao Duotones....é um tipo de meio tom que além de empregar a cor preta emprega uma segunda cor qualquer. Portanto tem apenas UMA cor adicional e não "ATÉ DUAS CORES"


ID
984043
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
UNIPAMPA
Ano
2013
Provas
Disciplina
Design Gráfico
Assuntos

Acerca dos sistemas aditivo e subtrativo de cores, julgue os itens seguintes


No sistema aditivo, a mistura de duas cores sempre resultará em uma cor mais luminosa. A mescla de três cores primárias, em intensidade máxima, gerará a cor branca.

Alternativas

ID
984046
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
UNIPAMPA
Ano
2013
Provas
Disciplina
Design Gráfico
Assuntos

Acerca dos sistemas aditivo e subtrativo de cores, julgue os itens seguintes


Quando sobrepostos, o ciano, o magenta e o amarelo geram a cor preta ou uma tonalidade próxima dessa cor.

Alternativas

ID
984049
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
UNIPAMPA
Ano
2013
Provas
Disciplina
Design Gráfico
Assuntos

Acerca dos sistemas aditivo e subtrativo de cores, julgue os itens seguintes


O número total de cores no sistema RGB é próximo de 16,7 milhões.

Alternativas

ID
984052
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
UNIPAMPA
Ano
2013
Provas
Disciplina
Design Gráfico
Assuntos

Acerca dos sistemas aditivo e subtrativo de cores, julgue os itens seguintes.


O sistema é denominado subtrativo em razão de as cores se formarem por meio de soma de luzes.

Alternativas
Comentários
  • A QUESTÃO FAZ REFERÊNCIA AO SISTEMA ADITIVO.

    No sistema aditivo, a mistura de duas cores sempre resultará em uma cor mais luminosa. A mescla de três cores primárias, em intensidade máxima, gerará a cor branca.


ID
991198
Banca
IFPI
Órgão
IF-PI
Ano
2012
Provas
Disciplina
Design Gráfico
Assuntos

Imagens desse tipo são tipicamente compostas em tons de cinza,variando entre o preto e o branco. A afirmação acima se refere a:

Alternativas

ID
991237
Banca
IFPI
Órgão
IF-PI
Ano
2012
Provas
Disciplina
Design Gráfico
Assuntos

Originais já impressos não são apropriados para serem escaneados a 300 dpi e reutilizados em um novo impresso, pois a linhatura das cores CMYK já impressas dificilmente coincidirão com a dos novos fotolitos.Esse empecilho técnico é conhecido como:

Alternativas
Comentários
  • Um padrão moiré é um padrão de interferência criado, por exemplo, quando duas grades apresentam movimento relativo entre si em referência a um observador, gerando um determinado padrão por meio de franjas. Com este padrão de interferência conseguimos determinar perfil, deformação de objetos e o movimento de um objeto qualquer.


    Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Padr%C3%A3o_moir%C3%A9


ID
1091344
Banca
CESGRANRIO
Órgão
IBGE
Ano
2013
Provas
Disciplina
Design Gráfico
Assuntos

O contraste, dentro dos processos de articulação e identificação visuais, é uma força definidora para a construção de um todo coeso, estabelecendo diferenças que definem opostos, tais como claro e escuro, quente e frio ou brilhante e fosco.

Além disso, o contraste é

Alternativas
Comentários
  • Transcrição de CONTRASTE PROPORÇÃO

     

    CONTRASTE ESCALA
    Elementos visuais definem-se uns em relação aos outros;
    Um elemento é grande ou pequeno, pesado ou leve, claro ou escuro, quente ou frio, etc, sempre comparativamente a outro elemento;
    Estabelece medidas proporcionais de relações.
    CONTRASTE PROPORÇÃO
    É uma comparação entre dois ou mais elementos;
    Pode ser natural, ampliada ou reduzida;
    Chama atenção, intesifica.

