SóProvas



Questões de Instalação Hidrossanitária


ID
42643
Banca
CESGRANRIO
Órgão
BNDES
Ano
2008
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

Você detectou o seguinte erro de representação numa planta de esgoto: o coletor predial desenhado com linha tracejada. Para adequá-la à representação comumente utilizada e recomendada por Creder (1999), você solicitou ao projetista da instalação que fizesse a representação com linha _______, pois a linha tracejada é utilizada para tubulações ______________.

A sentença é correta se as lacunas forem preenchidas, respectivamente, com

Alternativas
Comentários
  • O projeto foi desenhado de forma unifilar. Em um esquema unifilar, as linhas contínuas representam uma tubulação primárias, as linhas tracejadas são as tubulações secundárias e as linhas pontilhadas são da tubulação de ventilação.

  • De acordo com o livro "Instalações Hidráulicas e Sanitárias, CREDER, Hélio, pág. 398, está assim:


ID
42679
Banca
CESGRANRIO
Órgão
BNDES
Ano
2008
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

Em uma reunião de coordenação de projetos, ao analisar o projeto de instalações prediais de água, você verificou que faltou identificar na legenda a válvula posicionada acima da bomba de recalque na tubulação que a liga ao reservatório superior. Ela deve ser identificada na legenda como válvula de

Alternativas
Comentários
  • Válvulas de pé e crivo

    Válvulas de pé e crivo
    em corpo e em corte


    Embora duas peças distintas, em virtude do posicionamento acoplado e localizado no início ds canalizações de bombeamento, muitas vezes são tratadas como uma só peça, especialmente nos cálculos de pré-dimensionamentos de perdas.

    São conjuntos fabricados em bronze, ferro fundido, plástico etc, soldáveis, roscáveis, flangeados etc, para tralharem com água, óleo e líquidos não corrosivos e sem golpe, com pressões de serviço de até 1,0 kgf.cm2, , soldáveis, roscáveis, flangeados etc.

    Instalados na extremidade inicial de montante da sucção de modo a garantir o escorvamento da bomba durante algum tempo em que a mesma não estiver funcionando, ou seja, são instalados na entrada das tubulações de sucção das bombas com a finalidade de impedir o retrocesso da água quando o bombeamento é desligado, independente do motivo. Para o seu melhor funcionamento faz-se necessário que a tubulação de sucção, pelo menos seu trecho inicial, esteja na vertical.

    Em instalações com bombas afogadas ou submersas não há necessidade da válvula de pé, pois as bombas permanecem automaticamente escorvadas, mas normalmente o crivo não pode ser dispensado. Os crivos são dispositivos de "coamento", de modo a não permitir o acesso de material sólido grosseiro ou corpos estranhos ao interior da sucção que certamente provocariam entupimentos ou outros danos às partes internas do sistema de bombeamento. Geralmente os de ferro batido são mais baratos que os de cobre ou latão, porém têm menor vida útil.

  • Válvula de gaveta Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.   Ir para: navegação, pesquisa A stainless steel gate valve

    Uma válvula de gaveta é uma válvula que se abre levantando uma porta/cunha (a dita "gaveta") redonda ou retangular para fora do trajeto do fluido.

    A característica distinta de uma válvula de gaveta é que a superfície de vedação entre a "gaveta" (também chamada "obturador") e o sua sede ("berço") é plana, então válvulas de gaveta são usadas frequentemente quando é desejado um fluxo em linha reta e restrição hídrica mínima. As faces da "gaveta" podem apresentar uma forma de cunha ou podem ser paralelas. Válvulas de gaveta típicas nunca devem ser usadas para regular o fluxo, a menos que elas sejam projetadas especificamente para esse propósito. Válvulas de gaveta típicas são projetadas para ser totalmente abertas ou fechadas, portanto, normalmente, liberar ou obstaculizar completamente o fluxo. Ao abrir a válvula de gaveta, o trajeto do fluxo é aumentado de uma forma altamente não-linear com relação à porcentagem de abertura. Isto significa que a taxa de fluxo não muda com o percurso da coluna. Além disso, uma "gaveta" parcialmente aberta tende a vibrar com o fluxo de fluido. A maioria das mudanças de fluxo ocorre próximo ao fechamento com uma velocidade relativamente alta de fluido que causa o desgaste da "gaveta" e de sua sede e eventuais fugas se usada para regular o fluxo.[1] Quando totalmente aberta, a típica válvula de gaveta não produz obstrução ao trajeto do fluxo, resultando em perdas por atrito muito baixas, logo, baixa perda de carga.[2][3]

    Válvulas de gaveta são caracterizadas como tendo tanto uma haste (tronco) aumentada ou não ascendente. Hastes ascendentes (rising stems) fornecem uma indicação visual da posição da válvula, pois a haste é anexada à gaveta de tal forma que a gaveta e a haste sobem e descem em conjunto, na medida em que a válvula é operada. Válvulas de haste não ascendente podem ter um ponteiro roscado na extremidade superior para indicar a posição da válvula, uma vez que a gaveta se desloca para cima ou para baixo da haste sobre a guia, sem levantar ou abaixar a haste (apenas a porca de manobra, presa à gaveta, se desloca, não elevando-se a haste)[4]. Hastes não ascendentes são usadas no subsolo ou onde o espaço vertical é limitado.

    Tampas (bonnet) proporcionam fechamento hermético para o corpo da válvula. As válvulas de gaveta podem ter um parafuso, em união, ou tampa aparafusada. Tampas roqueáveis (screw-in) são mais simples, oferecendo um selo durável, à prova de pressão. Tampas de junção são adequadas para aplicações que necessitem de controle e manutenção frequentes. Também dão o corpo um aumento de resistência mecânica. Tampas parafusadas são usadas para válvulas maiores e aplicações de maior pressão.



  • Corte esquemático

    O equipamento

    As válvulas de retenção são equipamentos de proteção instaladas visando proteger as instalações hidráulicas do refluxo de água quando do paralisação das bombas. Como função secundária, são importantes para a manutenção da coluna da água durante a paralisação.

    Existem diversos tipos de válvula de retenção e a sua escolha deverá ser feita de acordo com a sua finalidade especifica. Por exemplo, em uma instalação com reservatório hidropneumático, o seu fechamento deverá ser o mais rápido possível para evitar perda de água do reservatório, bem como evitar o choque mais violento da portinhola contra o seu anteparo. Esses tipos de válvulas são providas de molas para o seu fechamento e o conjunto móvel possui baixa inércia. Os outros tipos são os de portinhola articulada, dupla portinhola etc.

    Funcionamento

    Geralmente são instaladas no início das tubulações de recalque, entre a saída das bombas e antes dos registros (válvulas de gaveta), para proteção das bombas contra os golpes de aríete, resultantes da cessação brusca do escoamento, especialmente por falta de energia elétrica. Esse posicionamento é o mais adequado, pois facilita inspeções e consertos eventuais.

    Em função do tipo de válvula que possuem permitem o deslocamento da água num só sentido (Figura VR1). E necessário observar que a instalação deve ser feita de modo a que a portinhola abra no sentido do fluxo. Convencionalmente este sentido é indicado por uma seta gravada em relevo no corpo da válvula.


    Figura VR1 - Corte esquemático de uma válvulas de retenção

     




    As válvulas de retenção podem ser providas de by pass (Figura VR2) desde que se deseje o retrocesso da água retida após a parada das bombas. Esse retrocesso da água pode ser útil, quer para o esvaziamento dos tubos e peças a serem retirados para substituição ou reparo, quer para o escorvamento das bombas providas de válvula de pé com crivo, pois este não sendo perfeitamente estanque, poderá haver entrada de ar no trecho aéreo da sucção após longos períodos de parada, inclusive após inspeções e consertos. Ou seja, válvulas de retenção podem ser equipadas com by-pass, permitindo escoamento da água para a parte da tubulação isolada pela válvula, quando há necessidade de desmontá-la para verificação, conserto ou modificação na instalação encher a linha de sucção, a fim de escorvar as bombas.


    Figura VR2 - Desenhos esquemáticos de uma válvulas de retenção com by-pass

  • RESPOSTA: VÁLVULA RETENÇÃO 

    Qual a sua função?
    Permite a passagem do fluído em apenas um sentido, fechando-se automaticamente por diferenças de pressões, exercidas pelo fluído em conseqüência do próprio escoamento, se houver tendência à inversão no sentido do fluxo. São portando, válvulas de operação automática.

    Onde posso utiliza-la?
    Se você pretende impedir em uma determinada linha qualquer possibilidade de retorno de fluído, esta é a válvula ideal para a sua aplicação!

    Veja alguns exemplos de onde são utilizadas:
    * Linhas de recalque de bombas (imediatamente após uma bomba) quando houver mais de uma bomba em paralelo descarregando no mesmo tronco. As válvulas de retenção servirão nesse caso para evitar a possibilidade da ação de uma bomba que estiver operando sobre outras bombas que estiverem paradas.

    * Linha de recalque de uma bomba para um reservatório elevado. A válvula evitará o retorno do líquido no caso de ocorrer uma paralisação súbita no funcionamento da bomba. 

    * Extremidade livre da linha de sucção de uma bomba, no caso de sistemas com sucção não afogada; a válvula de retenção, denominada "válvula de pé", deve estar suficientemente mergulhada no líquido do reservatório de sucção, e servirá para manter a escorva na tubulação e na própria bomba, isto é, evitar o seu esvaziamento, durante o tempo em que a bomba estiver parada.

    Fonte:
    http://www.jcn.com.br/novo/valvulas/valvulaRetencao.aspx

ID
60511
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
STF
Ano
2008
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

A atividade profissional do arquiteto exige, além dos
conhecimentos específicos da formação acadêmica,
conhecimentos de técnicas construtivas e de toda a gama de
projetos complementares. Com relação a esses projetos, julgue os
itens subseqüentes.

O sistema PEX - tubos flexíveis de polietileno reticulado - é um novo sistema de distribuição de água que utiliza tubos flexíveis de alta densidade que permitem que sejam feitas curvas sem a adoção de cotovelos e outros acessórios, como ocorre no sistema tradicional em PVC. O uso desse sistema está condicionado ao sistema de distribuição de água denominado Manifold, no qual a água é distribuída a partir de um quadro com distribuidores, sem conexões intermediárias.

Alternativas
Comentários
  • Claro que possui conexões intermediárias!
  • O sistema PEX predial de instalações hidráulicas composto por tubos flexíveis que pode ser utilizado tanto para água fria quanto para água quente. Também pode ser utilizada em sistemas de aquecimento solar, ar condicionado e sistemas de refrigeração e calefação. É formado por um conjunto de produtos constituído de tubos de polietileno reticulado flexível, os tubos PEX, e conexões metálicas, para execução completa de instalações hidráulicas (colunas, recalque, ramais e sub ramais).

    Cada trecho PEX é composto por dois tubos flexíveis à semelhança de um sistema de uma instalação elétrica. Na instalação elétrica os condutores de eletricidade (fiação) partem de um quadro de distribuição de luz e força (QDLF) dentro de eletrodutos até os pontos de consumo (tomadas, pontos de luz, etc.).



    A vantagem primordial do sistema PEX é garantir acessibilidade total às instalações para que em caso de eventual manutenção, os condutores de fluido possam ser substituídos sem que se quebre paredes. Outra importante propriedade construtiva é ser totalmente compatível com o sistema de paredes divisórias com painéis de gesso acartonado, em franco crescimento mundial.
     

    As conexões da linha PEX podem ser metálicas ou são feitas de polissulfona (PSU), plástico de engenharia de última geração com excelente desempenho hidráulico mesmo sob altas temperaturas, com bolsa metálica inoxidável e ponta embutida com anéis de borracha para vedação. As conexões de polissulfona são indicadas para tubulações de PEX, pois, além do excelente desempenho hidráulico pela baixa rugosidade do material, as conexões em PSU não sofrem corrosão e resistem a temperaturas superiores a 150°C.

    As juntas da linha PEX são as mais simples de serem executadas dentre as soluções flexíveis, pois são executadas por crimpagem com a utilização de ferramentas apropriadas que as tornam mais rápidas e fáceis. Com duplo anel de borracha e anel (bolsa) de crimpagem de aço inox, as vedações das conexões são perfeitas e suportam pressões superiores a 100 m.c.a. 

    FONTE:  http://www.ebah.com.br/content/ABAAAeh2UAF/estudo-sobre-instalacao-pex

  • O PEX é um sistema flexível que apresenta dois tipos de instalação: manifold e derivação.

    O conceito apresentado na questão está correto, porém a tubulação pex não está condicionado ao sistema de distribuição manifold

  • o erro não seria em tubos flexíveis de baixa densidade (PEDB) ?

    Eu tenho anotado e também achei aqui:

    https://www.docsity.com/pt/aula-hidraulica-tubos-e-conexoes/4816139/


ID
60535
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
STF
Ano
2008
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

Para compatibilizar os projetos de arquitetura com os projetos
complementares - hidráulico, esgoto, elétrico, incêndio,
detalhamento do projeto de arquitetura etc. -, o arquiteto deve
ter conhecimento a respeito de simbologia e cores gráficas. No
que se refere à linguagem e representação de projetos, julgue os
itens a seguir.

A tubulação de água potável deve ser marcada, de forma inconfundível, com a letra P, em branco, sobre a pintura geral de identificação em cor vermelha.

Alternativas
Comentários
  • Segundo a NR-26
    4- Com objetivo de evitar acidentes as tubulações industriais para condução de líquidos ou gases e os eletrodutos, deverão receber a aplicação de cores, em toda sua extensão, a fim de facilitar a identificação do conteúdo ou, alternativamente, ser identificada por meio de faixas de identificação, conforme o disposto a seguir.
    4.1 Quando utilizadas faixas de identificação estas deverão ter um comprimento de 30 cm e ser dispostas sobre a tubulação da seguinte maneira:

    a.Uma vez em cada compartimento, no mínimo;

    b.Em cada ponto de penetração em anteparas, paredes e pisos;

    c.Em cada ponto onde seja possível a desconexão da tubulação;

    d.Ao lado de cada válvula de bloqueio ou ponto de drenagem ou ventilação da tubulação;

    e.Dentro de uma distância de até 9,00 metros de extensão sobre a tubulação, em trechos retilíneos de grande vão, sendo que as condições locais podem exigir uma identificação mais freqüente devido à existência de curvas da tubulação ou à proximidade de tubulações para serviços diferentes.

    4.2 A tubulação de água potável deve ser diferenciada, de forma inconfundível, com a letra P, em branco, sobre a faixa de identificação em verde, quando esta for usada, ou aplicada sobre a tubulação conforme o disposto no item 4.1, se toda a tubulação for pintada com a cor de identificação.
    4.3 Nos casos de tubulações destinadas a materiais para combate a incêndios (água, espuma, líquido gerador de espuma ou gás carbônico) a pintura na cor de identificação deve ser feita em toda a extensão da tubulação.

     


ID
60538
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
STF
Ano
2008
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

Para compatibilizar os projetos de arquitetura com os projetos
complementares - hidráulico, esgoto, elétrico, incêndio,
detalhamento do projeto de arquitetura etc. -, o arquiteto deve
ter conhecimento a respeito de simbologia e cores gráficas. No
que se refere à linguagem e representação de projetos, julgue os
itens a seguir.

Na sinalização de segurança contra incêndio e pânico, a cor verde representa sinal de alerta e perigo.

Alternativas
Comentários
  •  Segundo ABNT NBR 13434-2:2004
    4.3 Cores de sinalização
    As cores de segurança e de contraste são apresentadas na tabela 3.
    4.3.1 Cores de segurança
    A cor da segurança deve cobrir no mínimo 50% da área do símbolo, exceto no símbolo de proibição, onde este valor deve ser no mínimo de 35%.
       4.3.1.1 Vermelha
       Utilizada para símbolos de proibição e identificação de equipamentos de combate a incêndio e alarme.

       4.3.1.2 Verde
       Utilizada para símbolos de orientação e socorro.

       4.3.1.3 Preta
       Utilizadas para símbolos de alerta e sinais de perigo.
    4.3.2 Cores de contraste
    As cores de contraste são a branca ou a amarela, conforme especificado na tabela 3, para sinalização de proibição e alerta, respectivamente. As cores de contraste devem ser fotoluminescentes para a sinalização de orientação e de equipamentos.

  • Esta norma foi CANCELADA. Substituída por : ABNT NBR 16820:2020 - Sistemas de sinalização de emergência — Projeto, requisitos e métodos de ensaio


ID
168970
Banca
FCC
Órgão
MPU
Ano
2007
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

Quanto ao uso de alvenaria estrutural em edifícios ou mesmo residências térreas, é INCORRETO afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • Para mim estão erradas as letras A e E, por que "as instalações hidráulicas, elétricas, etc, são de execução mais trabalhosa."?

    Alguém sabe explicar?

  • Gabarito alternativa "A", quanto a alternativa "E", acredito que sua execução é trabalhosa por haver menos opções de onde passar os pontos da instalação, já que por ser alvenaria estrutural não é possível passar por dentro das paredes, e se for para passar embutido no forro para depois descer até o local designado então chega a ser mais trabalhoso mesmo, já que precisa ser feito várias instalações na altura do teto.


ID
177055
Banca
ESAF
Órgão
MPU
Ano
2004
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

As cores das canalizações de água e ácidos são, respectivamente

Alternativas
Comentários

  • Vermelho
    Água e outras substâncias destinadas a combater o incêndio.

     


    Amarelo 
    Gases não-liquefeitos.

     


    Azul
    Ar comprimido.

     


    Cinza
    Vácuo.

     


    Branco
    Vapor.

     


    Alumínio
    Gases liquefeitos, inflamáveis e combustíveis de baixa viscosidade (Óleo Diesel, gasolina, querosene, óleo lubrificante, solventes).

     


    Laranja 
    Produtos químicos não-gasosos em geral.

     


    Verde 
    Água, exceto a destinada a combater incêndio.

     


    Marrom 
    Materiais fragmentados (minérios), petróleo bruto.

     


    Cinza 
    Eletrodutos.

     


    Preto
    Inflamáveis e combustíveis de alta viscosidade (Óleo combustível, óleo lubrificante, asfalto, alcatrão, piche).

     


    Púrpura
    Álcalis. As refinarias de petróleo podem usar para identificação de lubrificantes (Usual. Não consta da Norma ABNT).
  • NORMA REGULAMENTADORA Nº 26

     SINALIZAÇÃO DE SEGURANÇA

    (Redação dada pela Portaria SIT 229/2011)

    26.1 Cor na segurança do trabalho

    26.1.5.7 Verde. (126.008-1 / I2)
    O verde é a cor que caracteriza "segurança".

    Deverá ser empregado para identificar:

    - canalizações de água;
    - caixas de equipamento de socorro de urgência;
    - caixas contendo máscaras contra gases;
    - chuveiros de segurança;
    - macas;
    - fontes lavadoras de olhos;
    - quadros para exposição de cartazes, boletins, avisos de segurança, etc.;
    - porta de entrada de salas de curativos de urgência;
    - localização de EPI; caixas contendo EPI;
    - emblemas de segurança;
    - dispositivos de segurança;
    - mangueiras de oxigênio (solda oxiacetilênica).

