SóProvas


ID
1685110
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2015
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

A respeito dos movimentos e da operação de câmera, julgue o item subsecutivo.

Os principais movimentos de câmera são o primário, o secundário e o terciário, sendo o movimento primário aquele que inclui tudo o que se movimenta em frente a ela.

Alternativas
Comentários
  • O item refere-se as movimentos de cena e não aos movimentos de câmera. Por isso, deveria ter sido considerado errado. Vejam:

     

    Movimentos de cena

    Num filme, em qualquer cena, cada movimento deve ter um motivo e uma intenção específicos. Uma cena pode pedir ou não determinado movimento. O movimento pode juntar, separar, revelar ou esconder alguma coisa. Pode também acelerar ou não uma cena. Os movimentos de cena podem ser classificados da seguinte forma:

    Movimento primário – movimento do sujeito ou do objeto

    Movimento secundário – movimento da câmara ou da lente (zoom)

    Movimento terciário – movimento aplicado na edição

     

     

    Movimentos de câmara

    O movimento de câmara representa o comportamento do espectador em relação à cena, já que a câmara é seu ponto de vista, ou seja, o espectador vê a cena no lugar da câmara.

    A principal regra para todos os movimentos de câmara é que estes devem passar despercebidos, devem ser sempre suaves, subtis e uniformes, de modo a que a atenção do espectador não seja perturbada, permitindo que este se concentre na história.

    Os principais movimentos de câmara são:

    Plano fixo – tal como o nome indica, a câmara está fixa num determinado ponto, não havendo portanto qualquer tipo de movimento, a não ser o das personagens e objetos em cena.

    Panorâmica – movimento de câmara a partir de uma posição fixa. Pode ser empregue para mostrar o ambiente ou acompanhar o movimento de um personagem ou veículo.   A panorâmica deve ser uniforme e ter a mesma velocidade do princípio ao fim. O início e o fim do movimento devem ser estudados antecipadamente definindo-se corretamente o enquadramento nas duas pontas. Quando a panorâmica é realizada para gravar fotografias ou outras cenas fixas, é comum fazer o movimento da esquerda para a direita, que é o movimento de leitura a que o espectador está mais habituado.

    Travelling – movimento físico da câmara, na horizontal, que pode acompanhar o movimento da personagem ou de alguma coisa que se move à mesma velocidade.

    Tilt – movimento da câmara na vertical, normalmente a velocidade lenta, de cima para baixo ou de baixo para cima, revelando aos poucos algo na personagem ou cena.

    Chicote (whip pan) – movimento semelhante ao da panorâmica mas mais rápido, passando de um assunto para outro e criando desta forma uma transição entre cenas. Este movimento foi particularmente popular e muito utilizado nos filmes de ação nos anos 70.

    Following shot – movimento de câmara que foca a atenção numa personagem, seguindo-a ao longo de diversos cenários, como numa perseguição. Este movimento é normalmente efetuado com uma steadicam ou câmara ao ombro, e combina diferentes movimentos.

    Zoom – movimento não da câmara propriamente dita mas sim da sua lente. A partir de um ponto fixo da câmara, pode-se aproximar a imagem, ou fazer zoom in, ou afastar a imagem, apresentando um plano mais alargado, o zoom out.

     

    Fonte: http://knoow.net/arteseletras/cinemateatro/movimentos-de-cena-e-movimentos-de-camara/