SóProvas


ID
1687633
Banca
OBJETIVA
Órgão
EPTC
Ano
2012
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

       No mundo inteiro, busca-se melhorar a segurança no trânsito com ações de engenharia, de fiscalização e de educação. Todas as experiências em educação de crianças e de adolescentes objetivam _________ como pedestres e ciclistas, bem como contribuir para a formação de cidadãos que respeitem a legislação e que não se envolvam em acidentes de trânsito. Espera-se que as lições aprendidas na escola perdurem até que esses jovens cresçam e tornem-se motoristas.

       Exceto por pouquíssimos programas educativos que adotam a cidadania como referência para desenvolver a consciência crítica sobre direitos e deveres no trânsito, quase todas as práticas educativas existentes no Brasil e no Exterior abordam o tema sob o ponto de vista informativo. Partem da premissa de que os alunos precisam conhecer comportamentos seguros para atravessar as vias (treinamento de habilidades psicomotoras).

       Essa prática reflete a visão de que o homem precisa adaptar-se ao automóvel, e os acidentes não são entendidos como consequência de um modo de vida que cultua o individualismo e a competição. A grande maioria das ações educativas atuais, portanto, colabora para a dominação da máquina sobre o homem. Se aos alunos não for permitido refletir criticamente sobre o trânsito, sobre as consequências da liberdade do automóvel no sistema viário, e se eles não puderem vivenciar os valores éticos, as ações educativas não estarão contribuindo para a formação de cidadãos nem de motoristas que respeitem as regras por ____________ como condição fundamental para a vida em sociedade.

       (…)

                                                                                                   http://www.sinaldetransito.com.br - adaptado

Assinalar a alternativa CORRETA quanto à colocação pronominal:

Alternativas
Comentários
  • Aos colegas que não têm acesso: OPÇÃO D

    A:  (Nós) o tínhamos o prevenido sobre a violência nas ruas. *PRÓCLISE, por causa do pronome, que está oculto. 

    B: Logo, sentir-te-às mais protegido. NÃO PODE: "Logo, sentirás-te mais protegido" pois o verbo está no futuro (não pode ênclise). Lembrando que a vírgula quebrou a atração que forçaria a próclise. Sem ela seria correto: LOGO TE SENTIRÁS MAIS PROTEGIDO. 
    C: O certo seria: Tornei-me um cidadão do bem. (Pronome átono não inicia frase).
  • Rui Lemes, sobre a opção D,você pode me explicar o porquê que a mesma está correta?
    Tenho uma gramática aqui comigo,a mesma fala da regra do verbo no gerúndio.No caso da assertiva D fiquei quebrando a mente agora.

  • Na opção "D" é facultativo?

  • A respostas é letra D.

    A regra diz que:

    verbo auxiliar + gerúndio ou infinitivo,se não houver palavra atrativa, o pronome oblíquo poderá ficar depois do verbo auxiliar ou do principal.

     

     

     

  • Letra D

  • ASSISTAM: https://www.youtube.com/watch?v=rlaupgfdkwg

  • PROF JOÃO BATISTA:

    O PARTICÍPIO jamais aceita pronome DEPOIS (ênclise ao particípio).

    O GERÚNDIO sempre aceita pronome DEPOIS. Há uma exceção: EM SE TRATANDO, EM SE FALANDO, EM SE DIZENDO. Nesse caso, usa-se PRÓCLISE.

    O INFINITIVO sempre aceita pronome DEPOIS, não há exceção.