SóProvas



Questões de NBR ISO 31.000 - Gestão de Riscos


ID
540964
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Transpetro
Ano
2011
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

De acordo com a ABNT NBR ISO 31000 - Gestão de Riscos/Princípios e Diretrizes, considere as afirmativas abai- xo.
I - Um risco significativo pode derivar do fracasso ou da ineficácia das medidas de tratamento de risco.
II - A retenção do risco, por uma decisão consciente e bem embasada, pode ser uma das alternativas para eliminação do risco.
III - As análises de risco podem ser qualitativa, semiquantitativa ou quantitativa ou uma combinação delas.
IV - Risco é o efeito das incertezas nos objetivos.

São corretas APENAS as afirmações

Alternativas
Comentários
  • ABNT NBR ISO 31000:2009

    I - Seleção das opções de tratamento de riscos

    O tratamento de riscos, por si só, pode introduzir riscos. Um risco significativo pode derivar do fracasso ou da ineficácia das medidas de tratamento de riscos. O monitoramento precisa fazer parte do plano de tratamento de forma a garantir que as medidas permaneçam eficazes.

    II - As opções de tratamento de riscos não são necessariamente mutuamente exclusivas ou adequadas em todas as circunstâncias. As opções podem incluir os seguintes aspectos: a) ação de evitar o risco ao se decidir não iniciar ou descontinuar a atividade que dá origem ao risco; b) tomada ou aumento do risco na tentativa de tirar proveito de uma oportunidade; c) remoção da fonte de risco; d) alteração da probabilidade; e) alteração das consequências; f) compartilhamento do risco com outra parte ou partes (incluindo contratos e financiamento do risco); e g) retenção do risco por uma decisão consciente e bem embasada.

    III - A análise de riscos pode ser realizada com diversos graus de detalhe, dependendo do risco, da finalidade da análise e das informações, dados e recursos disponíveis. Dependendo das circunstâncias, a análise pode ser qualitativa, semiquantitativa ou quantitativa, ou uma combinação destas.

    IV - A gestão de riscos é vista como central nos processos de gestão da organização, de tal forma que os riscos sejam considerados em termos do efeito da incerteza sobre os objetivos.

     

  • Alternativa E

    II - A retenção do risco, por uma decisão consciente e bem embasada, pode ser uma das alternativas para eliminação do risco - ERRADO

    A retenção do risco, por uma decisão consciente e bem embasada, pode ser uma das alternativas para TRATAMENTO DE RISCOS.

  • Gab. E

    Erro do item II

    De acordo com a 31000:

    Aspectos das opções no tratamento de riscos:

    -evitar

    -tomada/aumento do risco

    -remoção da fonte de risco

    -alteração de probabilidade

    -alteração da consequência

    -compartilhamento

    -retenção

    A eliminação do Risco é uma das respostas aos riscos negativos de acordo com o COSO I.

    fonte: COSO 1 / ISO 31000-2018

  • ABNT NBR ISO 31000:2009 

    I- 5.5.2 Seleção das opções de tratamento de riscos 

    O tratamento de riscos, por si só, pode introduzir riscos. Um risco significativo pode derivar do fracasso ou da ineficácia das medidas de tratamento de riscos. O monitoramento precisa fazer parte do plano de tratamento de forma a garantir que as medidas permaneçam eficazes. 

    III- 5.4.3 Análise de riscos 

    A análise de riscos pode ser realizada com diversos graus de detalhe, dependendo do risco, da finalidade da análise e das informações, dados e recursos disponíveis. Dependendo das circunstâncias, a análise pode ser qualitativa, semiquantitativa ou quantitativa, ou uma combinação destas.

    IV- 2.1 risco efeito da incerteza nos objetivos 


ID
540970
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Transpetro
Ano
2011
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

Segundo a NBR ISO 31000, Gestão de Riscos – Princípios e diretrizes, na etapa de concepção da estrutura para gerenciar riscos,

Alternativas
Comentários
  • ABNT NBR ISO 31000:2009

    Responsabilização

    Convém que a organização assegure que haja responsabilização, autoridade e competência apropriadas para gerenciar riscos, incluindo implementar e manter o processo de gestão de riscos, e assegurar a suficiência, a eficácia e a eficiência de quaisquer controles. Isto pode ser facilitado por: identificar os proprietários dos riscos que têm a responsabilidade e a autoridade para gerenciar riscos; identificar os responsáveis pelo desenvolvimento, implementação e manutenção da estrutura para gerenciar riscos; identificar outras responsabilidades das pessoas, em todos os níveis da organização no processo de gestão de riscos; estabelecer medição de desempenho e processos de reporte internos ou externos e relação com os devidos escalões; e assegurar níveis apropriados de reconhecimento.

