SóProvas


ID
1696345
Banca
Prefeitura do Rio de Janeiro - RJ
Órgão
Câmara Municipal do Rio de Janeiro
Ano
2015
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Considerar o texto III, para responder à questão.

Texto III: Bauman e os escritores

Laços secretos unem a literatura à sociologia. Irmãs muito próximas, elas têm, porém, uma relação muito difícil. “Sua relação é uma mistura de rivalidade com apoio mútuo”, diz o sociólogo polonês Zygmunt Bauman. A afirmação aparece em Para que serve a sociologia?, longo diálogo entre Bauman e os sociólogos Michael Hviid Jacobsen, da Universidade de Aalorg, Dinamarca e seu colega, Keith Tester, professor da Universidade de Hull, Inglaterra. Sou pego de surpresa: em algumas páginas, e apesar do título do livro, o sociólogo trata intensamente da literatura. Não esconde sua paixão pelas ficções e a segunda verdade que elas sustentam. E mostra como ela alimenta seu processo de trabalho pessoal.
[...]
Curioso que os jovens escritores – provavelmente copiando o que fazem os jovens sociólogos – estão sempre em busca de mandamentos que sustentem sua escrita. Esquecem-se de que o padrão (o parâmetro) não é um fim em si, mas apenas um meio. O fim deve ser sempre o homem e apenas ele. Recorda Bauman queos grandes escritores procuram “a verdade da vida real”, e não a “verdade absoluta”. Por isso, tanto eles quanto os sociólogos devem, em vez de visar o acerto e a perfeição, se expor a riscos e reconhecer a oscilação inerente ao conhecimento. Para isso, devem estimular em si mesmos o desejo de “aprender sobre as alternativas que permanecem inexploradas, desprezadas, negligenciadas ou ocultas de sua vista”.

José Castello. A literatura na poltrona. Jornal Rascunho, Abril, 2015. Fragmento

“Sou pego de surpresa” e “Não esconde sua paixão pelas ficções” Nos exemplos citados, a variaçãode ponto de vista entre José Castello eBauman é explicitada pelo uso de diferentes:

Alternativas
Comentários
  • Os verbos podem se flexionar para indicar o ser a quem se referem.

    Estes seres são representados pelas chamadas pessoas verbais:

    1ª pessoa do singular = eu
    2ª pessoa do singular = tu
    3ª pessoa do singular = ele

    1ª pessoa do plural = nós
    2ª pessoa do plural = vós
    3ª pessoa do plural = eles


    EU Sou pego de surpresa


    TU Não esconde sua paixão pelas ficções


    é explicitada pelo uso de diferentes pessoas verbais Letra B

  • Eduardo,

    tem varias questoes de portugues comentadas pelos professores, Arenildo, Alexandre Soares e Isabel Veiga, todas com otimas explicacoes.

    abs..

  • Letra B.

     

    Pessoas verbais.

     

    ******EU PROTESTO ******  HA HA HA

     

    Renovei a assinatura devido a grande quantidade de questões de português comentadas pelos queridos Alexandres soares, Arenildo e Isabel .

  • Dizer que nunca viu comentario de professor de portugues do site é o mesmo que dizer que nunca fez mais do que 10 questões de portugues do site.

  • Os modos verbais indicam a posição da pessoa falante face a ação verbal. Os verbos podem ser utilizados de diferentes maneiras, conforme a significação que se quer transmitir. 

    Existem três modos verbais: o indicativo, o subjuntivo e o imperativo.

    Modo indicativo

    O modo indicativo transmite uma ação certa e real. A pessoa falante apresenta uma posição de certeza e segurança, exprimindo a ação com precisão.

    Frases no modo indicativo:

    Ontem eu comprei uma blusa nova. Nós estudaremos para a prova a partir de amanhã. Meu pai costumava almoçar neste restaurante. Tempos verbais do modo indicativo

    Presente 

    Pretérito imperfeito

    Pretérito perfeito

    Pretérito perfeito composto 

    Pretérito mais-que-perfeito 

    Pretérito mais-que-perfeito composto

    Futuro do presente

    Futuro do presente composto

    Futuro do pretérito

    Futuro do pretérito composto

    Modo subjuntivo

    O modo subjuntivo transmite uma ação possível, porém incerta, que ainda não foi realizada e que está dependente de outra. A pessoa falante apresenta uma posição de dúvida, exprimindo a ação com imprecisão, visto ser apenas uma possibilidade. 

    Frases no modo subjuntivo:

    Ela está esperando que eu vá primeiro. Se você viesse agora, poderíamos resolver esse assunto rapidamente. Vou ligar apenas quando eu quiser. Tempos verbais do modo subjuntivo

    Presente

    Pretérito imperfeito

    Pretérito perfeito composto

    Pretérito mais-que-perfeito composto

    Futuro

    Futuro composto

    Modo imperativo

    O modo imperativo transmite uma ordem, um pedido, uma exortação ou um conselho. A pessoa falante exige algo, exprimindo o que quer que outra pessoa faça.

    Frases no modo imperativo:

    Traz as caixas, por favor! Não faça barulho! Tempos verbais do modo imperativo

    Imperativo afirmativo

    Imperativo negativo