SóProvas


ID
1690177
Banca
NC-UFPR
Órgão
ITAIPU BINACIONAL
Ano
2015
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

O ácido crômico (H2CrO4), agente químico utilizado na indústria da cromagem, se inalado, pode causar problemas no aparelho digestivo e no trato respiratório, inclusive câncer. Seu limite de tolerância na NR 15 é de 0,04 mg.m-3 , com insalubridade de grau máximo. Quando utilizado, apresenta-se na forma de névoa, e sua concentração é determinada conforme metodologia para aerodispersoides. Em avaliação de aerodispersoides para uma empresa de cromagem industrial, o valor da concentração do agente encontrado foi de 0,049 mg.m-3 . Conforme as informações fornecidas, recomenda-se, para neutralizar a ação do ácido crômico, a utilização de: 

Alternativas
Comentários
  • Peça semifacial filtrante (PFF1) para proteção das vias respiratórias contra poeiras e névoas.

    Peça semifacial filtrante (PFF2) para proteção das vias respiratórias contra poeiras, névoas e fumos.

    Peça semifacial filtrante (PFF3) para proteção das vias respiratórias contra poeiras,névoas, fumos e radionuclídeos. 

  • Resposta correta letra: C

  • Gabarito --> C) respirador purificador de ar PFF3.

    O ácido crômico (H2CrO4), agente químico utilizado na indústria da cromagem, se inalado, pode causar problemas no aparelho digestivo e no trato respiratório, inclusive câncer. Seu limite de tolerância na NR 15 é de 0,04 mg.m-3 , com insalubridade de grau máximo. Quando utilizado, apresenta-se na forma de névoa, e sua concentração é determinada conforme metodologia para aerodispersoides. Em avaliação de aerodispersoides para uma empresa de cromagem industrial, o valor da concentração do agente encontrado foi de 0,049 mg.m-3 . Conforme as informações fornecidas, recomenda-se, para neutralizar a ação do ácido crômico, a utilização de:

    PFF1 =  poeiras e/ou névoas (aerossóis mecanicamente gerados)

    PFF2 = poeiras, névoas, fumos (aerossóis termicamente gerados) e/ou Agentes Biológicos

    PFF3 = poeiras, névoas, fumos e radionuclídeos (Particulados altamente tóxicos (LT<0,05 mg/m³) e/ou de toxidez desconhecida