  • Lembrando que a NBR ISO 31000 não estabelece prazos ou como as organizações devem compor sua estrutura. A norma é uma referência, uma base para a implantação da gestão de riscos numa organização, seja qual for. Sabendo disso, pode-se eliminar as alternativas A, C, D e E, pois a norma não fala em obrigações, experiências mínimas ou quem deve assinar alguma coisa.

    Tanto que em muitos trechos da norma é dito "Convém que..."

  • Na estrutura (integração, concepção, implementação, avaliação, melhoria e liderança e comprometimento), na fase de concepção, deve-se identificar os proprietários dos riscos, bem como atribuir papéis e responsabilidades para os mesmos.

    É interessante memorizar isso pois este é um termo pouco intuitivo, (Como assim alguém pode ser proprietário de um risco?) com grande chance de aparecer nas provas.

  • 5.4.3 Atribuindo papéis organizacionais, autoridades, responsabilidades e responsabilizações.

    Convém que a Alta Direção e os órgãos de supervisão, onde aplicável, assegurem que as autoridades, responsabilidades e responsabilizações para os papéis pertinentes à gestão de riscos sejam atribuídas e comunicadas a todos os níveis da organização, e convém que:

    -enfatizem que a gestão de riscos é uma responsabilidade principal

    -identifiquem indivíduos que possuam responsabilização e tenham autoridade para gerenciar riscos (proprietários dos riscos)

    ISO 31000 - 2018

  • Gabarito: B

    A organização deve assegurar que haja responsabilização, autoridade e competência apropriadas para gerenciar riscos, incluindo implementar e manter o processo de gestão de riscos, e assegurar a suficiência, a eficácia e a eficiência de quaisquer controles. Isto pode ser facilitado por: identificar os proprietários dos riscos que têm a responsabilidade e a autoridade para gerenciar riscos; identificar os responsáveis pelo desenvolvimento, implementação e manutenção da estrutura para gerenciar riscos; identificar outras responsabilidades das pessoas, em todos os níveis da organização no processo de gestão de riscos; estabelecer medição de desempenho e processos de reporte internos ou externos e relação com os devidos escalões; e assegurar níveis apropriados de reconhecimento. 


ID
862405
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Transpetro
Ano
2012
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

Segundo a NBR ISO 31000:2009 (Gestão de Riscos – Princípios e Diretrizes), constata-se que gestão de risco é(são)

Alternativas
Comentários
  • ABNT NBR ISO 31000:2009

    Página 10


    2.2
    gestão de riscos
    atividades coordenadas para dirigir e controlar uma organização no que se refere a riscos (2.1)


    Link que abre em PDF a Norma ABNT NBR ISO 31000:2009


    https://www.google.com.br/url?sa=t&rct=j&q=&esrc=s&source=web&cd=1&cad=rja&uact=8&ved=0CB0QFjAAahUKEwiH8L3y5pDJAhWKkZAKHRp-CDs&url=http%3A%2F%2F200.129.168.182%3A4030%2Fattachments%2Fdownload%2F7055%2F0000077796-ISO31000.pdf&usg=AFQjCNFyCQDIQAZ4A7RS9pQphNWjko8fhg


  • Lembro que a norma foi atualizada em 2018. Houve algumas alterações.

  • 2.1 risco efeito da incerteza nos objetivos 

    2.2 gestão de riscos atividades coordenadas para dirigir e controlar uma organização no que se refere a riscos 

    2.3 estrutura da gestão de riscos conjunto de componentes que fornecem os fundamentos e os arranjos organizacionais para a concepção, implementação, monitoramento (2.28), análise crítica e melhoria contínua da gestão de riscos (2.2) através de toda a organização 

    2.4 política de gestão de riscos declaração das intenções e diretrizes gerais de uma organização relacionadas à gestão de riscos

    2.5 atitude perante o risco abordagem da organização para avaliar e eventualmente buscar, reter, assumir ou afastar-se do risco

    2.6 plano de gestão de riscos esquema dentro da estrutura da gestão de riscos (2.3), que especifica a abordagem, os componentes de gestão e os recursos a serem aplicados para gerenciar riscos

