SóProvas


ID
1688977
Banca
IBFC
Órgão
Docas - PB
Ano
2015
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Texto I

      Sinto-me um pouco intrusa vasculhando minha infância. Não quero perturbar aquela menina no seu ofício de sonhar. Não a quero sobressaltar quando se abre para o mundo que tão intensamente adivinha, nem interromper sua risada quando acha graça de algo que ninguém mais percebeu.

      Tento remontá-la aqui num quebra-cabeças que vai formar um retrato - o meu retrato? Certamente faltarão algumas peças. Mas, falhada e fragmentária, esta sou eu, e me reconheço assim em toda a minha incompletude. Algumas destas narrações já publiquei. São meu rebanho, e posso chamá-las de volta quando quiser. Muitas eu mesma vi e vivi; outras apanhei soltas no ar, pois sempre há quem se exponha a uma criança que finge não escutar nem enxergar muita coisa da sua vida ao rés-do-chão.

      Aqui onde estou - diante deste computador, nesta altura e deste ângulo -, afinal compreendo que não são as palavras que produzem o mundo, pois este nem ao menos cabe dentro delas. Assim aquela menina dançando no pátio na chuva não cabia no seu protegido cotidiano: procurava sempre o susto que viria além.

      Então enfiava-se atrás dos biombos da imaginação, colocava as máscaras e espiava o belo e o intrigante, que levaria o resto de sua vida tentando descrever.

                                                                                                    (Lya Luft, Mar de dentro, p. 13-14) 

Considere o trecho abaixo para responder à questão.

"Não a quero sobressaltar quando se abre para o mundo que tão intensamente adivinha, nem interromper sua risada quando acha graça de algo que ninguém mais percebeu." (1°§)

Os dois fragmentos destacados no trecho relacionam-se sintático-semanticamente. Assinale a opção que indica, corretamente, o tipo de relação sintática que há entre eles e o valor semântico explicitado.

Alternativas
Comentários
  • valeu amigo, tudo de bom para você também, sucessos e abraço!
  • Guiei-me pelo segundo fragmento. "Nem" como elemento de adição pois, de acordo com o trecho, não a quer sobressaltar e também não que interromper a risada dela.

  • Podemos concluir Não quero algo e nem outro

    Logo adição!

  • Não quero [isso] nem [aquilo] = adição

  • Complementando o comentário dos colegas, Os dois fragmentos são independentes sintaticamente, visto que possuem sentido completo e são orações as quais se referem à GAROTA.

  • Orações coordenadas 

  • Por que independência sintática?

  • Nem = não + e 

     

    Independência sintática porque é uma oração coordenada sindética aditiva. A independência vem justamente do fato de serem coordenadas (sintaticamente não dependem uma da outra). Explicando:

     

     "De acordo com o tipo de conjunção que as introduz, as orações coordenadas sindéticas podem ser: aditivas, adversativas, alternativas, conclusivas ou explicativas. 

      As aditivas, como o nome indica, expressam ideia de adição, acrescentamento. Normalmente indicam fatos, acontecimentos ou pensamentos dispostos em sequência. As conjunções coordenativas aditivas típicas são 'e' e 'nem'"

     

    Quem teve dificuldade nessa questão, sugiro que acesse http://www.soportugues.com.br/secoes/sint/sint25.php 

    Esse site é ótimo e foi o que me fez aprender de vez esse assunto.

  • GABARITO B

     

    "Não a quero sobressaltar quando se abre para o mundo que tão intensamente adivinha, nem interromper sua risada quando acha graça de algo que ninguém mais percebeu." 

     

       Não a quero sobressaltar (1)  [...] e também não quero interromper sua risada .(2)

           Perceberam a ideia de adição entre elas? A pessoa não quer 2 coisas.

             E são independentes pois não se subordinam, você consegue entender cada oração ao lê-las separadamente.

     

    bons estudos.

  • IBFC AMA "NEM" ==> ADICÇÃO

  • GABARITO: LETRA B

    Aditivas: ligam orações ou palavras, expressando ideia de acrescentamento ou adição. São elas: e, nem (= e não), não só... mas também, não só... como também, bem como, não só... mas ainda. Por exemplo:

    A sua pesquisa é clara e objetiva.

    Ela não só dirigiu a pesquisa como também escreveu o relatório.

    FONTE: WWW.SÓPORTUGUÊS.COM.BR