-
A utilização da assinatura digital providencia a prova inegável de que uma mensagem veio do emissor, com todas as suas características originais, incluindo controle de mudanças e garantias do seu ciclo de vida (nascimento, manutenção e destruição) e que não foi alvo de mutações ao longo do processo.
INTEGRIDADE + AUTENTICIDADE
Avante!
-
ALTERNATIVAS
I – Um usuário pode utilizar a chave pública de um certificado para criar uma mensagem criptografada, que por sua vez poderá ser descriptografada usando a chave privada correspondente, que permanece em segredo com o destinatário; (CERTA, POIS DESCREVE A CRIPTOGRAFIA ASSIMÉTRICA)
II – Uma assinatura digital tem por objetivo garantir o sigilo de um documento assinado por ela; ( ERRADA, POIS O OBJETIVO É GARANTIR A AUTENTICIDADE DO DOCUMENTO ASSINADO)
III – A criptografia de chaves pública e privada é denominada criptografia simétrica (ERRADA, POIS É DENOMINADA CRIPTOGRAFIA ASSIMÉTRICA)
Criptografia simétrica: o remetente e o destinatário sabem a chave secreta, podendo criptografar e descriptografar todas as mensagens que usem essa chave.
Criptografia assimétrica: há duas chaves relacionadas - um par de chaves. Uma chave pública é disponibilizada gratuitamente a qualquer pessoa que queira enviar uma mensagem. Uma segunda chave privada é mantida em sigilo, para que somente você saiba.
-
Gabarito A
II - A assinatura digital não torna o documento eletrônico sigiloso, pois ele em si não é criptografado.
O sigilo do documento eletrônico poderá ser resguardado mediante a cifragem da mensagem com a chave pública do destinatário, pois somente com o emprego de sua chave privada o documento poderá ser decifrado.
http://rtupinamba.blogspot.com.br/2011/02/assinatura-digital-confere-sigilo-ao.html#.VkyHvHarTIU
III – A criptografia de chaves privada é denominada criptografia simétrica.
https://pt.wikipedia.org/wiki/Algoritmo_de_chave_sim%C3%A9trica
-
Assinatura Digital > tem com objetivo a AUTENTICIDADE / NÃO REPÚDIO ou irretratabilidade/ Integridade
A criptografia de chaves pública e privada é denominada criptografia Assimétrica
-
Simétrica: 1 S - 1 chave.
Assimétrica: 2 SS - 2 chaves
-
III-→CRIPTOGRAFIA ASSIMÉTRICA
II-→INTEGRIDADE,AUTENTICIDADE,NÃO-REPÚDIO
I-→(CERTO)CHAVE PÚBLICA CODIFICA,CHAVE PRIVADA CORRESPONDENTE DECODIFICA
-
AssINAtura digital
INTEGRIDADE,,NÃO-REPÚDIO,AUTENTICIDADE
Facilita para lembrar!!
Bons estudos!
-
GABARITO A
Assinatura Digital ~> Garante AUTENTICIDADE, NÃO REPÚDIO e INTEGRIDADE
O que se obtém com a Assinatura Digital?
1) Autenticidade: o fato de a assinatura ter sido realizada pela chave privada do remetente e confirmada por sua chave pública (no destino), tem-se a garantia de que foi realmente aquele usuário que a enviou;
2) Integridade: Como a assinatura digital usa hash, é possível garantir que a mensagem não foi alterada no meio do caminho;
3) Não-Repúdio: o usuário não poderá dizer que não foi ele quem escreveu aquela mensagem.
_________________________________________________________________________________
CRIPTOGRAFIA SIMÉTRICA ---> 1 CHAVE
CRIPTOGRAFIA ASSIMÉTRICA ----> 2 CHAVES
Criptografia assimétrica:O problema com chaves secretas está em trocá-las pela Internet ou por uma grande rede e ao mesmo tempo impedir que caia em mãos erradas. Qualquer pessoa que conheça a chave secreta pode descriptografar a mensagem. Uma resposta é a criptografia assimétrica, em que há duas chaves relacionadas - um par de chaves. Uma chave pública é disponibilizada gratuitamente a qualquer pessoa que queira enviar uma mensagem. Uma segunda chave privada é mantida em segredo, para que somente você saiba.
bons estudos