-
O gabarito informado da questão está errado!!!! O correto é a letra E.
Link: http://www.questoesdeconcursos.com.br/prova/arquivo_prova/3086/esaf-2008-mpog-especialista-em-politicas-publicas-e-gestao-governamental-provas-1-e-2-prova.pdf
Questão: 26
-
O gabarito está errado. A resposta é letra E
-
o GABARITO está totalmente errado, a resposta correta é a letra E
Erreii por causa disso !!!!!!!!!!!!!!
-
Realmente o pessoal está certo.
O Número mínimo é 5 meias ==> GAB (E).
Na pior das hipóteses Marcos pegará uma branca, depois uma preta, depois uma azul e depois uma amarela. Com isso já terá 4 meias em mãos. A quinta meia será necessariamente de qualquer uma das cores acima.
Sem dúvida, gabarito letra (E)
-
Pô galera, alguém marcou diferente da letra E? Precisa ficar mais atento então. KKK . Na gaveta só Há 24 meias, logo, não tem como ele pegar mais de 24 meias. Abraço para todos e muita atenção com as pegadinhas.
-
Olá, pessoal!
O gabarito foi corrigido para "E"
Bons estudos!
-
Suponha que ele retire da gaveta 4 meias. Na pior das hipóteses, teríamos uma preta, uma branca, uma azul e outra amarela. Se ele retirar mais uma, como só há essas quatro cores de meias, ele obteria com certeza pelo menos um par de meias da mesma cor.
A resposta é a letra e
FONTE: http://www.forumconcurseiros.com/forum/archive/index.php/t-231653.html
-
Pessoal este é tipo de questão do princípio do azarrado (CASA DOS POMBOS) ele tem que tira 5 meias da gaveta para ter certeza que pode forma pelo menos um par de meia.
-
Princípio da Casa de Pombos Idéia principal: Se existirem pelo menos K+1 pombos, e somente K casas, pelo menos uma casa vai ter mais do que um pombo.
A afirmação acima é bem simples, porém tem muitas aplicações na matemática.
Exemplos:
1) Quantas rolagens de dado (um dado de 6 faces) são necessárias para se ter certeza que um mesmo número vai cair duas vezes?
Resposta: Bem, vamos ver pela “pior” das hipóteses: na “pior” das hipóteses, se jogarmos o dado 6 vezes, teremos os números (não necessariamente nesta ordem): 3, 5, 6, 1, 2 e 4.
O que acontece se jogarmos o dado mais uma vez?
Vai cair um número igual a outro já rolado.
Conclusão: Como temos 6 possibilidades, se jogarmos o dado 6+1 vezes, teremos um número que se repete mais do que uma vez. Esse processo pode ser simplificado se você se lembrar do princípio da casa dos pombos.
2) Existem N pessoas em uma sala. Quantas pessoas são necessárias para se ter certeza de que 3 nasceram no mesmo mês?
Resposta: Pelo princípio da casa dos pombos: (12*2)+1 = 25 pessoas.
Existem 12 meses, então se pegarmos 24 pessoas, pode ser que não existam 3 pessoas que nasceram no mesmo mês. Ao adicionar mais uma pessoa, termos certeza de que ela nasceu no mesmo mês que pelo menos outras 2 presentes na sala.
Por Lucas Negri
-
Pense no Marcos, como sendo o cara mais asarado da face da terra.
ele abre a gaveta e pega uma meia preta, a segunda é branca, a terceira é azul ..... o caral.....!!!! a quarta é amarela.... a quinta não importa a cor. Ele já tem uma de cada cor mesmo, e portanto necessariamente pegará uma meia de cor da qual ele já tem.
-
Pq vi essa cara de susto na questão? hehehehe
É só ficar atento, ele falou "meias" e não "pares de meia".
Se tem apenas 24 meias, ele não poderia tirar outra resposta que não a letra E.
Não precisava fazer conta alguma.
Mas a justificativa para a resposta é essa que a Milly deu. Rs
Sempre cai questão com esse mesmo raciocínio nos concursos.
Abraço!!!
-
Digamos que ele seja azarado e só pegue meias diferentes. Quantas cores diferentes há? 4 (preta, branca, azul e amarela). A questão pede o número mínimo. Logo, digamos que ele tenha pego uma preta, uma azul, uma branca e uma amarela. A próxima que ele pegar será uma cor repetida, logo, ele precisa de um mínimo de 5 meias para ter certeza que usará meias de mesma cor.
Gabarito: letra E.
-
Esta questão é possível matar logo de cara, mesmo se o número mínimo fosse igual ao máximo, ou seja, 24 meias, as alternativas a, b, c, d, estrapolariam a quantidade máxima de meias que Marcos possui, ou seja, só resta a letra E. Como ele irá retirar 30 meias se o máximo é 24 ?
-
Pra quem não entendeu, o comentário da Milly é perfeito
-
uaaaaaaaiiii.....se o mínimo de meias é 24 pq ele pegaria mais que essa quantidade
-
Pessoal, tudo bem que na questão (além da alternativa "E"), aparecem respostas acima das 24 meias. Mas, fiquei me perguntando: "E se ele retira, por exemplo, 5 meias azuis (na questão expoe que há 7 meias). Fiquei com duvida!!! Nossa cabeça viaja nesse momento.
-
- Comentário do prof. Arthur Lima (ESTRATÉGIA CONCURSOS)
Veja que temos 4 possibilidades de cores de meias: pretas, brancas, azuis e amarelas. Portanto, se Marcos tirar da gaveta apenas 4 meias, ele pode “dar o azar” de tirar exatamente 1 meia de cada cor. Entretanto, ao tirar a 5ª meia da gaveta, ela necessariamente será de uma das 4 cores que ele já tirou. Assim, ele certamente conseguirá formar um par de meias da mesma cor.
Isso mostra que é preciso tirar pelo menos 5 meias da gaveta para ter certeza de obter um par da mesma cor.
Gabarito: Letra E
-
Soma-se as cores e acrescenta 1. Nesse caso são 4 cores, mais 1 igual a 5.
-
Veja que temos 4 possibilidades de cores de meias: pretas, brancas, azuis e amarelas. Portanto, se Marcos tirar da gaveta apenas 4 meias, ele pode “dar o azar” de tirar exatamente 1 meia de cada cor. Entretanto, ao tirar a 5ª meia da gaveta, ela necessariamente será de uma das 4 cores que ele já tirou. Assim, ele certamente conseguirá formar um par de meias da mesma cor.
Isso mostra que é preciso tirar pelo menos 5 meias da gaveta para ter certeza de obter um par da mesma cor.
Resposta: E
-
Josimar Padilha do Gran explica passo a passo como resolver essa questão no vídeo abaixo
https://www.youtube.com/watch?v=9kH_hbe7HCo