SóProvas


ID
1699792
Banca
Instituto Acesso
Órgão
Colégio Pedro II
Ano
2015
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

As alternativas abaixo mostram trechos de canções de Gilberto Gil. Assinale a única em que há o emprego de um recurso estilístico bastante conhecido, a metáfora.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito A


    A metáfora consiste em utilizar uma palavra ou uma expressão em lugar de outra, sem que haja uma relação real, mas em virtude da circunstância de que o nosso espírito as associa e depreende entre elas certas semelhanças. É importante notar que a metáfora tem um caráter subjetivo momentâneo; se a metáfora se cristalizar, deixará de ser metáfora e passará a ser catacrese (é o que ocorre, por exemplo, com "pé de alface", "perna da mesa", "braço da cadeira").

    Obs.: toda metáfora é uma espécie de comparação implícita, em que o elemento comparativo não aparece.

    http://www.soportugues.com.br/secoes/estil/estil2.php

  • A metáfora atinge seu objetivo, ou seja, aumenta a expressividade da fala ou texto, na medida em atribui um significado inesperado ou improvável de um termo a outro, provocando um impacto em nossa sensibilidade.

    Devido à sua grande força evocativa e emotiva, a metáfora é a mais badalada figura de estilo. (Percebeu a metáfora?)

    https://www.jurisway.org.br/v2/cursoonline.asp?id_curso=948&id_titulo=11575&pagina=18

     

     

    Mais Exemplos: 

    "O diego é um cuzão do caralho"  -  frase da participante do BBB18 (Ana Clara)

  • GABARITO: LETRA  A

    Metáfora:
    Trata do emprego da palavra fora do seu sentido básico, recebendo nova significação por uma comparação entre seres de universos distintos.
    Evanildo Bechara é uma fera da gramática.
    Evanildo Bechara – uma fera da gramática – é o melhor atualmente.
    fera do Bechara tem obras importantíssimas sobre a língua.
    Bechara?! Que fera!
    O Bechara vai “desmatando o amazonas de minha ignorância”.

    FONTE: A gramática para concursos públicos / Fernando Pestana. – 2. ed. – Rio de Janeiro: Forense; São Paulo: MÉTODO, 2015.