SóProvas


ID
1695544
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPOG
Ano
2015
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

        O engenheiro responsável pela construção de um prédio visitou o canteiro de obras para verificar in loco se os serviços estavam sendo realizados de acordo com as especificações do projeto, das normas técnicas e das boas práticas construtivas. Na sua visita, foram levantadas as seguintes informações: a área de projeção em planta do prédio possui 520 m2 ; foram realizados dois furos de sondagem de simples reconhecimento do solo na área de projeção em planta do prédio; o terreno onde o novo prédio está sendo construído fica em uma região altamente edificada, e pode ser observado, em um dos prédios vizinhos, que algumas de suas janelas estão com vidros quebrados; as sondagens de percussão de simples reconhecimento executadas em alguns locais onde serão construídas as fundações apresentam um SPT igual a 40; e as fundações do prédio estão sendo feitas com estacas do tipo Frank.

Com base nessa situação hipotética, julgue o item a seguir.

Uma das possíveis causas da quebra de vidro das janelas do prédio vizinho é a vibração causada no terreno da obra, decorrente do processo de cravação das estacas do tipo Frank.

Alternativas
Comentários
  • A estaca Frank é moldada in loco executada pela cravação, por meio de sucessivos golpes de um pilão (percussão), de um tubo de ponta fechada por uma bucha seca constituída de pedra e areia previamente firmada na extremidade inferior do tubo por atrito.

    Atingida a cota de apoio, procede-se à expulsão da bucha e à execução da base alargada. O alargamento da base é obtido apiloando-se fortemente pequenas e sucessivas quantidades de concreto quase seco (slump zero). Esse processo executivo causa muita vibração.


    Não se recomendam essas estacas nos seguintes casos:

    - terrenos com matacões;

    - locais com construções vizinhas precárias;

    - terrenos com camadas de argila mole saturada (problema de estrangulamento de fuste).


  • ESTACA FRANKI 

     

     moldada in loco

     cravação

    sucessivos golpes de um pilão (percussão)

    tubo de ponta fechada por uma bucha seca constituída de pedra e areia previamente firmada na extremidade inferior do tubo por atrito

    Atingida a cota de apoio, procede-se à expulsão da bucha e à execução da base alargada.

    alargamento da base é obtido apiloando-se fortemente pequenas e sucessivas quantidades de concreto quase seco (slump zero)

  • CORRETO

     

    Estaca franki >> Altas vibrações