    2.7 proprietário do risco pessoa ou entidade com a responsabilidade e a autoridade para gerenciar um risco

    2.8 processo de gestão de riscos aplicação sistemática de políticas, procedimentos e práticas de gestão para as atividades de comunicação, consulta, estabelecimento do contexto, e na identificação, análise, avaliação, tratamento, monitoramento (2.28) e análise crítica dos riscos  

    2.9 estabelecimento do contexto definição dos parâmetros externos e internos a serem levados em consideração ao gerenciar riscos, e estabelecimento do escopo e dos critérios de risco (2.22) para a política de gestão de riscos (2.4) 

    2.10 contexto externo ambiente externo no qual a organização busca atingir seus objetivos 

    2.11 contexto interno ambiente interno no qual a organização busca atingir seus objetivos 

    os principais

    lembrando essas definições é de 2009, 2018 teve algumas alterações.


ID
1371544
Banca
FCC
Órgão
TRT - 13ª Região (PB)
Ano
2014
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

Em um setor administrativo é comum o absenteísmo por quadros álgicos em membros superiores. Entre as medidas recomendadas para melhorar a organização e gestão do trabalho pode ser citado:

Alternativas

ID
1685248
Banca
FCC
Órgão
TRT - 4ª REGIÃO (RS)
Ano
2015
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

Atenção: Considere o texto abaixo para responder à questão.

A empresa PLASTIC possui, atualmente, 400 funcionários contratados em regime celetista. Um de seus funcionários é o Sandoval, com 23 anos de idade, há 2 meses na empresa PLASTIC, na função de operador de injetoras de materiais plásticos. Certo dia, ele operava uma extrusora de tubos de PVC (poli-cloreto de vinila). Ao fazer a limpeza do excesso de borra de plástico que fica acumulado na ponta do tubo de ferro, utilizou uma espátula para remoção desta borra plástica. Durante esse processo, foi atingido pelo material plástico quente que espirrou, causando queimaduras pelo rosto todo e a perda da visão do olho direito. Segundo o supervisor técnico industrial, o material plástico projetado deveria estar à temperatura de 150 ºC, porém o mesmo superaqueceu, atingindo a temperatura de 230 ºC. O equipamento não possuía nenhum tipo de proteção mecânica que pudesse evitar que esse material se projetasse e viesse atingir os trabalhadores.

A empresa PLASTIC, após dois meses do acidente de Sandoval, quer implantar a ABNT NBR ISO 31000. Com base nesta norma, considere:

I. Ela não tem finalidade de certificação, porém é uma ferramenta que pode trazer maiores diferenciais competitivos para as empresas que utilizarem os seus conceitos.

II. O processo de avaliação de riscos é o processo global de identificação de riscos, análise de riscos e avaliação de riscos.

III. As análises de risco devem ser quantitativas e qualitativas.

IV. No processo de gestão de riscos, os registros fornecem os fundamentos para a melhoria dos métodos e ferramentas, bem como de todo o processo.

V. Ela é específica para fábricas e atividades industriais em geral e pode ser aplicada a qualquer tipo de risco, independentemente de sua natureza, quer tenha consequências positivas ou negativas.

Está correto o que se afirma APENAS em:

Alternativas
Comentários
  • Num chute pensado, fiz assim:

     

    Identifiquei a IV como correta - os registros possibilitam as melhorias. Então, eliminei as outras alternativas e fiquei entre A e B.

     

    Tanto na A quanto na B a assertiva II é considerada correta. Resta julgar a I e a III.

    Assertiva A diz que a análise de risco deve ser qualitativa e quantitativa. Julguei errado, pois não há essa obrigatoriedade. Há tipos de análises que são somente qualitativas e outras que são somente quantitativas. Portanto, a assertiva III está errada. 

     

    Assim, cheguei ao gabarito: B.

  • III - As análises de risco podem (não devem) ser qualitativas, quantitativas ou a combinação destas.

    V - Não há especificidade quanto ao tipo de organização e os riscos são identificados, analisados e avaliados.

  • 1 Escopo

    Esta Norma fornece princípios e diretrizes genéricas para a gestão de riscos.

    Esta Norma pode ser utilizada por qualquer empresa pública, privada ou comunitária, associação, grupo ou indivíduo. Portanto, esta Norma não é específica para qualquer indústria ou setor.

    NOTA Para conveniência, todos os diferentes usuários desta Norma são referidos pelo termo geral "organização".

