A questão pede conhecimento sobre comunicação informal. Vamos analisar cada alternativa.
ALTERNATIVA A. Errado. A alternativa descreve corretamente a comunicação descendente, porém, ela acontece de maneira formal ou informal. Trata-se da classificação de acordo com o fluxo da comunicação.
ALTERNATIVA B. Errado. Comunicação ascendente é de fato feita do nível operacional para os níveis hierárquicos mais altos, mas é feito de modo formal ou informal. Trata-se da classificação de acordo com o fluxo da comunicação.
ALTERNATIVA C. Certo. A alternativa descreve corretamente uma das formas de comunicação informal nas organizações. A famosa rádio peão.
ALTERNATIVA D. A comunicação horizontal as mensagens são trocadas lateralmente, mas de modo formal ou informal. Trata-se da classificação de acordo com o fluxo da comunicação.
ALTERNATIVA E. Relatórios e informações contábil-financeiras são feitas de modo formal.
Vamos relembrar os métodos de comunicação.
Robbins (2014) descreve dois métodos que são utilizados pelas pessoas no processo de comunicação: comunicação formal e comunicação informal.
A comunicação formal é direcionada aos assuntos relativos a tarefas de trabalho e tende a seguir a hierarquia da organização. Quando os gestores dão ordem para os seus subordinados, por exemplo, temos uma comunicação formal. Perceba que comunicação formal, nessa classificação, não significa necessariamente comunicação escrita. Comunicação formal é aquela relativa ao trabalho.
Comunicação informal, por outro lado, é um método mais fluído de comunicação que flui em qualquer direção (ignora níveis de autoridade) e está vinculado a satisfação de necessidades sociais, mas também pode ser útil para a realização de tarefas. Dentro da chamada comunicação informal é interessante conversamos ainda sobre os boatos (rumores). Boato é um meio de comunicação pelo qual a maioria dos funcionários (especialmente os de nível mais baixo) ouvem pela primeira vez informações sobre mudanças nas organizações. O boato faz parte do sistema de comunicação de qualquer grupo e deve ser considerado pelos gestores à medida que o boato como mecanismo de avaliação captando as preocupações dos funcionários. Se existe um boato de demissão em massa, por exemplo, ainda que totalmente falso a mensagem fluirá e causará preocupação para os empregados e pode refletir um sentimento de preocupação.
Dentre as redes informais é preciso entendermos o que Robbins (2005) denomina de rede de rumores. A rede de rumores é a famosa “rádio peão” ou “conversa de corredor” que tanto ouvimos falar nas organizações. Trata-se de informações que são disseminadas entre integrantes de uma mesma empresa de forma informal.
Quanto aos fluxos de direção na comunicação, temos os seguintes tipos de comunicação:
Descendente
Comunicação descendente é aquela que flui dos níveis hierárquicos mais altos em direção aos níveis hierárquicos mais baixos. É utilizada para atribuir tarefas, fornecer instruções de trabalho, informar os subordinados sobre procedimentos e políticas da empresa, fornecer feedback sobre o desempenho, etc.
Ascendente
Comunicação ascendente é aquela iniciada nos níveis hierárquicos mais baixos e que se destina aos níveis hierárquicos mais altos. Esse tipo de comunicação é frequentemente utilizada para informar os dirigentes sobre os progressos em relação às metas, relatar problemas identificados, bem como para sugerir ideias e melhorias nos processos de trabalho.
Lateral (horizontal)
Comunicação lateral é aquela que ocorre entre os membros de um mesmo grupo ou de grupos do mesmo nível hierárquico. A comunicação lateral é muito importante para a coordenação dos trabalhos e economia de tempo. Um fluxo de comunicação exclusivamente vertical pode deixar a organização engessada de forma a impedir a transferência eficaz e acurada de informações entre os setores.
Como uma possível desvantagem, pontua-se que a comunicação lateral pode criar conflitos disfuncionais quando os canais formais verticais são violados, quando os membros ultrapassam os superiores hierárquicos para fazer com que as coisas sejam realizadas ou quando os superiores descobrem que diversas ações e decisões foram tomadas sem o seu conhecimento.
Transversal (multidirecional)
Trata-se do fluxo de comunicação que ocorre em todas as direções. Esse tipo de fluxo de comunicação é muito característico e apropriado para organizações mais flexíveis, que procuram estimular a participação das pessoas em diferentes áreas. Mostra-se presente em organizações com empregados comprometidos, acostumados a trabalhar em equipe e que compartilham metas coletivas. É um aspecto essencial para organizações inovadoras.
Gabarito: C