    26.1.5.8 Laranja. (126.009-0 / I2)
    O laranja deverá ser empregado para identificar:

    - canalizações contendo ácidos;
    - partes móveis de máquinas e equipamentos;
    - partes internas das guardas de máquinas que possam ser removidas ou abertas;
    - faces internas de caixas protetoras de dispositivos elétricos;
    - faces externas de polias e engrenagens;
    - botões de arranque de segurança;
    - dispositivos de corte, borda de serras, prensas.


ID
177064
Banca
ESAF
Órgão
MPU
Ano
2004
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

O isolamento térmico mais adequado para as tubulações aparentes de água quente é

Alternativas
Comentários
  • É possível encontrar diversos materiais usados para isolamento térmico, como alumínio corrugado, isopor, lã de vidro, lã de rocha, fibra cerâmica, poliuretano, espuma elastomérica, alumínio liso e inox. 

  • Não entendi pq lã de vidro (apenas) está errado

  • Creio que lã de vidro também esteja correto, mas como a questão pediu o “mais adequado”: Lã de vidro e alumínio corrugado.

ID
207187
Banca
CCV-UFC
Órgão
UFC
Ano
2010
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

Com relação às perdas de cargas que acontecem nas tubulações de água, é correto afirmar que

Alternativas
Comentários
  • Letra E: é maior quanto maior for o número de conexões.

    Tbm chamada de perda localizada!


ID
207190
Banca
CCV-UFC
Órgão
UFC
Ano
2010
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

Toda edificação deve ser dotada de um reservatório elevado de água, que deve ter seu volume dimensionado convenientemente. Para isso, temos que levar em conta dois parâmetros. São eles:

Alternativas

ID
216052
Banca
FCC
Órgão
TRF - 4ª REGIÃO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

As instalações hidráulicas prediais frias devem seguir padrões de projeto que satisfaçam os seguintes requisitos:

I. preservar sempre a potabilidade da água servida.
II. garantir o fornecimento de forma contínua.
III. possibilitar o fornecimento em quantidade adequada, de forma contínua, com pressão e velocidade compatíveis com os equipamentos sanitários.
IV. proporcionar conforto na utilização, localização e facilidade de operação do sistema.

É correto o que consta em

Alternativas
Comentários
  • NBR 5626 -
    5.1.2.1 As instalações prediais de água fria devem ser projetadas de modo que, durante a vida útil do edifício que as contém, atendam aos seguintes requisitos:
    a) preservar a potabilidade da água;
    b) garantir o fornecimento de água de forma contínua, em quantidade adequada e com pressões e velocidades compatíveis com o perfeito funcionamento dos aparelhos sanitários, peças de utilização e demais componentes;
    c) promover economia de água e de energia;
    d) possibilitar manutenção fácil e econômica;
    e) evitar níveis de ruído inadequados à ocupação do ambiente;
    f) proporcionar conforto aos usuários, prevendo peças de utilização adequadamente localizadas, de fácil operação, com vazões satisfatórias e atendendo as demais exigências do usuário.
  • Como preservar a potabilidade da água servida, se água servida são águas de esgoto?

  • 5.1.2 Exigências a observar no projeto 5.1.2.1 As instalações prediais de água fria devem ser projetadas de modo que, durante a vida útil do edifício que as contém, atendam aos seguintes requisitos:

    a) preservar a potabilidade da água;

    b) garantir o fornecimento de água de forma contínua, em quantidade adequada e com pressões e velocidades compatíveis com o perfeito funcionamento dos aparelhos sanitários, peças de utilização e demais componentes;

    c) promover economia de água e de energia;

    d) possibilitar manutenção fácil e econômica;

    e) evitar níveis de ruído inadequados à ocupação do ambiente;

    f) proporcionar conforto aos usuários, prevendo peças de utilização adequadamente localizadas, de fácil operação, com vazões satisfatórias e atendendo as demais exigências do usuário

    Alternativas corretas II, III, IV

    ÁGUA SERVIDA SÃO AS ÁGUA UTILIZADAS

  • Alternativa "C", embora eu ache a assertiva I bem questionável, mas todas as outras estão certas, e a única alternativa que engloba as assertivas II, III e IV é a alternativa C.


ID
216055
Banca
FCC
Órgão
TRF - 4ª REGIÃO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

Diâmetro Nominal (DN) de um tubo de PVC branco é:

Alternativas

ID
225337
Banca
FCC
Órgão
METRÔ-SP
Ano
2010
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

A distribuição de água quente nos edifícios poderá ser feita pelos sistemas de aquecimento

I. pleno.
II. central privado.
III. central coletivo.
IV. individual.

É correto o que consta em

Alternativas
Comentários
  • http://www.airtonmaria.com/instalacoes-domiciliares-1/aquecedor-solar---dimensionamento/aquecedor-solar-_-calculos
  • I. pleno. Não existe

    II. central privado. Quando atende somente uma unidade habitacional.

    III. central coletivo. Quando um único conjunto de aquecimento alimenta várias unidades de um edifício.

    IV. individual. Alimenta uma única peça de utilização. Também pode ser local quando pequenos aquecedores elétricos ou a gás alimentam um único compartimento sanitário.


ID
254728
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
STM
Ano
2011
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

No que se refere à fiscalização de uma obra, que envolve
acompanhamento da aplicação dos recursos, controle da qualidade
dos materiais empregados e conhecimento sobre a documentação
gerada na obra, julgue os próximos itens.

No caso de modificação na posição das alvenarias ou na estrutura, durante a execução das instalações hidráulicas, é permitida alteração do traçado das redes quando necessário, desde que essas alterações não interfiram nos cálculos já aprovados.

Alternativas

ID
395074
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Correios
Ano
2011
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

Com relação à leitura e interpretação de projetos de instalações
prediais, julgue os itens a seguir.

O sistema hidrossanitário é composto por duas redes separadas: uma fornece água potável para uso e consumo humano e para uso em sistemas mecânicos e de combate a incêndio; a outra despeja escória líquida produzida após o uso da água.

Alternativas
Comentários
  • Olá, pessoal!

    O gabarito foi atualizado para "E", conforme edital publicado pela banca e postado no site.

    Justificativa da banca:  No Brasil o sistema hidráulico não fornece diretamente água potável para ao consumo imediato humano. Desta forma, opta-se pela alteração do gabarito do item.

    Bons estudos!
  • Esta Norma estabelece exigências e recomendações relativas ao projeto, execução e manutenção da instalação predial de água fria. As exigências e recomendações

    aqui estabelecidas emanam fundamentalmente do respeito aos princípios de bom desempenho da instalação e da garantia de potabilidade da água no caso de instalação de água potável.

    NBR 5626. Fala em garantir a potabilidade, e ai?


ID
543745
Banca
FCC
Órgão
INFRAERO
Ano
2011
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

No projeto do alimentador predial deve-se considerar o valor máximo da pressão da água proveniente da fonte de abastecimento, sendo que o mesmo deve possuir resistência mecânica adequada para suportar essa pressão. Nesse contexto, a expressão alimentador predial refere- se

Alternativas
Comentários
  • Resposta: Letra B

    Conforme NBR 5626

    3.3 Alimentador predial: Tubulação que liga a fonte de abastecimento a um reservatório de água de uso doméstico.
     

  • a) Coluna de distribuição : à tubulação derivada do barrilete e destinada a alimentar ramais. .

    b) alimentador predial: à tubulação que liga a fonte de abastecimento a um reservatório de água de uso doméstico.

    c) Tubulação de Limpeza: à tubulação destinada ao esvaziamento do reservatório, para permitir sua limpeza e manutenção.

    d)tubulação de extravasão): à tubulação destinada a escoar o eventual excesso de água de reservatórios onde foi superado o nível de transbordamento.

    e) dispositivo de prevenção ao refluxo: componente, ou disposição construtiva, destinado a impedir o refluxo de água em uma instalação predial de água fria, ou desta para a fonte de abastecimento.


ID
543826
Banca
FCC
Órgão
INFRAERO
Ano
2011
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

Os traçados das redes de distribuição de água, até os pontos de tomada das instalações prediais, podem ser agrupados do modo

I. espinha de peixe.

II. grelha.

III. anel.

IV. sobreposto.

É correto o que consta em

Alternativas
Comentários
  • Resposta: Letra D

    Em geral, podem ser definidos três tipos principais de redes de distribuição, conforme a disposição dos seus condutos principais: 

    a) Redes em “espinha de peixe” - os condutos principais são traçados, a partir de um conduto principal central, com uma disposição ramificada

    b) Redes “em grelha” - os condutos principais, que são ligados a uma canalização mestre numa extremidade, são mais ou menos paralelos entre si; 


    c) Redes malhadas ou anel – as canalizações principais formam circuitos fechados. 


    retirado: http://www.fcth.br/fesparquivos/CH3/Cap11%20Rede%20agua.pdf
     
  • Rede malhada sem anel: Da tubulação principal partem tubulações secundárias que se intercomunicam, evitando extremidades mortas.

    Rede malhada com anel: Consiste de tubulações mais grossas chamadas anéis, que circundam determinada área a ser abastecida e alimentam tubulações secundárias. As redes em anéis permitem a alimentação de um mesmo ponto por diversas vias, reduzindo as perdas de carga.

    Fonte: 
    http://www.o2engenharia.com.br/o2eng/sistemas-de-abastecimento-de-agua

ID
543829
Banca
FCC
Órgão
INFRAERO
Ano
2011
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

Organismos patogênicos podem penetrar e contaminar a rede de distribuição de água em

I. trechos em que a pressão de serviço seja superior à pressão atmosférica.

II. extremidades ou derivações da rede, em que a pressão efetiva de serviço seja superior àquela que atua num sistema de canalizações ou aparelhos sanitários com os quais a rede de água potável esteja conectada.

III. pontos onde ela não esteja suficientemente vedada.

IV. trechos onde haja distribuição piezométrica.

É correto o que consta em

Alternativas
Comentários
  • Como ocorre a contaminação

    Os organismos patogênicos podem penetrar numa rede de distribuição onde ela não está completamente vedada e sempre que a pressão de serviço for inferior à atmosferia ou àquela que se verifica em qualquer outro sistema de condutos ou aparelhos sanitários com os quais a rede de água potável está conectada.

    Os defeitos das redes distribuidoras foram enquadrados em 6 grupos:

    1.       Tanques, reservatórios ou condutos abertos constituem os mais simples defeitos;

    2.       As interrupções de distribuição são um convite franco à contaminação;

    3.       O bombeamento direto da rede de distribuição põe muitas vezes em vácuo um encanamento que foi projetado e construído para operar sob pressão. Nas cidades onde é baixa a pressão de serviço na rede distribuidora, é comum o bombeamento direta desta para as instalações internas, quer residenciais quer industriais. Isto significa um aumento nos perigos potenciais de vazamentos, infiltrações e defeitos nos registros;

    4.       A instalação e manutenção deficientes das redes internas duplas que são comuns em edifícios industriais e comerciais em todo o mundo, constituem causa frequente da contaminação do sistema de abastecimento de água potável;

    5.       Debaixo do grupo “Interconexões causadas por negligência”, são incluídas aquelas estabelecidas temprariamente, inadvertidamente ou por falta de atenção, entre o abastecimento de água potável e coletores de esgotos ou águas superficiais fortemente poluídas de esgoto;

    6.       A sinfonagem (“back syphonage”) é uma séria ocorrência e, infelizmente, comum, especialmente na rede domiciliária dos edifícios (retrossifonagem).

    Resp: letra A.

    Fonte: http://revistadae.com.br/artigos/artigo_edicao_18_n_1082.pdf

     


ID
552166
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ABIN
Ano
2010
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

Com relação aos sistemas de instalações prediais hidrossanitárias e
de combate a incêndio, julgue os próximos itens.

O hidrômetro, aparelho que faz a leitura e a medição do consumo de água, deve ser instalado em local adequado e acessível à equipe de serviço de águas do estado ou município. A responsabilidade pela instalação do hidrômetro é do proprietário do imóvel.

Alternativas
Comentários
  • Fiquei na duvida, eu respondi errado porque pensei que o local para instalação do hidrometro era responsabilidade do proprietário, mas a ligação do aparelho de medição( Hidrometro) não seria da empresa?

  • NBR 5626

    5.2.3.2 O cavalete, destinado a instalação do hidrômetro,

    bem como o seu abrigo devem ser projetados obedecendo

    às exigências estabelecidas pela concessionária.

    Não sei em outros estados, mas no RN quem faz a instalação do hidrômetro é a concessionária. E só faz se seguir todas as recomendações da mesma.

  • Falando do Estado do Rio de Janeiro, de acordo com a lei 3915/2002, a responsabilidade é da concessionária. A questão deveria ser anulada, tendo em vista que não é regra a responsabilidade ser de um ou de outro.

  • No livro do Hélio Creder, Cap.01, pág. 35, diz:

    "Os hidrômetros serão fornercidos, INSTALADOS e conservados pelo Departamento de Águas, podendo, a seu critério, ser fornecido pelo proprietário, desde que adquirido e instalado pelo Departamento..."

    Por isso marquei errado. =/

  •  

    Quem instala geralmente é a concessionária; 

    Vejam uma decisão sobre uma concessionária que estava cobrando a instalação:

    http://www.defensoria.rj.def.br/noticia/detalhes/9322-Decisao-proibe-cobranca-por-instalacao-de-hidrometro-em-Campos

  • Pelo visto só na cidade / unidade da federação onde esse examinador mora que é responsabilidade do proprietário, pq no resto do brasil é da concessionária. kkkkkkk


ID
552175
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ABIN
Ano
2010
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

Com relação aos sistemas de instalações prediais hidrossanitárias e
de combate a incêndio, julgue os próximos itens.

Para efeito de dimensionamento e cálculo de vazão, deve-se considerar que o reservatório de um edifício acumule de uma só vez o volume de água equivalente ao consumo diário, como meio de prevenção contra imprevistos ocasionados pela rede de distribuição

Alternativas
Comentários
  • achei que estava errado pq tinha que ter a taxa de incêndio

  • Não são todos os prédios que têm hidrantes, depende da área da edificação e outros fatores...


ID
600769
Banca
IADES
Órgão
PG-DF
Ano
2011
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

Suponha um prédio residencial de 6 pavimentos, com 4 apartamentos por pavimento de 3 quartos cada um e, no térreo, o apartamento do zelador para 4 pessoas. Considere 200 litros de água per capita o consumo diário, uma reserva de incêndio de 20% do consumo diário e o armazenamento para 2 dias de consumo. Conforme sugerido por Hélio Creder(*), a capacidade dos reservatórios inferior e superior, respectivamente, deverá ser de, aproximadamente
(*) Creder, Hélio. Instalações Hidráulicas. Editora: LTC. Rio de Janeiro: 1986.

Alternativas
Comentários
  • 1. Pessoas por apartamento = 6
    2. pessoas por andar = 24 / Pessoas no predio = 144 + 4 (Quarto Zelador) = 148 pessoas
    3. 200l/pessoa = 200 x 148 = 29.600l / dia 
    4. Somar 20% para Incendio = 25.520 litros
    5. Recomenda-se a armazenagem de agua para 2 dias = 71.040 litros
    6. Recomenda-se armazenar 3/5 no reservatorio inferior e 2/5 no inferior
    7. Inferior = 42.624 -> 43.000l / Inferior= 28.416l -> 29.000l

    Bons Estudos!!
  • Também dá p/ usar outra tática sem calcular nada (ai tem que lembrar da norma).
    A banca ao dizer que a referencia é Helio Creder é de lascar, Ele é um ótimo professor. mas ele, assim como qualquer projetista, também usa a norma ABNT.
    1) Lembre que reservatório inferior sempre tem mais água, elimina A e E.
    2)A norma fala em 60% p/ inferior e 40% p/ supeior, elimia a B.
    3)Fica entre C e D, mas como pede uma reserva de incêndio, a D fica muito na tampa da proporção.

    Fiz assim e funcionou.
  • Sempre tira os 20% de emergencia dos 2 dias ao invés de só um dia, que seria o consumo diário?


ID
600772
Banca
IADES
Órgão
PG-DF
Ano
2011
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

Instalação predial de água fria corresponde ao conjunto de canalizações, equipamentos e dispositivos empregados no abastecimento e distribuição de água em edificações. Um projeto adequado de instalação contribui para a redução do consumo de água e energia a valores necessários, suficientes para o bom funcionamento da instalação e satisfação das exigências dos usuários. Em termos de distribuição de água em uma edificação, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • letra a) Correto. A distribuição das instalações prediais de água fria podem ser divididas em: distribuição direta e indireta. A distribuição direta acontece quando há continuidade de distribuição da rede pública e a pressão suficiente, não sendo necessário reservatório.
    A distribuição indireta, por sua vez, subdivide-se em:

    1. Distribuição indireta sem recalque - A água potável vem diretamente da rede pública, quando houver pressão suficiente até o reservatório superior, que alimenta por gravidade os pontos de saída de água. Neste caso, só é necessário o reservatório superior.

    2. Distribuição indireta com recalque - Quando a pressão da rede pública não é suficiente para alimentar o reservatório superior, utiliza-se outro de cota reduzida (geralmente no térreo) de onde a água é recalcada, por meio de bombas, para o reservatório superior. Por meio dele, então, distribui-se a água por gravidade aos pontos de utilização. Neste caso, utiliza-se tanto o reservatório superior quanto o inferior.

    3. Distribuição indireta hidropneumática - Este processo dispensa o reservatório superior e a distribuição é ascendente, a partir de um reservatório de aço onde a água fica pressurizada. Este reservatório hidropneumático é alimentado por bombeamento a partir do reservatório inferior. Estes equipamentos requerem manutenção preventiva periódica. Devido seu alto custo, é utilizado somente em casos específicos.

    b) Errado. Alimentador predial é a tubulação compreendida entre o ramal predial e a primeira derivação ou válvula flutuador do reservatório.

    c) Errado. A coluna de distribuição alimenta os ramais. Os ramais, por sua vez alimenta os sub-ramais e, por fim, estes últimos alimentam os pontos de utilização. Basicamente é: reservatório superior -> barrilete -> coluna de distribuição -> ramais -> sub-ramais -> pontos de utilização

    d) Errado. Diâmetro mínimo dos sub-ramais de alimentação  Vaso sanitário com caixa de descarga: 15 mm     ½  (polegada) Vaso sanitário com válvula de descarga 50 mm     2 (polegadas)
    Banheira     15 mm  ½ (polegada) Bebedouro 15 mm   ½ (polegada)
    Bidê             15 mm    ½ (polegada) Chuveiro     15 mm    ½ (polegada)

    disponível em: http://www.labeee.ufsc.br/antigo/arquivos/publicacoes/AguaFria_EGhisi_atualizada.pdf

    e) Errado. Quebrador de vácuo serve para evitar vácuo dentro da tubulação. O regulador de vazão é o aparelho intercalado numa tubulação para manter constante sua vazão, qualquer que seja a pressão a montante.

