SóProvas


ID
1689445
Banca
NC-UFPR
Órgão
COPEL
Ano
2015
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

                    Comentários na Internet são “descarrego de ódio”, dizem psicólogos

      Se você busca debates sadios, opiniões ponderadas e críticas construtivas, não entre nos comentários de notícias e posts na Internet. Os itens acima são coisa rara no meio do mais puro “ódio.com”. “

      É um canal de escape emocional 24 horas no ar. Se a emoção é forte, eu descarrego um caminhão de sentimentos nos comentários”, afirma Andréa Jotta, pesquisadora do Núcleo de Pesquisa em Psicologia em Informática da PUC-SP. “O problema é que a Internet deixa aquilo eterno. Você pode mudar de opinião, mas aquilo fica registrado e pode te prejudicar no futuro”, completa.

      Dez anos atrás se popularizou o conceito de “Web 2.0”, e os sites noticiosos abriram espaço para os internautas opinarem sobre as reportagens. A ideia original era tornar os portais de notícia “uma rua de mão dupla”. Na prática, o espaço virou um congestionamento de palavrões, ameaças e preconceitos.

      “A tecnologia da internet fez explodir a demanda social da catarse. As opiniões são sempre radicais, explosivas”, opina o psicólogo Jacob Pinheiro Goldberg. “A lógica binária da internet estimula a visão maniqueísta do mundo: ou você é contra ou a favor. A sutileza não é o traço essencial da internet”, argumenta.

       A interatividade acabou gerando duas crias indesejadas: os “trolls” e os “haters”. O primeiro é um polemista que se diverte com a repercussão de suas “troladas”, gíria para opiniões descabidas e zombeteiras só publicadas para gerar revolta nos outros internautas.

      Já os “haters” são acusadores que distribuem sua fúria contra times, partidos, religiões, raças, gêneros, opções sexuais, gostos musicais e o que tiver em pauta.

(Rodrigo Bertolotto, disponível em <http://tecnologia.uol.com.br/noticias/redaçao/2015/08/13/botao-de-comentario-vira-descarrego-de-odio-dizem-psicologos.htm>, 13/08/2015) 

 Com base no texto, considere as seguintes afirmativas:

1. No primeiro parágrafo, a expressão “os itens acima" refere-se a “comentários de notícias e posts".

2. “troladas" pode ser considerado um neologismo em português, através da transformação do estrangeirismo “troll" em substantivo.

3. No segundo parágrafo, o termo “aquilo", repetido duas vezes na fala da pesquisadora, refere-se aos comentários.

Assinale a alternativa correta. 

Alternativas
Comentários
  • Por qual motivo a afirmativa 3 estaria errada? A referência do termo "aquilo" não seria justamente pelos comentários? Grato

  • Também não entendi por que a assertiva 3 está errada...

  • Aquilo refere-se à opinião,e não ao comentário 

  • Entendo que "aquilo" refira-se à "um caminhão de sentimentos", isto é, à opinião descomedida que consta nos comentários. Portanto, está errada a afirmativa 3.

  • Analisei superficialmente e caí na besteira de considar o "aquilo" como referência a "comentários". Em uma segunda análise, mais precisa, percebi que o termo referia-se "um caminhão de sentimento".

    MAIS ATENÇÃO!!!!!

  • "Se a emoção é forte, eu descarrego um caminhão de sentimentos nos comentários"

    *descarregar é verbo Bi-transitivo: Quem descarrega, descarrega alguma coisa (Obj.Direto) em algum lugar (Obj.Indireto).

    Daria até para dizer que o pronome demonstrativo "aquilo" se referiria à expressão: "um caminhão de sentimentos nos comentários"

    Já só "comentários" torna o item errado.

  • Aquilo, na minha opinião, refere-se ao "caminhão de sentimentos" que são escritos nos comentários. No entanto, aquilo pode se referir a "comentários: que podem ser bons ou ruins" e assim como um caminhão de sentimentos: "que pode ser sentimentos bons ou ruins". Questão em minha opinião confusa.

  • Gabarito da resolução on-line está errado. Baixem a prova e vejam, a alternativa correta é a letra D.

  • Gabarito D

    Não concordo com o gabarito, como disse nosso colega Lecson Ottonelli Bellinaso, acredito que o gabarito deve está errado. Aquilo se refere a algo que ficou registrado. Percebam que de acordo com o texto, o que fica registrado? são os comentários ou um caminhão de sentimentos, não se pode registrar caminhão de sentimentos, mas sim expressá-los. De fato, o que ficou registrado foi os comentários.

    É um canal de escape emocional 24 horas no ar. Se a emoção é forte, eu descarrego um caminhão de sentimentos nos comentários”, afirma Andréa Jotta, pesquisadora do Núcleo de Pesquisa em Psicologia em Informática da PUC-SP. “O problema é que a Internet deixa aquilo eterno. Você pode mudar de opinião, mas aquilo fica registrado e pode te prejudicar no futuro”, completa.

  • Qconcursos tá uma bagunça. Gabarito é letra D). Só agora que corrigiram. Fiz a questão anteriormente e estava letra A)

    Cadê comentário de professor????

  • bom se o gab é a letra D como a galera está falando então acertei kk
  • bobiou a gente pimba

  • #Pertencermos PMPR!

  • Parabéns! Você acertou!

    GAB. D

  • Há duas questões iguais aqui no QC, uma com gabarito A e outra com D...

  • Como assim???

    A mesma questão com gabaritos diferentes????

    https://www.qconcursos.com/questoes-de-concursos/questoes/6b2dab81-4e