GABARITO LETRA C.
QUESTÃO 100% CONCEITUAL
A) CAPITALIZAÇÃO COMPOSTA: o regime de capitalização composta, os juros produzidos num período serão acrescidos ao valor aplicado e no próximo período também produzirão juros, formando o chamado “juros sobre juros”.
B) CAPITALIZAÇÃO SIMPLES: Em um regime de capitalização simples, o cálculo dos juros é feito apenas sobre o valor inicial da operação. Os juros gerados ao longo do tempo não são somados ao capital inicial, de modo que não há qualquer alteração na taxa nos períodos seguintes.
C) [GABARITO] O desconto comercial (ou por fora) equivale ao juro simples, calculado sobre o valor nominal, até seu vencimento.
D) TAXAS EQUIVALENTES: Taxas equivalentes são as taxas de juros fornecidas em unidades de tempo diferentes, ou seja, são duas taxas de juros, quando expressas em unidades de tempo distintas, serão equivalentes quando, incidindo sobre um mesmo capital inicial, por um mesmo prazo, geram o mesmo valor futuro (ou montante), sempre considerando o regime de capitalização composta.
E) PERÍODO DE CAPITALIZAÇÃO: Um período de capitalização é cada um dos períodos de tempo iguais e adjacentes em que pode ser dividido o prazo de aplicação (a duração) de uma aplicação financeira. O pagamento de juros tem lugar após cada período de capitalização.
Por exemplo, um depósito com um prazo de aplicação de um ano que paga juros trimestralmente, tem 4 períodos de capitalização: cada período dura três meses. São, portanto, feitos quatro pagamentos de juros. O número de períodos de capitalização é normalmente expresso em fórmulas financeiras pelo símbolo "n".
FONTES:
Leia mais: https://matematicafinanceira.webnode.com.br/capitaliza%C3%A7%C3%A3o%20composta/
http://blog.mepassaai.com.br/capitalizacao-simples-entenda-o-conceito-e-como-calcular/
http://linkconcursos.com.br/diferenca-entre-a-taxas-equivalentes-e-taxas-proporcionais/
http://www.thinkfn.com/wikibolsa/Per%C3%ADodo_de_capitaliza%C3%A7%C3%A3o