SóProvas


ID
1696357
Banca
Prefeitura do Rio de Janeiro - RJ
Órgão
Câmara Municipal do Rio de Janeiro
Ano
2015
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Considerar o seguinte fragmento, para responder à questão.

Considera-se Redação Oficial a maneira como o Poder Público elabora seus atos. Apresenta, como único emissor, o Serviço Público, representado por diferentes setores, e, como receptor, o próprio Serviço Público (quando as informações são dirigidas de um órgão a outro) ou o conjunto de cidadãos ou instituições (o público).
Como decorrência do contexto da Administração Pública, a Redação Oficial deve caracterizar-se pela impessoalidade, formalidade e uniformidade, clareza, precisão e concisão, critérios que garantem a compreensão da mensagem por todo cidadão...

RIO DE JANEIRO. Prefeitura da Cidade. Secretaria Municipal de Administração. Manual de Redação Oficial da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro. 2008. Página 12.

A frase que atende aos princípios de correção, clareza, precisão e concisão expressos no Manual para a redação oficial, é:

Alternativas
Comentários
  • Ola amigos do Qc,

    a) O projeto foi oportunamente submetido ao presidente da Câmara, que não o aprovou antes desses requisitos terem sido cumpridos.

    b) Pelo aviso circular recomenda-se aos vereadores economizar energia e que elaborassem planos de redução de despesas.

    c) Gabarito.

    d) É tempo de a Câmara votar a emenda, apesar das reações externas serem significativamente adversas ao que se pretende estabelecer.

    Peco aos amigos que me corijam se encontrarem algo em desacordo.

    abs

  • de + a = da.

    É tempo da Câmara votar a emenda, apesar das reações externas serem significativamente adversas ao que se pretende estabelecer. Achei a frase meio escrota, mas pq nao tinha um verbo.

    acredito que faltou uma virgula depois de adversas.  o certo seria:

    É tempo da Câmara votar a emenda, apesar das reações externas serem significativamente adversas, ao que se pretende estabelecer.

    É tempo da Câmara votar a emenda ao que se pretende estabelecer, apesar das reações externas serem significativamente adversas.

  • Eduardzzz, entendi seu posicionamento, mas acho que fica dúbia a interpretação na frase original, não sendo possível afirmar qual seria a certa. O que se pretende estabelecer pode estar complementando a emenda como também pode complementar o adjetivo adversas. Caso complemente adversas, não há erro. As reações são adversas ao que se pretende estabelecer.

    Encontrei uma correção de redação na internet dizendo o seguinte:

    - No trecho “Já é tempo da sociedade aceitar (...)”, o elemento “da” (preposição “de” + artigo definido “a”) foi incorretamente unido. Como o vocábulo “sociedade” é sujeito do verbo “aceitar”, o correto é não unir preposição com artigo. Conforme ensinamos eminentes gramáticos, o sujeito não pode ser preposicionado. Dessa forma, a construção correta é “Já é tempo de a sociedade aceitar (... )”.

  • b) Pelo aviso circular recomendou-se aos vereadores que economizassem energia e que elaborassem planos de redução de despesas.