ID
600775
Banca
IADES
Órgão
PG-DF
Ano
2011
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

Acerca das exigências técnicas mínimas quanto a higiene, segurança, economia e conforto a que devem obedecer as instalações prediais de esgotos sanitários, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • A tubulação que recebe diretamente os efluentes de aparelhos sanitários é chamada de ramal de descarga.
    Ramal de esgoto é a tubulação primária que recebe os efluentes dos ramais de descarga diretamente ou a partir de um desconector.
  • De acordo com a Nbr 8160:
    a) Errada. As pias de cozinha ou máquinas de lavar louças instaladas em vários pavimentos sobrepostos devem descarregar em tubos de queda exclusivos que conduzam o esgoto para caixas de gordura coletivas, sendo vedado o uso de caixas de gordura individuais nos andares.

    b) Errada. A tubulação de recalque deve ser ligada à rede de esgoto (coletor ou caixa de inspeção) de tal forma que seja impossível o refluxo do esgoto sanitário à caixa coletora.

    c
     
    c) Errada. Deve ser previsto um tubo ventilador suplementar a cada grupo de no máximo oito bacias sanitárias, contadas a partir da mais próxima ao tubo de queda.

    d) Correta.
    NBR 8160:

    4.2.6.2 Caixas e dispositivos de inspeção
    As caixas de inspeção podem ser usadas para receber efluentes fecais.

    e) Errada. Ramal de descarga: Tubulação que recebe diretamente os efluentes de aparelhos sanitários. 

ID
631192
Banca
FCC
Órgão
TRE-PE
Ano
2011
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

Toda a rede de distribuição predial de água fria será projetada e executada de modo que as pressões estáticas e dinâmicas em qualquer ponto sejam:

I. pressão estática máxima de 500 kPa (50 mca);

II. pressão dinâmica mínima de 1 Kpa (1 mca);

III. pressão estática máxima de 400 Kpa (40 mca);

IV. pressão dinâmica mínima de 5 Kpa (5 mca).

É correto o que consta APENAS em

Alternativas
Comentários
  • NBR 05626 / 98 instalacao predial de agua fria:
    5.3.5.1 Em condições dinâmicas (com escoamento), a
    pressão da água nos pontos de utilização deve ser estabelecida
    de modo a garantir a vazão de projeto indicada
    na tabela 1 e o bom funcionamento da peça de utilização
    e de aparelho sanitário. Em qualquer caso, a pressão
    não deve ser inferior a 10 kPa, com exceção do ponto da
    caixa de descarga onde a pressão pode ser menor do
    que este valor, até um mínimo de 5 kPa, e do ponto da
    válvula de descarga para bacia sanitária onde a pressão
    não deve ser inferior a 15 kPa.
    5.3.5.2 Em qualquer ponto da rede predial de distribuição,
    a pressão da água em condições dinâmicas (com escoamento)
    não deve ser inferior a 5 kPa.

    5.3.5.3 Em condições estáticas (sem escoamento), a pressão
    da água em qualquer ponto de utilização da rede
    predial de distribuição não deve ser superior a 400 kPa
    .

    A questão deve ter tido alteraçao de gabarito. Embora o site aponte a alternativa B como correta, pode colocar todas suas fichas na alternativa C.
  • Talvez o erro do item IV seja o fato de que 5 kpa não é a mesma coisa que 5mca, como está entre parênteses.
  • Concordo com a Adriana. O erro do ítem IV é justamente admitir que 5 kpa é igual a 5 mca. Deveria ser 5 kpa (0,5 mca), semelhante ao ítem III.

  • Glu glu

    Ié ié

    Pegadinha do Malandro


ID
639217
Banca
FCC
Órgão
TRT - 11ª Região (AM e RR)
Ano
2012
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

Para limitar a pressão estática máxima do sistema predial de água fria em um edifício de grande altura, considerando a limitação de espaço útil no interior do edifício, recomenda-se:

Alternativas
Comentários
  • Válvula redutora de pressão é uma alternativa melhor do que a caixa de quebra pressão (reservatório intermediário). A caixa de quebra pressão requer novo barrilete e colunas de distriibuição, o que iria onerar a instalação e adicionar peso a estrutura.


ID
703606
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPE-PI
Ano
2012
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

Tendo em vista que, de acordo com o seu conceito, as ecocidades
visam diminuir os efeitos adversos que os aglomerados urbanos
exercem sobre o meio ambiente e propõem como diretriz o
incentivo ao uso de sistemas de baixo impacto ambiental, julgue os
itens que se seguem.

O uso de reservatório de água superior é desnecessário nos casos em que, por meio de uma bomba pressurizadora, a captação da água seja feita diretamente do reservatório inferior (cisterna), que alimente diretamente as áreas molhadas a partir do acionamento das torneiras.

Alternativas
Comentários
  • Trata-se do sistema Hidropneumático.

    Gabarito: certo.

  • Gabarito: Certo

    O sistema descrito é o sistema de abastecimento hidropneumático. Apesar de estar correto, vale destacar que no tocante ao texto associado, que fala de ecocidades e incentivo ao uso de sistemas de baixo impacto ambiental, esse sistema é maiss oneroso que o abastecimento indireto, além de consumir mais energia elétrica.

    Ig: @arquitetamanuprado


ID
703609
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPE-PI
Ano
2012
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

Tendo em vista que, de acordo com o seu conceito, as ecocidades
visam diminuir os efeitos adversos que os aglomerados urbanos
exercem sobre o meio ambiente e propõem como diretriz o
incentivo ao uso de sistemas de baixo impacto ambiental, julgue os
itens que se seguem.

Nos sistemas de reaproveitamento de água pluvial, o freio d’água deve ser instalado no interior da cisterna, no final da tubulação de entrada de água da chuva, para reduzir a velocidade de chegada da água, evitando o turbilhonamento e a suspensão de sólidos depositados no fundo da cisterna.

Alternativas
Comentários
  • O princípio é captar água de chuva antes que chegue no solo ou locais com trânsito de pessoas, animais e veículos, para evitar sua contaminação e o uso de equipamentos mais complexos.
    Simples, eficiente, confiável e automático, o sistema economiza água e dinheiro, bem como enfrenta problemas trazidos pela urbanização, como o risco de desabastecimento, racionamento, e ameniza os efeitos da impermeabilização do solo, como enchentes e inundações.

    USOS
    • Alimentação de bacias sanitárias e mictórios
    • Irrigação de jardins, pomares e outros cultivos
    • Limpeza de pavimentos, paredes, pátios, peças e equipamentos industriais e veículos
    • Reserva de incêndio
    • Ar condicionado central ou sistemas de resfriamento
    • Espelhos e fontes d`água
    • Recarga de aquíferos
    FUNCIONAMENTO
    1. O sistema prevê a utilização do TELHADO eCALHAS como captadores da água de chuva, que é dirigida para um FILTRO, autolimpante que remove detritos, e levada para uma CISTERNA (reservatório de água subterrâneo ou externo).
    2. Para evitar que a sedimentação do fundo da  cisternas e misture com a água, esta é canalizada até o fundo, e por meio de um FREIO D`ÁGUA ela brota para cima sem causar turbulência na base. Estocada ao abrigo da luz e do calor, a água armazenada se mantém livre de bactérias e algas durante um longo período, diversos meses.
    3. Outra parte do sistema, o CONJUNTO FLUTUANTE (mangueira, bóia, filtro e válvula de retenção e conector) preso à bomba submersa ou tubo de tomada de água, suga a água logo abaixo da lâmina d`água, local onde ela é mais limpa, aumentando a vida útil da bomba e de todo o sistema.
    4. Para escoar a água excedente, usa-se na cisterna o SIFÃO-LADRÃO, que elimina particulados flutuando e evita entrada de odores, insetos e roedores.
    5. Uma BOMBA de recalque ou pressurizadora alimenta os pontos de consumo (caixa d`água não potável e/ou torneiras externas de uso restrito), e o KIT DE REALIMENTAÇÃO abastece a cisterna ou a caixa de água não potável elevada automaticamente em caso de consumo acima da capacidade ou estiagem.
    6. O sistema pode ser aplicado tanto em residências em construção, com rede hidráulica separada da rede de água potável da rua, e incluir o uso em descarga de banheiros e torneiras externas, como em casas já construídas. Não sendo possível mexer nas instalações existentes, é possível aproveitar a água de chuva externamente, para jardins, limpeza de pisos e calçadas, lavar carros, entre outros usos.


    Fonte: adaptação do site  http://www.ecocasa.com.br/produtos.asp?it=1212


ID
703612
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPE-PI
Ano
2012
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

Tendo em vista que, de acordo com o seu conceito, as ecocidades
visam diminuir os efeitos adversos que os aglomerados urbanos
exercem sobre o meio ambiente e propõem como diretriz o
incentivo ao uso de sistemas de baixo impacto ambiental, julgue os
itens que se seguem.

A água da chuva pode ser utilizada prioritariamente em atividades que não incluam sua ingestão por seres humanos, como descarga de vasos sanitários, tarefas de limpeza e rega de jardins. A sua utilização para consumo humano, especialmente em regiões áridas onde sua oferta seja escassa, deve, no entanto, ser precedida de um processo de desinfecção desse tipo de água com cloro ou mesmo com radiação ultravioleta

Alternativas

ID
703648
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPE-PI
Ano
2012
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

Considerando aspectos relacionados aos diferentes sistemas de
instalações em edifícios, julgue os itens que se seguem.

Os tubos de queda para lixo em unidades domiciliares constituem um sistema de instalação especial regulamentado por normas municipais, ainda que controvertidos em diversos meios, e que por isso devem receber análise pormenorizada.

Alternativas
Comentários
  • Alguém sabe a norma que regulamenta isso?


ID
703654
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPE-PI
Ano
2012
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

Considerando aspectos relacionados aos diferentes sistemas de
instalações em edifícios, julgue os itens que se seguem.

Uma parede hidráulica, livre de vigamento, é solução possível para os cômodos sanitários, quando se quer evitar a passagem das prumadas de instalações em elementos estruturais.

Alternativas

ID
715603
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Caixa
Ano
2012
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

Em relação aos dispositivos destinados a controlar, interromper e estabelecer o fornecimento de água nas instalações hidráulicas e sanitárias, considere as afirmativas abaixo.

I - O registro de gaveta permite a abertura e o fechamento de passagem de água por tubulações.
II - O registro de pressão é empregado em pontos onde há necessidade de regulagem de vazão.
III - A válvula de retenção é empregada para que a água não flua somente em um determinado sentido na tubulação.
IV - A válvula de descarga está presente em instalações de bacias sanitárias.

São corretas APENAS as afirmativas

Alternativas
Comentários
  • As válvulas de retenção são equipamentos de proteção instaladas visando proteger as instalações hidráulicas do refluxo de água quando do paralisação das bombas. Como função secundária, são importantes para a manutenção da coluna da água durante a paralisação.

  •  Registro de Gaveta:

     


    O registo de gaveta tem a função de trabalhar totalmente aberto ou totalmente fechado, ou seja, sua função não é regular a vazão e sim interromper o fluxo de água em uma instalação.

    Utiliza-se o registo de gaveta para eventuais manutenções na instalação ou no caso de algum vazamento.

    O registo de gaveta deve ser instalado em colunas de distribuição (tubulações verticais que distribuem a água para a residência), e não em pontos de utilização, como por exemplo: chuveiros, torneiras e etc…

    O registo de gaveta em sua maioria possui a vedação entre a gaveta e o corpo feito de metal, que com o tempo se o registo sofre o trabalho intenso de abertura e fechamento e ainda a pressão constante de água sobre sua sede de fechamento, os componentes internos podem sofrer desgastes, ocasionando assim vazamentos no registo, e se este registro estiver dentro da parede, ou seja, no lugar do registro de pressão, o problema é ainda maior.

     

    - Registro de Pressão:

     

    O registo de pressão é para controlar o fluxo de água em um ponto de utilização.

    A passagem de água neste registo é bem diferente em relação ao registo de gaveta, o registo de pressão possui passagem reduzida, o que permite uma regulagem de vazão de forma a ser ajustada de acordo com a necessidade do usuário sem danificar o registo.

    Ele possui uma elevada perda de carga (perda da pressão e vazão de uma instalação hidráulica), em relação à pressão proporcionada pela instalação, sem promover nenhum desgaste nos componentes internos.

    Diferente do registo de gaveta, o registo de pressão possui sentido de fluxo e se for instalado de forma errada, impedirá quase que por completamente a passagem de água, por isso deve-se prestar atenção na hora de sua instalação.

    Uma válvula de retenção é um tipo de válvula que permite que os fluidos escoem em uma direção, porém, fecha-se automaticamente para evitar fluxo na direção oposta (contra fluxo).
     

    Definição de Válvula de Descarga:

    Peça de utilização destinada a permitir a descarga de água na vazão ideal para permitir a limpeza das bacias sanitárias, mediante comando manual, onde o seu fechamento é automático, ou seja, independe da ação humana.









     


ID
715612
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Caixa
Ano
2012
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

Dentre as principais partes constituintes de uma instalação predial de esgoto sanitário, o tubo de queda é uma tubulação que

Alternativas
Comentários
  • Tubo de queda: tubulação vertical existente nos prédios de dois ou mais andares que recebe os efluentes dos ramais de esgoto e dos ramais de descarga. 
  • Tubo de queda: não deve ter diâmetro inferior ao da maior tubulação a ele ligada; o diâmetro nominal mínimo do tubo de queda que recebe efluentes de pias de copa, cozinha ou de despejo é igual a 75mm.

    Fonte: Instalações hidráulicas e o projeto de arquitetura.
  • De acordo com a tabela 6 da NBR 8160, o diâmetro mínimo para tubos de queda é de 40 mm, quando a contribuição hunter é menor ou igual a 4. A resposta está fora da norma. 

  • Concordo com o José isaias

  • a) possibilita o escoamento de ar da atmosfera para o sistema de esgoto e vice-versa. - tubo ventilador

    b) recebe, horizontalmente, os efluentes dos ramais de esgoto e dos ramais de descarga. - Tubulação vertical que recebe efluentes de subcoletores, ramais de esgoto e ramais de descarga. NBR 8160

    c) deve ser aberta à atmosfera e ultrapassar o telhado. - tubulação de ventilação primária

    d) deve ter diâmetro inferior àquele da maior tubulação a ele ligada, que é, normalmente, a da bacia sanitária.- não deve ter diâmetro inferior ao da maior tubulação a ele ligada

    e) correta

  • NBR 8160/1999:

    3.41 tubo de queda: Tubulação vertical que recebe efluentes de subcoletores, ramais de esgoto e ramais de descarga.

    Deve ser de 75 por " para poder receber efluentes da pia de cozinha.", mas não achei isso na normativa. Alguém?

    GABARITO: E.


ID
721693
Banca
FCC
Órgão
TRT - 6ª Região (PE)
Ano
2012
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

As instalações dos sistemas de tubulações de esgotos sanitários de uma edificação devem ser projetadas de modo a

Alternativas
Comentários
  • Letra B: Segundo a NBR 8160:

    4.1.3 O sistema predial de esgoto sanitário deve ser projetado de modo a:

    a) evitar a contaminação da água, de forma a garantir a sua qualidade de consumo, tanto no interior dos sistemas de suprimento e de equipamentos sanitários, como nos ambientes receptores; b) permitir o rápido escoamento da água utilizada e dos despejos introduzidos, evitando a ocorrência de vazamentos e a formação de depósitos no interior das tubulações; c) impedir que os gases provenientes do interior do sistema predial de esgoto sanitário atinjam áreas de utilização; d) impossibilitar o acesso de corpos estranhos ao interior do sistema; 4NBR 8160:1999 e) permitir que os seus componentes sejam facilmente inspecionáveis; f) impossibilitar o acesso de esgoto ao subsistema de ventilação; g) permitir a fixação dos aparelhos sanitários somente por dispositivos que facilitem a sua remoção para eventuais manutenções.

  • Pessoal, penso que a letra d está errada porque essa inclinação deve existir somente nas instalações no plano horizontal, como subcoletores, ramais de descarga e esgoto, o que não foi mencionado pela questão.

  • acredito que a B esta incorreta, "evitar" e "não permitir" são bem diferentes, afinal, vazamentos ocorrem independentes de um bom projeto.. cabia anulação

  • Letra D: "diâmetro menor ou inferior a 75 mm". O certo seria "igual ou inferior". 

    FCC boboca demais

  • garantir o escoamento rápido dos despejos, impedir a formação de gases e depósitos no interior do sistema, excluir vazamentos e impedir que os ramais de esgotos recebam despejos de mais de um ramal de descarga.

    Não há problema algum o ramal de esgoto receber efluentes de mais de um ramal de descarga.

    garantir o escoamento rápido de despejos, prever acessibilidade às tubulações para eventual desobstrução, não permitir vazamentos e impedir a formação de depósitos e escapamento de gases no interior do sistema.

    GABARITO

    garantir o escoamento rápido dos despejos, impedir as perdas e contaminação de água potável e facilitar a manutenção e unificação dos sistemas de esgotos primários, secundários e águas pluviais.

    Sistema secundário e primário têm de estar separados. Primário tem gases, secundário não tem. A separação é, na maior parte das vezes feitas por desconectores - dispositivos dotados de fecho hídrico, como caixas sifonadas.

    impedir a contaminação da água potável, facilitar a manutenção, manter as inclinações mínimas de 2% nos trechos de diâmetro menor ou inferior a 75 mm e de 1% nos trechos de diâmetros iguais ou superiores a 100 mm.

    Igual ou inferior.

    impedir a contaminação de água potável, estabelecer a separação entre os ramais de esgoto primário e de águas pluviais, mantendo conexão direta entre os coletores secundários e o coletor público.

    Não deve haver conexão direta entre tubulação secundária e coletor público. A tubulação que conecta ao coletor público é a primária, uma vez que há gases no coletor público e não se pode ter gases na tubulação secundária.

    - - - - - - - -

    E Jesus disse-lhe: Se tu podes crer, tudo é possível ao que crê ~ Marcos 9:23.

    @ocivilengenheiro


ID
727081
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Câmara dos Deputados
Ano
2012
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

A respeito de mecanismos de detecção e combate a incêndios,
julgue os itens seguintes.

O reservatório de água destinado ao combate de incêndios, denominado reserva técnica, deve estar localizado, preferencialmente, em reservatórios inferiores, facilmente acessíveis ao corpo de bombeiros.

Alternativas
Comentários
  • O abastecimento do Sistema Hidráulico Preventivo contra incêndios poderá ser feito: 

    I - Por Reservatório Superior

    II - Por Reservatório Inferior: 

    a) Deverão estar situados em locais que permitam o acesso desembaraçado e ter espaço para manobras de bombas de incêndio; 

    b) Admite-se como reservatório, mananciais naturais desde que assegurem a permanência do sistema; 

    c) As bombas deverão ser dimensionadas a fim de garantir as vazões mínimas, em função da classe de risco 

    III - Por Castelo D’água


  •  Os mais indicados são os elevados que facilitam o acesso devido à força da gravidade, mas existem algumas recomendações a serem seguidas quando o assunto é reservatórios para bombeiros.