     

    Fonte: https://prezi.com/wljeib5yhpg0/contraste-proporcao/

     


ID
1091365
Banca
CESGRANRIO
Órgão
IBGE
Ano
2013
Provas
Disciplina
Design Gráfico
Assuntos

O fechamento de arquivos é uma das operações mais importantes para o correto processamento de trabalhos gráficos. No Brasil, o padrão PDF/X é cada vez mais utilizado devido à sua confiabilidade e à larga gama de aplicações. Relacione os tipos de arquivos PDF/X com a característica que é típica do seu subset.

I - PDF/X-1a
II - PDF/X-3
III - PDF/X-4

P - Suporta a inclusão de elementos dispos- tos em camadas diferentes, e as áreas de transparência não necessitam ser rasterizadas durante a geração do arquivo PostScript ou a exportação direta em PDF.

Q - Suporta a inclusão de elementos dispostos em camadas diferentes, mas as áreas de transparência necessitam ser rasterizadas durante a geração do arquivo PostScript ou a exportação direta em PDF.

R - Não permite o uso de gerenciamento de cores, mas o per?l de saída deve ser de?nido (apesar de ser de uso opcional pela grá?ca ou birô).

S - Permite o uso de gerenciamento de cores

As associações corretas são:

Alternativas

ID
1153933
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Design Gráfico
Assuntos

A arquitetura da informação em websites contém sistemas de organização, navegação e rotulagem. Visa à criação de estruturas digitais que organizem prioritariamente a informação descritiva, temática, representacional, visual e navegacional, de acordo com o conteúdo, a situação e o interagente. Os objetivos devem ser bem claros, simples e definidos, para melhor dimensionar e direcionar os serviços e os produtos informacionais ao público-alvo, de modo funcional. Busca, ainda, estruturar informações para torná-las disponíveis e acessíveis de forma mais adequada, pertinente e utilizável pelas pessoas que acessam informações, sejam elas disponibilizadas na rede Internet, em forma de sítio ou impressas.

A arquitetura da informação em websites tem como meta.

revelar seu conteúdo de maneira complexa, por meio do uso de conjuntos de cores e de fontes, com vários menus explicando como deve ser usado (quantas opções os usuários possuem).

Alternativas
Comentários
  • De maneira simplificada, minimizando a complexidade.


ID
1156072
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
Colégio Pedro II
Ano
2013
Provas
Disciplina
Design Gráfico
Assuntos

Relacione cada conceito da Produção Gráfca à sua respectiva descrição e assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.

1. Benday.
2. Cabeça.
3. Calhau.
4. Gamut.
5. Grayscale.

( ) Parte superior da página na qual deve haver algum texto.
( ) Emprego do meio-tom em fundos de um trabalho gráfco, para criar efeito de uniformidade de cor.
( ) Imagem fotográfca reproduzida em tons de cinza, usando o preto e o branco.
( ) Material (publicitário ou editorial) utilizado para remediar falhas de diagramação ou eventuais. lacunas surgidas ao fechar a edição de um periódico.
( ) Escala máxima de cores que um sistema de reprodução de imagens pode exibir ou imprimir.


Alternativas
Comentários
  • Gabarito: (A)

    Cabeça 

    Marca no alto página usada para definir a Editoria responsável pelo trabalho. Em alguns jornais, é usada para definir o tema da página.


    Calhau

    Pequeno anúncio do próprio jornal usado para cobrir espaço não utilizado na página. Botar calhau significa acelerar o processo de fechamento colocando um anúncio em lugar do espaço inicialmente previsto para a matéria.


    Gray scale (escala de tons)

    Sequência progressiva de tons que vão do preto ao branco. As escalas de cinza são usadas na computação gráfica para aumentar o detalhamento das imagens. O número de tons de cinza depende do número de bits usados para descrever a "cor" de cada pixel (ponto) da imagem. Os cinzas podem ser representados por tons de cinza reais, por pontos reticulados ou por dithering (pontilhamento). Pesquise também dithering (pontilhamento), halftone (retícula).


