SóProvas


ID
1692496
Banca
FCC
Órgão
TRT - 4ª REGIÃO (RS)
Ano
2015
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

As normas de concordância verbal e nominal estão inteiramente respeitadas em:

Alternativas
Comentários
  • a) Quem escrevia ... não CRIAVA.

    b) Formadas por casais ORIUNDOS.

    c) CORRETA.

    d) FORAM principalmente os comerciantes e pequenos industriais.

    e) REGISTRAM-SE vários testemunhos.

  • Alternativa E) O surgimento (de inúmeros conflitos regionais) LEVOU.

  • Se eu estiver errado, por favor corrijam.

    a) Quem escrevia nos jornais sulistas do final do século XIX e início do século XX não criava os modelos ideais de boas mães e esposas virtuosas, pois reproduziam o que já fazia parte do imaginário ocidental, e podia ser encontrado na literatura, nos sermões das missas e nas tradições locais.

    b)  Formadas por casais oriundos das ilhas dos Açores e da Madeira, a população que ocupou parte do Rio Grande do Sul, a partir de meados do século XVIII, tornou-se responsável pelo desenvolvimento econômico da região.

    c) gabarito

    d)Em cada capital do Sul, os grupos de pessoas mais abastados assumiram diferentes configurações, porém foi principalmente os comerciantes e pequenos industriais (sujeito composto) ligados à população de imigração recente que ditaram as características das novas elites urbanas.

    e) O surgimento de inúmeros conflitos regionais levou ao estabelecimento de costumes diferenciados do restante do país, e registram-se vários testemunhos de viajantes sobre o modo de vida familiar nessa época, destacando o papel de mulheres que comandavam pequenas propriedades.

  • letra C.Apesar de " A escolha de numerosas imagens DE MULHER" ser um pouco estranho é a única aceitável.

  • Na alternativa B, acredito que há outro erro além de "oriundos", em: FORMADA por casais oriundos das ilhas dos Açores e da Madeira, a POPULAÇÃO que ocupou parte do Rio Grande do Sul...


    Se estiver errada corrijam, por favor!!!!

  • Nay FV, concordo com vc. =]

  • Em "O surgimento de inúmeros conflitos regionais levou ao estabelecimento..." pensei que era de sentido especificador, podendo concordar no plural o verbo: "levaram"

    Depois raciocinei aqui e cheguei à conclusão que ¨ de inúmeros conflitos" é complemento nominal de ¨surgimento". Assim, não será sujeito.

    Alguém sabe se estou certa?






  • a) Quem escrevia nos jornais sulistas do final do século XIX e início do século XX não criaram os modelos ideais de boas mães e esposas virtuosas, pois reproduziam o que já faziaM parte do imaginário ocidental, e podia ser encontrado na literatura, nos sermões das missas e nas tradições locais.

    B) Formadas por casais oriundas das ilhas dos Açores e da Madeira, a população que ocupou parte do Rio Grande do Sul, a partir de meados do século XVIII, tornaram-se responsáveis pelo desenvolvimento econômico da região.

    C) A escolha de numerosas imagens de mulher (relacionou o gênero) denota uma preocupação muito viva com a definição dos papéis femininos, mas é difícil saber como eram vividas, experimentadas no cotidiano, essas imagens que os jornais reproduziam.

    D) Em cada capital do Sul, os grupos de pessoas mais abastados assumiram diferentes configurações, porém foi principalmente os comerciantes e pequenos industriais ligados à população de imigração recente que ditou as características das novas elites urbanas.

    E) O surgimento de inúmeros conflitos regionais levaram ao estabelecimento de costumes diferenciados do restante do país, e registra-se vários testemunhos de viajantes sobre o modo de vida familiar nessa época, destacando o papel de mulheres que comandavam pequenas propriedades.

  • Não poderia ser a D por serem sujeitos sinônimos ou gradativos?