    Quando o pavimento for superior a 750 m², os estabelecimentos são obrigados a terem uma reserva de água para atender a possíveis acidentes. De acordo com o Corpo de Bombeiros do Estado de São Paulo, não há problema em subdividir os reservatórios, desde que todas as unidades estejam ligadas diretamente à tubulação de sucção da bomba de incêndio e tenham subdivisões em unidades mínimas de 3 m³. No entanto, é importante que a capacidade efetiva dos reservatórios sejam mantidas permanentemente.

    No caso dos reservatórios elevados, considerando que o abastecimento é realizado apenas pela ação da gravidade, o reservatório elevado deve estar à altura suficiente para fornecer vazões e pressões mínimas requeridas para cada sistema. 

    https://www.fazforte.com.br/blog/reservatorios-elevados-sao-mais-indicados-para-uso-de-bombeiros/


ID
767356
Banca
FCC
Órgão
MPE-AP
Ano
2012
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

As instalações hidráulicas devem ser projetadas de modo a permitir fácil acesso para eventual execução de reparos, independente de serem embutidas ou aparentes, e não podem interferir nas condições de estabilidade das construções. É correto afirmar que

Alternativas

ID
787999
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-AL
Ano
2012
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

Na escolha por um tipo de sistema de esgotamento sanitário, deve-se considerar a densidade de ocupação do solo onde será instalado o sistema. A respeito das proporções habitantes/área que devem ser observadas na escolha do sistema adequado de esgotamento sanitário, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • Qual a fonte dessa questão? :L

  • Dê onde o cidadão tira uma questão dessa??

  • Aquela questão digna de chute.

  • De acordo com as Leis Municipais, como por exemplo, a Lei Municipal nº 313/2003, que dispõe sobre Loteamentos e Parcelamento do Solo do Município de Teixeira de Freitas/BA:

    Art. 19 Para regiões ou zonas urbanas onde a coleta de esgoto sanitário não estiver implantada, os loteamentos deverão dispor de sistema de esgotamento sanitário de acordo com as seguintes características por densidade populacional onde a densidade populacional é o número de habitantes por hectares:

    I- até 150 hab./ha;

    II- entre 150 e 250 hab./ha;

    III- acima de 250 hab./ha.

    §1º Até 150 hab./ha, o sistema de esgotamento sanitário deverá ser de fossas secas/fossas e sumidouros.

    §2º Entre 150 e 250 hab./ha, o sistema de esgotamento sanitário deverá ser de fossas absorventes.

    §3º Acima de 250 hab./ha, o sistema de esgotamento sanitário deverá ser a rede pública e tratamento de efluentes.

  • Pessoal, acho que a fonte é o livro do Mascaró


ID
788032
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-AL
Ano
2012
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

Com relação às instalações elétricas e hidrossanitárias, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • NBR 5419 (2005) 

    3.5 sistema de proteção contra descargas atmosféricas (SPDA): Sistema completo destinado a proteger

    uma estrutura contra os efeitos das descargas atmosféricas. É composto de um sistema externo e de um sistema

    interno de proteção.

  • Quase cai na D, mas lembrei no ultimo momento que os dejetos sofrem ação de BACTÉRIAS e não de  fungos, vai pegar outro eu mermo nonn heheh!

  • Não  concordo com a letra E no momento em que fala que o aterramento evita descargas atmosféricas. Ele não as evita, apenas projete a estrutura contra seus efeitos. A NBR 5419 é clara quanto a isso

    4 Características gerais
    4.1 Deve ser lembrado que um SPDA não impede a ocorrência das descargas atmosféricas

  • ninguem falou em descarga ATMOSFÉRICA na e
    descargas INDESEJÁVEIS, pode ser até de eletrecidade estática

  • b) Símbolo da tomada baixa e da tomada alta estão invertidos.

    c) Em um projeto hidráulico para aquecimento de água por energia solar, devem ser sistemas: o de termossifão e o de circulação forçada.

    d) Em um projeto de esgoto, deve-se utilizar fossa séptica em regiões não servidas por rede de esgotos, pois, nesse tipo de fossa, as águas servidas sofrem a ação de bactérias agressivos que convertem a matéria orgânica sólida em gases e substâncias solúveis.

    e) item correto


ID
807643
Banca
FAURGS
Órgão
TJ-RS
Ano
2012
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

Assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Essa é questão peão: Misturou macarrão com alface e strogonof


ID
808006
Banca
FAURGS
Órgão
TJ-RS
Ano
2012
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

O que mais adequadamente pode definir um desenho em axonometria das instalações hidrossanitárias de uma edificação?

Alternativas
Comentários
  • Estereogramas (rede hidráulica em desenho perspectivo).


ID
817564
Banca
FCC
Órgão
MPE-PE
Ano
2012
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

O refluxo de água usada, proveniente de um reservatório, aparelho sanitário ou de qualquer outro recipiente, para o interior de uma tubulação, devido à sua pressão ser inferior à atmosférica, é denominado

Alternativas
Comentários
  • Retrossifonagem: Refluxo de água usada, proveniente de um reservatório, aparelho sanitário ou de 
    qualquer outro recipiente, para o interior de uma tubulação, devido à sua pressão ser inferior à 
    atmosférica. 

    Terminologia (NBR 5626/1998) 
  • Separação atmosférica: Separação física (cujo meio é preenchido por ar) entre o ponto de utilização ou ponto de suprimento e o nível de transbordamento do reservatório, aparelho sanitário ou outro componente associado ao ponto de utilização.

    Selo Hidráulico ou Selo Hídrico ou Fecho Hídrico: articulação mantém uma pequena lâmina d´água em seu interior, impedindo o retorno dos gases. Denominado de selo hídrico, é o mesmo sistema utilizado em ralos sifonados de chuveiros, áreas de serviço e vasos sanitários.

    Camisa: Peça que permite a movimentação da tubulação, em relação às próprias paredes ou pisos

    Conexão cruzada: Qualquer ligação física através de peça, dispositivo ou outro arranjo que conecte duas tubulações das quais uma conduz água potável e a outra água de qualidade desconhecida ou não potável.

    Retrossifonagem: Refluxo de água usada, proveniente de um reservatório, aparelho sanitário ou de qualquer outro recipiente, para o interior de uma tubulação, devido à sua pressão ser inferior à atmosférica. 


ID
817567
Banca
FCC
Órgão
MPE-PE
Ano
2012
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

As instalações prediais de água fria devem ser projetadas de modo que, durante a vida útil do edifício que as contém, atendam aos seguintes requisitos:

I. preservar a turbidez da água;

II. garantir o fornecimento de água de forma contínua, em quantidade adequada e com pressões de até 90 mca e velocidades de até 0,65 m/s, compatíveis com o perfeito funcionamento dos aparelhos sanitários, peças de utilização e demais componentes;

III. evitar níveis de ruído acima de 60 dBa, inadequados à ocupação do ambiente;

IV. proporcionar conforto aos usuários, prevendo peças de utilização adequadamente localizadas, de fácil operação, com vazões satisfatórias e atendendo as demais exigências do usuário.

É correto o que consta em

Alternativas
Comentários
  • Instalações Prediais de Água Fria  As instalações prediais de água fria devem ser projetadas de modo que, durante a vida útil  do edifício que as contém, atendam aos seguintes requisitos:  a) Preservar a potabilidade da água.  b) Garantir o fornecimento de água de forma contínua, em quantidade adequada e com pressões e  velocidades compatíveis com o perfeito funcionamento dos aparelhos sanitários, peças de  utilização e demais componentes.  c) Promover economia de água e de energia.  d) Possibilitar manutenção fácil e econômica.  e) Evitar níveis de ruído inadequados à ocupação do ambiente.  f) Proporcionar conforto aos usuários, prevendo peças de utilização adequadamente localizadas, de  fácil operação, com vazões satisfatórias e atendendo as demais exigências do usuário. 

    (NBR 5626/1998)
  • Zonas residenciais. 55 dB.

     

  • Instalações Prediais de Água Fria, devem atender aos seguintes requisitos: 

    a) Preservar a potabilidade da água.  

    b) Garantir o fornecimento de água de forma contínua, em quantidade adequada e com pressões e  velocidades compatíveis com o perfeito funcionamento dos aparelhos sanitários, peças de  utilização e demais componentes. 

    c) Promover economia de água e de energia

    d) Possibilitar manutenção fácil e econômica

    e) Evitar níveis de ruído inadequados à ocupação do ambiente. 

    f) Proporcionar conforto aos usuários, prevendo peças de utilização adequadamente localizadas, de  fácil operação, com vazões satisfatórias e atendendo as demais exigências do usuário. 

    Fonte: NBR 5626/1998


ID
825928
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-RO
Ano
2012
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

Assinale a opção correta, relativa ao subsistema de esgoto sanitário.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito

     

    a) Uma vez utilizada, a água distribuída à população se deteriora, tornando-se repulsiva aos sentidos, nociva em consequência da poluição e da contaminação e imprestável mesmo para usos secundários.

    Ao meu ver a questão foi mal formulada, pois algumas opção contêm erros.

    A) Pode ser considerada errada logo que cada vez mais é pensado usos secundários para a água em um sistema residencial a fim de reduzir o consumo.

    Exemplo: Utilizar a água da máquina de lavar roupas para limpar quintal, Utilizar água de chuveiro para a descarga e etc.

    D) Pode ser considerada certa logo que em termos de instalações o subsistema de esgoto deve ser independente do subsistema de abastecimento de água.

  • De acordo com a Prof Moema, a produção, a comercialização e o uso do amianto no Brasil está proibida, a OMS já declarou o amianto como cancerígeno e não há níveis seguros para o uso do mesmo. http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L9055.htm

  • Essa letra A não faz sentido nenhum.

  • Reparem nessa questão tb do CESPE

    No planejamento do subsistema de abastecimento de água, deve ser considerado que a água distribuída à população, uma vez utilizada, deteriora-se, tornando-se não potável, imprópria, inclusive, para usos secundários, e nociva, em consequência da poluição e da contaminação.

    o gabarito foi considerado ERRADO...

    e agora a letra A foi considerada a correta

    Uma vez utilizada, a água distribuída à população se deteriora, tornando-se repulsiva aos sentidos, nociva em consequência da poluição e da contaminação e imprestável mesmo para usos secundários

    Como faz para trabalhar no CESPE??? pelo visto não precisa de atender a muitos critérios, hein!?

  • Subsistema de esgoto sanitário: Uma vez utilizada, a água distribuída à população se deteriora, tomando-se repulsiva aos sentidos, imprestável mesmo a usos secundários, e nociva, em consequência da poluição e da contaminação. O seu imediato afastamento e um destino tal que não venha a comprometer a salubridade ambiental são providências que não podem ser postergadas (Puppi, 1981).

  • D) Subsistema de Esgotos Sanitários: tem a função de afastar a água distribuída à população após o seu uso, sem comprometer o meio ambiente. Sendo assim, este subsistema constitui-se no complemento necessário do subsistema de abastecimento de água e cada trecho da rede de distribuição de água deve corresponder ao da rede coletora de água servida (esgoto).


ID
825973
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-RO
Ano
2012
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

Assinale a opção correta, a respeito de instalações hidráulicas em edifícios.

Alternativas
Comentários
  • Sistema direto de distribuição: quando a pressão da rede pública é suficiente, usa-se o sistema direto de distribuição (ascendente), sem necessidade de reservatório, desde que haja continuidade de abastecimento.

    Sistema indireto sem bombeamento: quando a pressão é suficiente, mas sem continuidade, há necessidade de prevermos um reservatório superior, e a alimentação do prédio descendente. É o caso comum de residências de até dois pavimentos.

    Sistema indireto com bombeamento: quando a pressão além de ser insuficiente, existir a necessidade da presença de dois reservatórios (inferior e superior). A distribuição será descendente e haverá necessidade de bombas de recalque.


  • Um contador de água, também designado hidrômetro ou hidrómetro é um instrumento de medição volumétrica de água que passa numa parte da rede de abastecimento de água.

  • A torneira de bóia (bóia da caixa d’água) é um dispositivo de controle de nível que controla a entrada de água no reservatório (caixa d’água), ela mantém o nível de água no nível operacional do reservatório (nível máximo que o reservatório pode ser cheio) evitando assim o transbordamento da água.


ID
826000
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-RO
Ano
2012
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

Assinale a opção correta a respeito de instalações sanitárias em edifícios.

Alternativas
Comentários
  • Letra a: Errada. Texto correto: Caixa de gordura é destinada a reter, na sua parte superior, as gorduras, graxas e óleos contidos no esgoto, formando camadas que devem ser removidas periodicamente, evitando que estes componentes escoem livremente pela rede, obstruindo-a.

    Letra b: Errada. Texto correto: Ralo seco não possui desconector.

    Letra c: Errada. Texto correto: Ramal de ventilação é o Tubo ventilador que interliga o desconector, ou ramal de descarga, ou ramal de esgoto de um ou mais aparelhos sanitários a uma coluna de ventilação ou a um tubo ventilador primário. A questão errou por afirmar que o ramal de ventilação recebe efluentes. Ele recebe gases.

    Letra d: Errada. Texto correto: Coletor predial é o trecho de tubulação compreendido entre a última inserção de subcoletor, ramal de esgoto ou de descarga, ou caixa de inspeção geral e o coletor público ou sistema particular. 

    Letra e: Correta: Desconetor: dispositivo provido de fecho hídrico, destinado a vedar a passagem de gases no sentido oposto do deslocamento de esgoto. O sifão, por exemplo, é um desconector que recebe efluentes do sistema predial de esgoto sanitário. Ralo sifonado e caixa sifonada são dotados de desconector.

    Fonte: NBR 8160


ID
865729
Banca
VUNESP
Órgão
SPTrans
Ano
2012
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

Em projetos hidráulicos, a ventilação das instalações prediais de esgoto primário deve ser conectada à tubulação

Alternativas
Comentários
  • Montante e Jusante: Dado um ponto num curso d'água, este passa a ser dividido em duas partes: a parte a montante, de onde vêm as águas e a parte a jusante, para onde estão indo as águas.

    Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Jusante
  • Sempre depois do fecho hídrico, pois ele é como um Sifão e já sela a ventilação dali pra frente. Isso vale pra casas também, pois evita o mau cheiro no WC.

  • Montante (lembrar de montanha, parte de cima, antes, nascente, onde nascem os rios, de onde a água vem) ...

    Jusante, para onde a água segue, depois do ponto considerado, abaixo, foz. ..


ID
970006
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2011
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

Em um sistema de abastecimento de água com reservatórios inferior e superior, durante o bombeamento, a água que passa pela bomba e chega ao reservatório superior está submetida a

Alternativas
Comentários
  • Letra E

    Recalque é em outras palavras a altura q a bomba leva a agua de um nível inferior para o nível superior, num prédio, por exemplo, quando vc abre a torneira a agua sai da caixa de agua lá de cima por gravidade, mas para a agua chegar à caixa da agua ela precisa de uma bomba q faz ela subir ate lá, essa altura é o recalque q a bomba precisa vencer, mas isso é analisado por pessoas mais técnicas, porque a altura manométrica da bomba (potencia) envolve o recalque e as perdas de carga na tubulação.
    Toda bomba possui um lado de sucção e um lado de recalque.
    A sucção é o lado onde o fluído vai em direção à bomba.
    O recalque é o lado onde o fluído vai em direção oposta à bomba.
    Por exemplo:
    Uma bomba de água que enche uma caixa dágua. O lado do poço é a sucção e o lado da caixa dágua é o recalque.

ID
970009
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2011
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

Na instalação de esgoto de um banheiro, detectou-se um problema na tubulação que liga o lavatório ao ralo sifonado.

Logo, esse problema está ocorrendo em um ( a )

Alternativas
Comentários
  • Ramal de Esgoto: recebe os efluentes dos ramais de descargas.

    Ramal de Descarga: tubulação que recebe diretamente os efluentes de aparelhos sanitários.
    Coletor predial: trecho de  tubulação compreendido entre a última inserção de subcoletor, ramal de esgoto ou de descarga ou caixa de inspeção geral, e o coletor público.
    Subcoletor: é a tubulação horizontal que recebe efluentes de um ou mais tubos de queda ou de ramais de esgoto.
    Tubulação de alívio/ Tubo ventilador de alívio: tubo ventilador, ligando o tubo de queda ou ramal de esgoto ou de descarga à coluna de ventilação.
    Fonte: Instalações Hidráulicas e o Projeto de Arquitetura; NBR 8160

ID
970012
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2011
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

Segundo a NBR 10897:2007, versão corrigida 2008 (Sistemas de proteção contra incêndio por chuveiros automáticos – Requisitos), o chuveiro projetado para ser instalado em uma posição na qual o jato d’água é direcionado para cima, contra o defletor, é denominado chuveiro

Alternativas
Comentários
  • Letra B 

    Chuveiro em pé: chuveiro projetado para ser instalado em uma posição na qual o jato de água é direcionado para cima, contra o defletor.

ID
970027
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2011
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

A diferença de nível entre a superfície do terreno e a geratriz superior externa do coletor, no projeto de rede coletora de esgoto sanitário, é denominada

Alternativas
Comentários
  • A) recobrimento

    A grosso modo: cava-se a vala > instala-se a tubulaçao sanitária > "e joga a terra de volta" recobrimento

    http://www.dec.ufcg.edu.br/saneamento/esctvala.gif
  • Resp. Correta Letra A

    Complementando a resposta, segundo a NBR 9649:

    5.2.8 O recobrimento não deve ser inferior a 0,90 m para
    coletor assentado no leito da via de tráfego, ou a 0,65 m
    para coletor assentado no passeio. Recobrimento menor
    deve ser justificado.

  • a) Recobrimento: Diferença de nível entre a superfície do terreno e a geratriz superior externa do coletor. Rede coletora de 

    b) Profundidade: Diferença de nível entre a superfície do terreno e a geratriz inferior interna do coletor. 

    c) Sifão invertido: Trecho rebaixado com escoamento sob pressão, cuja finalidade é transpor obstáculos, depressões do terreno ou cursos d´água

    d)

    e) Terminal de Limpeza – TL: Dispositivo não visitável que permite inspeção e introdução de equipamentos de limpeza, sendo localizado na cabeceira deste. 

  • Oi!

    Dúvida: "escolhidos" e "indicados" não seriam coisas diferentes?


ID
970030
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2011
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

58 No dimensionamento do poço de sucção (com bomba de sucção constante) em um projeto de estação elevatória de esgoto sanitário, o tempo de detenção média deve ser o menor possível.

De acordo com a NBR 12208:1992 (Projeto de estações elevatórias de esgoto sanitário), o maior valor recomendado, em minutos, é

Alternativas
Comentários
  • Letra C

    Segundo a NBR 12.208:

    O tempo de detenção média deve ser o menor possível, sendo o maior valor recomendado de 30 min.