    Gamut ou (gama de cores)

    Significa quais cores podem ser processadas por algum meio, seja ele um monitor ou uma impressora.

    Quando a expressão "fora de gama" é utilizada, significa que a cor não pode ser determinada com precisão em algum dispositivo.


    Bem day

    Ponto de Ben Dayé o nome dado a um processo de impressão, muito semelhante aopontilhismo, que cria efeito de cores e ilusão de óptica utilizandopequenos pontos coloridos.



ID
1222570
Banca
FUNIVERSA
Órgão
IFB
Ano
2012
Provas
Disciplina
Design Gráfico
Assuntos

Foi solicitado ao designer/programador visual de uma universidade que fizesse cartões de visita para todos os professores. Depois da discussão a respeito do modelo mais adequado e elegante, optou-se por um cartão branco, fosco, impresso em duas cores na frente e nenhuma no verso, com cantos arredondados e a marca da universidade coberta com brilho. Assinale a alternativa correta a respeito do acabamento desejado.

Alternativas

ID
1222600
Banca
FUNIVERSA
Órgão
IFB
Ano
2012
Provas
Disciplina
Design Gráfico
Assuntos

Um professor do curso de tecnologia gráfica de uma escola técnica decidiu transformar em livro os conteúdos das apostilas eletrônicas que usava em sala de aula. O conteúdo é composto por uma grande quantidade de imagens retiradas da Internet ou capturadas da área de trabalho de softwares gráficos, além de muitos infográficos, desenhos esquemáticos e desenhos técnicos. Há ainda uma razoável quantidade de textos técnicos. A informação cromática das apostilas não poderá ser descartada e por essa razão o livro deverá ser impresso todo em cores pelo sistema CMYK. O processo de impressão será offset.

Os infográficos e os desenhos esquemáticos e técnicos que comporão o livro precisam ser preparados de modo adequado para os processos de reprodução gráfica. Acerca dessa preparação dos arquivos de imagens, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • A D é a menos errada, mas não seria nenhum problema manter o arquivo em AI.


ID
1230844
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-SE
Ano
2014
Provas
Disciplina
Design Gráfico
Assuntos

Os manuais de identidade visual são documentos técnicos que reúnem especificações, recomendações e regras para a aplicação e reprodução de determinada marca. Considerando os aspectos gráficos relacionados nesses manuais, julgue o item que se segue.

A especificação das cores na escala Pantone, CMYK e RGB garante a fidelidade de apresentação das cores em todos os meios de reprodução da marca, não sendo necessária a conversão por aproximação.

Alternativas
Comentários
  • Uma vez feita a conversão por aproximação para o manual da identidade visual acredito que não seja necessária ser feita novamente. Eu monto um manual da marca com a escala na mão.


ID
1230847
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-SE
Ano
2014
Provas
Disciplina
Design Gráfico
Assuntos

Os manuais de identidade visual são documentos técnicos que reúnem especificações, recomendações e regras para a aplicação e reprodução de determinada marca. Considerando os aspectos gráficos relacionados nesses manuais, julgue o item que se segue.

A versão monocromática da marca deve constituir-se unicamente de preto 100%, e seu uso é indicado caso haja limitações quanto ao número de cores disponíveis em determinado processo de impressão.

Alternativas
Comentários
  • Uma marca monocromática pode ser constituída de qualquer cor, desde que seja 100/100 do documento seja daquela cor, e não unicamente preto de acordo com a assertiva. 


ID
1230862
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-SE
Ano
2014
Provas
Disciplina
Design Gráfico
Assuntos

Acerca do padrão de cor-luz e do padrão de cor-pigmento, julgue o item subsequente.

As três cores-luz primárias projetadas em igual intensidade resultam na subtração máxima de luminosidade, assim como a soma das três cores-pigmento primárias, em iguais porções, produz a adição máxima de luminosidade.

