SóProvas


ID
169777
Banca
ESAF
Órgão
MPOG
Ano
2008
Provas
Disciplina
Raciocínio Lógico
Assuntos

Marcos está se arrumando para ir ao teatro com sua nova namorada, quando todas as luzes de seu apartamento apagam. Apressado, ele corre até uma de suas gavetas onde guarda 24 meias de cores diferentes, a saber: 5 pretas, 9 brancas, 7 azuis e 3 amarelas. Para que Marcos não saia com sua namorada vestindo meias de cores diferentes, o número mínimo de meias que Marcos deverá tirar da gaveta para ter a certeza de obter um par de mesma cor é igual a:

Alternativas
Comentários
  • O gabarito informado da questão está errado!!!! O correto é a letra E.

    Link: http://www.questoesdeconcursos.com.br/prova/arquivo_prova/3086/esaf-2008-mpog-especialista-em-politicas-publicas-e-gestao-governamental-provas-1-e-2-prova.pdf

    Questão: 26

  •  O gabarito está errado. A resposta é letra E 

  • o GABARITO está totalmente errado, a resposta correta é a letra E

    Erreii por causa disso !!!!!!!!!!!!!!

  • Realmente o pessoal está certo.

    O Número mínimo é 5 meias ==> GAB (E).

    Na pior das hipóteses Marcos pegará uma branca, depois uma preta, depois uma azul e depois uma amarela. Com isso já terá 4 meias em mãos. A quinta meia será necessariamente de qualquer uma das cores acima.

    Sem dúvida, gabarito letra (E)

  •   Pô galera, alguém marcou diferente da letra E?  Precisa ficar mais atento então. KKK  . Na gaveta só Há 24 meias, logo, não tem como ele pegar mais de 24  meias. Abraço para todos e muita atenção com as pegadinhas.

  • Olá, pessoal!

    O gabarito foi corrigido para "E"

    Bons estudos!
  • Suponha que ele retire da gaveta 4 meias. Na pior das hipóteses, teríamos uma preta, uma branca, uma azul e outra amarela. Se ele retirar mais uma, como só há essas quatro cores de meias, ele obteria com certeza pelo menos um par de meias da mesma cor.

    A resposta é a letra e

    FONTE: 
    http://www.forumconcurseiros.com/forum/archive/index.php/t-231653.html

  • Pessoal este é tipo de questão do princípio do azarrado (CASA DOS POMBOS) ele tem que tira 5 meias da gaveta para ter certeza que pode forma pelo menos um par de meia.
  • Princípio da Casa de Pombos   Idéia principal: Se existirem pelo menos K+1 pombos, e somente K casas, pelo menos uma casa vai ter mais do que um pombo.

    A afirmação acima é bem simples, porém tem muitas aplicações na matemática.

    Exemplos:

    1) Quantas rolagens de dado (um dado de 6 faces) são necessárias para se ter certeza que um mesmo número vai cair duas vezes?

    Resposta: Bem, vamos ver pela “pior” das hipóteses: na “pior” das hipóteses, se jogarmos o dado 6 vezes, teremos os números (não necessariamente nesta ordem): 3, 5, 6, 1, 2 e 4.

    O que acontece se jogarmos o dado mais uma vez?
    Vai cair um número igual a outro já rolado.

    Conclusão: Como temos 6 possibilidades, se jogarmos o dado 6+1 vezes, teremos um número que se repete mais do que uma vez. Esse processo pode ser simplificado se você se lembrar do princípio da casa dos pombos.

    2) Existem N pessoas em uma sala. Quantas pessoas são necessárias para se ter certeza de que 3 nasceram no mesmo mês?

    Resposta: Pelo princípio da casa dos pombos: (12*2)+1 = 25 pessoas.
    Existem 12 meses, então se pegarmos 24 pessoas, pode ser que não existam 3 pessoas que nasceram no mesmo mês. Ao adicionar mais uma pessoa, termos certeza de que ela nasceu no mesmo mês que pelo menos outras 2 presentes na sala.

    Por Lucas Negri

  • Pense no Marcos, como sendo o cara mais asarado da face da terra.

    ele abre a gaveta e pega uma meia preta, a segunda é branca, a terceira é azul ..... o caral.....!!!! a quarta é amarela.... a quinta não importa a cor. Ele já tem uma de cada cor mesmo, e portanto necessariamente pegará uma meia de cor da qual ele já tem.

  • Pq vi essa cara de susto na questão? hehehehe

    É só ficar atento, ele falou "meias" e não "pares de meia".
    Se tem apenas 24 meias, ele não poderia tirar outra resposta que não a letra E.
    Não precisava fazer conta alguma.

    Mas a justificativa para a resposta é essa que a Milly deu. Rs
    Sempre cai questão com esse mesmo raciocínio nos concursos.

    Abraço!!!
  • Digamos que ele seja azarado e só pegue meias diferentes. Quantas cores diferentes há? 4 (preta, branca, azul e amarela). A questão pede o número mínimo. Logo, digamos que ele tenha pego uma preta, uma azul, uma branca e uma amarela. A próxima que ele pegar será uma cor repetida, logo, ele precisa de um mínimo de 5 meias para ter certeza que usará meias de mesma cor.

    Gabarito: letra E.

  • Esta questão é possível matar logo de cara, mesmo se o número mínimo fosse igual ao máximo, ou seja, 24 meias, as alternativas a, b, c, d, estrapolariam a quantidade máxima de meias que Marcos possui, ou seja, só resta a letra E. Como ele irá retirar 30 meias se o máximo é 24 ?
  • Pra quem não entendeu, o comentário da Milly é perfeito

  • uaaaaaaaiiii.....se o mínimo de meias é 24 pq ele pegaria mais que essa quantidade

  • Pessoal, tudo bem que na questão (além da alternativa "E"), aparecem respostas acima das 24 meias. Mas, fiquei me perguntando: "E se ele retira, por exemplo, 5 meias azuis (na questão expoe que há 7 meias). Fiquei com duvida!!! Nossa cabeça viaja nesse momento.

  • - Comentário do prof. Arthur Lima (ESTRATÉGIA CONCURSOS)

    Veja que temos 4 possibilidades de cores de meias: pretas, brancas, azuis e amarelas. Portanto, se Marcos tirar da gaveta apenas 4 meias, ele pode “dar o azar” de tirar exatamente 1 meia de cada cor. Entretanto, ao tirar a 5ª meia da gaveta, ela necessariamente será de uma das 4 cores que ele já tirou. Assim, ele certamente conseguirá formar um par de meias da mesma cor.

    Isso mostra que é preciso tirar pelo menos 5 meias da gaveta para ter certeza de obter um par da mesma cor.


    Gabarito: Letra E

  • Soma-se as cores e acrescenta 1. Nesse caso são 4 cores, mais 1 igual a 5.

  •          Veja que temos 4 possibilidades de cores de meias: pretas, brancas, azuis e amarelas. Portanto, se Marcos tirar da gaveta apenas 4 meias, ele pode “dar o azar” de tirar exatamente 1 meia de cada cor. Entretanto, ao tirar a 5ª meia da gaveta, ela necessariamente será de uma das 4 cores que ele já tirou. Assim, ele certamente conseguirá formar um par de meias da mesma cor.

                   Isso mostra que é preciso tirar pelo menos 5 meias da gaveta para ter certeza de obter um par da mesma cor.

    Resposta: E

  • Josimar Padilha do Gran explica passo a passo como resolver essa questão no vídeo abaixo

    https://www.youtube.com/watch?v=9kH_hbe7HCo