ID
970042
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2011
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

Uma determinada empresa tem 60 operários que exercem atividades insalubres. Ao projetar as instalações sanitárias para esse grupo de operários, de acordo com a NR-24 – Condições Sanitárias e Conforto nos Locais de Trabalho, a quantidade mínima de lavatórios e chuveiros é, respectivamente,

Alternativas
Comentários
  • Letra E

    NR 24

    24.1.12 Será exigido 1 um chuveiro para cada 10 (dez) trabalhadores nas atividades ou operações insalubres, ou nos trabalhos com exposição a substâncias tóxicas, irritantes, infectantes, alergizantes, poeiras ou substâncias que provoquem sujidade, e nos casos em que estejam expostos a calor intenso.
    24.1.8 Será exigido, no conjunto de instalações sanitárias, um lavatório para cada 10 (dez) trabalhadores nas atividades ou operações insalubres, ou nos trabalhos com exposição a substâncias tóxicas, irritantes, infectantes, alergizantes, poeiras ou substâncias que provoquem sujidade.
  • ATENÇÃO

    Existe uma diferença na NR 24 para NR18... no caso de trabalhadores de atividades insalubre são 10 funcionários por lavatório.... NR18 são 20.... chuveiro para ambas as NR são 10 funcionários por chuveiro


ID
1181485
Banca
FUNRIO
Órgão
INSS
Ano
2014
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

Sobre os componentes de um sistema de abastecimento de água de uma instalação predial, é incorreto afirmar que a tubulação de água fria

Alternativas
Comentários

ID
1188730
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INPI
Ano
2013
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

Considerando aspectos de projeto e especificação em edifícios, julgue os itens seguintes.

Nas instalações hidrossanitárias, todas as tubulações aéreas deverão receber pintura.

Alternativas
Comentários
  • Nas instalações hidrossanitárias, todas as tubulações aéreas deverão receber pintura.

     

    Nas instalações hidrossanitárias, todas as tubulações aparentes deverão receber pintura.

  • está na norma 5626?

  • 6.2.3.4 No caso de tubulações enterradas, quando as condições previstas forem desfavoráveis, propícias à corrosão, a tubulação deve receber pintura com tinta betuminosa ou outro tipo de proteção antioxidante (ver anexo D)


ID
1188733
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INPI
Ano
2013
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

Considerando aspectos referentes às instalações em edifícios, julgue os itens que se seguem.

A caixa piezométrica, dispositivo regulador que limita a vazão do canal de entrada, deve ser instalada quando o reservatório estiver abaixo da cota do meio-fio, no ponto de cruzamento do ramal predial.

Alternativas
Comentários
  • Caixa piezométrica é uma caixa reguladora utilizada quando o nível do reservatório inferior se encontra a menos de três metros acima do meio fio da rua. O objetivo da utilização dessa caixa é equalizar a distribuição pelos diversos consumidores.

    - Caixa reguladora do nível piezométrico do distribuidor público
    - Limita a vazão do ramal de entrada
    - Deve ser instalada depois do medidor de consumo
    - Sua capacidade varia de 200 a 300 L
    - Instalada a 3m de altura acima do meio-fio
    - Visa equalizar a distribuição pelos diversos consumidores
    - Coluna Piezométrica  substitui a caixa, que consiste em um tubo galvanizado de 6” de 3m de altura, ventosa e diversas conexões


ID
1188736
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INPI
Ano
2013
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

Considerando aspectos referentes às instalações em edifícios, julgue os itens que se seguem.

Os ramais para abastecimento de sprinklers , quando acionados, podem dissipar água, gases ou outros líquidos em determinado ambiente.

Alternativas

ID
1238434
Banca
FCC
Órgão
DPE-RS
Ano
2013
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

A possível existência de fossas, poços ou obstáculos no terreno gera uma interferência direta entre os seguintes elementos da obra:

Alternativas

ID
1238467
Banca
FCC
Órgão
DPE-RS
Ano
2013
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

O dispositivo de instalações sanitárias dotado de fecho hídrico destinado a receber efluentes da instalação secundária de esgotos é denominado caixa

Alternativas
Comentários
  • 3NBR 8160:

    3.9 caixa sifonada: Caixa provida de desconector, destinada a receber efluentes da instalação secundária de esgoto.

    GABARITO:B


ID
1238470
Banca
FCC
Órgão
DPE-RS
Ano
2013
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

Um fenômeno indesejável, passível de ocorrência nas instalações prediais de água potável, tem como característica a formação de bolhas de vapor que provocam corrosão nas tubulações, rotor e registros, bem como barulho por vezes semelhante à marteladas e redução da vida útil de equipamentos. Tal fenômeno denomina-se

Alternativas
Comentários
  • Cavitação - Formação de bolhas de vapor ou de gás em líquido por efeito de forças de natureza mecânica. Dicionário Aurélio

ID
1264615
Banca
FUNDEP (Gestão de Concursos)
Órgão
COPASA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

Apesar de a COPASA estar priorizando os investimentos nos serviços de esgotamento sanitário, em Minas Gerais, dos 19,5 milhões de habitantes, atualmente, apenas 7,4 milhões são beneficiados com os serviços de esgotamento sanitário nos municípios onde a Companhia atua.

Na falta da rede de esgoto, uma das opções indicadas para depuração biológica e bacteriana das águas residuárias é o uso da fossa séptica. A fossa séptica se destina a separar e transformar a matéria sólida contida nas águas de esgoto, descarregar no terreno, onde se completa o tratamento.

De acordo com o livro Instalações hidráulicas e sanitárias, Creder (2006), qual a altura mínima do líquido nessas fossas para que se consiga a ação neutralizante das bactérias?

Alternativas
Comentários
  • A altura mínima do líquido nessas fossas para que se consiga a ação neutralizante das bactérias é 120cm


ID
1315495
Banca
ESAF
Órgão
MF
Ano
2013
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

Quanto às instalações de esgotos, avalie a correção das definições dos diversos tipos de caixas discriminadas abaixo e assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • a) correta

    b) Caixa de inspeção: caixa dotada de fecho hídrico, destinada a receber águas de lavagem de piso - RALO SINFONADO

    c) Caixa sifonada: caixa destinada a permitir inspeção, limpeza e desobstrução das tubulações. - CAIXA DE INSPEÇÃO

    d) Caixa de passagem: caixa dotada de grelha ou tampa cega, destinada a receber água de lavagem de pisos e afluentes de tubulação secundária de uma mesma unidade autônoma. - acredito que esteja falando de DESCONECTORES

    e) Ralo: caixa dotada de grelha na parte superior, destinada a receber efluentes da instalação secundária de esgotos - CAIXA SINFONADA

  • caixa de gordura: Caixa destinada a reter, na sua parte superior, as gorduras, graxas e óleos contidos no esgoto, formando camadas que devem ser removidas periodicamente, evitando que estes componentes escoem livremente pela rede, obstruindo a mesma.

    caixa de inspeção: Caixa destinada a permitir a inspeção, limpeza, desobstrução, junção, mudanças de declividade e/ou direção das tubulações.

    caixa sifonada: Caixa provida de desconector, destinada a receber efluentes da instalação secundária de esgoto.

    caixa de passagem: Caixa destinada a permitir a junção de tubulações do subsistema de esgoto sanitário.

    3.29 ralo seco: Recipiente sem proteção hídrica, dotado de grelha na parte superior, destinado a receber águas de lavagem de piso ou de chuveiro.

    3.30 ralo sifonado: Recipiente dotado de desconector, com grelha na parte superior, destinado a receber águas de lavagem de pisos ou de chuveiro.


ID
1315537
Banca
ESAF
Órgão
MF
Ano
2013
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

Entre as exigências do usuário a respeito do desempenho de edifícios habitacionais, constam estanqueidade, conforto térmico, conforto acústico, conforto lumínico, saúde, higiene e qualidade do ar, acessibilidade, conforto tátil e antropodinâmico. A NBR 15.575/2013 refere-se ao desempenho de edifícios habitacionais de até cinco pavimentos. Além do item I, sobre assuntos gerais, a norma estabelece requisitos específicos para os seguintes sistemas: II. estruturais; III. de pisos; IV. de vedações verticais externas e internas; V. de coberturas; VI. hidrossanitários.

Avalie os comentários abaixo e assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • A letra D está certa.

    Estanqueidade é a definição dada a um produto que está isento de furos, trincas ou porosidades que possam deixar sair ou entrar parte de seu conteúdo.

    Nesta caso, a questão fala que o item V se refere a coberturas. Que nesse caso, precisam está de acordo com estanqueidade e conforto térmico.

  • na minha opinião é a letra "e" que está certa.

    I, sobre assuntos gerais, a norma estabelece requisitos específicos para os seguintes sistemas:

    II. estruturais;

    III. de pisos;

    IV. de vedações verticais externas e internas;

    V. de coberturas;

    VI. hidrossanitários.

    a) De acordo com o item II, deve-se evitar a ocorrência de algum estado limite e a consequente ruína do sistema estrutural, pois isso determina a interdição do edifício, impossibilitando a acessibilidade do usuário.

    O ELU (estado-limite último) pode até causar a paralisação de todo ou parte do uso da construção, porém o ELS (estado-limite de Serviço) deve ser feito de modo que na ocorrência, não prejudique o uso normal.

    15575-1:

    -O comportamento em serviço da edificação habitacional ou do sistema deve ser previsto em projeto, de forma que os estados-limites de serviço (ELS), por sua ocorrência, repetição ou duração, não causem efeitos estruturais que impeçam o uso normal da construção ou que levem ao comprometimento da durabilidade da estrutura. 

    -Os estados-limites últimos (ELU) determinam a paralisação, no todo ou em parte, do uso da construção, por sua simples ocorrência. 

    b) Atendendo às exigências de conforto lumínico❌, o item III refere-se a partes dos pisos que podem gerar ruídos❌ em edifícios multipavimentos.

    Ruído é sobre desempenho acústico - e não lúminico.

    E LEMBRANDO QUE O TERMO USADO NA NORMA nos trechos em que trata de iluminação É DESEMPENHO LÚMINICO (e não conforto lumínico).

    c) O item IV estabelece de que forma as janelas, por exemplo, devem atender às exigências de conforto❌ lumínico e antropodinâmico

    O termo usado na norma é DESEMPENHO ACÚSTICO

    d) O item V é relativo a exigências de estanqueidade e conforto❌ térmico.

    o termo usado na norma é DESEMPENHO TÉRMICO

    e) O item VI estabelece os critérios de desempenho dos sistemas hidrossanitários de edifícios habitacionais para atender, entre outros, às exigências de higiene e qualidade do ar.✅

    15575-6

    item: 15 Saúde, higiene e qualidade do ar 

  • NBR 15575-5/2013 - Requisitos para coberturas - Introdução

    Os sistemas de coberturas (SC) exercem funções importantes nas edificações habitacionais, desde a contribuição para preservação da saúde dos usuários até a própria proteção do corpo da construção, interferindo diretamente na durabilidade dos demais elementos que a compõem. Os sistemas de coberturas (SC) impedem a infiltração de umidade oriunda das intempéries para os ambientes habitáveis e evitam a proliferação de micro-organismos patogênicos e de diversificados processos de degradação dos materiais de construção, incluindo apodrecimento, corrosão, fissuras de origem higrotérmica e outros. --> ESTANQUEIDADE

    Por esses motivos, os SC devem ser planejados e executados de forma a proteger os demais sistemas. Sendo o (SC) a parte da edificação habitacional mais exposta à radiação direta do sol, ele exerce influência predominante na carga térmica transmitida aos ambientes (casas térreas e último pavimento de sobrados ou prédios), influenciando diretamente no conforto térmico dos usuários e no consumo de energia para acionamento de equipamentos de ventilação forçada e/ou condicionamento artificial do ar. --> CONFORTO TÉRMICO

    insta: @revisa.arq


ID
1344517
Banca
FGV
Órgão
AL-MT
Ano
2013
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

Com relação aos tubos e conexões de PVC (resina de cloreto de polivinila), utilizados em instalações prediais de água a 20oC, e cuja pressão máxima de serviço não pode superar 750 KPa (quilopascal), incluindo-se as variações dinâmicas, analise as afirmativas a seguir.

I. Os tubos são fornecidos com diâmetro de referência entre 15 mm (1 ½”) e 50 mm (2”).
II. As conexões usadas para água fria podem ser dos tipos soldável ou roscável.
III. Os “joelhos” são conexões produzidas em 45o, 60 oe 90o.

Assinale:

Alternativas
Comentários
  • ''...utilizados em instalações prediais de água a 20oC...'' = água fria

    I. Os tubos são fornecidos com diâmetro de referência entre 15 mm (1 ½”) e 50 mm (2”). - correto: 20 mm (1/2'') e 50 (1.1/2''')

    II. As conexões usadas para água fria podem ser dos tipos soldável ou roscável. - correto

    III. Os “joelhos” são conexões produzidas em 45o, 60 oe 90o. - correto : 45o e 90o

  • nao seria 20 a 110?


ID
1344520
Banca
FGV
Órgão
AL-MT
Ano
2013
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

Com relação às características do acessório hidráulico-sanitário denominado “caixa sifonada”, assinale a afirmativa correta.

Alternativas
Comentários
  • a) Veda a passagem de gases do esgoto secundário para o interior da edificação. - Veda a passagem de gases do esgoto primário

    b) Apresenta de uma a sete opções de entrada e de saída de esgoto. - 7 opções de entrada e uma de saída

    c) É produzida unicamente em ferro fundido, com diâmetro de 100 a 150 mm. - produzida em pvc ou ferro fundido

    d) Apresenta formato cilíndrico ou prismático de seção quadrada, de acordo com a grelha escolhida. - Apresenta formato cilíndrico com ou sem grelha

    e) correta

  • - Caixa sifonada    > Forma cilíndrica    > C/ ou s/ Grelha/tampa facilmente removível...

    > Recebe efluentes de: lavatório, bidê, banheira, chuveiro e lavagem de piso

    > PVC ou Ferro fundido (∴ mats. resistentes)      > Ø100, 125, 150 e 400mm

    > C/ 1 a 7 entradas p/ tubulação c/ Ø40mm E 1 saída de Ø50 ~ 75mm

    > Veda a passagem de gases do esgoto primário p/ o interior do edifício

    >> Por sifão/desconector: cria fecho hídrico = água c/ profund./H ≥ 5cm

    (deem uma olhado nos símbolos de desenho técnico)

    Fonte: Arial 12

  • A função da caixa sifonada ou sifão na instalação sanitária é a desconectar o esgoto secundário do esgoto primário, por meio de uma camada de água, que se chama de fecho hídrico. Para garantir a eficiência do sistema, a lâmina de água do fecho hídrico deve terno mínimo 5 cm.

    Fonte: Yazigi, a Técnica de edificar.


ID
1367293
Banca
FGV
Órgão
Prefeitura de Florianópolis - SC
Ano
2014
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

Os tubos e conexões de PVC para a linha hidráulica classificam-se em dois tipos, pelo sistema de junta: roscada e soldada. Uma vantagem do tipo junta roscada sobre o tipo junta soldada é:

Alternativas
Comentários
  • LETRA D

    Conexões roscáveis:

    São conexões com rosca fabricadas em PVC na cor branca para conduzir água fria até 20° C. Servem para fazer interligações com tubos roscáveis, que são muito utilizados em sistemas nos quais as instalações serão provisórias. Por ser uma tubulação que faz a união por rosca, permite facilmente a desmontagem e o remanejamento do sistema. Essas conexões roscáveis tem espessura de parede maior, por isso apresentam vantagens contra eventuais choques ou impactos que possam ocorrer em instalações aparentes.

    Conexões soldáveis:

    São produzidas conforme a norma NBR 5648 na cor marrom, desenvolvida especialmente para conduzir água fria a temperaturas de até 20° C. Utilizadas para fazer interligações com tubos soldáveis, as juntas são soldadas a frio com um adesivo de PVC, dispensando o uso de ferramentas e equipamentos específicos. Um dos benefícios é a resistência a produtos químicos e a excelente durabilidade, pois não sofre corrosão.

    Juntas elásticas:

    Os sistemas para esgoto sanitário possuem duas opções para interligar os tubos e as conexões. Uma delas é a solda fria, feita com adesivo de PVC. A outra é feita por um anel de borracha que é encaixado na bolsa do tubo ou da conexão conhecido como “junta elástica”. Esse sistema pode ser considerado mais seguro, pois permite a dilatação linear natural da tubulação sem causar danos.

  • Pelo sistema de junta, os tubos e as conexões classificam-se em dois tipos: de junta roscada e de junta soldada.

    O sistema de junta roscada permite a montagem e a desmontagem das ligações sem danificar os tubos ou conexões. Portanto, é possível o reaproveitamento de todos os materiais utilizados em outras instalações.

    O sistema junta soldada não permite o reaproveitamento das conexões já utilizadas, porém leva as seguintes vantagens sobre o sistema anterior:

    • transforma a junta em ponto de maior resistência

    • pela facilidade de execução, proporciona maior rapidez nos serviços de instalação

    • dispensa qualquer ferramenta especial, como morsa ou tarraxa.

    Os tubos com junta soldada são fabricados na cor marrom, nos diâmetros nominais de 20 (1/2"), 25 (3/4"), 32 (1"), 40 (1/4"), 50 (1 1/2"), 60 (2"), 75 (2 1/2"), 85 (3") e 110 (4")

    Fonte: A técnica de edificar - Yazigi


ID
1367296
Banca
FGV
Órgão
Prefeitura de Florianópolis - SC
Ano
2014
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

Sobre as características dos tubos de ferro fundido, sem costura, laminados a quente, que são usados para encanamento de esgoto, analise as afirmativas a seguir, considerando V para a verdadeira e F para a falsa:

(  ) Por apresentarem superfícies internas levemente enrugadas, apresentam baixo coeficiente de vazão, exigindo menores declividades na tubulação horizontal para evitar incrustação interna.
(  ) São fabricados com ponta e bolsa, com duas pontas lisas ou com duas bolsas, em diferentes diâmetros nominais.
(  ) Possuem resistência à ação química dos efluentes agressivos, intensificada com a aplicação de revestimento interno tipo epoxi, durante o processo de fabricação.

A sequência correta é:

Alternativas
Comentários
  • Os tubos de ferro fundido, sem costura, laminados a quente, são usados para encanamento de esgoto, podendo ser de ponta e bolsa ou de duas pontas lisas. Os tubos e conexões de ferro fundido aliam a resistência mecânica e durabilidade do ferro fundido com a resistência à ação química dos efluentes agressivos, frequentemente encontrados no esgoto predial (detergentes c outros agentes). Essa resistência adicional é assegurada pelo revestimento interno especial, tipo epóxi, aplicado durante o próprio processo de fabricação. A utilização dos tubos e conexões de ferro fundido garante elevado desempenho e longa vida útil à instalação predial de esgoto sanitário e água pluvial.

    Apresentam assim as seguintes vantagens:

    (...)

    - superfície interna lisa: com a superfície interna bastante lisa, os tubos e conexões apresentam elevado coeficiente de vazão, permitindo menores declividades na tubulação horizontal, ficando menos sujeitos á formação de depósitos ou incrustação interna.