Alternativas
Comentários
  • cor luz - branco

    cor pigmento - preto

  • Essa questão foi de sacanagem, foram invertidos os conceitos para pegar quem nao estudou


ID
1230865
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-SE
Ano
2014
Provas
Disciplina
Design Gráfico
Assuntos

Acerca do padrão de cor-luz e do padrão de cor-pigmento, julgue o item subsequente.

No diagrama cromático idealizado pela CIE (Commission Internacionale de L’Eclairage), as cores ocupam a mesma posição, sejam elas luzes ou pigmentos.

Alternativas
Comentários
  • Mais sobre: http://tecnologiasgraficas.blogspot.com/2011/01/diagrama-cromatico-cie.html


ID
1230868
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-SE
Ano
2014
Provas
Disciplina
Design Gráfico
Assuntos

Acerca do padrão de cor-luz e do padrão de cor-pigmento, julgue o item subsequente.

A queda de luminosidade e de cromaticidade ocorre em decorrência da presença de impurezas na obtenção de pigmentos. Para minimizar esse problema, a indústria gráfica utiliza uma quarta cor de impressão, o preto, o que atribui melhora ao contraste das imagens.

Alternativas

ID
1230871
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-SE
Ano
2014
Provas
Disciplina
Design Gráfico
Assuntos

Com base nas imagens digitais, julgue o próximo item.

As imagens bitmaps são formadas por pixels, sendo a cor de cada pixel registrada pelo computador mediante o uso de bits. A cor de 24 bits fornece apenas 256 tons e denomina-se de cor verdadeira, dado dispor de quantidade suficiente de cores para se aproximar de todas as cores que o olho humano pode distinguir.

Alternativas
Comentários
  • 24 bits fornece cerca de 16,7 milhões de cores e é o que se denomina truecolor mesmo


ID
1230901
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-SE
Ano
2014
Provas
Disciplina
Design Gráfico
Assuntos

Acerca de ferramentas para webdesign e de ferramentas de autoria em softwares livres para programação visual, julgue o item subsequente.

O Gimp é um editor de imagens matricial que suporta algumas funcionalidades de imagem vetorial, mas não suporta o modelo de cor CMYK sem o uso de algum plugin adicional.

Alternativas
Comentários
  • Que programa ruim kkk


ID
1230904
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-SE
Ano
2014
Provas
Disciplina
Design Gráfico
Assuntos

Em relação ao perfil de cores CMYK, RGB e Web, julgue o item que se segue.

Um espaço de cores é um modelo tridimensional em que o matiz, a claridade e o croma de cores são representados graficamente para corresponderem aos recursos de renderização de um dispositivo.

Alternativas

ID
1230907
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-SE
Ano
2014
Provas
Disciplina
Design Gráfico
Assuntos

Em relação ao perfil de cores CMYK, RGB e Web, julgue o item que se segue.

Para a correta reprodução de cores e formatação adequada à resolução dos monitores, as imagens para Web devem ser transformadas para o formato CMYK e salvas em 72 ppi.

Alternativas
Comentários
  • CMYK É PARA IMPRESSÃO RGB NO PC :)


ID
1230910
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-SE
Ano
2014
Provas
Disciplina
Design Gráfico
Assuntos

Em relação ao perfil de cores CMYK, RGB e Web, julgue o item que se segue.

Nos arquivos para Web, as cores costumam ser descritas no formato hexadecimal, que difere das notações RGB e CMYK, visto que trabalha com um espaço de cor mais abrangente.

Alternativas
Comentários
  • O formato de cor para Web, TV e monitores é o RGB.

  • Nos arquivos para Web, as cores costumam ser descritas no formato hexadecimal, que difere das notações RGB e CMYK, visto que trabalha com um espaço de cor mais abrangente.

    No hexadecimal a escala de cor é mais restrita que a do RGB