SóProvas


ID
1695793
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPOG
Ano
2015
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

Além de desenvolver o projeto arquitetônico, o arquiteto deverá conhecer os projetos complementares da edificação e coordenar a compatibilização entre eles. Acerca desses projetos, julgue o item a seguir.

Segundo a NBR 5626, o abastecimento de água fria deve ser proveniente da rede pública, porém é possível ser originário, parcial ou totalmente, de poços, desde que não haja conexão cruzada entre o abastecimento com água fria potável e aquele com água fria não potável, podendo esse último tipo de abastecimento ser utilizado em bacias sanitárias, mictórios, combate a incêndio e em outras situações nas quais o requisito mínimo de potabilidade não seja necessário.

Alternativas
Comentários
  • GAB)C

    5.2.1.3

    A instalação predial de água fria abastecida com

    água não potável deve ser totalmente independente da-

    quela destinada ao uso da água potável, ou seja, deve-

    se evitar a conexão cruzada. A água não potável pode

    ser utilizada para limpeza de bacias sanitárias e mictó-

    rios, para combate a incêndios e para outros usos onde o

    requisito de potabilidade não se faça necessário.

  • NBR 5626:1998

    5.2 Abastecimento, reservação e distribuição
    5.2.1 Fontes de abastecimento
    5.2.1.1 O abastecimento das instalações prediais de água fria deve ser proveniente da rede pública de água da concessionária. Há casos em que o abastecimento pode ser proveniente parcial ou totalmente de uma outra fonte, devendo atender o disposto em 5.1.3.3, no caso de poços. Segundo o tipo de necessidade do uso doméstico da água e respeitados os requisitos relativos à segurança sanitária, o abastecimento pode ser feito com água potável ou não potável.
    5.2.1.2 Onde o abastecimento provém da rede pública, as exigências da concessionária devem ser obedecidas. Isto se aplica não só quando de uma nova instalação predial de água fria, como também nos casos de modificação ou desconexão de uma instalação já existente.

    5.2.1.3 A instalação predial de água fria abastecida com água não potável deve ser totalmente independente daquela destinada ao uso da água potável, ou seja, deve-se evitar a conexão cruzada. A água não potável pode ser utilizada para limpeza de bacias sanitárias e mictórios, para combate a incêndios e para outros usos onde o requisito de potabilidade não se faça necessário.
    5.2.1.4 A água potável proveniente da rede pública ou outra fonte de a abastecimento deve, no mínimo, atender ao padrão de potabilidade estabelecido na Portaria nº 36 do Ministério da Saúde.

  • O abastecimento pode ser através de água potável ou não, sendo este último para uso de aparelhos que não necessitem de potabilidade (geralmente aqueles que não são para o consumo, além dos chuveiros). A reserva e a distribuição destes dois tipos de água devem ser feitas de forma independente (sem conexão cruzada).

  • Correta para a NBR 5626-98.

    A NBR vigente (2020) somente trata da água potável - ou seja, não traz mais essa informação.

     

    Sabem pq ela nao traz mais essa informação?

    Pois agora o uso de água não potável nas edificações tem norma própria!

    NBR 16783 -uso das fontes alternativas de água não potável em edificações

    NBR 15527 - aproveitamento de água da chuva para fins não potáveis

     

    Só uma observação: apenas a NBR 15527 que diz que a água da chuva pode ser utilizada para reserva de combate à incêndio!