    (...)

    fonte: Yazigi, A técnica de edificar


ID
1401622
Banca
FGV
Órgão
TJ-BA
Ano
2015
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

Os tubos de cobre são utilizados para a condução de água e de gás. Uma de suas características é serem fabricados:

Alternativas
Comentários
  • Os tubos rígidos de cobre são divididos em três categorias: "A", "E" e "I", de acordo com a finalidade da instalação e a pressão de serviço (espessura de parede do tubo). Os da classe "A" possuem espessura de parede entre 0,70 mm e 1,50 mm e são indicados para instalações de água quente, água fria, rede de hidrantes e rede de sprinklers. Os tubos da classe "E" são usados nas mesmas situações dos da classe "A", além de instalações de calefação e locais em que as pressões de serviço variam entre 14 e 41 kgf/cm2. Têm espessura de parede de 0,50 mm a 1,20 mm. Já a categoria "I", com espessura de parede entre 1 e 2 mm, é voltada para instalações de gás combustível, gases medicinais e instalações em que as pressões de serviço variam de 20 a 88 kgf/cm2. Vale ressaltar que, quanto menor o diâmetro, maior a pressão de serviço. Os tubos flexíveis são indicados para condução de gás para o fogão e em sistemas de refrigeração.

    Tubos Classe A são fornecidos com tampões amarelos e sua utilização indicada é para gases medicinais.  

    Tubos Classe E, identificados por tampões verdes, são indicados para instalações prediais de água quente ou fria, para conduzir gases e para tubulações de combate a incêndio, seja para hidrantes, seja para rede de chuveiros automáticos (sprinklers)

    Tubos Classe I, identificados por tampões azuis, tem destinação para indústrias que necessitem tubulações de Alta pressão e vapor.  

     

  • A) com superfícies com e sem costura. tubos de cobre utilizados em instalações hidrossanitárias são fabricados sem costura e em barras retas

    B) em barras retas, que variam de 4m a 6m. GABARITO

    C) em 3 classes de espessura: A, B e C. são 3 categorias: A (paredes intermediárias - gás), E (paredes finas - água quente e fria), I (paredes grossas - instalações industriais de alta pressão e combate a incêndios)

    D) com resíduos carbônicos aderidos à sua superfície interna. existe um limite de resíduos de carbono permitido para tubos de cobre

    E) com diâmetro nominal de 15mm a 42mm, conforme a classe. 15 a 104 mm (de acordo com o Catálogo de Tubos de Cobre da Eluma)

    Instagram @dicasdearq

    • sem costuras
    • categorias: A (gás), E (água), I (alta pressão- combate incêndio)
    • não necessariamente tem residuos carbonicos- são limitados
    • diametros: +/- 15mm a +/- 100mm

ID
1504945
Banca
FGV
Órgão
DPE-MT
Ano
2015
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

Uma edificação possui 10 pavimentos com 4 apartamentos por pavimento. Em cada apartamento moram 4 pessoas com um consumo per capta diário de água de 200 litros. Sabe-se que o reservatório deve ser construído para atender a 60 % do dobro do consumo diário de moradores e que a área destinada ao reservatório é de 20 m² .
A altura da lâmina de água desse reservatório deve ser de

Alternativas
Comentários
  • 10 pavimentos x 4 apartamentos por andar x 4 pessoas = 160 pessoas

    consumo diário de 200 litros por dia x 160 pessoas = 32.000 litros

    60% do dobro do consumo diário = 64.000x60% = 38.400 litros

    sabendo que 1m³=1000litros de água

    38.400/ (20x1.000)= 1,92

    RESPOSTA CORRETA=C

     

     


ID
1519231
Banca
IBFC
Órgão
SDHPR
Ano
2013
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

Dentre as alternativas a seguir, assinale aquela que mais corretamente representa o Ciclo das Águas no nosso planeta.

Alternativas
Comentários
  • Queria encontrar essa questão comentada, pois não concordo com a resposta, falar que o ciclo das águas se inicia em uma torneira.

  • Confesso que não entendi essa também! Eu marcaria a alternativa c

  • Verdade, ficou muito parcial essa resposta.

  • "O sistema de Captação, adução, tratamento e distribuição de água e coleta, recalque e tratamento de esgoto são as etapas do que se convencionou chamar de ciclo das águas."

    http://www.rivieradesaolourenco.com/sustentabilidade/ciclo-das-aguas/

     

  • Ciclo da água DO PLANETA considerar a torneira, ETA, rede de abastecimento??? pqp
    Se pelo menos tivesse falado só 'ciclo da água', ou citasse o consumo humano no enunciado até dava pra engolir.

  • E eu quebrando a minha cabeça para escolher entre A e C...

  • Passível de recurso. Incluir torneira no ciclo das águas do planeta é ridículo.

  • Não há uma fonte confiável para fundamentar esse gabarito visto que em qualquer material didático vimos apenas como o processo natural.

  • "O ciclo da água, também conhecido como ciclo hidrológico, refere-se ao movimento contínuo que a água faz pelo meio físico e pelos seres vivos do ecossistema, passando através da atmosfera, hidrosfera, litosfera e biosfera. Trata-se, portanto, de um importante  que faz com que esse indispensável recurso natural esteja constantemente no ambiente."

    Questão sem fundamento.

    Pergunta sobre o Ciclo das Águas mas dá como resposta o Ciclo/Sistema de Abastecimento da Água(E mesmo assim ainda dá em ordem errada).

    Vai entender, kkkk.

  • KKKKKKKKK NATURAL DO PLANETA VEM DA TORNEIRA.. TO CHOCADA


ID
1519246
Banca
IBFC
Órgão
SDHPR
Ano
2013
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

Toda a água de chuva que precipita sobre uma laje de cobertura, com área de 1000 m2, é canalizada para um reservatório enterrado, com capacidade para 40.000 I, para reuso em lavagem e rega das áreas comuns de um edifício. Considerando que ocorra uma precipitação de 80 mm, durante 45 minutos, sobre a região do edifício, e que o reservatório já esteja com 50 % da sua capacidade ocupada, o volume de água que escoará pelo ladrão e, a seguir, para a rede pública será:

Alternativas
Comentários
  • "O pluviômetro é um aparelho meteorológico destinado a medir, em milímetros, a altura da lâmina de água gerada pela chuva que caiu numa área de 1m2. Dizer que em uma região choveu 100 mm significa dizer que em uma área de 1 m2, a lâmina de água formada pela chuva que caiu apresenta uma altura de 100 milímetros (10 cm = 0,1 m). Esse volume pode ser obtido calculando o volume do paralelepípedo de 1 m2 de área da base e altura de 100 mm = 0,1 metros.
    Assim, o volume da chuva será dado por: V = (área da base) x altura -> V = 1 x 0,1 = 0,1 m3
    Esse volume pode ser determinado em litros, lembrando que 1 m3 = 1000 litros.
    Assim, uma chuva de 100 mm equivale a um volume, em litros, de: V = 0,1 x 1000 = 100 litros
    Isso implica dizer que, para cada metro quadrado da região, houve uma precipitação de 100 litros."

     

    Fonte: http://brasilescola.uol.com.br/matematica/calculo-volume-chuvas.htm

     

    Reservatório de 40.000 L = 40 m3 -> 50% do volume = 20 m3

    80 mm de chuva em 1000 m2 = 0,08 x 1000 = 80 m3

    Volume da chuva - 50% do reservatório = 80 - 20 = 60 m3 ou 60.000 L

     

    Respota: letra C


ID
1519249
Banca
IBFC
Órgão
SDHPR
Ano
2013
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

A velocidade do escoamento em condutos forçados, recomendada para as instalações hidráulicas prediais, deve situar-se entre 0,6 e 3,0 m/s. Nestas condições, um ramal, com tubos e conexões de PVC de 50 mm de diâmetro, deve ser utilizado para vazões entre:

Alternativas
Comentários
  • O gabartito encontra-se errado, pois para a alternativa D ser a correta o raio deveria ser de 50 mm, e nao o diâmetro. Para diametro de 50mm a alternativa A responde corretamente a questão.

  • Concordo, Rodrigo Silva!

    Vamos à questão:

     

    1) Tubo PVC de 50 mm de diâmetro = 2,5 cm de raio = 0,025 m de raio

    Área transversal do tubo = Pi x R2 = 3,14 x 0,025 m = 0,0019625 m2

     

    2) Velocidade máxima de escoamento = 3,0 m/s

    Volume a ser escoado para 3 m/s = 3 x 0,0019625 = 0,0058875 m3/s

    Considerando que 1 m3 = 1.000 l, então 0,0058875 m3/s = 5,8875 l/s

     

    3) Velocidade mínima de escoamento = 0,6 m/s

    Volume a ser escoado para 0,6 m/s = 0,6 x 0,0019625 = 0,0011775 m3/s

    Considerando que 1 m3 = 1.000 l, então 0,0011775 m3/s = 1,1775 l/s


ID
1519255
Banca
IBFC
Órgão
SDHPR
Ano
2013
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

A legislação de uso e ocupação do solo de um dado município exige que toda edificação, que impermeabilize mais do que 75% da área de um lote urbano, seja provida de reservatório para retenção de águas pluviais, com volume útil, em m3, equivalente dez vezes o valor da divisão da área impermeabilizada pela área do lote. Desta forma, um edifício cuja garagem enterrada ocupe 800 m2 de um lote de 1000 m2, deve ter um reservatório de:

Alternativas
Comentários
  • 800 m2 de um lote de 1000 m2 = 80% de área impermeabilizada

    Reservatório com volume útil dez vezes o valor da divisão da área impermeabilizada pela área do lote = 10 x 800 m2 / 1000 m2 = 8 m3

     

    Resposta: letra D

  • ÁREA IMPERMEABILIZADA / ÁREA DO LOTE = 800 / 1000 = 0,8

    10 VEZES A ÁREA IMPERMEABILIZADA / ÁREA DO LOTE = 10 X 0,8 = 8 M³

    RESPOSTA LETRA D !


ID
1519270
Banca
IBFC
Órgão
SDHPR
Ano
2013
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

Nos grandes edifícios, nos quais as cargas sobre a estrutura e as fundações devem ser criteriosamente consideradas, com relação às instalações de combate a incêndio, a reserva de água para o abastecimento dos hidrantes e dos sprinklers deve ser feita:

Alternativas
Comentários
  • NBR 13.714

    5.5 Reservatórios

    5.5.1 Devem ser previstos reservatórios elevados e não elevados, construídos conforme o anexo A.

    NBR 10.897

    5.2.2 Os abastecimentos de água para um sistema de

    chuveiros(os sprinklers) podem ser proporcionados das formas seguintes:

    a) reservátorio elevado;

    b) reservatório com fundo elevado ou com fundo ao

    nível do solo, semi-enterrado ou subterrâneo, piscinas, açudes, represas, rios, lagos e lagoas com

    uma ou mais bombas de incêndio;

    c) tanque de pressão.

    Considerando as NORMAS a questão não apresenta alternativa completa, assim seria anulada.

  • O que encontramos nos Códigos de Segurança contra Incêndio é que:

    - Hidrante público é alimentado pela rede pública (só o Corpo de Bombeiros tem a chave deles)

    - Hidrante de recalque | Hidrante de fachada: são alimentados pela reserva técnica de incêndio do prédio

    - Sprinklers: são alimentados pela reserva técnica de incêndio do prédio

    Essa ‘’reserva técnica’’ sempre é preferível que seja pelo reservatório superior; caso seja por reservatório inferior, deve ter uma bomba.

    --------------------------------------

    No caso da questão, como foi falado de um edifício alto, com cargas muito pesadas sobre a estrutura, acredito que deve existir alguma regra específica para os sprinklers não serem alimentados por reservatório superior, pra diminuir o peso de água sobre a edificação...

    Alguém poderia ajudar ?

  • Geralmente a reserva técnica é feita no reservatório superior, porém a questão fala que AS CARGAS SOBRE A ESTRUTURA DEVEM SER CRITERIOSAMENTE CONSIDERADAS, ou seja, se puder ficar fora do reservatório superior melhor.... e a norma diz que os sprinklers podem ficar tanto no superior quanto no inferior, então alternativa B.


ID
1519279
Banca
IBFC
Órgão
SDHPR
Ano
2013
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

Os cinco chuveiros de um vestiário são alimentados por um reservatório de água aquecida com energia solar, instalado 8,00m acima da linha horizontal que passa por seus registros de pressão. A prumada de descida, a partir do reservatório, tem diâmetro nominal de 50mm. O tubo horizontal, que liga esta prumada aos chuveiros, tem diâmetro nominal de 40mm. Deste tubo até a saída de cada chuveiro, a tubulação tem diâmetro interno de 20mm. Com relação à pressão com que a água sairá destes chuveiros, pode-se afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • Alguém sabe explicar essa questão??

  • a) CORRETA. A pressão maior vai ser encontrada no maior desnível de altura, entre o reservatório e o ponto considerado (1ª chuveiro); em seguida, a tubulação muda de direção e continua para alimentar os outros chuveiros, o que faz com que haja perda de carga (devido ao atrito da passagem da água pela tubulação). Dessa forma a pressão vai diminuindo aos poucos até o último ponto. Por isso ela é crescente desse último ponto até o chuveiro mais próximo da prumada.

    b) ERRADA. Na NBR 5626 diz que a pressão mínima nas tubulações tem de ser no mínimo 10kPa.

    c) ERRADA. A temperatura da água vai ser menor em dias nublados.

    d) ERRADA. A pressão não será igual para todos os chuveiros.


ID
1621096
Banca
IF-PA
Órgão
IF-PA
Ano
2015
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

Na elaboração do projeto, o arquiteto deve prever um espaço adequado, normalmente ao lado do tanque, para a instalação da máquina de lavar roupa. A alimentação de água da máquina é feita por meio de um ponto na parede, instalado a:

Alternativas
Comentários
  • Segundo Carvalho Junior:

    Altura da alimentação: 90cm

    Altura da saída de esgoto: 85cm

  • ALTURA DOS PONTOS DE ÁGUA

     

    ·         Bacia Sanitária com válvula                                             33 cm

    ·         Bacia Sanitária com caixa acoplada                                 20 cm

    ·         Ducha higiênica                                                                50 cm

    ·         Bidê                                                                                   20 cm

    ·         Banheira de Hidromassagem                                            30 cm

    ·         CHUVEIRO / DUCHA                                                  220 cm

    ·         LAVATÓRIO                                                                   60 cm

    ·         Mictório                                                                          105 cm

    ·         Máquina de Lavar Louça                                                  60 cm

    ·         Máquina de Lavar Roupa                                                  90 cm

    ·         Pia                                                                                    110 cm

    ·         Tanque                                                                             115 cm

    ·         Torneira de Limpeza                                                          60 cm

    ·         Torneira de Jardim                                                            60 cm

    ·         REGISTRO DE PRESSÃO                                            110 cm

    ·         REGISTRO DE GAVETA                                             180 cm

    ·         VÁLVULA DE DESCARGA                                        110 cm


ID
1695793
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPOG
Ano
2015
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

Além de desenvolver o projeto arquitetônico, o arquiteto deverá conhecer os projetos complementares da edificação e coordenar a compatibilização entre eles. Acerca desses projetos, julgue o item a seguir.

Segundo a NBR 5626, o abastecimento de água fria deve ser proveniente da rede pública, porém é possível ser originário, parcial ou totalmente, de poços, desde que não haja conexão cruzada entre o abastecimento com água fria potável e aquele com água fria não potável, podendo esse último tipo de abastecimento ser utilizado em bacias sanitárias, mictórios, combate a incêndio e em outras situações nas quais o requisito mínimo de potabilidade não seja necessário.

Alternativas
Comentários
  • GAB)C

    5.2.1.3

    A instalação predial de água fria abastecida com

    água não potável deve ser totalmente independente da-

    quela destinada ao uso da água potável, ou seja, deve-

    se evitar a conexão cruzada. A água não potável pode

    ser utilizada para limpeza de bacias sanitárias e mictó-

    rios, para combate a incêndios e para outros usos onde o

    requisito de potabilidade não se faça necessário.

  • NBR 5626:1998

    5.2 Abastecimento, reservação e distribuição
    5.2.1 Fontes de abastecimento
    5.2.1.1 O abastecimento das instalações prediais de água fria deve ser proveniente da rede pública de água da concessionária. Há casos em que o abastecimento pode ser proveniente parcial ou totalmente de uma outra fonte, devendo atender o disposto em 5.1.3.3, no caso de poços. Segundo o tipo de necessidade do uso doméstico da água e respeitados os requisitos relativos à segurança sanitária, o abastecimento pode ser feito com água potável ou não potável.
    5.2.1.2 Onde o abastecimento provém da rede pública, as exigências da concessionária devem ser obedecidas. Isto se aplica não só quando de uma nova instalação predial de água fria, como também nos casos de modificação ou desconexão de uma instalação já existente.

    5.2.1.3 A instalação predial de água fria abastecida com água não potável deve ser totalmente independente daquela destinada ao uso da água potável, ou seja, deve-se evitar a conexão cruzada. A água não potável pode ser utilizada para limpeza de bacias sanitárias e mictórios, para combate a incêndios e para outros usos onde o requisito de potabilidade não se faça necessário.
    5.2.1.4 A água potável proveniente da rede pública ou outra fonte de a abastecimento deve, no mínimo, atender ao padrão de potabilidade estabelecido na Portaria nº 36 do Ministério da Saúde.

  • O abastecimento pode ser através de água potável ou não, sendo este último para uso de aparelhos que não necessitem de potabilidade (geralmente aqueles que não são para o consumo, além dos chuveiros). A reserva e a distribuição destes dois tipos de água devem ser feitas de forma independente (sem conexão cruzada).

  • Correta para a NBR 5626-98.

    A NBR vigente (2020) somente trata da água potável - ou seja, não traz mais essa informação.

     

    Sabem pq ela nao traz mais essa informação?

    Pois agora o uso de água não potável nas edificações tem norma própria!

    NBR 16783 -uso das fontes alternativas de água não potável em edificações

    NBR 15527 - aproveitamento de água da chuva para fins não potáveis

     

    Só uma observação: apenas a NBR 15527 que diz que a água da chuva pode ser utilizada para reserva de combate à incêndio!


ID
1789945
Banca
FGV
Órgão
SUSAM
Ano
2014
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

Os registros de pressão para instalação hidráulica predial são dispositivos de manobra, colocados na rede, para possibilitar a interrupção do fluxo de água.

Assinale a opção que indica uma das características dos registros de pressão.

Alternativas
Comentários
  • Registro de Gaveta:


    O registo de gaveta tem a função de trabalhar totalmente aberto ou totalmente fechado, ou seja, sua função não é regular a vazão e sim interromper o fluxo de água em uma instalação.

    Utiliza-se o registo de gaveta para eventuais manutenções na instalação ou no caso de algum vazamento.

