- ID
- 1687744
- Banca
- FUNDEP (Gestão de Concursos)
- Órgão
- COHAB MINAS
- Ano
- 2015
- Provas
- Disciplina
- Português
- Assuntos
Dignidade de morrer
Baseado em um caso real de eutanásia, filme italiano
“A Bela Adormecida" discute os conflitos morais e
religiosos que cercam a decisão de um pai em pôr
fim à vida da filha em coma
Um dramático caso da sociedade italiana atual,
envolvendo consciência individual e razão de Estado,
convicções religiosas e pertencimentos políticos, constitui
o pano de fundo no qual se movem as personagens,
fictícias, mas suficientemente verossímeis, do último
longa de Marco Bellocchio, A Bela Adormecida (2012).
O diretor já acostumara o público a obras nas quais os
dilemas internos dos protagonistas se sobrepunham a
eventos marcantes da história de seu país: assim foi,
para ficar somente na filmografia mais recente, com Bom
Dia, Noite (2003) - no qual o fato histórico do sequestro
e o sucessivo assassinato do presidente do partido da
Democracia Cristã em 1978 pelas temidas Brigadas
Vermelhas se entrelaça com as angústias e os dilemas de
uma jovem que pertence ao grupo dos sequestradores e
carcereiros do político. Nesta nova performance, o diretor
acompanha uma semana da história política e social da
Itália, no começo de fevereiro de 2009. Na ocasião, o
país concentrou sua atenção nos fatos ligados à vida e
morte de Eluana Englaro, uma mulher que estava em
estado vegetativo numa clínica havia 17 anos. Eluana
sofrera um acidente de carro e, durante aquele ano, seu
pai entrara com pedido na justiça, a fim de obter o direito
de suspender hidratação e alimentação, para permitir à
filha uma morte digna.
SCARRONE, Marcelo. Dignidade de morrer. Revista de
História. Disponível em: <http://www.revistadehistoria.com. br/secao/cine-historia/dignidade-de-morrer> . Adaptado.
As obras de Bellocchio têm como característica