    Esta Norma pode ser aplicada ao longo da vida de uma organização e a uma ampla gama de atividades, incluindo estratégias, decisões, operações, processos, funções, projetos, produtos, serviços e ativos.

    Esta Norma pode ser aplicada a qualquer tipo de risco, independentemente de sua natureza, quer tenha consequências positivas ou negativas.

    Embora esta Norma forneça diretrizes genéricas, ela não pretende promover a uniformidade da gestão de riscos entre organizações. A concepção e a implementação de planos e estruturas para gestão de riscos precisarão levar em consideração as necessidades variadas de uma organização específica, seus objetivos, contexto, estrutura, operações, processos, funções, projetos, produtos, serviços ou ativos e práticas específicas empregadas. Pretende-se que esta Norma seja utilizada para harmonizar os processos de gestão de riscos tanto em normas atuais como em futuras.

    Esta Norma fornece uma abordagem comum para apoiar Normas que tratem de riscos e/ou setores específicos, e não substituí-las.

    Esta Norma não é destinada para fins de certificação. 


ID
2907124
Banca
IBADE
Órgão
CAERN
Ano
2018
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

Existe uma técnica de análise de risco que utiliza uma planilha de registro. Nesta planilha são expressos os dados qualitativos das avaliações de riscos que são gerados através da expressão matemática frequência x consequência.


Esta técnica de análise de risco é denominada de:

Alternativas
Comentários
  • quadro de frequência x consequência são as informações que são colhidas para montar o apr..

    hazop é feito por palavras-guias

  • A Análise Preliminar de Riscos (APR) consiste do estudo, durante a fase de concepção ou desenvolvimento preliminar de um novo projeto ou sistema, com a finalidade de se determinar os possíveis riscos que poderão ocorrer na sua fase operacional.

    A APR é utilizada portanto para uma análise inicial "qualitativa", desenvolvida na fase de projeto e desenvolvimento de qualquer processo, produto ou sistema, tendo especial importância na investigação de sistemas novos de alta inovação e/ou pouco conhecidos, ou seja, quando a experiência em riscos na sua operação é deficiente. Apesar das características básicas de análise inicial, é muito útil de se utilizar como uma ferramenta de revisão geral de segurança em sistemas já operacionais, revelando aspectos que às vezes passariam despercebidos.

    A APR teve seu desenvolvimento inicial na área militar.

    A APR não é uma técnica profunda de análise de riscos e geralmente precede a aplicação de outras técnicas mais detalhadas de análise, já que seu objetivo principal é determinar os riscos e as medidas preventivas antes da fase operacional.

    No estágio em que é aplicada pode ocorrer de existir ainda outros detalhes finais de projeto e, neste caso, a falta de informações quanto aos procedimentos será ainda maior, já que os mesmos são geralmente definidos posteriormente.

  • análise preliminar de riscos (APR) consiste do estudo, durante a fase de concepção, desenvolvimento de um projeto ou sistema, com a finalidade de se determinar os possíveis riscos que poderão ocorrer na sua fase operacional e saná-los para que os mesmos não aconteçam.

    Os princípios e metodologias da APR consistem em proceder-se uma revisão geral dos aspectos de segurança de forma padronizada:

    Alguns pontos importantes a serem abordados em uma APR:

    > Descrição e caracterização dos riscos

    > Medidas de Controle e Prevenção

    > Análise de falha humana

    Fonte: meus resumos.

    Gab. A

  • Frequência

    A - Muito improvável

    B - Improvável

    C - Ocasional

    D - Provável 

    E - Frequente

    x

    Severidade

    I - Desprezível

    II - Marginal

    III - Crítica

    VI - Catastrófica

    =

    Classificação do Risco

    1 - Desprezível 

    2 - Menor

    3 - Moderado

    4 - Sério 

    5 - Crítico

  • Gab . A

    a- Análise Preliminar de Riscos – APR/ Análise Preliminar de Perigos - APP - é um método de análise simples e indutivo cujo objetivo é identificar os perigos e situações e eventos perigosos que podem causar danos em uma determinada atividade, instalação ou sistema.

    b- WHAT-IF/ SWIFT - Técnica estatística "E se" - utiliza conjunto de palavras ou frases de comando para explorar cenários potenciais, causas, consequências e impactos.

    c - Série de Riscos -

    d- Estudo de Operabilidade e Riscos (HazOp) - exame estruturado e sistemático de um produto, processo, procedimento ou sistema existente ou planejado.

    e - Análise de Árvore de Falhas – AAF/FTA - um diagrama de árvore que descreve os fatores causais e sua relação lógica com o evento do topo.

