-
ATENÇÃO AOS ERROS DE ACENTUAÇÃO NAS PALAVRAS DAS ALTERNATIVAS
A) Urubú - De acordo com a regra das oxítonas devemos acentuar todas oxítonas terminadas em A, E, O, EN (seguidas ou não de s). Logo, não se acentua oxítonas terminadas com U, ( Caju, Urubu, tatu).
Porém muita gente confunde a acentuação do U, com a regra dos hiatos ( I ou U sozinhos ou seguidos de S, são acentuados) Ex: Maraú, Baú, Itaú, aqui já é outra regra. ACENTUAÇÃO CORRETA DA PALAVRA TÁXI (PAROXÍTONA)
b) De acordo com a nova regra ortográfica não se acentua paroxítonas terminadas com ditongos abertos (Assembleia) e tainha é um hiato seguido de NH, logo, não é acentuado.
c) CORRETA
-
E quanto a falhas da letra "D" e os porquês da "C" está correta, por favor.
-
Letra: c
sa-ú-de, acentuam-se o I e U tônicos quando: sozinho na sílaba ou com S, precedidos de vogais (que não sejam eles próprios, nem ditongo),não seguidos de NH.
Lâmpada:Proparoxítona
Herói:ditongo aberto (oxítona)
Infância: Paroxítona terminada em A.
Saída: mesma regra de palavra saúde.
-
Me corrijam se eu estiver errado:
Sa-ú-de (hiato com U tônico separado), lâm-pa-da (proparoxítona), he-rói (Ditongo aberto, quando oxítono), infância (paroxítona terminada em ditongo), sa-í-da (hiato com I tônico separado)
PQP são muitas regras, só fazendo questões pra decorar e endender
-
A resolução de questões de concurso requer uma leitura atenta do enunciado. Nesta questão, mesmo sem saber as regras de acentuação, já poderíamos eliminar duas opções, as letras B e D, pois no comando da questão ele diz: "...Analise-os quanto à acentuação gráfica e marque, depois, a opção que possui as cinco palavras acentuadas corretamente." Sendo que, as letras B e D só possuem quatro palavras:
B) Assembléia, platéia, história, taínha
D) Vinténs, embriaguêz, pontapés, palidez
Em um concurso o tempo é precioso, temos que buscar maneiras de ganhar tempo durante a resolução das questões. Às vezes, precisamos enxergar as coisas com um olhar diferente, por um outro ângulo, pensar fora da caixa.
-
Regra:
Acentuam as oxítonas terminadas em: a(s), e(s), o(s), em/ens e ditongos abertos (éi, éu, ói)
Acentuam as paroxítonas quando terminadas em consoantes e ditongos orais, não acentuam as paroxítonas quando apresentam ditongo aberto (por isso que ideia não recebe mais acento), quando terminada em oxítona (a(s), e(s), o(s), em/ens ) e não acentuam as paroxítonas quando após os ditongos vierem as letras "i" e "u"
Acentuam todas as proparoxítonas
Quanto à questão
Urubú, café, sabiá, sofá, taxí (urubu não acentua por ser oxítona terminada em "u", e táxi é paroxítona terminada em "i")
Assembléia, platéia, história, taínha
(Assembleia, plateia não são acentuados pois são paroxítonas com ditongos abertos e tainha não recebe acento pois "nh" é precedido das letras "i" e "u") obs: após as letras "i" e "u" vier nh nunca receberão acento
Vinténs, embriaguêz, pontapés, palidez
(embriaguez não recebe acento por ser oxítona terminada em (ez)
-
Gabarito C
Saúde, lâmpada, herói, infância, saída
Sa-ú-de: hiato ("u" sozinho na sílaba, não precedido dele mesmo nem ditongo e não seguido de NH)
Lâm-pa-da: proparoxítona (acentuam-se todas)
He-rói: Ditongo "ói" aberto oxitono
in-fân-cia: paroxítona terminada em ditongo
sa-í-da: hiato ("i" sozinho na sílaba, não precedido dele mesmo nem ditongo e não seguido de NH)