- Enfoque ou pensamento sistêmico:
- Entender a multiplicidade e interdependência das causas e variáveis dos problemas complexos;
- Organizar soluções para problemas complexos.
Como aponta MAXIMIANO (2000), o pensamento sistêmico complementa e integra teorias especializadas através de sua nova ótica, interpretação e soluções para enfrentar os problemas complexos. Vale lembrar que o enfoque da administração científica se preocupava mais com a eficiência fabril do que com o desempenho da organização. Todavia, a administração que focar em enfrentar aspectos de eficiência sem considerar as implicações da poluição, do comportamento humano, dentre outras, irá estabelecer mais problemas ao invés de resolvê-los.
O enfoque sistêmico tem como base a idéia de sistema, que consiste: em um todo complexo ou organizado; é um conjunto de partes ou elementos que formam um todo unitário ou complexo (CLERAND, David I., KING R. Systems analysis and Project management, New York: McGraw Hill, 1975). Um sistema é um todo que funciona como todo, devido à interdependência de suas partes, como afirma MAXIMIANO (2000). O enfoque sistêmico é um sistema de idéias, que pode ser entendido como filosofia ou forma de produzir, interpretar e utilizar conhecimentos, podendo ser aplicado em todas as áreas da atividade e do raciocínio humanos além de ser um método de resolver problemas e organizar conjuntos complexos de componentes.
Roborando o assunto, de acordo com o autor supramencionado, qualquer sistema pode ser representado como um conjunto de elementos interdependentes, que se organizam em três partes: entradas (elementos ou recursos físicos e abstratos que o sistema é constituído) processo (interligam os componentes e transformam os elementos de entrada em resultados) e saída (resultados do sistema; objetivos que o sistema pretende atingir ou efetivamente atinge). A fábrica é a representação concreta que mais facilmente ilustra um sistema.