SóProvas


ID
1694086
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPOG
Ano
2015
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

       O clima do Brasil, fortemente influenciado pela intensidade de interferência das massas de ar equatorial, tropical e polar, pode ser dividido em: equatorial úmido, tropical seco e úmido, tropical seco, litorâneo úmido e subtropical úmido. A maioria dos estados brasileiros apresenta um ou dois tipos climáticos, com exceção da Bahia que apresenta três tipos.

Com relação a essas classes climáticas do Brasil, julgue o item que se segue.

Na região litorânea brasileira, que se estende do Rio Grande do Norte ao Rio Grande do Sul, predomina o clima litorâneo úmido, com chuvas denominadas orográficas, cujo volume atinge médias anuais em torno de 1.500 mm.


Alternativas
Comentários
  • O Clima Litorâneo ou úmido se estende pela região costeira do estado do Rio Grande do Norte ao Estado de São Paulo, e não até o Rio Grande do Sul.

    Gabarito: errado

  • Pra mim o que está errado nessa questão é quando ele fala que o clima litorâneo úmido possui chuvas orográficas.

  • Chuvas orograficas no meu entendimento e a chuva de revelo que geralmente ocorre no planalto da borborema ao seu redor.

     

    Se eu estiver errada por favor me corrijam!

  • No clima litorâneo úmido existe sim chuva orográfica, mas não em toda sua extensão. Esse tipo de chuva predomina em regiões da Serra do Mar e no agreste de Pernambuco. Não existe um tipo de chuva específico para essa região. Pode ocorrer chuva frontal ou de convecção também. Mas lembramos que essa fina área litorânea sofre mais influência das massas de ar quente e fria, o que leva a casos de temporais, tempestades, etc.

  • O ERRO DA QUESTÃO ESTÁ ASSOCIADO AO TIPO DE CHUVA, QUE NÃO É O OROGRÁFICO (DE RELEVO). AS CHUVAS DO LITORAL DO RIO GRANDE DO NORTE AO RIO GRANDE DO SUL ESTÃO LIGADAS ÀS MASSAS DE AR VINDAS DO OCEANO, E NÃO AO BARRAMENTO CAUSADO POR MONTANHAS, SERRAS OU CHAPADAS .

  • A questão está errada por dizer que o clima litorâneo úmido estende até o RS.
    De RN até SP contém chuvas dos tipos orográficas, convectivas e frontais (encontro da MPA c/ a MTA), esta ultima atuando aproximadamente até BA.

  • Chuva orográfica, ou chuva de relevo, é a designação dada em meteorologia à precipitação que ocorre quando uma massa de ar carregada de humidade sobe ao encontrar uma elevação do relevo, como uma montanha. O ar mais quente (mais leve e, geralmente, mais húmido) é empurrado para cima.

  • Pra mim a questão já começa a errado quando diz que a região litorânea se estende do RN ao RS. Se estende desde o Amapá até o RS.

  • Na região litorânea brasileira, que se estende do Rio Grande do Norte ao Rio Grande do Sul, predomina o clima litorâneo úmido, há a presença de dois tipos de chuva.

    No inverno, a (mTa) encontra-se com a (mPa), o que provoca as chuvas frontais (que são as chuvas originárias do encontro de duas massas de ar, uma quente e uma fria).

    No verão, a umidade trazida do oceano pela (mTa) provoca chuvas orográficas (de relevo) ao encontrar o planalto da Borborema (Alagoas, Pernambuco, Paraíba e Rio Grande do Norte) e as Serras do Mar (Rio, São Paulo, Paraná e Santa Catarina) e da Mantiqueira (São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro).

    Média pluviométrica alta deste bioma é alta, cerca de 2.000 mm por ano.

    Resposta: Errado

  • No verão do litorâneo umido as chuvas são orográficas sim. Porém as médias anuais são de 2000 mm. Além disso o litorâneo umido vai até o Sudeste e não até o RS.

  • faixa litorânea que vai do Amapá ao delta do Parnaíba (localizado na divisa dos estados do Piauí e Maranhão).

    No clima litorâneo úmido existe sim chuva orográfica, mas não em toda sua extensão. Esse tipo de chuva predomina em regiões da Serra do Mar e no agreste de Pernambuco. 

    GABARITO: ERRADO