- 
                                
                    Gabarito A 
 
 A metáfora consiste em utilizar uma palavra ou uma expressão em lugar de outra, sem que haja uma relação real, mas em virtude da circunstância de que o nosso espírito as associa e depreende entre elas certas semelhanças. É importante notar que a metáfora tem um caráter subjetivo e momentâneo; se a metáfora se cristalizar, deixará de ser metáfora e passará a ser catacrese (é o que ocorre, por exemplo, com "pé de alface", "perna da mesa", "braço da cadeira").
 
 Obs.: toda metáfora é uma espécie de comparação implícita, em que o elemento comparativo não aparece. http://www.soportugues.com.br/secoes/estil/estil2.php
 
 
- 
                                A metáfora atinge seu objetivo, ou seja, aumenta a expressividade da fala ou texto, na medida em atribui um significado inesperado ou improvável de um termo a outro, provocando um impacto em nossa sensibilidade. Devido à sua grande força evocativa e emotiva, a metáfora é a mais badalada figura de estilo. (Percebeu a metáfora?) https://www.jurisway.org.br/v2/cursoonline.asp?id_curso=948&id_titulo=11575&pagina=18     Mais Exemplos:  "O diego é um cuzão do caralho"  -  frase da participante do BBB18 (Ana Clara) 
- 
                                GABARITO: LETRA  A Metáfora:
 Trata do emprego da palavra fora do seu sentido básico, recebendo nova significação por uma comparação entre seres de universos distintos.
 Evanildo Bechara é uma fera da gramática.
 Evanildo Bechara – uma fera da gramática – é o melhor atualmente.
 A fera do Bechara tem obras importantíssimas sobre a língua.
 Bechara?! Que fera!
 O Bechara vai “desmatando o amazonas de minha ignorância”.
 FONTE: A gramática para concursos públicos / Fernando Pestana. – 2. ed. – Rio de Janeiro: Forense; São Paulo: MÉTODO, 2015.