SóProvas


ID
1685278
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPOG
Ano
2015
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Em relação aos parâmetros curriculares nacionais (PCN) e seus princípios para a educação brasileira, julgue os itens a seguir.

Os princípios adotados pelos PCN são: dignidade da pessoa humana, igualdade de direitos, participação e corresponsabilidade pela vida social.


Alternativas
Comentários
  • Princípios adotados pelos PCN's:


    - Dignidade da Pessoa Humana;


    - Igualdade de Direitos;


    - Participação;


    - Co-Responsabilidade pela vida social.


    Gabarito CERTO.


    Bons Estudos!!!^^


    Fonte: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/livro081.pdf

  • Questão correta.

     

    Os Parâmetros Curriculares Nacionais, ao propor uma educação comprometida com a cidadania, elegeram, baseados no textoconstitucional, princípios segundo os quais orientar a educação escolar:

     

    • Dignidade da pessoa humana

    Implica respeito aos direitos humanos, repúdio à discriminação de qualquer tipo, acesso a condições de vida digna, respeito mútuo nas

    relações interpessoais, públicas e privadas.

     

    • Igualdade de direitos

    Refere-se à necessidade de garantir a todos a mesma dignidade e possibilidade de exercício de cidadania. Para tanto há que se considerar o princípio da eqüidade, isto é, que existem diferenças (étnicas, culturais, regionais, de gênero, etárias, religiosas, etc.) e desigualdades (socioeconômicas) que necessitam ser levadas em conta para que a igualdade seja efetivamente alcançada.

     

    • Participação

    Como princípio democrático, traz a noção de cidadania ativa, isto é, da complementaridade entre a representação política tradicional e a participação popular no espaço público, compreendendo que não se trata de uma sociedade homogênea e sim marcada por diferenças de classe, étnicas, religiosas, etc.

     

    • Co-responsabilidade pela vida social

    Implica partilhar com os poderes públicos e diferentes grupos sociais, organizados ou não, a responsabilidade pelos destinos da vida coletiva.

    É, nesse sentido, responsabilidade de todos a construção e a ampliação da democracia no Brasil.

     

    PCN, 1997.