SóProvas


ID
1687921
Banca
FUNDEP (Gestão de Concursos)
Órgão
COHAB MINAS
Ano
2015
Provas
Disciplina
Direito Urbanístico
Assuntos

O artigo 2º do Estatuto da Cidade define as diretrizes gerais que devem ser seguidas na elaboração da política urbana, todas elas voltadas para garantir o pleno desenvolvimento das funções sociais da cidade e da propriedade urbana.

Dentre as diretrizes gerais, podemos citar, EXCETO:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: D

    a) CORRETA : Lei 10.257/01, art. 2º, I


    b) CORRETA : Lei 10.257/01, art. 2º, II


    c) CORRETA : Lei 10.257/01, art. 2º, V


    d) INCORRETA: não existe esta previsão na lei.

  • Gab. D

    Complementando...

    Ao que parece, a alternativa "D" ao mencionar "Remoção de famílias de baixa renda para a periferia das cidades, visando melhorar a urbanização das áreas centrais", refere-se ao processo de Gentrificação - um processo de transformação urbana que “expulsa” moradores de bairros periféricos (Ou apesar de bem localizado, nas áreas centrais, por exemplo; é reduto de populações de baixa renda, portanto desvalorizado) e transforma essas regiões em áreas nobres. A especulação imobiliária, aumento do turismo e obras governamentais são responsáveis pelo fenômeno.

    A palavra define essa espécie de “aburguesamento” das áreas que passam pela gentrificação urbana.

    Do ponto de vista de alguns estudiosos, a gentrificação representa um grande perigo para as cidades, de maneira geral, porque independente de consequências saudáveis ou nocivas para o bairro que foi gentrificado, o grande problema está em mapear o que aconteceu com as pessoas que de fato foram forçadas a migrarem para outros lugares por conta do processo gentrificador: para qual bairro elas foram?! Este bairro recebe os mesmos investimentos públicos, e desperta a mesma atenção que o bairro gentrificado?!