SóProvas


ID
1685248
Banca
FCC
Órgão
TRT - 4ª REGIÃO (RS)
Ano
2015
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

Atenção: Considere o texto abaixo para responder à questão.

A empresa PLASTIC possui, atualmente, 400 funcionários contratados em regime celetista. Um de seus funcionários é o Sandoval, com 23 anos de idade, há 2 meses na empresa PLASTIC, na função de operador de injetoras de materiais plásticos. Certo dia, ele operava uma extrusora de tubos de PVC (poli-cloreto de vinila). Ao fazer a limpeza do excesso de borra de plástico que fica acumulado na ponta do tubo de ferro, utilizou uma espátula para remoção desta borra plástica. Durante esse processo, foi atingido pelo material plástico quente que espirrou, causando queimaduras pelo rosto todo e a perda da visão do olho direito. Segundo o supervisor técnico industrial, o material plástico projetado deveria estar à temperatura de 150 ºC, porém o mesmo superaqueceu, atingindo a temperatura de 230 ºC. O equipamento não possuía nenhum tipo de proteção mecânica que pudesse evitar que esse material se projetasse e viesse atingir os trabalhadores.

A empresa PLASTIC, após dois meses do acidente de Sandoval, quer implantar a ABNT NBR ISO 31000. Com base nesta norma, considere:

I. Ela não tem finalidade de certificação, porém é uma ferramenta que pode trazer maiores diferenciais competitivos para as empresas que utilizarem os seus conceitos.

II. O processo de avaliação de riscos é o processo global de identificação de riscos, análise de riscos e avaliação de riscos.

III. As análises de risco devem ser quantitativas e qualitativas.

IV. No processo de gestão de riscos, os registros fornecem os fundamentos para a melhoria dos métodos e ferramentas, bem como de todo o processo.

V. Ela é específica para fábricas e atividades industriais em geral e pode ser aplicada a qualquer tipo de risco, independentemente de sua natureza, quer tenha consequências positivas ou negativas.

Está correto o que se afirma APENAS em:

Alternativas
Comentários
  • Num chute pensado, fiz assim:

     

    Identifiquei a IV como correta - os registros possibilitam as melhorias. Então, eliminei as outras alternativas e fiquei entre A e B.

     

    Tanto na A quanto na B a assertiva II é considerada correta. Resta julgar a I e a III.

    Assertiva A diz que a análise de risco deve ser qualitativa e quantitativa. Julguei errado, pois não há essa obrigatoriedade. Há tipos de análises que são somente qualitativas e outras que são somente quantitativas. Portanto, a assertiva III está errada. 

     

    Assim, cheguei ao gabarito: B.

  • III - As análises de risco podem (não devem) ser qualitativas, quantitativas ou a combinação destas.

    V - Não há especificidade quanto ao tipo de organização e os riscos são identificados, analisados e avaliados.

  • 1 Escopo

    Esta Norma fornece princípios e diretrizes genéricas para a gestão de riscos.

    Esta Norma pode ser utilizada por qualquer empresa pública, privada ou comunitária, associação, grupo ou indivíduo. Portanto, esta Norma não é específica para qualquer indústria ou setor.

    NOTA Para conveniência, todos os diferentes usuários desta Norma são referidos pelo termo geral "organização".

    Esta Norma pode ser aplicada ao longo da vida de uma organização e a uma ampla gama de atividades, incluindo estratégias, decisões, operações, processos, funções, projetos, produtos, serviços e ativos.

    Esta Norma pode ser aplicada a qualquer tipo de risco, independentemente de sua natureza, quer tenha consequências positivas ou negativas.

    Embora esta Norma forneça diretrizes genéricas, ela não pretende promover a uniformidade da gestão de riscos entre organizações. A concepção e a implementação de planos e estruturas para gestão de riscos precisarão levar em consideração as necessidades variadas de uma organização específica, seus objetivos, contexto, estrutura, operações, processos, funções, projetos, produtos, serviços ou ativos e práticas específicas empregadas. Pretende-se que esta Norma seja utilizada para harmonizar os processos de gestão de riscos tanto em normas atuais como em futuras.

    Esta Norma fornece uma abordagem comum para apoiar Normas que tratem de riscos e/ou setores específicos, e não substituí-las.

    Esta Norma não é destinada para fins de certificação.