    O registo de gaveta deve ser instalado em colunas de distribuição (tubulações verticais que distribuem a água para a residência), e não em pontos de utilização, como por exemplo: chuveiros, torneiras e etc…

    O registo de gaveta em sua maioria possui a vedação entre a gaveta e o corpo feito de metal, que com o tempo se o registo sofre o trabalho intenso de abertura e fechamento e ainda a pressão constante de água sobre sua sede de fechamento, os componentes internos podem sofrer desgastes, ocasionando assim vazamentos no registo, e se este registro estiver dentro da parede, ou seja, no lugar do registro de pressão, o problema é ainda maior.

    Registro de Pressão:

    O registo de pressão é para controlar o fluxo de água em um ponto de utilização.

    A passagem de água neste registo é bem diferente em relação ao registo de gaveta, o registo de pressão possui passagem reduzida, o que permite uma regulagem de vazão de forma a ser ajustada de acordo com a necessidade do usuário sem danificar o registo.

    Ele possui uma elevada perda de carga (perda da pressão e vazão de uma instalação hidráulica), em relação à pressão proporcionada pela instalação, sem promover nenhum desgaste nos componentes internos.

    Diferente do registo de gaveta, o registo de pressão possui sentido de fluxo e se for instalado de forma errada, impedirá quase que por completamente a passagem de água, por isso deve-se prestar atenção na hora de sua instalação.

  • "Deverão possuir os elementos abaixo:

    - corpo (geralmente fundido, de liga de latão com chumbo)

    - cabeça ou castelo, haste, premer-gaxeta e porca da canopla

    - canopla (de chapa de latão)

    - volante (de latão, de plástico etc., giratório).

    A utilização dos registros de pressão está prevista para lavatórios, chuveiros e bidês, nas instalações de água fria e quente. Sua aplicação nas habitações obedece, normalmente, ao diâmetro nominal de 1/2" ou 3/4". São mais estanques que os registros de gaveta, mas provocam muito maior perda de carga na rede."

    fonte: Yazigi, A técnica de edificar


ID
1797991
Banca
FGV
Órgão
TJ-RO
Ano
2015
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

De acordo com o Decreto n° 8987, de 08/02/2000, que dispõe sobre o Regulamento de Segurança e Pânico do Estado de Rondônia, uma das prescrições relativas à reserva técnica para combate de incêndio nos reservatórios d’água é:

Alternativas
Comentários
  • a) § 6º. A reserva técnica de incêndio, quando em reservatório elevado, poderá ser subdividido em unidades mínimas de 5 m3 (cinco metros cúbicos).

    b) § 8º. Não será permitida a utilização de reserva técnica de incêndio pelo emprego conjugado de reservatórios subterrâneo e elevado.

    c) § 7º. Quando a reserva for em reservatório subterrâneo, não será permitido o desmembramento.

    e) § 2º. A adução será feita por gravidade, no caso de reservatórios elevados e, por bombas de recalque, no caso de reservatórios subterrâneos. 


ID
1797994
Banca
FGV
Órgão
TJ-RO
Ano
2015
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

Quando não há possibilidade de se construir rede de esgoto sanitário, pode-se usar como alternativa as unidades autônomas de depuração, aceitáveis limitadamente. Relacione os tipos de unidades autônomas com suas respectivas características:

1. fossa seca;

2. privada “clivus" ou “bason";

3. privada química;

4. fossa séptica.

( ) câmara dupla com fundo em declive;

( ) elevação cilíndrica ou prismática formando uma câmara subterrânea;

( ) câmara fechada, onde os esgotos domésticos são retidos até que os sólidos em suspensão se sedimentem.

( ) equipamento sanitário instalado diretamente acima de um depósito metálico som solução de soda cáustica.

A sequência correta é: 

Alternativas
Comentários
  • 1.Fossa seca: elevação cilíndrica ou prismática formando uma câmara subterrânea; https://www.ecivilnet.com/dicionario/o-que-e-fossa-seca.html

    2.Privada “clivus" ou “bason": câmara dupla com fundo em declive; https://www.ecivilnet.com/dicionario/images/privada-clivus.jpg

    3.Privada química: equipamento sanitário instalado diretamente acima de um depósito metálico com solução de soda cáustica.

    4.Fosse séptica: câmara fechada, onde os esgotos domésticos são retidos até que os sólidos em suspensão se sedimentem. (NBR 7229) → deve estar distante 1,50m de construções, limite do lote, valas de infiltração e ramal predial de água; 3,00 de árvores e ramal público de abastecimento de água; e 15,00 m de poço freático e corpos d'água.

    GAB B

  • 2. privada “clivus" ou “bason". - câmara dupla com fundo em declive;

    1. fossa seca.- elevação cilíndrica ou prismática formando uma câmara subterrânea;

    4. fossa séptica.- câmara fechada, onde os esgotos domésticos são retidos até que os sólidos em suspensão se sedimentem.

    3. privada química. - equipamento sanitário instalado diretamente acima de um depósito metálico som solução de soda cáustica.

    LETRA B

    A definição de fossa séptica ficou "incompleta", parecendo com a "fossa negra", não acham?

    Segundo a NBR 7229

    3.28 Sistema de tanque séptico

    Conjunto de unidades destinadas ao tratamento e à disposição de esgotos, mediante utilização de tanque séptico e unidades complementares de tratamento e/ou disposição final de efluentes e lodo.

    Correto: fossa séptica + o sumidouro

    O item 4 estaria correto se considerasse:

    3.31 Tanque séptico de câmara única

  • Algumas informações sobre fossa séptica:

    - câmara fechada cujo esgoto é retido até que sólidos em suspensão se sedimentem.

    DISTÂNCIAS

    mín. 1,5 m de construções, limites de lote, valas de infiltração e do ramal predial de água

    mín. 3 m de árvores e do ramal público de abastecimento de água

    mín. 15 m de poço freático e corpos d'água


ID
1798018
Banca
FGV
Órgão
TJ-RO
Ano
2015
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

Uma vantagem do sistema de irrigação por gravidade consiste em:

Alternativas
Comentários
  • A resposta B também está correta, pois o sistema de irrigação por gravidade demanda de menor uso de motobombas reduzindo a energia necessária para o funcionamento do sistema.

  • O entendimento é de que a irrigação por gravidade não utiliza energia, desqualificando a alternativa B.

    RESPOSTA A


ID
1824241
Banca
CETRO
Órgão
AMAZUL
Ano
2015
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

Considerando o correto uso de escalas gráficas na representação de projetos de instalações hidráulicas e sanitárias, leia o texto abaixo e, em seguida, assinale a alternativa que preenche correta e respectivamente as lacunas.

 Os produtos gráficos que compõem o projeto de instalação de esgoto sanitário correspondem à:

– Planta de situação ao nível da rua, _____________, indicando a localização de todas as tubulações externas e as redes existentes das concessionárias e demais equipamentos de interesse, com a indicação de cortes e detalhes e com indicação das áreas a serem ampliadas ou detalhadas, quando for o caso;

– Planta baixa de cada pavimento da edificação, ____________, contendo caminhamento e indicação das tubulações quanto a material, diâmetro e à elevação, localização precisa dos aparelhos sanitários, ralos e caixas sifonadas, peças e caixas de inspeção, tubos de ventilação, caixas coletoras e instalações de bombas, se houver, caixas separadoras e outros;

– Plantas dos conjuntos de sanitários ou ambientes com despejos de água, ___________, com detalhamento das instalações.  

Alternativas
Comentários
  • Segundo Gildo Montenegro, a planta de situação é normalmente desenhada nas escalas 1/500; 1/1000 ou 1/2000; a planta baixa predomina na escala de 1/50, sendo utilizada a escala de 1/100 quando existem poucas paredes e grandes vãos; e em detalhamentos, normalmente utiliza-se a escala de 1/20 ou 1/25.


ID
1872826
Banca
SEDUC - PI
Órgão
SEDUC-PI
Ano
2016
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

As instalações dos sistemas de tubulações de esgotos sanitários de uma edificação devem ser projetadas de modo a

Alternativas
Comentários
  • Onde está o erro da letra D?  (obg Simon pela resposta :) )

    d) impedir a contaminação da água potável, facilitar a manutenção, manter as inclinações mínimas de 2% nos trechos de diâmetro menor ou inferior a 75 mm e de 1% nos trechos de diâmetros iguais ou superiores a 100 mm.

    Segundo Archibald Macyntyre é correto, para canalização:

    diâmetro até 75mm = inclinação mínima 2%

    diâmetro superior a 100mm = inclinação mínima 1%

    Sendo as declividades mínima e máxima dos coletores e subcoletores prediais de 0,5% a 5%.

     

  • Rachel D, vc perguntou o erro da letra D, pois bem, segundo a NBR 8160:

    4.2.3.2 Recomendam-se as seguintes declividades mínimas:
    a) 2% para tubulações com diâmetro nominal igual
    ou inferior a 75;
    b) 1% para tubulações com diâmetro nominal igual
    ou superior a 100.

    A questao diz menor ou inferior!

    :) Bons estudos!

  • b) garantir o escoamento rápido de despejos, prever acessibilidade às tubulações para eventual desobstruçãonão permitir vazamentos e impedir a formação de depósitos e escapamento de gases no interior do sistema.

    NBR 8160

    4.1.3 O sistema predial de esgoto sanitário deve ser projetado de modo a:

    a) evitar a contaminação da água, de forma a garantir a sua qualidade de consumo, tanto no interior dos sistemas de suprimento e de equipamentos sanitários, como nos ambientes receptores;

    b) permitir o rápido escoamento da água utilizada e dos despejos introduzidos, evitando a ocorrência de vazamentos e a formação de depósitos no interior das tubulações;

    c) impedir que os gases provenientes do interior do sistema predial de esgoto sanitário atinjam áreas de utilização;

    d) impossibilitar o acesso de corpos estranhos ao interior do sistema;

    e) permitir que os seus componentes sejam facilmente inspecionáveis;

    f) impossibilitar o acesso de esgoto ao subsistema de ventilação;

    g) permitir a fixação dos aparelhos sanitários somente por dispositivos que facilitem a sua remoção para eventuais manutenções.


ID
1896730
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-CE
Ano
2014
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

Com relação aos subsistemas de infraestrutura urbana, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • a) Subsistema Viário: é composto de uma ou mais redes de circulação, de acordo com o tipo de espaço urbano, sendo complementado pelo subsistema de drenagem de águas pluviais, que assegura o uso sob quaisquer condições climáticas. b) Subsistema de Drenagem Pluvial: tem como função promover o adequado escoamento da água das chuvas que caem nas áreas urbanas, assegurando o trânsito público e a proteção das edificações, bem como evitando os efeitos das inundações. c) Subsistema de Abastecimento de Água: tem como função prover toda a população de água potável suficiente para todos os usos. Sendo assim, a qualidade e a quantidade da água são, pois, as duas condições primordiais a serem observadas. d) Subsistema de Esgotos Sanitários: tem a função de afastar a água distribuída à população após o seu uso, sem comprometer o meio ambiente. Sendo assim, este subsistema constitui-se no complemento necessário do subsistema de abastecimento de água e cada trecho da rede de distribuição de água deve corresponder ao da rede coletora de água servida. e) Subsistema Energético: fundamentalmente tem a função de prover a população com dois tipos de energia: elétrica e de gás. Basicamente, para ter-se o fornecimento de energia elétrica é necessário um conjunto de elementos interligados com a função de captar energia primária, convertê- la em elétrica, transportá-la até os centros consumidores e distribuí-la neles, onde é consumida por usuários residenciais, industriais, serviços públicos, entre outros. f) Subsistema de Comunicações: compreende a rede telefônica e a rede de televisão a cabo, sendo as conexões feitas por condutores metálicos. As redes de infra-estrutura que compõem este subsistema (cabeamento e fios) seguem especificações similares às do sistema energético.

    http://www.mackenzie.br/fileadmin/Graduacao/CCSA/nucleos/NPQV/Relatorio_IEQV/infraestrutura.pdf

  • Lei 9433 - Política nacional de recursos hídricos

    Art. 3º Constituem diretrizes gerais de ação para implementação da Política Nacional de Recursos Hídricos:

    I - a gestão sistemática dos recursos hídricos, sem dissociação dos aspectos de quantidade de qualidade.

  • a) subsistema energético : rede de energia elétrica e rede de gás.

    b)Sistema de comunicações: telefone, tv, etc.a função não é captar energia e sim comunicar

    c)Sistema de drenagem :Vias pavimentadas, Rede de tubulações .

    "  tem como função promover o adequado escoamento da água das chuvas que caem nas áreas urbanas,

    assegurando o trânsito público e a proteção das edificações, bem como evitando os efeitos das inundações."

    Acredito que haja uma troca entre causa e efeito . a função é escoar , já o efeito promover o trânsito público e evitar inindações .A questão afirma que a função é assegurar o trânsito .

    d) CORRETA!

    e) a questão afirma que os dois sistemas são independentes , mas Mascaró afirma AMBOS fazem parte do sistema sanitário funcionando como duas redes simétricas e opostas, então creio que esse seja o erro.


ID
1896763
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-CE
Ano
2014
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

No que se refere à limpeza e à inspeção de fossa séptica, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • NBR 7229

    5.2 Materiais

    Os materiais empregados na execução dos tanques sépticos, tampões de fechamento e dispositivos internos devem atender às seguintes exigências:

    a)resistência mecânica adequada às solicitações a que cada componente seja submetido;

    b)resistência ao ataque químico de substâncias contidas no esgoto afluente ou geradas no processo de digestão.

    5.14 Aberturas de inspeção (ver Figura 5 do Anexo A)

    As aberturas de inspeção dos tanques sépticos devem ter número e disposição tais que permitam a remoção do lodo e da escuma acumulados, assim como a desobstrução dos dispositivos internos. As seguintes relações de distribuição e medidas devem ser observadas:

    a) todo tanque deve ter pelo menos uma abertura com a menor dimensão igual ou superior a 0,60 m, que permita acesso direto ao dispositivo de entrada do esgoto no tanque;

    b) o máximo raio de abrangência horizontal, admissível para efeito de limpeza, é de 1,50 m, a partir do qual nova abertura deve ser necessária;


ID
2084824
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TCE-PR
Ano
2016
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

Em relação a instalações hidrossanitárias, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • ESSA QUESTÃO DEVERIA TER SIDO ANULADA.

    A FIGURA 2 NÃO REPRESENTA UMA CAIXA SIFONADA, CONFORME NBR 8160

  • Bulldog, verdade.

    Seria uma caixa de gordura (talvez simples).

  • Para um sistema de distribuição hidropneumático, dispensa-se o reservatório superior. É constituido por uma bomba centrífuga, um injetor de ar e um tanque de pressão. A bomba recalca água de um reservatório inferior para o tanque de pressão, de onde a água é distribuída pela instalação.

  • A alternativa correta é a B. A altenativa C era a alternativa correta segundo o gabarito preliminar porém este foi alterado.

  • Não compreendo porque a letra B está correta, vejo dois erros:

    1 - o sistema hidropneumático também é um sistema indireto, quando ele diz "mais caro que o direto e o indireto" parece haver uma terceira classificação.

    2 - o sistema hidropneumático não dispensa o reservatório superior? Então porque "além de reservatório inferior e superior.."

    Alguém me ajuda a compreender :T

  • a) ERRADA cálculo errado, considera apenas 1 dia.

    c) ERRADA, item 2 é ralo sinfonado, item 4 é caixa de passagem, e o item 5 não é caixa de gordura (mas não sei o que é). Segundo NBR 8160

    d) ERRADA, descreve o registro de gaveta.

    e) ERRADA, nem todos os números da figura I correspondem aos mesmos elementos numerados da figura II.

    B) "CORRETA", é a menos errada...

  • Letra A - ERRADA

    120m² por pavimento dividido po 6m² = 20 pessoas por pavimento

    20 x 6 = 120 pessoas no prédio

    120x50litros = 6000 litros

    Reservatório superior 40% + reserva de incêndio = 2400+1200 = 3600L

    Reservatório inferior 60% = 3600L

    obs: Se nao considerasse a reserva de incendio a questão estaria correta7

    Letra B - ERRADA

    Como os colegas já falaram sistema hidropneumático indireto utiliza reservatório inferior e não superior.

    Letra C - ERRADA

    Sequencia correta seria

    1- Não consta na norma :( Simbologia - NBR-8160 - Esgoto

    2- Caixa de gordura

    3- Ralo

    4- Caixa de passagem

    5- Não consta na norma :(

    Letra D - ERRADA

    O registro de GAVETA , que deve ser utilizado totalmente fechado ou totalmente aberto, tem como função fechar totalmente o fluxo de água de um ambiente para possibilitar os serviços de manutenção da rede.

    Registro de Fechamento - gaveta ou esfera

    Registro de Utilização - pressão ou válvula globo

    Letra E - ERRADA

    Sequencia correta, conforme firgura 1 seria

    1- Coluna de ventilção

    3- Ramal de ventilação

    2- Tubo de queda

    4- Ramal de esgoto

    Além disso os números não são coincidentes entre as duas imagens


ID
2089909
Banca
COMPERVE
Órgão
UFRN
Ano
2015
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

O ensaio de estanqueidade em peças de utilização e reservatórios domiciliares deve ser realizado após a execução da instalação predial de água fria, com a instalação totalmente cheia de água. Dessa forma, as peças de utilização estarão sob condições normais de uso.
Sobre esse ensaio, é correto afirmar:

Alternativas
Comentários
  • A) Deve-se observar se ocorrem vazamentos nas peças de utilização quando estas são manobradas, a fim de se obter a pressão própria da condição de uso. (obter o escoamento próprio)

    B) As peças de utilização devem estar abertas e mantidas sob carga, durante o período de 1 h e os registros de fechamento devem estar todos abertos. (devem estar fechadas!)

    C) Deve-se observar se ocorrem vazamentos nas juntas das peças de utilização e dos registros de suprimento e nas ligações hidráulicas e reservatórios. (registro de suprimento nem existe, o correto é registro de fechamento)

    D) As peças de utilização e reservatórios domiciliares da instalação predial de água fria podem ser considerados estanques se não for detectado vazamento. (GABARITO)

  • NBR 5626

    6.3.4 Ensaio de estanqueidade em peças de utilização e reservatórios domiciliares

  • Peças de utilização fechadas ( Pressão estática) / Registro de fechamento aberto


ID
2089912
Banca
COMPERVE
Órgão
UFRN
Ano
2015
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

O sistema de esgoto sanitário tem por funções básicas coletar e conduzir, a um destino apropriado, os despejos provenientes do uso adequado dos aparelhos sanitários. Além dessas funções básicas, para o bom funcionamento do sistema, outras funções devem ser necessariamente consideradas e previstas no projeto.
A esse respeito, considere os itens a seguir referentes ao desempenho do sistema predial de esgoto sanitário.
I permitir o rápido escoamento da água utilizada e dos despejos introduzidos.
II permitir o acesso de corpos estranhos ao interior do sistema.
III impossibilitar que os componentes do sistema sejam facilmente inspecionáveis.
IV impossibilitar o acesso de esgoto ao subsistema de ventilação.

