SóProvas


ID
1696846
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPOG
Ano
2015
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

Um engenheiro responsável pela gestão de manutenção predial de um edifício sede de órgão federal constatou que as operações de manutenção no edifício eram feitas, via de regra, por demanda, isto é, as falhas e os defeitos eram corrigidos quando surgiam, pois não havia um plano de manutenção periódica. Os cuidados com o gerador eram uma exceção, visto que um contrato celebrado entre o órgão público e uma empresa especializada garantia o monitoramento sistemático do equipamento. Esse contrato previa também a medição de parâmetros de interesse para análises e diagnósticos, com a finalidade de planejar as intervenções necessárias de forma a possibilitar a operação contínua do gerador pelo maior tempo possível.
Tendo como referência essa situação hipotética e aspectos correlatos, julgue o item subsequente, relativo à manutenção predial.

Manutenção predial pode ser entendida como um conjunto de atividades a serem realizadas ao longo da vida total da edificação para conservar e(ou) recuperar a capacidade funcional do edifício.

Alternativas
Comentários
  • NBR 5674

    4.2 A manutenção de edificações inclui todos os serviços realizados para previnir ou corrigir a perda de desempenho decorrente da deteriorização dos seus componentes, ou de atualizações nas necessidades dos seus usuários.

    Manutenção predial pode ser entendida como um conjunto de atividades a serem realizadas ao longo da vida total da edificação para conservar e(ou) recuperar a capacidade funcional do edifício.

    À quem possa ter entendido esse trecho (em azul) como reforma, o item 4.2 faz entender em corrigir a perda de desempenho que a assertiva está correta.