  • a) Quem escrevia nos jornais sulistas do final do século XIX e início do século XX não criaram(CRIOU) os modelos ideais de boas mães e esposas virtuosas, pois reproduziam o que já fazia parte do imaginário ocidental, e podia ser encontrado na literatura, nos sermões das missas e nas tradições locais.

    b) Formadas(FORMADA) por casais oriundas das ilhas dos Açores e da Madeira, a população que ocupou parte do Rio Grande do Sul, a partir de meados do século XVIII, tornaram-se(TORNOU-SE) responsáveis pelo desenvolvimento econômico da região.

    c) A escolha de numerosas imagens de mulher denota uma preocupação muito viva com a definição dos papéis femininos, mas é difícil saber como eram vividas, experimentadas no cotidiano, essas imagens que os jornais reproduziam. CORRETA

    d) Em cada capital do Sul, os grupos de pessoas mais abastados assumiram diferentes configurações, porém foi(FORAM) principalmente os comerciantes e pequenos industriais ligados à população de imigração recente que ditou(DITARAM) as características das novas elites urbanas.

    e)  O surgimento de inúmeros conflitos regionais levaram(LEVOU) ao estabelecimento de costumes diferenciados do restante do país, e registra-se (REGISTRAM-SE)vários testemunhos de viajantes sobre o modo de vida familiar nessa época, destacando o papel de mulheres que comandavam pequenas propriedades

  • a) ERRADO. Quem escrevia nos jornais sulistas do final do século XIX e início do século XX não criou os modelos ideais de boas mães e esposas virtuosas, pois reproduzia o que já fazia parte do imaginário ocidental, e podia ser encontrado na literatura, nos sermões das missas e nas tradições locais.

     

    b) ERRADO. Formada por casais oriundas das ilhas dos Açores e da Madeira, a população que ocupou parte do Rio Grande do Sul, a partir de meados do século XVIII, tornou-se responsável pelo desenvolvimento econômico da região.

     

    c) CERTO. A escolha de numerosas imagens de mulher denota uma preocupação muito viva com a definição dos papéis femininos, mas é difícil saber como eram vividas, experimentadas no cotidiano, essas imagens que os jornais reproduziam.

     

    d) ERRADO. Em cada capital do Sul, os grupos de pessoas mais abastados assumiram diferentes configurações, porém foi principalmente os comerciantes e pequenos industriais ligados à população de imigração recente que ditaram as características das novas elites urbanas.

     

    e) ERRADO. O surgimento de inúmeros conflitos regionais levou ao estabelecimento de costumes diferenciados do restante do país, e registram-se vários testemunhos de viajantes sobre o modo de vida familiar nessa época, destacando o papel de mulheres que comandavam pequenas propriedades.

  • ....

    a) Quem escrevia nos jornais sulistas do final do século XIX e início do século XX não criaram os modelos ideais de boas mães e esposas virtuosas, pois reproduziam o que já fazia parte do imaginário ocidental, e podia ser encontrado na literatura, nos sermões das missas e nas tradições locais.

     

     

     

    LETRA A – ERRADA – O certo seria criou, para concordar com o sujeito oracional (Quem escrevia nos jornais sulistas do final do século XIX e início do século XX). À título de explanação, segue a 2ª Foram de sujeito oracional, explicada por Rodrigo Bezerra ( in Nova gramática da língua portuguesa para concursos – 7 Ed. – Rio de Janeiro: Forense; São Paulo: Método, 2015. P.666 e 667):

     

     

    2ª FORMA

     

     

     

    O sujeito oracional manifesta-se por meio de uma estrutura proverbial ou de uma assertiva categórica, introduzidas pelo pronome relativo condensado “QUEM”, que equivalerá a “AQUELE QUE”. Observe os exemplos abaixo:”

     

     

    Ex.1:

     

    Quem canta seus males espanta.

     

    Quem canta (sujeito oracional para o verbo “espantar”)

     

    Ex.2:

     

    Quem com porcos se mistura farelo come.

    Quem com porcos se mistura (sujeito oracional para o verbo “misturar”)

     

     

    Ex.3:

     

    Quem com ferro fere com ferro será ferido.

     

    (sujeito oracional para o verbo “será ferido”)

     

     

    Ex. 4:

     

    Como obterá aprovação em um concurso público quem nunca estudou com seriedade?

     

    quem nunca estudou com seriedade (sujeito oracional para o verbo “será ferido”)

     

    Ex. 5:

     

    Quem quiser conhecer os detalhes da vida estude Filosofia.

     

     

    Quem quiser conhecer os detalhes da vida (sujeito oracional para o verbo “estudar”)

     

     

     

    Observação:

     

    Mais uma vez fique atento à concordância dos verbos “espantar, comer, ferir, obter e estudar”, usados nos exemplos acima. Veja que todos estão flexionados na 3.ª pessoa do singular para concordar com seus respectivos sujeitos oracionais.(Grifamos)