-
A)
A descrição do cargo relaciona de maneira breve
as tarefas, deveres e as responsabilidades do cargo.
Ela é narrativa e expositiva e se preocupa com os aspectos
intrínsecos do cargo, isto é, com seu o conteúdo.
Feita a descrição, vem a análise de cargos.
Essa aborda os aspectos extrínsecos do cargo, isto é,
quais os requisitos que o ocupante deve possuir
para desempenhar o cargo.
-
Letra (a)
Descrição e Análise de Cargos
Nem sempre é o gerente de linha ou o profissional de RH quem desenha os cargos. Muitas vezes, outros órgãos são os responsáveis pelo desenho de cargos – como O&M ou engenharia industrial. Assim, muitas vezes o gerente de linha ou o especialista em RH precisam saber como os cargos foram desenhados e estruturados.
DESCRIÇÃO DE CARGOS
Descrever um cargo significa relacionar o que o ocupante faz, como ele faz, sob quais condições ele faz e por que ele faz. A descrição de cargo é um retrato simplificado do conteúdo e das principais responsabilidades do cargo. O formato comum de uma descrição de cargo inclui o título do cargo, o sumário das atividades a serem desempenhadas e as principais responsabilidades do cargo. Muitas vezes, inclui também as relações de comunicação do cargo com outros cargos. Ela é narrativa e expositiva e se preocupa com os aspectos intrínsecos do cargo, isto é, com o seu conteúdo. Feita a descrição, vem a análise de cargos.
ANÁLISE DE CARGOS
Esta aborda os aspectos extrínsecos do cargo, isto é, quais os requisitos o ocupante deve possuir para desempenhar o cargo. Analisar um cargo significa detalhar o que o cargo exige do seu ocupante em termos de conhecimentos, habilidades e capacidades para que possa desempenhá-lo adequadamente. A análise é feita a partir da descrição do cargo.
Embora a descrição e a análise de cargos sejam intimamente relacionadas, a diferença é que:
# enquanto a descrição de cargos focaliza o conteúdo do cargo (o que o ocupante faz, quando faz, como faz e por que faz),
# a análise de cargos procura determinar quais os requisitos físicos e mentais que o ocupante deve possuir, as responsabilidades que o cargo lhe impõe e as condições em que o trabalho deve ser feito.
Fonte: http://cursosnocd.com.br/recursos-humanos/descricao-e-analise-de-cargos.htm
-
Descrição de cargo: A descrição do cargo relaciona, de maneira breve, as tarefas, os deveres e as responsabilidades. Ela é narrativa e expositiva e se preocupa com os aspectos intrínsecos do cargo, isto é, com seu o conteúdo.
Fonte: Gestão de Pessoas, Chiavenato, 4° ed. 2014.
-
Segundo Ribas:
Descrever um cargo significa relacionar o que o ocupante faz, como faz, sob quais condições faz e por que faz. A descrição de cargo é um retrato simplificado do conteúdo e das principais responsabilidades do cargo.
-
Gab. A
Analisar um cargo significa detalhar o que este exige do seu ocupante em termos de conhecimentos, habilidades e capacidades para desempenhá-lo adequadamente. A análise é feita a partir da descrição do cargo. Embora sejam intimamente relacionadas, a diferença é que enquanto a descrição de cargos focaliza o conteúdo (o que, o ocupante faz, quando faz, como faz e por que faz), a análise de cargos procura determinar quais são os requisitos físicos e mentais necessários ao ocupante, as responsabilidades que o cargo lhe impõem e as condições em que o trabalho deve ser feito.
Fonte: G. Pessoas - Chiavenato - 4° Ed. - 2014
-
CONTESTÁVEL =/
A palavra 'exigências' prejudicou, e muito, o julgamento desse item. Deveria ter sido anulado, pois quando falamos em requisitos e exigências, refere-se a análise do cargo, como o próprio Chiavenato diz '' uma análise comparativa de quais exigências que o cargo impõe'‘, descrevendo a análise.
-
Descrição de cargos: é um documento escrito que identifica, descreve e define um cargo em termos
de deveres, responsabilidades, condições de trabalho e especificações.
Análise de cargos: é um processo sistemático de coletar informações para tomar decisões a respeito
de cargos. A análise de cargos identifica as tarefas, deveres e responsabilidades de um cargo particular.
Avaliação de cargos: a avaliação de cargos hierarquiza os cargos, tendo em vista a sua importância
relativa para a consecução dos objetivos organizacionais.