SóProvas


ID
1696039
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPOG
Ano
2015
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

Com relação ao déficit e à necessidade de financiamento do setor público (NFSP), julgue o item a seguir, desconsiderando qualquer efeito tributário.

O resultado primário avalia se o governo está ou não atuando dentro de seus limites orçamentários, ou seja, contribuindo para a redução ou elevação do endividamento do setor público. Existem duas formas de apuração dos resultados supracitados: são os chamados critérios abaixo da linha e acima da linha. O critério abaixo da linha registra o desempenho fiscal do governo mediante a apuração dos fluxos de receitas e despesas orçamentárias em determinado período.

Alternativas
Comentários
  • Errada a questão, pois o critério abaixo da linha que é utilizada pelo BC inclui o estoque, sendo calculado pela diferença entre os déficits de 2 períodos e esse resultado será o NFSP. Por exemplo o déficit de 2013 foi 1 bilhão e 2014 1,5 bilhões, então o NFSP será de 0,5 bilhão já incluindo o estoque. Já o que a questão afirmou  é o chamado acima da linha, é o critério adotado pelo STN (secretaria do tesouro nacional), receitas menos despesas de um determinado período.

  • Gabarito: ERRADO


    Acima da linha: Medido pela STN, é o resultado do confronto entre receitas e despesas.
    Abaixo da linha: Medido pelo BACEN, é o resultado da variação da NFSP entre dois períodos.

    Fonte: Estratégia Concursos - Heber Carvalho & Jetro Coutinho
  • Os resultados fiscais podem ser apurados de duas formas:

    1 “acima da linha”, que corresponde à diferença entre as receitas e as despesas do setor público; e

    2  “abaixo da linha”, que corresponde à variação da dívida líquida total, interna e externa.

    Em outras palavras, o método “acima da linha” apura o resultado fiscal pela diferença entre fluxos, o que permite melhor acompanhamento da execução orçamentária pelo controle das receitas e despesas. Já o segundo método, que parte dos saldos de dívida pública para obter as necessidades de financiamento, permite destacar as fontes de financiamento do setor público. Pelo método “abaixo da linha”, o resultado nominal equivale à variação total da dívida fiscal líquida no período.

    No caso do resultado primário, corresponde à variação da dívida fiscal líquida, excluídos os encargos financeiros líquidos. As necessidades de financiamento, portanto, são uma medida do fluxo de recursos requerido para o setor público fazer frente aos seus dispêndios em determinado período. 

     

    Calma, calma, o Jumento tá aqui.

  • Errado!

    É bem comum a banca fazer uma introdução longa correta e, após isso, trazer um erro na definição do conceito.

    É exatamente o caso aqui.

    Tudo ia bem até a definição do critério abaixo da linha, que é, na verdade, o cálculo do resultado fiscal pela variação do endividamento. Este método é calculado pelo BAcen.

    O critério acima da linha é que registra o desempenho fiscal do governo mediante a apuração dos fluxos de receitas e despesas orçamentárias em determinado período. Este método é calculado pelo Tesouro Nacional.

     

    Resposta: E