SóProvas


ID
1684747
Banca
Prefeitura do Rio de Janeiro - RJ
Órgão
Câmara Municipal do Rio de Janeiro
Ano
2015
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Contemplando o rosto do outro 

    Está nas livrarias o álbum de fotos de Vivian Maier. [...] Paisagens urbanas, pessoas e costumes americanos, registrados entre as décadas de 1950 e 1990. Essas fotos foram descobertas pelo historiador John Maloof que, em 2007, arrematou em leilão a caixa que guardava os negativos (a fotógrafa perdera o direito de acesso à caixa, por não ter dinheiro para resgatá-la do guarda-volumes em que a mantivera).

    Vivian Maier era governanta de família rica de Chicago que depois se transferiu para Nova York. Sozinha pelas ruas da cidade, fotografava, com sua Rolleiflex, o que a interessava e que nunca mostrou a ninguém. Ela montou assim um mapa antropológico da América do pós-guerra, um mundo de classe média afluente, de miseráveis nas esquinas, de crianças sujas e mulheres de casacos de pele, de pilhas de caixotes abandonados e estações de metrô cheias de gente. Inspirada, Vivian Maier fotografou-se a si mesma, usando vitrines e espelhos de lojas, bem como sua própria sombra na calçada.

  Ignorante do resto do mundo, Vivian Maier [...] era apenas intuitiva e curiosa, procurava na rua o que não via na casa de família em que trabalhava. O que não conhecia. 

   Um fotógrafo culto como Sebastião Salgado apoia seu assunto (os deserdados) em composições de espaço e de coisas, nuvens, florestas, montanhas que são alvos simultâneos de sua obra. A superfície artística do objeto de seu foco. Franceses como Pierre Verger e Raymond Depardon, que se dedicaram a registrar a África e os africanos, o fizeram por amor ao que fotografavam, mais que por fidelidade ideológica ou dever de ofício. 

   [...] É assim que Vivian Maier procura oferecer a ela mesma (posto que não contava com espectadores) o entendimento do outro. [...] Quando a câmera fotográfica foi inventada, em 1839, seu objetivo era esse mesmo. Como estamos em meados do século 19, o rosto do outro preferencial era, em geral, o de um herói público, de uma estrela do teatro, de uma família nobre (Dom Pedro II, um entusiasta da novidade tecnológica, se deixou fotografar perplexo diante das Pirâmides do Egito, em sua viagem particular ao Oriente Médio).

   A morte democratizou o rosto que a câmera devia procurar. O húngaro Robert Capa, cobrindo guerras na primeira metade do século 20, inaugurou esse viés com seu célebre registro do momento da morte de um anô- nimo republicano espanhol, atingido por bala franquista. Essa foto ilustrou reportagem da revista Life, no ano de 1937, excitando o mundo inteiro com o glamour da miséria humana. Capa e parceiros inauguravam um novo jeito de fotografar o homem e o mundo. Ou o homem no mundo. Com dor.

     Foi só por aí que a fotografia começou a ser reconhecida como arte, mesmo que saibamos do valor das fotos históricas anteriores a esse tempo, uma descoberta de nós mesmos no passado. Como nas de Marc Ferrez ou Augusto Malta, registros do Rio de Janeiro do final do século 19. Ou como na foto de Antonio Luiz Ferreira de missa no Campo de São Cristóvão, em 17 de maio de 1888, festa religiosa pela Abolição da Escravatura. Nessa última, pesquisadores do Portal Brasiliana Fotográfica identificaram recentemente o rosto de Machado de Assis, no meio de uma multidão de 30 mil pessoas. 

    Em seu livro sobre fotografia, “Regarding the pain of others” (numa tradução livre, “Contemplando a dor de outros”), Susan Sontag escreve que “a fotografia é como uma citação, uma máxima, um provérbio”, aludindo ao efeito de permanência das fotos, uma tradi- ção nova da qual o homem não pode mais escapar. Nem tem razão para isso. [...] 

Cacá Diegues, O Globo, 21/06/2015. 1º Caderno. Opinião. Excerto.

“Um fotógrafo culto como Sebastião Salgado apoia seu assunto” (4º parágrafo). Pela convenção ortográfica vigente, a palavra em destaque deixou de receber acento gráfico. Isso também aconteceu com os seguintes vocábulos:

Alternativas
Comentários
  • 1- Não se usa mais o acento dos ditongos abertos éi e ói das palavras paroxítonas (palavras que têm acento tônico na penúltima sílaba). 
    Como era / Como fica: 

    2- Alcalóide alcaloide alcatéia alcateia andróide androide apóia (verbo apoiar) apoia apóio (verbo apoiar) apoio asteróide asteroide bóia boia celulóide celuloide clarabóia claraboia colméia colmeia



    3- Não se usa mais o acento das palavras terminadas em êem e ôo(s). Como era Como fica:
     Abençôo abençoo crêem (verbo crer) creem dêem (verbo dar) deem

    4-Nas palavras paroxítonas, não se usa mais o acento no i e no u tônicos quando vierem depois de um ditongo. Como era Como fica:
     baiúca baiuca bocaiúva bocaiuva cauíla cauila feiúra feiura
  • Em referência ao item 4 do comentário abaixo, exite a exceção quando o "I" ou o "U" formarem hiato, como JU-Í-ZES; RA-Ì-ZES.

  • Atenção!

    Não se acentuam mais as paroxítonas formadas com ditongo decrescente. Exemplo: bocaiuva, Sauipe. Todavia, se o ditongo for crescente, o acento é usado. Exemplo: Guaíra, Suaíli.

    Heroico: não se acentuam mais palavras paroxítonas formada por ditongo aberto EI, OI, EU não se acentuam mais (exceção: as oxítonas que são dessa regra permanecem com o acento).

    Feiura: não se acentuam mais as paroxítonas formadas com ditongo decrescente.

    Releem: os hiatos terminados em OO e EEM não são mais acentuados.


  • c) heroico, feiura, releem.

    Regra: ditongo EI-OI-EU somente recebem acentos se forem tônicos, no final de palavras.

    Exemplo: he-roí  he-roi-co    fei-u-ra

    Regra: no encontro 'EE' das formas plurais do verbos CRÊ/DÊ/LÊ/VÊ perderam o acento, ficando assim:

     ele crê/ eles creem.

     ele dê/ eles deem.

     ele lê/ eles leem.

     ele vê/ eles veem.

  • Fei-u-ra não tem "u" tônico de hiato? Por que antes era acentuado e agora não?
  • Josinei, o acento de "FEIURA" caiu simples e puramente porque os gramáticos dizem que se acentuam hiatos com duas VOGAIS. A nova regra ortográfica preceitua que as PAROXÍTONAS que possuem I e U tônicos precedidas por DITONGO DECRESCENTE não serão mais acentuadas. Como EI é ditongo decrescente, o "i" de feiura é considerado uma semivogal (pois o E é considerado vogal) , logo, não vai mais o acento no U. Mas CUIDADO! OXÍTONAS, quando tiverem ditongo decrescente CONTINUAM ACENTUADAS - Ex.: PI-AU-Í

     

  • FÁCIL;