SóProvas


ID
1689334
Banca
NC-UFPR
Órgão
COPEL
Ano
2015
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

      Muitas mulheres, quando entram em uma sala de aula pela primeira vez para ensinar seja Física ou Ciência Política, enfrentam rotineiramente a ridicularização de meninos que simplesmente não conseguem sincronizar a expectativa – uma disciplina encarnada na figura de um homem – e a realidade. Aí começa uma longa jornada de deboches, afrontas e desdéns.

      Mas isso não é observado por todos. Geralmente, é só a professora que sente calada e enxerga com o canto do olho a arrogância do aluno (e da aluna também). As consequências desse ato tão pequeno, mas tão poderoso (que é engendrado por parte de meninos que, na verdade, pouco sabem sobre o que está sendo ensinado), é o desenvolvimento de um processo de autodilaceração, insegurança e até pânico entre as mulheres. O ensino se torna um fardo e uma provação constante.

      Foram tantas as vezes em que eu entrei em sala de aula e, ao falar sobre teoria social, deparei-me com alunos que simplesmente não conseguiam me olhar nos olhos. Mas os problemas não acabam por aí. Salas de professores e corredores universitários são cenários perfeitos para a reprodução do poder masculino. Tente entrar na roda de discussão sobre política ou economia. Não se surpreenda se seus colegas continuarem de costas para você, mais ou menos como acontece quando uma mulher tenta dar uma opinião sobre tática futebolística. Se a mulher levantar a voz para ser ouvida, será chamada de histérica. Mas se ela conseguir entrar na roda dos meninos, não é raro que sua opinião seja desprezada por gestos microscópicos, como a mudança ligeira de assunto. Uma verdadeira máquina de exclusão e de corroer autoestima.

                                                                                                              (CartaCapital, 11/08/2015. Adaptado)

Com base no texto, considere as seguintes afirmativas:

1. A palavra “aí” (linha 3) pode ser substituída por “então”.

2. A expressão “sincronizar a expectativa com a realidade” (linhas 2 e 3) significa ajustar o que acontece de fato ao que se esperava acontecer.

3. O termo “rotineiramente” (linha 2) pode ser substituído por “sistematicamente” sem prejuízo para o sentido da passagem.

Assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Discordo que trocar "Sistematicamente" por  "rotineiramente" manteria o sentido original da frase. Mas enfim, vivendo e aprendendo.

  • estranho........... o ítem 2 parece estar claramente invertido.

  • Sinônimos de Sistematicamente:

    metodicamente, constantemente.


  • Jones strada, de fato está trocado, mas ele não usou o "respectivamente"


  • "Ajustar" VTDI, ajustar algo à alguma coisa ou à alguém.

    " o que acontece de fato?" A REALIDADE.

    "o que se espera acontecer? A EXPECTATIVA.

    ORA, ficaria ajustar a REALIDADE à EXPECTATIVA!

    Já se Ajustarmos à expectativa a realidade, há mudança semântica, o sentido já não é o mesmo.

    A banca pediu, de acordo com o texto assinale a alternativa correta. Se for interpretação, muda o sentido, questão ERRADA.

     

     

     

  • https://www.sinonimos.com.br/sistematicamente/

  • Está clara a mudança de sentido na alternativa 2, sabemos que a adaptação tem que ser feita na expectativa, e a alternativa sugere que a realidade que teria que ser mudada.

    Aplicando no texto, quem teria que mudar é a professora e aceitar o preconceito, não os alunos de se deixarem levar por estereótipos.

  • '' se é louco cachoeira..!'' Por um momento achei que a Dilma Rousseff que elaborou essa...kkkkkkk... no meu ponto de vista a palavra sistematicamente altera o sentido, pois difere de rotineiramente. A não ser que a Dilma tenha elaborado essa questão... kkkkkk...

  • Gab E

    Infelizmente não podemos concordar nem descordar com a banca é do jeito dela e pronto... então devemos seguir o jeito dela.

    Bons estudos galerinha!!!!

    #Rumo_PCPR.

  • SISTEMATICAMENTE: algo frequente.

    GABARITO= E

    MAS, É UM QUESTÃO COMPLICADA.

  • Se vc estuda bastante e tem raciocínio rápido, então você errou.

  •  O mesmo que sistêmico ou sistemático, metódico. Ações corriqueiras do dia-a-dia, cujos métodos são sequencias de operações, necessarias à obtenção de um determinado objetivo

  • Meus dicionários não existem os itens III como sinônimos, e acredito que não os sendo, mudaria o sentido da passagem. Quiçá.

  • na minha humilde opinião, rotina é algo diário, acontece todo dia. agora sistematicamente, é que ocorre do mesmo jeito sempre, sem mudar o padrão, mas enfim....
  • PC-PR 2021

  • rotineiramente nunca que é sinônimo de sistemáticamente!

  • Puts, sacanagem... procurei os sinônimos dos dois e não encontrei isso... Infelizmente quem sabe erra.

    Rotineiramente é diferente de sistematicamente.

  • Minha opinião sobre a afirmativa 3:

    • afirmar que são sinônimos é forçar demais a barra.

    Ex: vou comprar pão todos os dias --> é uma rotina (Amplo)

    Ex: vou comprar pão todos os dias --> compro sempre 2 pães, às 18 h, na mesma padaria, todos os dias. Sistemático. (Estrito)

    Fonte: https://www.sinonimos.com.br/sistematicamente/) e https://www.sinonimos.com.br/rotineiramente/)

    Sobre a alternativa 2:

    • Minha resposta na 2 é baseada no "força barra" da 3, no sentido de tentar entender a banca. Veja que a assertiva TROCA A ORDEM das definições.

    A expressão “sincronizar a expectativa com a realidade” (linhas 2 e 3) significa ajustar o que acontece de fato ao que se esperava acontecer.

    Compreendo que o sentido geral é o mesmo, MAS NÃO NESSA ORDEM. Fiquei com medo de responder.

    Era isso.

    Questão salva.