Análise à la Cespe:
• Um dos objetivos das aprendizagens organizacionais... : Ok.
- Ele não diz O objetivo, nem O OBJETIVO PRINCIPAL, ele diz apenas um dos objetivos. O próprio Cespe, em inúmeras questões, diz como - O OBJETIVO do treinamento/desenvolvimento/educação corporativa é voltado ao sucesso da estratégia da organização, suprir os gaps de competências necessárias. Se a curva de aprendizagem na entrada do servidor/colaborador for muito íngreme e for um empecilho estratégico, o treinamento/desenvolvimento pode ter, sim, função de facilitar essa identificação do servidor/colaborador com o meio para que se atinjam os objetivos organizacionais. Um objetivo tático, não estratégico, mas ainda um objetivo.
• ...é possibilitar que o indivíduo se identifique mais facilmente com o seu meio de atuação funcional.: Ok.
- Notar que possibilitar [..] que se identifique mais facilmente não dá ar determinante, e sim meramente facilitador do processo de identificação, o que condiz, por exemplo, com um servidor/colaborador que acabou de entrar e carece das habilidades necessárias para realizar mesmo as funções mais básicas.
- Nesse caso, o treinamento/desenvolvimento serve como um pézinho para evitar que o servidor/colaborador não tropece em sua inexperiência, o que pode postergar mas não necessariamente impedir a identificação com o trabalho. Essa parte é polêmica porque o próprio Cespe não considera o sistema de aprendizagem organizacional como fator de motivação. Motivação e identificação com o trabalho não são mutuamente exclusivos, e esse é um dos problemas de remover completamente o fator motivação do cálculo no sistema de aprendizagem.
Opinião: Esse é o tipo de questão que, na minha opinião, dá aos concursos o caráter de loteria. A interpretação que eu fiz foi totalmente subjetiva e moldada pela ideia de que eu já sabia que o item estava certo. Igualmente, eu poderia ter feito uma explicação completamente plausível que mostraria que o item está errado.
Se eu quisesse que o item estivesse errado, bastava dizer que a identificação com o meio funcional tem cunho motivacional e é relacionado à QVT, não às atividades educacionais.
Não falo em tom de reclamação porque estudo já há um tempo e sei que o sistema é assim, reclamar não traz soluções. A solução é política.
Eu falo em tom de conselho para aqueles que vivem reclamando das questões subjetivas na área de Gestão de Pessoas e Administração Geral. As questões em que se cabe interpretação são as questões loteria e, com prática na banca desejada (milhares de exercícios), pode-se mitigar o efeito delas. As duplas interpretações são direcionadas através da escolha de palavras, que é similar dentro da mesma banca, e por isso a resolução de exercícios é fundamental nesse conteúdo.
Dito isso, busque objetivamente o que fez você errar na questão. Grave. Anote. Perceba padrões. Perceba discrepâncias. Ignore as loterias, elas são minoria.
Att.,
Rafael
Aprendi com a prof. Giovana Carranza a não procurar chifre em cabeça de cavalo. Nessa questão por exemplo, extremamente subjetiva, me pergunto ao ler a assertiva:
"Um dos objetivos das aprendizagens organizacionais é possibilitar que o indivíduo se identifique mais facilmente com o seu meio de atuação funcional."
Pq não seria? Qual erro da questão? Afinal, o fato do indivíduo se identificar com seu meio de atuação não é algo bom para a empresa? Pq um dos objetivos da aprendizagem organizacional não seria esse se é algo proveitoso para ambos?