SóProvas


ID
1694401
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPOG
Ano
2015
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

Considerando a estrutura orçamentária e a evolução do déficit e da dívida pública brasileira, julgue o item subsecutivo.

Os valores de depósitos judiciais referentes a ações judiciais de tributos federais compõem o cálculo do superávit primário.

Alternativas
Comentários
  • Polêmica mais correta a questão. STN/SOF  A parte dos Depósitos Judiciais transferidos ao Tesouro Nacional serão registrados como receita orçamentária. Os depósitos judiciais são feitos através da caixa econômica e serão transferidos para o Tesouro Nacional. Na verdade teria que ser uma receita extra-orçamentária pois em caso de devolução não ficará com o governo, mas.... o importante é responder besteira e acertar.

  • RESPOSTA CERTA

    Questões Complementares

    >>O superávit primário pode ser definido como o resultado positivo B) das contas públicas sem a inclusão da despesa com juros.

    >>Considerando a estrutura orçamentária e a evolução da dívida pública brasileira, julgue o item subsequente. O déficit da previdência oficial faz parte do cálculo do superávit primário. (CERTO)

    >>Considerando a estrutura orçamentária e a evolução do déficit e da dívida pública brasileira, julgue o item subsecutivo. As liberações do Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT) integram o cálculo do superávit primário.(CERTO)

    >>Considerando a estrutura orçamentária e a evolução do déficit e da dívida pública brasileira, julgue o item subsecutivo. Os valores de depósitos judiciais referentes a ações judiciais de tributos federais compõem o cálculo do superávit primário. (CERTO)

    #sefaz.al2019 #ufal2019 #questão.respondendo.questões

  • Correto!

    Lembremos que o superávit primário é a diferença entre as receitas não financeiras e as despesas não financeiras do governo.

    Ora: os depósitos judiciais são receitas correntes não financeiras (pois não são juros).

    Por este simples, motivo, integram o cálculo do superávit primário.

    Da mesma forma, se o governo “perder” a ação judicial relativo ao valor depositado e tiver de devolver o valor, então isto entrará como uma despesa no cálculo do resultado primário

     

    Resposta: C

  • GAB: CERTO

    Fonte: Prof. Celso Natale

    Todas as despesas, exceto as despesas de juros, correção monetária e cambial, fazem parte do resultado primário, portanto, os valores de depósitos judiciais referentes a ações judiciais de tributos federais fazem parte do cálculo do superávit primário. 

    ===

    PRA  AJUDAR:

    (2002/ESAF/BANCO CENTRAL DO BRASIL/Analista) A dívida pública pode ser considerada como uma variável do  tipo “estoque” enquanto o déficit público pode ser considerado como uma variável do tipo “fluxo”.  (CERTO)

    • R: Os conceitos de déficit e dívida pública não se confundem. Déficit é o excesso de gastos sobre a arrecadação, enquanto dívida é o acumulado de déficits, ou seja, é uma espécie de passivo do Estado. Dizemos que o déficit é uma variável “fluxo” e a dívida é uma variável “estoque

    ===

    (2010/CEBRASPE-CESPE/MPU/Economista) O déficit operacional reflete adequadamente as necessidades reais de financiamento do setor público. (CERTO)

    • R: Em macroeconomia, as variáveis reais geralmente indicam que estamos descontando o índice de preços de variáveis nominais (exemplos: PIB real = PIB nominal/índice de preços; salários reais (W/P) = salários nominais (W) / índice de preços (P)). Nos conceitos de déficits, ocorre o mesmo. 
    • O déficit nominal leva em conta as necessidades nominais de financiamento, incluindo a diferença de receitas e gastos (conceito primário), juros pagos e recebidos (conceito operacional) e correção monetária devido à inflação (conceito nominal). As necessidades reais são calculadas descontando-se o índice de preços, ou seja, não levam em conta a correção de preços provocada pela inflação. Assim, as necessidades reais de financiamento são refletidas pelo conceito de déficit operacional (desconta-se o índice de preços, ou correção monetária, do conceito de déficit nominal), ao passo que as necessidades nominais são refletidas pelo conceito de déficit nominal.

    ===

    Q527953 ➜ As Necessidades de Financiamento do Setor Público − NFSP NÃO representam o estoque total da dívida pública de um país. (CERTO)

    • R: As  NFSP  são,  tal  como  os  déficits  ou  superávits,  variáveis  do  tipo  fluxo.  Portanto,  medem  a variação do endividamento em determinado período. 
    • A dívida pública, por outro lado, é uma variável  do  tipo  estoque,  que  aumenta  ou  diminui  conforme  o  governo  registra  déficits  ou superávits, respectivamente

    ===

    VEJA:

    Q401282