Estão corretas as afirmativas:

Alternativas
Comentários
  • I permitir o rápido escoamento da água utilizada e dos despejos introduzidos. (Correto)

    II permitir o acesso de corpos estranhos ao interior do sistema. (Errado) - Não permitir o acesso de corpos estranhos ao interior do sistema

    III impossibilitar que os componentes do sistema sejam facilmente inspecionáveis. (Errado) - Possibilitar que os componentes do sistema sejam facilmente inspecionáveis.

    IV impossibilitar o acesso de esgoto ao subsistema de ventilação. (Correto)

    Calma, calma! Eu estou aqui!

  • Segundo a NBR 8160/1999:

    4.1 Generalidades

    4.1.3 O sistema predial de esgoto sanitário deve ser projetado de modo a:

    a) evitar a contaminação da água, de forma a garantir a sua qualidade de consumo, tanto no interior dos sistemas de suprimento e de equipamentos sanitários, como nos ambientes receptores;

    b) permitir o rápido escoamento da água utilizada e dos despejos introduzidos, evitando a ocorrência de vazamentos e a formação de depósitos no interior das tubulações;

    c) impedir que os gases provenientes do interior do sistema predial de esgoto sanitário atinjam áreas de utilização;

    d) impossibilitar o acesso de corpos estranhos ao interior do sistema;

    e) permitir que os seus componentes sejam facilmente inspecionáveis;

    f) impossibilitar o acesso de esgoto ao subsistema de ventilação;

    g) permitir a fixação dos aparelhos sanitários somente por dispositivos que facilitem a sua remoção para eventuais manutenções

    LETRA A


ID
2098540
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TCE-PA
Ano
2016
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

Caso um coletor de radiação solar esteja na mesma altura do reservatório térmico de água, ocorrerá o fenômeno da circulação inversa. Durante o dia, a água circula da parte de cima do coletor para a caixa d’água, levando calor para o reservatório. À noite, o coletor reconduz o calor armazenado para o ambiente por irradiação e convecção. Com isso, a água do coletor, que se torna mais fria e mais pesada, desce pelo coletor, puxando a água quente da parte superior do reservatório, reiniciando o processo de perda térmica. Considerando essas informações, julgue o item subsecutivo.

O circuito hidráulico inverso mantém invariável a temperatura da água na caixa durante todo o período da noite.

Alternativas
Comentários
  • Errado, a água vai esfriar durante a noite, como o texto diz, a água fria vai acabar puxando o calor do reservatório. Pode ser colocada uma válvula de retenção para evitar o refluxo.


ID
2098543
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TCE-PA
Ano
2016
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

Caso um coletor de radiação solar esteja na mesma altura do reservatório térmico de água, ocorrerá o fenômeno da circulação inversa. Durante o dia, a água circula da parte de cima do coletor para a caixa d’água, levando calor para o reservatório. À noite, o coletor reconduz o calor armazenado para o ambiente por irradiação e convecção. Com isso, a água do coletor, que se torna mais fria e mais pesada, desce pelo coletor, puxando a água quente da parte superior do reservatório, reiniciando o processo de perda térmica. Considerando essas informações, julgue o item subsecutivo.

A instalação de uma válvula de retenção no circuito evita a redução térmica da caixa d’água.

Alternativas
Comentários
  • A válvula de retenção impedi o retorno de água quente à caixa d’água fria.

    Fonte: http://www.prosolsolar.com.br/manuais/Manual-Banho.pdf 

  • Nao consigo entender. Se a valvula de retencao impede o retorno de agua quente a caixa dagua, entao a caixa dagua tende a resfriar (reducao termica)

     

  • A válvula de retenção vai impedir que à noite a água que está esfriando no coletor puxe a água quente da parte superior do reservatório. Desse modo evita-se a redução térmica no reservatório.


ID
2098549
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TCE-PA
Ano
2016
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

Caso um coletor de radiação solar esteja na mesma altura do reservatório térmico de água, ocorrerá o fenômeno da circulação inversa. Durante o dia, a água circula da parte de cima do coletor para a caixa d’água, levando calor para o reservatório. À noite, o coletor reconduz o calor armazenado para o ambiente por irradiação e convecção. Com isso, a água do coletor, que se torna mais fria e mais pesada, desce pelo coletor, puxando a água quente da parte superior do reservatório, reiniciando o processo de perda térmica. Considerando essas informações, julgue o item subsecutivo.

As placas dos coletores devem ser pintadas com tinta preta fosca para aumentar a absorção térmica.

Alternativas
Comentários
  • Sobre esse material é colocada a tubulação (tubos de cobre)

    da serpentina, e em seguida , cobrindo essa serpentina, devidamente sobreposta e

    cobrindo toda a extensão da área da caixa é colocada uma chapa fina de alumínio ou

    cobre. Esta superfície é pintada com tinta preta fosca para minimizar a reflexão de

    energia, contribuindo para maior capacidade de absorção. Por fim, a caixa é coberta

    com vidro transparente, encaixado e vedado com borracha à base de silicone.


ID
2184610
Banca
CONSULPLAN
Órgão
Prefeitura de Cascavel - PR
Ano
2016
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

“Passagem essencialmente vertical deixada numa edificação com a finalidade específica de facilitar a instalação de serviços tais como dutos de ar-condicionado, ventilação, canalizações hidráulico-sanitárias, eletrodutos, cabos, tubos de lixo, elevadores e monta-cargas.” Trata-se de:

Alternativas
Comentários
  • Também chamado de shaft.

  • Pois é... estava procurando o nome SHAFT, mas como não tinha: fiz a ligação - FACILITAR a INSTALAÇÃO... -

    VERTICAL = POÇO -> POÇO de INSTALAÇÃO!

  • NBR 9077/2001:

    3.43 Poço de instalação

    Passagem essencialmente vertical deixada numa edificação com a finalidade específica de facilitar a instalação de serviços tais como dutos de ar-condicionado, ventilação, canalizações hidráulico-sanitárias, eletrodutos, cabos, tubos de lixo, elevadores, monta-cargas, e outros.

    GABARITO: D.


ID
2197612
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
EBSERH
Ano
2016
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

São elementos do sistema de instalação predial de água fria, EXCETO

Alternativas
Comentários
  • Tubo de queda é por onde descem a maioria dos politicos.Ou seja, e parte do projeto de esgoto.

  • Simon vai ganhar com o comentário mais util!!!...kk

     

  • NBR 5626 3.36 registro de utilização: Componente instalado na tubulação e destinado a controlar a vazão da água utilizada. Geralmente empregam-se registros de pressão ou válvula-globo em sub-ramais.

    NBR 8160 - 3.41 tubo de queda: Tubulação vertical que recebe efluentes de subcoletores, ramais de esgoto e ramais de descarga.


ID
2245825
Banca
COPEVE-UFAL
Órgão
UFAL
Ano
2016
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

De acordo com as definições estabelecidas na NBR 5626/1998, ______________________ é a tubulação que se origina no reservatório e da qual derivam as colunas de distribuição, quando o tipo de abastecimento é indireto. No caso de tipo de abastecimento direto, pode ser considerado como a tubulação diretamente ligada ao ramal predial ou diretamente ligada à fonte de abastecimento particular. Assinale a alternativa que preenche corretamente a lacuna.

Alternativas
Comentários
  • GAB D

    NBR 5626/1998 - norma em vigor (pelo menos no dia que eu vi 18/05/2018)

     

    a) Rede predial de distribuição

     ERRADO. 3.33 rede predial de distribuição: Conjunto de tubulações constituído de barriletes, colunas de distribuição, ramais e sub-ramais, ou de alguns destes elementos, destinado a levar água aos pontos de utilização. (p.5)

     

    b) alimentador predial

    ERRADO. 3.3 alimentador predial: Tubulação que liga a fonte de abastecimento a um reservatório de água de uso doméstico.(p.4)

     

    c) Sub-ramal

    ERRADO. 3.39 sub-ramal: Tubulação que liga o ramal ao ponto de utilização. (p.5)

     

    d) Barrilete

    GABARITO. -  3.5 barrilete: Tubulação que se origina no reservatório e da qual derivam as colunas de distribuição, quando o tipo de abastecimento é indireto. No caso de tipo de abastecimento direto, pode ser considerado como a tubulação diretamente ligada ao ramal predial ou diretamente ligada à fonte de abastecimento particular.(p.4)

     

     e) Ramal 

    ERRADO. 3.31 ramal: Tubulação derivada da coluna de distribuição e destinada a alimentar os sub-ramais. (p.5)


ID
2245864
Banca
COPEVE-UFAL
Órgão
UFAL
Ano
2016
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

As instalações prediais são indispensáveis para a manutenção de um ambiente confortável, saudável e seguro. Dadas as afirmativas quanto aos sistemas hidrossanitários,

I. Os sistemas de abastecimento de água operam sob pressão.
II. A tubulação de água quente deve ser isolada contra perdas térmicas.
III. O tubo de queda sanitária leva os dejetos das bacias sanitárias para o coletor predial.
IV. As colunas de despejo admitem curvas acentuadas, ao longo do percurso de abastecimento.
V. As caixas de inspeção são elementos de conexão de tubulações de água.

verifica-se que estão corretas

Alternativas
Comentários
  • Sobre o item IV.  As colunas de despejo admitem (NÃO ADMITEM) curvas acentuadas. Acredito que as curvas acentuadas iriam facilitar a obstrução e dificultar a passagem. 

    Sobre o item V.Caixa de Inspeção: São pontos de acesso para permitir a inspeção, limpeza e desobstrução da tubulação.

     

    Mais entendimento menos decoreba!

  • Item III - O coletor predial é a ligação entre a rede interna (tubo de queda e subcoletores) com a rede coletora publica.

  • IV. As colunas de despejo admitem curvas acentuadas, ao longo do percurso de abastecimento. Os tubos de queda (creio que seja isso a que a questão se refere) devem, sempre que possível, ser instalados em um único alinhamento. Quando necessários, os desvios devem ser feitos com peças formando ângulo central igual ou inferior a 90º, de preferência com curvas de raio longo ou duas curvas de 45º.

    V. As caixas de inspeção são elementos de conexão de tubulações de água. Caixa de inspeção: caixa destinada a permitir a inspeção, limpeza, desobstrução, junção, mudanças de declividade e/ou direção das tubulações.

  • sobre o item III- depois do tubo de queda os dejetos irão para os subcoletores e posteriormente aos coletores


ID
2268292
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2016
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

Com base nas normas vigentes, julgue o item subsequente, a respeito das instalações hidráulicas prediais.

As tubulações devem ser dimensionadas de modo que a velocidade da água, em qualquer trecho da tubulação, não atinja valores superiores a 3 m/s.

Alternativas
Comentários
  • De acordo com as normas vigentes no país, o dimensionamento da tubulação hidráulica deve ser efetuado com base na velocidade máxima de escoamento igual a 3 m/s. Quando a água tem velocidade muito elevada, ocorre maior perda de carga e consequentemente maior perda de pressão na rede hidráulica.

  • NBR 5626

    5.3.4 Velocidade máxima da água

    As tubulações devem ser dimensionadas de modo que a

    velocidade da água, em qualquer trecho de tubulação,

    não atinja valores superiores a 3 m/s.

  • Atenção!! A NBR 5626 versão 2020 alterou a redação desse item:

    6.8.3 As tubulações devem ser dimensionadas de modo a limitar a velocidade de escoamento a valores que evitem golpes de aríete com intensidades prejudiciais aos componentes.

    NOTA O dimensionamento da tubulação assumindo um limite máximo de velocidade média da água de 3 m/s não evita a ocorrência de golpe de aríete, mas limita a magnitude dos picos de sobrepressão.

    @arquitetamanuprado


ID
2268295
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2016
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

Com base nas normas vigentes, julgue o item subsequente, a respeito das instalações hidráulicas prediais.

A medição periódica em hidrômetros é uma ferramenta para o controle sistemático do volume de água consumida, permitindo detectar casos de consumo excessivo de água.

Alternativas
Comentários
  • " Denominado pelos consumidores de “relógios de água”, os hidrômetros são equipamentos utilizados para a medição do volume de consumo de água de um imóvel. Para essa previsão de consumo são utilizados os hidrômetros, que permitem não somente conhecer o volume de água consumido, como detectar as perdas de água entre o que é produzido e distribuído: a denominada “micromedição”.

    Fonte: http://cogesan.com.br/portal/Artigo.aspx?id=375

    Gabarito: Certo

     

  • Mas o hidrometro é para medir o consumo de água o excesso do consumidor não tem nada haver.


ID
2268298
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2016
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

Com base nas normas vigentes, julgue o item subsequente, a respeito das instalações hidráulicas prediais.

Cabe ao projetista do edifício definir os padrões do cavalete destinado à instalação do hidrômetro e de seu abrigo.

Alternativas
Comentários
  • O cavalete, destinado a instalação do hidrômetro, bem como o seu abrigo devem ser projetados obedecendo às exigências estabelecidas pela concessionária.

  • O hidrômetro é instalado em um compartimento de alvenaria ou concreto, juntamente com um registro de gaveta, e a canalização ali existente é chamada de “cavalete”. O equipamento de medição de água será instalado pelas concessionárias, em local previamente preparado, dentro da propriedade particular, preferencialmente no limite do terreno com a via pública, em parede externa da própria edificação.A localização do compartimento que abriga o cavalete vai depender basicamente do posicionamento dos ramais de entrada de água.

     


ID
2268301
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2016
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

Com base nas normas vigentes, julgue o item subsequente, a respeito das instalações hidráulicas prediais.

As válvulas de descarga sanitárias devem ser reguladas para fecharem imediatamente após pressionadas, evitando o desperdício de água.

Alternativas
Comentários
  • Errado. O golpe de aríete sempre deve ser evitado.

  • "...Fecharem imediatamente após (CESSAR ) pressionadas".

  • Ainda não entendi. Alguém pode explicar melhor?

  • Golpe de Aríete: ocorre quando a água ao descer em velocidade elevada pela tubulação, é bruscamente interrompida. Isto provoca golpes de grande força(elevações de pressão) nos equipamentos da instalação, é deve ser evitado!

    Explicando melhor

    Se um líquido estiver passando por uma calha e de repente interrompermos a sua passagem, seu nível subirá rapidamente, passando a transbordar pelos lados. Se isto ocorrer dentro de um tubo, o líquido não terá por onde escapar e provocará portanto um aumento de pressão contra as paredes do tubo, causando sérias conseqüências na instalação.

     

    O recomendado é utilizar válvulas de fechamento lento. Existem algumas marcas de válvulas de descarga que possuem dispositivos anti-golpe de aríate, que tornam o fechamento da válvula mais suave. Principalmente em prédios, é preferível utilizar caixas de descarga, pois além de consumirem menor quantidade de água, não provocam Golpe de Aríate.

    Em locais com válvulas já instaladas, procure antes verificar se é possível regula-las para que fechem lentamente. Caso não seja possível, opte pela troca desta válvula.

  • - Golpe de Aríete: choque violento nas paredes da tubulação quando o escoamento d’agua é interrompido bruscamente (ex.: ao fechar uma torneira ou válvula)

    > Gera fortes ruídos: prejuízo sonoro E reduzem a velocidade máx. do fluxo de água

    >> Soluções p/ amenizar

    >>> Trechos de tubulação não tão longos (dica: + longo = + velocidade de impacto)

    >>> Controle/limitação da velocidade da água nas tubulações (≤ 3m/seg., porém > 0,6)

    >>> Pressão em condições dinâmicas d’agua = 5 a 400 KPa

    >>> Válvula de descarga e registro c/ fechamento suave/lento

    >>> Caixa de descarga (bônus: + economia d’agua) ao invés de Válvula flexível

    >>> Isolamento do barrilete e das colunas que alimentam a válvula

    • Ex.: isolador de vibração fole OU mangote flexível

    > Dispositivos contra os golpes:               >> Ventosas (dica: vento p/ frear)

    >> Volantes de inércia (dica: volante p/ controlar)

    >> Reservatórios unidirecionais (dica: - direção = - batidas)

    Fonte: vozes que me atordoam

  • CAUSAS MAIS FREQUENTES DE GOLPE DE ARÍETE:

     

    ·         Válvulas de descarga de bacias sanitárias com fechamento brusco, desreguladas quanto ao tempo de fechamento.

    ·         Válvulas acionadas por solenoide, presentes em máquinas de lavar e lavadoras de louça, com fechamento automático abrupto

    ·         Outras válvulas que incorporam dispositivo automático de fechamento

    ·         Torneiras de fechamento automático com tempo de fechamento reduzido

    ·         Torneiras e registros fechados abruptamente


ID
2268304
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2016
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

Com base nas normas vigentes, julgue o item subsequente, a respeito das instalações hidráulicas prediais.

O funcionamento adequado de válvula reguladora de pressão deve ser verificado periodicamente, de preferência por meio da leitura de um manômetro aferido instalado a montante da válvula.

Alternativas
Comentários
  • 7.5.8 O funcionamento adequado da válvula reguladora de pressão deve ser verificado periodicamente, de preferência, através da leitura de um manômetro aferido instalado a jusante da válvula.


ID
2268307
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2016
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

Com base nas normas vigentes, julgue o item subsequente, a respeito das instalações hidráulicas prediais.

Em condições estáticas — sem escoamento —, a pressão da água nos pontos médios atendidos pelas válvulas redutoras de pressão pode ser superior a 500 kPa.

Alternativas
Comentários
  • 500 kPa ou 50 mca sem escoamento é o limite máximo estabelecido por norma.

  • Segundo a NBR 5626 :

    5.3.5.3 Em condições estáticas (sem escoamento), a pressão
    da água em qualquer ponto de utilização da rede
    predial de distribuição não deve ser superior a 400 kPa.


ID
2273119
Banca
IBFC
Órgão
EBSERH
Ano
2016
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

Num sistema de distribuição direta de água há vantagens e desvantagens. Assinale a alternativa que contém uma desvantagem.

Alternativas
Comentários
  • "Sistema de Distribuição Direta

    Através deste sistema, a alimentação dos aparelhos, torneiras e peças da instalação predial é feita diretamente através da rede de distribuição.

     

    Vantagens

    - Água de melhor qualidade devido a presença de cloro residual na rede de distribuição

    - Maior pressão disponível devido a pressão mínima de projeto em redes de distribuição pública ser da ordem de 15 m.c.a.

    - Menor custo da instalação, não havendo necessidade de reservatórios, bombas, registros de bóia, etc.

     

    Desvantagens

    - Falta de água no caso de interrupção no sistema de abastecimento ou de distribuição

    - Grandes variações de pressão ao longo do dia devido aos picos de maior ou de menor consumo na rede pública

    - Pressões elevadas em prédios situados nos pontos baixos da cidade

    - Limitação da vazão, não havendo a possibilidade de instalação de válvulas de descarga devido ao pequeno diâmetro das ligações domiciliares empregadas pelos serviços de abastecimento público

    - Possíveis golpes de aríete

    - Maior consumo (maior pressão)"

     

    Fonte: INSTALAÇÕES PREDIAIS DE ÁGUA FRIA - USP - 2002