  • Um recém-nascido a ser registrado.

    Três homens armados que fazem uma moça de refém, obrigando-a entrar dentro do carro com eles, à noite.

    Realmente, boa comparação.

  • kkkkkkkkkkkkkkkkkk

    Achei engraçado, mas é realmente isso mesmo. Provas de Defensoria preze sempre pelo benefício do "elemento" por mais errado que ele seja.


ID
3062596
Banca
UFMG
Órgão
UFMG
Ano
2019
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

Segundo o método de investigação de acidente Árvore de Causas (ADC), é CORRETO afirmar:

Alternativas
Comentários
  • No gabarito eu trouxe uma fonte de estudos ou livros, os erros comentarei com minha palavras, para praticar né!

    A - O conceito de variação é um dos elementos chave na investigação de acidente quando se utiliza o método ADC.

    Correto: Trata-se de método baseado na Teoria de Sistemas, o qual aborda o acidente de trabalho como fenômeno complexo, pluricausal e revelador de disfunção na empresa, considerada como um sistema sócio-técnico aberto. Sua aplicação exige reconstrução detalhada e com a maior precisão possível da história do acidente, registrando-se apenas fatos, também denominados fatores de acidente, sem emissão de juízos de valor e sem interpretações(Correção da Letra B), para, retrospectivamente, a partir da lesão sofrida pelo acidentado, identificar a rede de fatores que culminou no AT (Cuny & Krawsky, 1970; Monteau, 1980; Monteau, 1983). O método utiliza o conceito de variação, entendida como mudança ocorrida em relação ao funcionamento habitual do sistema (indústria, oficina etc.), considerada indispensável à ocorrência do acidente.(Comentário do Gabarito) Utiliza também o conceito de atividade, constituída de quatro componentes: indivíduo (I), considerado em seus aspectos físicos e psico-fisiológicos; tarefa (T), entendida como a seqüência de operações executadas pelo indivíduo e passível de observação; material (M), representado por máquinas, instrumentos, ferramentas, matérias-primas e insumos necessários ao desenvolvimento do trabalho; meio de trabalho (MT), entendido em seus aspectos físicos e em suas relações sociais (Para Estudo, na prova caiu sobre o conceito de variação, mas na sua vai cair conceito de Atividade e você vai acertar, sabe pq? pq a prova vai ser feita para você, sua hora chegou)

  • B O juízo de valor elaborado por parte da equipe de investigação em relação aos fatos identificados é fundamental para construção da árvore de acidentes.

    Errado: Quando estudamos investigação de acidente, estudamos que não podemos procurar culpados, devemos fazer uma coleta de dado de forma imparcial, chegar no ambiente e aplicar as técnicas, não devemos colocar nossa opinião sem um levantamento. chega no lugar já com um pensamento, "IXI, ALI FOI O ANDAIME MAL INSTALADO, ELE FOI TENTAR SEGURAR NA BARRA, ACABOU SEGURANDO NO CABO ENERGIZADO E MORREU" A pessoa nem fez uma investigação e já acha como foi o acontecido, tu comeu bost4 de cigano par tentar acertar as coisas?Não! Não seja a vizinha chata, "nossa, chegou esse horário pq tava bebendo todas, olha a cara dele" mal sabe que tava no hospital por infecção bacteriana!

    C - A coleta de informações sobre o acidente deve ser realizada sem a participação do trabalhador acidentado para evitar que ele oculte fatos essenciais

    Errado. As bancas gostammmmmmmmm de colocar essas opções, onde não precisa da informação do trabalhador, onde precisa penaliza-lo para não repetir, tudo isso é fakenews! O trabalhador é a peça CHAVE para um bom levantamento, por isso nos livros de investigação de acidente eles recomendam que perguntemos o mais rápido possível os trabalhadores testemunhas e que sejam feitas perguntas que não tenha como resposta "Acho que..." "tava cansado..." Outro ponto que o livro ensina é fazer a entrevista separadamente dos demais.

    D - A questão a ser feita para construção da árvore a partir dos fatos coletados é “Quem contribuiu para a ocorrência do fato Y?”.

