-
https://serasa.certificadodigital.com.br/o-que-e/
-
Desde quando certificação digital garante inviolabilidade? Por favor, indiquem para comentário.
-
Nada, no meio digital, é garantido. Quanto mais a inviolabilidade. Deveria ser anulada.
-
O Certificado Digital é uma assinatura com validade jurídica que garante proteção às transações eletrônicas e outros serviços via internet, permitindo que pessoas e empresas se identifiquem e assinem digitalmente de qualquer lugar do mundo com mais segurança e agilidade.
https://serasa.certificadodigital.com.br/o-que-e/
Complementando o comentário da Patrícia...
-
Certo...mas já saiu o gabarito definitivo?
-
Questão controversa, mas verifiquei o gabarito oficial e de fato a questão é dada como correta.
-
Até se a matéria em questão fosse informática ela seria considerada errada! Nada é GARANTIDO NA INTERNET!
-
Indiquem para comentário. Ta estranho isso aí
-
A certificação digital trabalha com um sistema de chaves duplas: uma é pública, de conhecimento geral tanto do seu código quanto do seu proprietário; e outra é privada, de conhecimento apenas de seu proprietário. Caso o proprietário deseje cifrar uma mensagem de correio eletrônico, ele utiliza sua chave privada, e o destinatário deve utilizar sua chave pública para decifrar a informação. Caso o autor deseje enviar uma mensagem cifrada para uma pessoa, o mesmo deve utilizar a chave pública do destinatário para cifrar a mensagem, que somente será decifrada pela sua chave privada.
A chave pública, aplicada e conjunto com o hash (código de documento) dá origem à assinatura eletrônica, que é um "resumo numérico" do documento. Em síntese, todo o conteúdo da mensagem é identificado em uma sequencia de apenas alguns dígitos. Caso o conteúdo da mensagem original for modificado, em uma vírgula que seja, esse "resumo numérico" também é modificado, indicando que houve alterações no documento original.
Sendo assim, a certificação digital é um recurso de segurança bastante confiável, e sua utilização garante a inviolabilidade e integridade da informação, bem como a identidade do emissor.
Resposta: CERTO
-
MP2202-2
art 3: Fica instituída a Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira - ICP-Brasil, para garantir a autenticidade(identidade do emissor), a integridade e a validade jurídica de documentos em forma eletrônica, das aplicações de suporte e das aplicações habilitadas que utilizem certificados digitais, bem como a realização de transações eletrônicas seguras
Lei 12527,
VIII - integridade: qualidade da informação não modificada, inclusive quanto à origem, trânsito e destino (= inviolabilidade do conteúdo)
(achei meio controverso o garantir mesmo assim)
Gab: CERTO
-
Não adianta a gente ficar chorando, o jeito é aceitar a Jurisprudência do CESPE.
-
"O e-CPF é a versão eletrônica do CPF, que garante a autenticidade e a integridade nas transações eletrônicas de pessoas físicas..
Além de identificar com segurança pessoas físicas, o e-CPF garante confiabilidade, privacidade, integridade e inviolabilidade em mensagens e em diversos tipos de transações realizadas via Internet."
(http://certificadodigital.net.br/site/e-cpf/)
P.S.: também achei estranho dizer que garante a inviolabilidade....
-
PARA GARANTIR = OK
SE VAI GARANTIR = NÃO, são outros 500!
GAB CERTO. (se pensar muito erra)
-
Essa questão é para quem não estuda INFORMÁTICA!!!!!!
Nada de segurança!!! Quem garante que irá chegar??
-
O certificado digital é um arquivo eletrônico que serve como identidade virtual para uma pessoa física ou jurídica. Com ele pode-se fazer transações online com garantia de autenticidade e com toda proteção das informações trocadas. O certificado pode conter dados do usuário que envia uma mensagem e assim garantir sua identidade. Além disso, o certificado criptografa a mensagem com a chave pública do destinatário de modo a garantir que nenhum outro possa acessar o conteúdo da mensagem.
-
O certificado digital é um arquivo eletrônico que serve como identidade virtual para uma pessoa física ou jurídica. Com ele pode-se fazer transações online com garantia de autenticidade e com toda proteção das informações trocadas. O certificado pode conter dados do usuário que envia uma mensagem e assim garantir sua identidade. Além disso, o certificado criptografa a mensagem com a chave pública do destinatário de modo a garantir que nenhum outro possa acessar o conteúdo da mensagem.
Fonte: Estratégia concursos.
-
O certificado digital é um arquivo eletrônico que serve como identidade virtual para uma pessoa física ou jurídica. Com ele pode-se fazer transações online com garantia de autenticidade e com toda proteção das informações trocadas. Existe certificado digital para trabalhar com criptografia e existe certificado para trabalhar com assinatura digital. O que provê criptografia só garante confidencialidade; o que prove assinatura digital garante autenticidade, integridade e não repúdio; Logo, com certificados digitais é possível prover confidencialidade, autenticidade,
integridade e não repúdio, mas não todos simultaneamente. Logo, essa questão é ambígua, uma vez que não é possível avaliar pelo enunciado se a questão se trata da garantia simultânea ou não – para mim, deveria ser anulada.
Gabarito: Correto
-
quem é da área de t.i e trabalha com informatica erra esta questão, mas aqueles que estudam somente a teórica acertam, fica difícil saber o que a cespe quer, inadmissível esse gabarito.
-
O certificado digital é um arquivo eletrônico que serve como identidade virtual para uma pessoa física ou jurídica. Com ele pode-se fazer transações online com garantia de autenticidade e com toda proteção das informações trocadas. Existe certificado digital para trabalhar com criptografia e existe certificado para trabalhar com assinatura digital. O que provê criptografia só garante confidencialidade; o que prove assinatura digital garante autenticidade, integridade e não repúdio. Logo, com certificados digitais é possível prover confidencialidade, autenticidade, integridade e não repúdio, mas não todos simultaneamente.
Questão deveria ser anulada.
Fonte: Estratégia Concursos
-
Garante a integridade e a inviolabilidade do conteúdo da mensagem enviada foi pra acabar...
-
inviolabilidade seriaa mesma coisa que integridade?
-
O certificado digital é um arquivo eletrônico que serve como identidade virtual para uma pessoa física ou jurídica. Com ele, pode-se fazer transações online com garantia de autenticidade e com toda proteção das informações trocadas. Existe certificado digital para trabalhar com criptografia e existe certificado para trabalhar com assinatura digital. O que provê criptografia só garante confidencialidade; o que provê assinatura digital garante autenticidade, integridade e não repúdio; Logo, com certificados digitais é possível prover confidencialidade, autenticidade, integridade e não repúdio, mas não todos simultaneamente. Logo, essa questão é ambígua, uma vez que não é possível avaliar pelo enunciado se a questão se trata da garantia simultânea ou não – para mim, deveria ser anulada.
ESTRATEGIA
-
Garantir!!!
(CESPE / STF – 2013) Por meio de um token protegido por senha, com chaves e certificados
digitais, pode-se garantir a integridade do conteúdo de um documento eletrônico.
A questão foi anulada com a seguinte justificativa: a utilização do termo "garantir" pode ter
prejudicado o julgamento objetivo do item. Por essa razão, opta-se por sua anulação. Vejam como
a banca é bipolar! Essa também deveria ser anulada!