    Errado: como citado acima, não procuramos por quem, procuramos pelo "que". Lembrando que no português que o "quem" tenta retomar a pessoa. Quem fez isso? X O que houve aqui?OK

  • Gab. A

    A árvore de causas é um método de análise baseado na teoria de sistemas utilizado para a análise de acidentes por se tratar de um evento que pode resultar de situações complexas e que, quase sempre, tem várias causas. Se for bem aplicada, deve apontar todas a falhas que antecederam ao evento final (lesão ou não). O conceito básico aplicado é o de variação ou desvio, que pode ser entendido como uma “fuga” dos padrões e que tem relação direta com o acidente.

    https://www.banasqualidade.com.br/artigos/2014/04/arvore-de-causas-uma-metodologia-de-analise


ID
3257806
Banca
FCC
Órgão
TRF - 3ª REGIÃO
Ano
2019
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

Atenção: A questão corresponde à Gestão Pública.

Uma das abordagens mais recentes sobre gestão de riscos no âmbito das organizações está contida na norma técnica ABNT NBR ISO 31000 - Gestão de Risco, segundo a qual o denominado “tratamento de risco” consiste em

Alternativas
Comentários
  • b- Critérios de risco

    c- identificação de riscos

    d- análise de riscos

    e- avaliação de riscos

  • ISO 31000

    6.5.2 Seleção de opções de tratamento de riscos

    Selecionar a(s) opção(ões) mais apropriada(s) de tratamento de riscos envolve balancear os benefícios

    potenciais derivados em relação ao alcance dos objetivos ,face aos custos, esforço ou desvantagens

    da implementação.

    As opções de tratamento de riscos não são necessariamente mutuamente exclusivas ou apropriadas

    em todas as circunstâncias. As opções para tratar o risco podem envolver um ou mais dos seguintes:

    —— evitar o risco ao decidir não iniciar ou continuar com a atividade que dá origem ao risco;

    —— assumir ou aumentar o risco de maneira a perseguir uma oportunidade;

    —— remover a fonte de risco;

    —— mudar a probabilidade;

    —— mudar as consequências;

    —— compartilhar o risco (por exemplo, por meio de contratos, compra de seguros);

    —— reter o risco por decisão fundamentada.


ID
3307633
Banca
CONSULPLAN
Órgão
Prefeitura de Venda Nova do Imigrante - ES
Ano
2016
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

Através de metodologia sistemática e estruturada de identificação e avaliação de riscos é possível prever e prevenir falhas e acidentes. Entre os diversos tipos de técnicas de análise de riscos no trabalho, qual está relacionada à falha dos componentes mecânicos e sistemas?

Alternativas
Comentários
  • Análise de Modos de Falha e Efeitos – AMFE: Técnica que identifica os modos e os mecanismos de falha e seus efeitos.

  • Análise de modo e efeito de falha (FMEA): técnica utilizada para identificar as formas em que componentes, sistemas ou processos podem falhar em atender o intuito de seu projeto. Lista de modos de falha, efeitos para cada componente ou etapa de sistema. Causas da falha e consequências ao processo

  • a- Análise de Árvore de Falhas – AAF - um diagrama de árvore que descreve os fatores causais e sua relação lógica com o evento do topo.

    b- Análise Preliminar de Riscos – APR/ Análise Preliminar de Perigos - APP - é um método de análise simples e indutivo cujo objetivo é identificar os perigos e situações e eventos perigosos que podem causar danos em uma determinada atividade, instalação ou sistema.

    c - Estudo de Operabilidade e Riscos (HazOp) - exame estruturado e sistemático de um produto, processo, procedimento ou sistema existente ou planejado.

    d- Análise de Modos de Falha e Efeitos – AMFE/ Análise de Modo, Efeito e Criticidade de Falha – FMECA - identificar formas em que componentes, sistemas ou processos podem falhar em atender o intuito de seu projeto.

    Fonte: ISO 31010-2012


ID
3886186
Banca
Quadrix
Órgão
SESC-DF
Ano
2018
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

A propósito da ISO 31.000, é correto afirmar que

Alternativas
Comentários
  • ISO 31000 é uma norma da família de gestão de risco criada pela International Organization for Standardization. O objetivo da ISO 31000: 2009 é estabelecer princípios e orientações genéricas sobre gestão de riscos.

    Wiki'


ID
5523007
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de Ribeirão Preto - SP
Ano
2021
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

Temas como saúde, meio ambiente e segurança são muito distintos entre si. No entanto, existem sistemas de gestão integrados de saúde, meio ambiente e segurança e que, por vezes, incorporam ainda os temas qualidade e responsabilidade social ambiental.
Como é possível haver um sistema integrado, sendo os assuntos tão diferentes entre si?

Alternativas